Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Da caixa para o lago
Hoje à(s) 22:16 por Ronaldo Coutinho

» Ajuda na identificação da espécie - 1
Hoje à(s) 18:36 por mondrian

» Apresentações (Topico Unico) part-2
Hoje à(s) 15:06 por Ronaldo Coutinho

» O meu lago
Hoje à(s) 15:05 por Ronaldo Coutinho

» Ilhas flutuantes
Hoje à(s) 14:20 por norby

» Tartaruga evita água
Hoje à(s) 11:53 por norby

» Apenas crescimento?
Ontem à(s) 13:53 por Ronaldo Coutinho

» ALGUÉM ME AJUDA, TO DESESPERADA!!!!
Sex 14 Set 2018 - 10:48 por Ana Maria

» Ajuda - manchas no corpo
Qui 13 Set 2018 - 23:04 por Maraaa


Compartilhe | 
 

 UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato

Ir em baixo 
AutorMensagem
eduardodf
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 7
Idade : 37
Localização : Brasília

MensagemAssunto: UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato   Sex 31 Mar 2017 - 13:21

Tenho uma Trachemys Dorbignyi de 2 meses e não tenho muito tempo para levá-la ao sol. Comprei apenas um termostato de 50W para aquário com 30 litros de água e uma lâmpada UVB de 13W. É necessário também uma lâmpada de aquecimento UVA? As temperaturas em Brasília são relativamente altas, embora caiam muito nas madrugadas de inverno, mas como ela está em ambiente interno, não costuma cair muito dentro de casa, imagino que algo em torno de 13-15° C nas madrugadas de inverno.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 283
Idade : 54
Localização : S.Joaquim

MensagemAssunto: Re: UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato   Sex 31 Mar 2017 - 15:20

Só a lâmpada para "substituir o sol. não tem necessidade de aquecer a água, o clima aí é muito agradável, mesmo sendo filhote não terá problema algum, a minha quando filhote entre 1975 a 1980, ficava ao ar livre em Floripa que é bem mais frio que Brasília e hoje, 1998 até hoje, estou em São Joaquim e continuam ao ar livre, como sabes é a região mais fria do Brasil depois do Itatiaia.

Sempre que der deixe pegar o sol, mas não se descuide para não aquecer demais, o sol aí é bem forte, mesmo no inverno.
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 3552
Idade : 42
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato   Seg 3 Abr 2017 - 9:24

Boas

Se não tiver acesso a sol directo (não filtrado) deves ter duas lampadas uma de aquecimento, para estimular o metabolismo e imitar o calor do sol, e uma Uvb 5.0 para permitir a sintetização da vitamina D e imitar a radiação do dol.

Atenção as variações de temperatura da agua. Por cá, em Portugal, costumamos aconselhar um tempertaura de 24ºC, mas por norma os sites brasileiros costumam apontar para temperaturas entre os 26 e os 28ºC. A não ser que sejam ambiente acho que são temperaturas demasiado elevadas, e que promovem o acelerar desnecessario do metabolismo.

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 283
Idade : 54
Localização : S.Joaquim

MensagemAssunto: Re: UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato   Seg 3 Abr 2017 - 13:58

Volto a dizer, Norby e outros, não tem necessidade de aquecimento da água para tigre Brasileira, no brasil nem se fala, pois boa parte do território o calor ´dominante.

A lâmpada para quem tem dificuldade de ter sol direto por algumas horas, sim, é necessário, aquecimento da água, só se for colocar peixes tropicais junto, só por causa da tartaruga é jogar dinheiro fora e alterar o ciclo normal do animal. No ambiente nativo, muito raramente chega ou passa dos 26/29 e no auge do verão e por algumas horas, maior parte do ciclo anual é abaixo dos 15/18°C.

No caso de Brasília é jogar dinheiro fora. mesmo no inverno o clima é ameno a quente.

As minhas já quase pararam de comer, a água já baixa de 12/15°C no começo da manhã e raramente passa dos 20/22°C, em poucas semanas já estará abaixo dos 10°C, em maio já pode congelar nas manhãs mais frias.

Entre 15/25°C é a temperatura na imensa maioria das localidades do Brasil, no sul entre 10/12 a 20/24°C na maioria das cidades, apenas nas acima dos 700 m é que, eventualmente chega abaixo dos 10°C dentro de casa, na rua é bem mais frio. Como a maioria começa caindo dentro de casa é um item desnecessário. Em Portugal, creio que maioria, das casas tem calefação o que também não teria necessidade para elas. É uma espécie que convive muito bem com variação na temperatura e com hibernação. Diferente das que vivem no norte do Brasil onde não há frio.
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 3552
Idade : 42
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato   Ter 4 Abr 2017 - 9:39

Boas Ronaldo,

O ambiente indoor é diferente do ambiente outdoor e requer outros cuidados.

Tartarugas não são propriamente flores de estufa mas requerem cuidados.

Já ouvi por uma lado que as tartarugas são muito frageis e que morrem facilmente Shocked  mas por outro lado tambem conheço uma pessoa que as mantinham debaixo da cama... (antes de as despachar...)  Shocked

As tartarugas são animais de sangue frio e necessitam do calor para estimular o seu metabolismo. Se as tartarugas fora de casa seguem o normal ciclo diurno as dentro de casa necessitam desse estimulo - nomeadamente o uso das lampadas.

Atenção á 'temperatura de morte' que muito basicamente é uma temperatura em que a temperatura é demasiado baixa para que nao se alimentem, mas no entanto não tão baixa para que se imobilizem. Esta temperatura promove o desgaste de calorias sem a devida compensação.

Não pretendo ser alarmista, mas é importante encaminhar devidamente as pessoas para as boas practicas.

Se existem variações de temperatura, e o utilizador demostra receio, então o meu conselho é o uso de um termostato.

Acrescento que nunca usei termostato no aquario da minha tartaruga e que sempre hibernou, ainda que dentro de casa, mas vigiada atentamente e devidamente monitorizada.

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 283
Idade : 54
Localização : S.Joaquim

MensagemAssunto: Re: UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato   Ter 4 Abr 2017 - 10:46

Sim, até entendo, mas é exagero, especialmente falando em termos de Brasil onde externo e interno é quente na maior parte do país. Tiro mais para vender produtos que saúde animal.

O ambiente nativo dela, tigre, é bem mais agressivo que a imensa maioria das casa no Brasil.

No caso específico de Brasília é desnecessário, o inverno lá é bem suave (nos dias mais frios, por lá, entre 8/12°C ao amanhecer e 24/26°c de tarde, em casos muito raros, 1/2/3 dias no ano pode baixar dos 5°C por breve momento, de tarde é sempre agradável a quente, o normal, inverno, é entre 12/15 a 26/29 em junho/julho).

Em relação a lâmpada, para compensar o sol, aí sim é válido, pois nem todos tem tempo ou espaço para que elas peguem sol na forma adequada.

Aqui em S.Joaquim muitas morreram pelo esquenta e esfria do ambiente delas, teve casos de colocar perto do fogão a lenha, chegava de madrugada acabava o fogo e a temperatura despencava em pouco tempo, ou tinha correntes de vento gelado. Infelizmente aqui as casas não são preparadas para o frio e é comum chegar a 0°C ou menos nos ambientes internos nas ondas de frio forte. Neste tipo de ambiente a oscilação de temperatura de calor para frio forte é fatal. o ideal é que não utilizassem o aquecedor e nem deixá-las na cozinha, isto aqui e região.

Do norte do PR para o norte do Brasil, salvo as cidades mais altas do centro oeste e sudeste do Brasil, o frio ocorre mas é esporádico, 80/90% do ano o calor predomina.

Quando comprei as minhas em 74/75 comecei criando em formas de pão e sempre ficaram ao ar livre. Em Florianópolis o inverno é um pouco frio (bem mais que Brasília) e vários dias chega a menos de 10°C de mínima, nunca usei aquecedor e sempre viveram em tanques ao ar livre e atualmente (98 até hoje) aqui em S.Joaquim onde o frio predomina em boa parte do ano, verão curto e ameno. Também vivem ao ar livre e a temperatura do tanque oscila bem , mesmo no verão.

O cuidado maior é não alimentá-las no período mais frio e boa qualidade da água.  A hibernação é importante para este tipo de tartaruga, faz parte do ciclo de vida dela.

As minhas já estão sem comer a alguns dias, a água já está fria e estão sem apetite. De maio a setembro não dou comida, mesmo que esteja acima dos 20°C no ar (o que é pouco frequente nesta época), pois o alimento ficaria muito tempo parado no intestino.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
UBV e termostato ou UVA+UVB e termostato
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: