Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Espécie mais pequena permitida por lei EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Espécie mais pequena permitida por lei EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Espécie mais pequena permitida por lei EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Espécie mais pequena permitida por lei EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Espécie mais pequena permitida por lei EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Espécie mais pequena permitida por lei EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Espécie mais pequena permitida por lei EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Espécie mais pequena permitida por lei EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Espécie mais pequena permitida por lei EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Espécie mais pequena permitida por lei

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
paulo26
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 4
Idade : 41
Localização : Lisboa

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptyDom 10 Out 2010 - 23:45

Boas,
antes de mais os meus cumprimentos a todos os utilizadores e cordenadores do forum ,pois é devido a este povo que vou tendo algum conhecimento sobre a matéria.
Tenho um áqua com 120 X 45 x 60 e ando com ideias de fazer uma divisória interior,de forma a manter uns poucos peixes ,e, separadas destes, uma ou duas tartarugas. As ideias já as tenho defenidas (espaço para nadarem, outro com água baixa, a zona seca, iluminação, e aquecimento).
Agora tenho duas dúvidas importantíssimas para poder avançar:

1ª qual é a espécie mais pequena á venda no mercado ?
2ª alguém conhece uma loja adequada na zona de Lisboa para me informar/comprar ?

Antes de me pôr já a fezer alteraçôes, decidi colocar as questões a quem realmente já tem experiência. Vocês, pois a minha é mesmo só baseada em peixes, mas gostava de poder combinar as duas.

Um grande abraço para todos, e desde já agradeço qualquer tipo de comentário/sugestão que possam fazer.

Paulo cheers
Ir para o topo Ir para baixo
baros
Iniciante
Iniciante
baros


Masculino Mensagens : 126
Localização : Porto

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptySeg 11 Out 2010 - 1:00

Boas Paulo ! Pelo norte as mais pequenas que podes encontrar são as ocadia sinensis ( fêmea adulta por volta dos 25cm ), enquanto que nas outras espécies costumam rondar os 30 35cm não é lá muita diferença, mas já ajuda Very Happy esta espécie só têm um problema, a meu entender, o não hibernar !
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptySeg 11 Out 2010 - 8:45

Boas, Paulo!
E bem-vindo!!! cheers

Olha, há algumas espécies pequenas, por exemplo Kinosternon baurii e outras kinosternon e Sternotherus. Um macho Graptemys também não passa os 15 cms. O difícil às vezes é encontrar lojas que as tenham... scratch

O membro Norby mantém uma tartaruga com peixes há muitos anos com sucesso e sabe bem as espécies que podes manter, era uma outra opção engraçada, manter juntos...ele de certeza que te dará uma ajuda melhor que eu. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
paulo26
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 4
Idade : 41
Localização : Lisboa

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptySeg 11 Out 2010 - 12:27

Obrigado pela sugestão,Baros,mas 25cm seria mesmo o máximo possível,pois bem feitas as contas apenas fico com uns 200litros para as tartarugas e os peixas.Espero poder encontrar uma espécie mais pequena, tipo a que o RP falou, pois 15cm isso sim era o ideal.
RP, tenho de concordar contigo, não é muito fácil encontrar lojas (pelo menos na internet), tenho que passar ao chamado trabalho de campo (correr loja a loja), mas antes disso vou fazer o que disses-te.Vou tentar entrar em contacto com o membro Norby e ver o que me aconselha,pois a minha ideia inicial era essa mesma,manter as duas espécies juntas, mas depois do que li desisti de juntar tartas com peixes.
Já agora a questão mantem-se no ar caso mais alguem tenha uma outra sugestão ou conhecimento de uma loja em Lisboa (ou proximidades) agradeço a ajuda.

Boa Sorte a todo o mundo aquático

Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptySeg 11 Out 2010 - 15:08

Boas Paulo,

Se ja tens experiencia com peixes, estas por dentro de determinadas questoes que sao importantes, e por vezes negligenciadas com tartarugas, nomeadamente a nivel de filtragem e da qualidade dos parametros de agua.

Antes de mais terás de ter um potente sistema de filtragem e algum rigor com Tpa's e manutençoes.

As tartarugas tem um potencial poluidor extraordinario, com cócós e xixis poderosissimos. E do tamanho de uma moeda rapidamente exponenciam o seu tamanho, e numa relaçao causa efeito tambem os detritos.

Visto que os peixes sao muito mais sensiveis as condiçoes da agua que as tartarugas, a qualidade desta é fundamental. Nesse sentido, e no meu caso particular, optei por colocar num dos cestos do meu filtro carvao activo, para ajudar a eliminar a quimica dos xixis.

Passando agora para o tema em si, acho perfeitamente possivel manter peixes e tartarugas num ecossistema saudavel e sustentavel. Para alem da qualidade da agua, o espaço é essencial, e é necessario tambem criar condiçoes como refugios, pedras, troncos, plantas artificiais, etc., etc...

Na minha opiniao os peixes serao tanto mais compativeis com tartarugas quanto menor for o seu porte e menos vistosas forem as suas cores.

Apos cerca de 4 anos de coexistencia com peixes a minha tartaruga deu-me este ano as primeiras baixas. Perdi 3 orandas (2 goldfish e um telescopio). Acho que a chegada ao tamanho e idade adulta, e talvez a temperatura, despoletou nela alguns instintos predadores. Apos o 1º oranda ter desaparecido, o segundo foi-se num espaço de um mês e o terceiro so precisou de mais uns 3 dias para ser comido tambem. Os 2 goldfish eram os habitantes mais antigos do aquario, residentes desde a sua ciclagem e antes mesmo da tartaruga...

Mas nem tudo sao coisas tristes... Mantenho tambem Corydoras paleatus e Tanicties albonubes com sucesso e aparentemente sem baixas. Inclusivé ja consegui reproduzir as corydoras neste aquario sem qualquer intervençao da minha parte nesse sentido, para alem das vulgares Tpa's e manutençoes, e comida á disposiçao.

No criterio para escolha dos meus peixes tive em conta serem peixes que suportam aguas frias, uma vez que nao uso termostato.

E penso que será mais ou menos isto o que tenho a dizer. Já agora peixes de grande porte, nomeadamente maiores que a tartaruga, poderao ter hipoteses de sobrevivencia mas por outro lado poderao ser agressivos e vao competir com a tartaruga pelos pelos recursos (comida e qualidade da agua). Tambem quanto mais tartarugas existirem em determinado ecossistema maior será a pressao sobre os peixes.

Uma outra opçao serao as Gambusias.

Espero ter ajudado!

Boa sorte. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
paulo26
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 4
Idade : 41
Localização : Lisboa

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptySeg 11 Out 2010 - 20:40

Boas,Norby!
Obrigado pelos concelhos, podes ficar descansado a nivel do tratamento que elas terão caso isto avance. Para a filtragem,tenho um eheim ecco com 5 cestos para matérias,não me recordo a litragem que faz, mas é excepcional,não gasta muita luz e ainda ontem fiz uma manutenção geral ao aqua e a água ficou um pouco turva,hoje quando fui ver já estava completamente cristalina, mas a hipótese do carvão activo não está posta de lado visto não o ter em nenhum cesto. quanto á temperatura eu uzo termoestato, mas só mesmo para não haver grandes mudanças de temperatura consuante o clima,pois ele está para os 24º de forma a poder ter uma variedade entre habitantes de frio ou quente.Mesmo sabendo que tens tartarugas com peixes acho que vou optar por fazer uma divisória, sempre é mais seguro e gosto de inventar scratch . Mas a minha dúvida mantem-se: qual será a melhor espécie de tartarugas que eu ponho? e será fácil encontrá-las no mercado?

Mais uma vez obrigado a todos e boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptyTer 12 Out 2010 - 9:13

Boas,

Em relaçao as especies será algo que te caberá a ti decidir.

Podes optar pelas especies sugeridas de pequeno porte, que talvez nao sejam muito faceis de encontrar cá por Portugal.

Em alternativa, e de mais facil acesso, tens as especies mais vulgares no mercado como Pseudemys, Trachemys, Graptemys. Que podem facilmente passar os 20cm se forem machos e passar os 35cm se forem femeas (o tamanho varia em funçao da especie em causa).

Nao tomes tudo o que aqui esta descrito como adquirido e faz as tuas proprias pesquisas antes de tomares decisoes.
Ir para o topo Ir para baixo
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptyTer 12 Out 2010 - 18:17

As Kinosternon e as Sternotherus sao pequenas, mas nao sao muito boas nadadores, pelo que tinhas que por o nivel de agua baixo e nao irias conseguir ter muitos peixes, mas uma Graptemys cabia perfeitamente nesse aquario, visto ficarem no maximo caso sejam femeas com 25 cm, mas pode ser que tenhas sorte e compres um macho...
Ir para o topo Ir para baixo
paulo26
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 4
Idade : 41
Localização : Lisboa

Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei EmptyQui 14 Out 2010 - 18:18

Tenho ido pesquisar as espécies ao site infotortuga e realmente as Graptemys são uma das espécie que me interessaram. Também já me informei de uma loja em Benfica (zooexótico) que ao que parece pode ter algumas espécies ou mesmo informar-me acerca delas. Em principio consigo lá dar um salto no inicio da proxima semana.Vamos ver o que é que isto vai dar...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Espécie mais pequena permitida por lei Empty
MensagemAssunto: Re: Espécie mais pequena permitida por lei   Espécie mais pequena permitida por lei Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Espécie mais pequena permitida por lei
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Especie mais pequena
» Posso adquirir mais alguma especie ?
» Espécie de tartaruga doméstica mais interativa
» Pequena ferida...
» Apresentações (Topico Unico) part-1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: