Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Comportamento sexual - Jabutis-piranga

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
EddieAngra
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1
Localização : Angra dos Reis - RJ

Comportamento sexual - Jabutis-piranga Empty
MensagemAssunto: Comportamento sexual - Jabutis-piranga   Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptyQui 2 Mar 2017 - 16:58

Olá a todos!

Sou novo aqui e me inscrevi pois quero tirar algumas dúvidas sobre meus jabutis-piranga... Desculpem se falar besteira ou se não souber termos técnicos, é mal de leigo no assunto Laughing Laughing

Até mês passado, eu tinha apenas um macho, o Chula, que está comigo há 18 anos. Quando o ganhei, ele era menor que a palma da minha mão - então, se não era bebê, estava próximo disso. Hoje ele tem aproximadamente 25 cm de comprimento de casco.

Ele sempre viveu sozinho - o que me preocupava, pois sempre ouvi que jabutis são animais gregários. Sempre que tinha alguém no quintal, ele corria pra encarar os dedões do pé, fazia de tudo pra entrar em casa e ter companhia etc. Mas, aqui no Brasil, tráfico de animais é coisa séria; por isso, nunca quis comprar uma em feiras ou coisa parecida, pra não estimular o comércio ilegal - e nunca criei coragem pra desembolsar a grana necessária pra comprar um jabuti legalizado nas lojas aqui do estado do RJ.

Só que, uns 15 dias atrás, eu ganhei uma fêmea, de uma senhorinha bem idosa que cria várias em casa. Ela disse que a fêmea deve ter uns dois anos de idade, mas eu duvido - afinal, ela é do mesmo tamanho do Chula. Como a dona Maria já tem seus 90 e uns, fiz de conta que era isso mesmo e tá tudo certo  Wink

Muito que bem. Trouxe a Tuga (já nomeada) pra casa. A princípio o Chula estranhou, saiu de perto... e em menos de uma hora os dois estavam acasalando. Confesso que foi uma surpresa ver aquele antúrio roxo que o Chula pôs pra fora!! kkkkk

Mas aí vieram as dúvidas... scratch scratch scratch

1- No Brasil estamos no verão, e pelo que eu li a estação de acasalamento dos jabutis é a primavera... Estou errado? Ou o Chula tá só tirando o atraso? A fêmea é receptiva mesmo fora da época de acasalamento? Será que existe possibilidade de postura de ovos fecundados?

2- Depois do primeiro "encontro", eles não páram de acasalar!  affraid  affraid Não tem hora, não tem lugar, é só os dois chegarem perto um do outro e a festa começa. Chega a ser constrangedor, a gente com visita em casa e os bichos lá fora, só no rot-rot-rot-rot-rot... Isso é normal, ou daqui a pouco eu vou ter um casal de jabutis mortos por overdose de sexo?

Bem, por hoje é só. Assim que puder eu coloco uma foto dos dois no Avatar. Agradeço a todos pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Comportamento sexual - Jabutis-piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Comportamento sexual - Jabutis-piranga   Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptySex 3 Mar 2017 - 15:18

Boas

Bem vindo.

Pelo que pesquisei sim normalmente o acasalamento inicia-se na Primavera. Mas pelos vistos não ocorre apenas na Primavera... Wink

Tambem pelo que investiguei as posturas ocorrem 5 a 6 semanas depois do acasalamento é possivel que em breve tenhas posturas, isto se a femea já estiver em idade reprodutiva.

A incubação dura de 24 a 36 semanas (4 a 9 meses).
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Comportamento sexual - Jabutis-piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Comportamento sexual - Jabutis-piranga   Comportamento sexual - Jabutis-piranga EmptySex 3 Mar 2017 - 16:20

Até tem lógica agora, pois o centro oeste e sudeste do Brasil logo entrarão no período de seca.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Comportamento sexual - Jabutis-piranga
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Padrões de Jabutis!
» Como comprar jabutis legalizados no Rio Grande do Sul - Brasil
» Ramon e Brigiti, meus jabutis pirangas filhotes.
» Reprodução - Jabuti Piranga
» Ajuda: jabuti Piranga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: