Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Tartaruga não come EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Tartaruga não come EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Tartaruga não come EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Tartaruga não come EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Tartaruga não come EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Tartaruga não come EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Tartaruga não come EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Tartaruga não come EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Tartaruga não come EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Tartaruga não come

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
arq.sousapedro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Vila do Conde

Tartaruga não come Empty
MensagemAssunto: Tartaruga não come   Tartaruga não come EmptyQua 22 Nov 2017 - 14:44

Boa tarde a todos,

Sou novo aqui no fórum, como utilizador registado, sendo aliás este o meu 1.º post.

Tenho uma Pelomedusa Subrufa com cerca de 6 meses, e até agora tudo tem corrido bem.
Por falta de informação na altura da compra, apenas comprei o termostato (50 wats), a alimentação e o aquaterrário (60 x 30 x 20 cm), mas logo percebi que o filtro era importantíssimo para manter a qualidade da água do habitat.
De imediato adquiri o filtro, mais a iluminação UVB, termómetro, e mais vegetação para poder criar zonas de refúgio tão apreciadas por este espécie.

A minha tartaruga nos primeiros dias cá em casa era bastante tímida e parada até. Aliás até hoje só a consegui apanhar na zona seca apenas uma vez, mas também percebi que nesta espécie é um comportamento natural, passarem pouco tempo na zona seca.

Com o passar dos dias ficou um pouco mais desinibida, e até já vem comer à mão algumas vezes.
Tenho todos os cuidados com o habitat dela, de 2 em 2 semanas troco a totalidade da água (11 a 12 litros), devidamente tratada (Exo Terra Aquatize, e Exo Terra Turtle Clean), limpo os filtro todos, lavo todos os acessórios e decorações.

Neste momento tenho reparado em duas coisas:

A tartaruga parece mais apática e parada;
Tem recusado a alimentação já à 4 dias consecutivos.
A alimentação que lhe estou a dar é a Nutrafin Max (Sticks) e a recomendação que me deram na loja onde a comprei, foi alimentar uma vez por dia ao fim do dia, 4 a 5 sticks.

Peço a vossa ajuda no sentido de perceber se no meu papel de cuidador, estarei a cometer algum erro/falha nos cuidados da minha tartaruga.

Começo a ficar preocupado, pois ela está diferente não em termos de aspecto, mas de comportamento, e não consigo perceber se está doente ou não.

Agradeço desde já toda a informação/ajuda que me possam dar.

Cumps.

Pedro Sousa

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga não come Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga não come   Tartaruga não come EmptyQui 23 Nov 2017 - 9:57

Boas

Tens ai uma tartaruga tendencialmente agressiva e que requer alguns cuidados.

Começaria por tirar desde já as pedras, só servem para acumular sujidade. 12 litros é pouco, apesar de ainda estar dimensionado para a tartaruga.

Aconselharia vivamente trocas de agua mais frequentes. Eu até no meu aquario, que só tem peixes e tem 60l, dada a baixa litragem faço Tpa's semanais, nem imagino com uma tartaruga como estará a qualidade da agua e essas pedras passado 2 semanas...

A tua tartaruga é Africana e não hiberna. Sob a temperatura até uns 27/28º para estimular o metabolismo. A ver como ela reage, pode ser um efeito da temperatura.

Lê este tópico aqui no forum:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
arq.sousapedro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Vila do Conde

Tartaruga não come Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga não come   Tartaruga não come EmptyQui 23 Nov 2017 - 11:30

Boas,

Obrigado pela resposta.

No que toca à quantidade de água estou a seguir a regra de 1,5 x o comprimento da carapaça da tartaruga em altura de água. Foi a informação que me deram na altura e que também achei na internet.

As dimensões do aquaterrário não serão as finais, pois terá que aumentar para poder acompanhar o crescimento dela, por isso algures mais à frente terei de adquirir um substancialmente maior, aliás até já estou a fazer um projecto para poder incorporar o novo aquário num móvel independente, e com melhores condições.

Relativamente às trocas de água, esqueci-me de acrescentar que vou adicionando água durante a semana porque o nível da mesma vai baixando durante o decorrer da mesma (eventualmente por causa do termostato), e apercebo-me por causa da "Rocha" da Exo Terra onde está alojado o filtro (Exo-terra Repticlear f-250) que tem uma marca com o nível mínimo de agua.
Apesar de não ser na totalidade, vou trocando parcialmente a água (cerca de 3 litros talvez) durante a semana.

De qualquer das formas todas as semanas renovo o tratamento da água (Exo Terra Turtle Clean), e retiro diariamente restos de comida que ficam depois de ela se alimentar.

O que noto é que mesmo com o filtro, e apesar de ter notado uma diferença muito grande quando estava sem, quando faço a limpeza por baixo das pedras fica sempre uma grande quantidade de lixo.

O termostato que tenho é o Exo Terra Turtle Heater de 50W (até 75l), que é automático, e que mantém a temperatura à volta dos 25º. Na foto estava mais baixo mas eram cerca de 08:30 h da manhã, mas normalmente costuma estar por volta dos 24.8º.
Não consigo regular a temperatura, mas o compartimento onde está o aquaterrário (sala) tem uma excelente exposição solar (apanha sol cerca de 6 horas/dia) o que ajuda a aquecer o ambiente circundante.

Será melhor trocar o termostato por um que permita fazer a regulação da temperatura? Por forma a poder garantir uma média de temperaturas entre os 27/28º?


Aproveito para colocar outra questão, relativamente à iluminação (UVB) costumo deixa-la ligada entre 10 a 12 h/ dia. É suficiente?

Uma vez que é uma espécie tímida e que raramente usa a zona seca (basking spot) faz sentido considerar a aquisição de uma lâmpada de aquecimento?

Obrigado pela dica do tópico do fórum,por acaso já tinha visualizado. Sempre útil Smile

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

Pedro Sousa
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga não come Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga não come   Tartaruga não come EmptySex 24 Nov 2017 - 12:42

Boas

Essa medida é uma medida minima, a regra é quanto mais melhor. Tenta ser generoso no futuro.

Posso-te dizer que cheguei a utilizar condicionadores nos meus inicios da aquariofilia. A minha opiniao é que é um desperdicio de dinheiro. É juntar quimicos para tentar anular outro quimico. Não há nada como as trocas de agua.

Lê este tópico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Podes tentar tapar parcialmente o aquario para tentar manter a temperatura (nunca mais de 2/3 por causa da humidade).

A lampada de aquecimento é sempre necessária para tartarugas que não hibernam, juntamente com a Uvb.

O tempo que tens a lampada ligada parece-me bem. Deve ser tendencialmente maior no Verão e menor no Inverno. Um temporizador é sempre util.

Atenção que o meu conselho de temperatura tem a ver com a estimulação do metabolismo a ver se ela se começa a alimentar. A temperatura alvo deve ser 24ºc.
Ir para o topo Ir para baixo
arq.sousapedro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Vila do Conde

Tartaruga não come Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga não come   Tartaruga não come EmptySex 24 Nov 2017 - 13:13

Boas,

Obrigado pelas respostas, e pelo tópico sobre o tratamento da água.

Na questão da altura da água, posso aumentar significativamente relativamente ao que tenho agora (cerca de 12 cm)? Faço a pergunta pois nunca vi a tartaruga a "nadar" muito digamos (normalmente anda sempre muito junto ao fundo e não faz movimentações bruscas), e tenho receio que ela tenha dificuldades por causa da respiração, apesar de mesmo agora ter o cuidado de ter sempre zonas do aquário com menos profundidade de água( para além da zona seca), daí também utilizar as pedras para criar essa possibilidade.

Não sei se estou errado, provavelmente sim , pois estou a falar de uma tartaruga aquática, mas como nunca a observei a nadar literalmente (também nunca teve tanta água para isso se calhar).

Vou seguir as dicas que me deste:

Regressar às trocas semanais da água, como fazia inicialmente.
Tapar parcialmente o aquário para ver se consigo manter a temperatura.

Relativamente à questão da lâmpada de aquecimento, alguma recomendação em termos de potência? 50 Watts é suficiente?
Qual recomendarias por exemplo do catálogo da Exo Terra uma vez que já tenho a lâmpada com a componente UVB da mesma marca?

Acho que vou apostar também nos temporizadores pois permitem automatizar e controlar os tempos da iluminação.


Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

Pedro Sousa
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga não come Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga não come   Tartaruga não come EmptySex 24 Nov 2017 - 15:20

Boas

A regra em relação ao tamanho e altura é quanto mais melhor.

Se pensares bem elas são oriundas de lagos e rios, alguns até bem tempestuosos  e já por cá andam alguns milhoes de anos... Não são florzinhas de estufa.

A minha hieroglifica está num aquario 150*60*75 com a altura da agua pelos 55cm, para teres uma ideia.

O ideal seria mesmo um lago, o que em Portugal não é possivel todo o ano, para uma tartaruga Africana como a tua.

Não te sei dar nenhuma recomendação comercial, mas se fores a uma pet-shop elas existem.

Já usei lampadas de varias potencias. A meu ver 25w já é suficente, tem é que ser lampadas de filamento incandescentes, não podem ser economicas, caso contrario a uvb tambem servia, mas estas são 'lampadas frias'.
Ir para o topo Ir para baixo
arq.sousapedro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Vila do Conde

Tartaruga não come Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga não come   Tartaruga não come EmptySex 24 Nov 2017 - 16:06

Boas,

Obrigado pelas dicas.
Vou por em prática.
Quando tiver novidades, actualizo o post.

Cumprimentos,

Pedro Sousa
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tartaruga não come Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga não come   Tartaruga não come Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tartaruga não come
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Juntar tartaruga bebe com tartaruga de mais ou menos 2 anos !!!!!!!!!
» Comida de tartaruga terrestre para tartaruga aquática
» Tartaruga não vê
» vendo Tartaruga Pelomedusa Subrufa- Tartaruga Sorridente
» Tartaruga morde cauda de outra tartaruga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: