Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Alexandre.mr
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : aveiro

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 24 Ago 2017 - 11:57

Boa tarde malta, recentemente fui a casa de uma pessoa e ela tinha uma tartaruga numa espécie de um balde que me pareceu ser muito pequeno para ela, e com muito pouca água. Como sempre gostei bastante deste animal, com o desenrolar da conversa surgiu a pergunta se podia ficar com a tartaruga visto que ela estava lá por estar, e os cuidados que tinham eram poucos.
Uma vez que pretendo dar-lhe uma vida melhor, vou precisar da vossa ajuda para perceber se ela tem algum problema, e qual a casa em que ela se vai adaptar melhor. Pelo que me disseram deve ter uns 5/6 anos, e não faço ideia que espécie é. A carapaça parece-me mole, e tem uma espécie de musgo (eu tentei escová-la e saiu alguma coisa, mas ela começou a ficar muito agitada então parei porque pensei que a estivesse a magoar, não sei se o que fiz foi correcto).
Seguem abaixo algumas fotos dela.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Alexandre.mr em Qui 24 Ago 2017 - 14:11, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre.mr
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : aveiro

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 24 Ago 2017 - 13:03

Um pequeno vídeo que gravei, sei que o espaço para ela ainda é muito pequeno mas foi o melhor que consegui improvisar, aguardo algumas opiniões vossas para conseguir construir uma casinha para ela Smile
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 24 Ago 2017 - 14:12

Boas,

Aparentemente tens ai uma Trachemys scripta elegans.

Podes limpa-la com uma escova de dentes usada (gasta) sob um fio de agua.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre.mr
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : aveiro

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 24 Ago 2017 - 14:15

norby escreveu:
Boas,

Aparentemente tens ai uma Trachemys scripta elegans.

Podes limpa-la com uma escova de dentes usada (gasta) sob um fio de agua.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado pela resposta! Ela aparenta estar bem de saúde? Aquelas escamas mais levantadas na carapaça é normal? (está a trocar?) Quais as dimensões para um aquaterrário em que ela se sinta confortável?
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 24 Ago 2017 - 17:18

A medida que cresce vai soltando as escamas no casco, normal.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptySex 25 Ago 2017 - 8:24

O aquaterrario deve ter PELO MENOS 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua, Se pensares que esta especie pode passar facilmente os 25cm em adulta assim poder-se-á encontrar uma medida razoavel e o tamanho ira estar sempre adaptado ao tamanho final da especie em causa.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre.mr
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : aveiro

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptySex 25 Ago 2017 - 11:14

Obrigado pelas respostas! Só mais uma questão, estava também a pensar em comprar o termostato para a água, mas pelo que me disseram ele sempre teve água à temperatura natural, e que até nem tinha hibernado no Inverno passado com água à temperatura ambiente. Poderá fazer algum mal mudar agora para a água sempre morna?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptySex 25 Ago 2017 - 13:58

Boas

É uma opção que te compete a ti ter.

Pessoalmente sempre hibernei a minha tartaruga.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre.mr
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : aveiro

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQua 30 Ago 2017 - 12:23

Ela está a adorar a sua casa nova Very Happy
Uma questão, o filtro não se vê na foto mas está colocado onde se nota a ondulação, parece-me que só está a filtrar a água do lado direito, qual a posição certa para fazer circular a água toda?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 31 Ago 2017 - 9:18

Boas

Parece-me realmente uma melhoria consideravel.

As pedras de fundo podem ser esteticamente bonitas mas vão prejudicar muitos nas limpezas e acumular sujidade.

Sugiro que coloques numa das esquinas o filtro (suponho que seja interno).

Gostava de ver mais umas fotos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre.mr
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : aveiro

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 31 Ago 2017 - 12:59

Aqui tem mais algumas fotos, amanhã vou-lhe trocar a parte seca, ela tem dificuldade em subir pois não tem nenhuma rampa e acaba sempre por cair para trás, só sobe mesmo se lá tiver algum bocado de comida lol!
Para ajudar na limpeza comprei um aspirador de fundos (sifão) e também alguns produtos: Tetra - ReptoFresh 100 ml (Eliminador de Odores) e Tetra - ReptoSafe 100 ml (Purificador de Água). Estou a pensar em ir trocando 25% da água uma vez por semana, acham que é suficiente?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyQui 31 Ago 2017 - 13:49

Boas

Obrigado pelas fotos! Wink

Em relação á agua talvez uma vez por semana seja pouco...

A quantidade de agua é relativamente pequena, provavelmente o filtro não dará conta do recado...

Terás que avaliar a situação pela tua propria experiencia e adaptar-te.
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? EmptyDom 10 Set 2017 - 10:33

Belo aquário que tens aí! Estás no caminho certo! ;P

Já agora, penso tratar-se de uma Scripta Troosti, e não de uma Elegans (pois a marca na cabeça, normalmente amarela, é de um laranja tão forte que quase parece vermelho Very Happy)

As escamas de aspeto levantado e irregular devem-se ao facto de muito provavelmente não ter tido uma dieta regular e adaptada, e fraca nutricionalmente. Para prevenires a acumulação desnecessária de detritos retiraria as pedras, mas entendo que possam parecer bonitas. Smile Eu próprio tive areia no fundo do meu aquaterrario, mas depois constatei que 1) elas ingeriam grandes quantidades de substrato 2)acumulava muita sujidade, mesmo entre sifonagens semanais.

Fizeste bem em tentar escovar a carapaça dela, e penso que não a estavas a magoar - muito provavelmente era uma resposta de stress para tentar escapar (não gostam muito de ser agarradas). Essa escovagem seria importante para remover qualquer lodo ou outra sujidade da sua carapaça, que permanecendo lá poderia causar infeções (especialmente tendo em conta as fracas condições em que estava).
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?   [Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Ajuda] Adoptei uma tartaruga, ela está bem?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda para identificar esta tartaruga
» Ajuda!! A minha tartaruga está inchada!!
» Ajuda!!! A minha tartaruga está muito irrequieta!
» Alguem me ajuda com esta espécie?
» Esta lâmpada também serve? Ajuda!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: