Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Dúvidas de principiante EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Dúvidas de principiante EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Dúvidas de principiante EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Dúvidas de principiante EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Dúvidas de principiante EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Dúvidas de principiante EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Dúvidas de principiante EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Dúvidas de principiante EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Dúvidas de principiante EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Dúvidas de principiante

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
joaomlf
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1
Localização : Lisboa

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptyTer 12 Jan 2016 - 22:11

Boa noite,

Comecei a ter exatamente a 5 dias uma tartaruga e ja me apaixonei pela Maria!
Tenho dúvidas e gostava que me ajudasse.... A Maria vive neste momento numa tartarugueira redonda com cerca de 25cm de diametro... E custa me tê-la assim presa. Gostava que me dissessem qual o aquario de vidro que me aconselham a comprar, uma das duvidas é se com tampa ou sem tampa.
Outra duvida é se devo utilizar algum tipo de luz para a aquecer e evitar a hibernação e semi-hibernação.


Bom ano,
João Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptyQua 13 Jan 2016 - 11:47

Bom dia

Bem vindo antes de mais Joao.

Essas tartarugueiras nao sao nada adequadas a tartarugas apesar da sua abundancia.

Nesta altura e porque suponho que é bebe, necessitas de um termostato para aquecer a agua e mante-la a uns 24ºC, pelo que necessitas tambem de um termometro. Dentro de casa sao necessarias duas lampadas, uma de aquecimento e uma Uvb. A 1ª vai estimular o metabolismo e a segunda promover a absorçao da vitamina D. Um bom filtro tambem é importante para manter a qualidade da agua.

Nesta fase nao necessitas de um aquario muito grande, mas tens que pensar que ela vai crescer e pode chegar mediante a especie a alguns 20 ou 30cm.

Um aquario, ou uma caixa de arrumaçao com alguns 10 ou 15l será suficiente, mas vai necessitar de up-grades.

Pode e deve estar tapado em cerca de 2/3, isso ajuda a manter a temperatura. No Verão pode estar todo aberto.

Boa sorte! ;
Ir para o topo Ir para baixo
Cristina Salvador
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Açores

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Ajuda   Dúvidas de principiante EmptyQua 9 Nov 2016 - 23:41

Olá!
Como também sou principiante aproveito este tópico....
Ofereceram-me uma tartaruguinha, que penso não ter chegado muito bem de saúde, já a tenho a umas três semanas e ela ainda não comeu, apesar do meu esforço. Tem, também os olhos sempre fechados e inevitavelmente está sempre muito parada em cima de uma pedra que coloquei no aquário.
Vivo nos Açores, e na minha ilha não tenho acesso fácil ao material que necessito para ajudá-la, como o termóstato e a luz uv. Arranjei um termóstato, duvidoso, porque trabalha um pouco e depois desliga sem manter a temperatura, pelo que o tenho testado fora do aquário para não estar a fazer oscilações de temperatura. E em relação ao termóstato ele deve estar na horizontal, mas tem de estar todo tapado com água, como a tarta não esta bem de saúde não queria colocar muita água com medo de ela se afogar, o que me recomendam?
E o que me dizem ao facto de ela não comer, tem ração À disposição, tento oferecer colocando em frente à boca, mas nem reage.... não sei se sobreviverá muito tempo assim, mas quero muito ajudá-la....
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptyQui 10 Nov 2016 - 16:49

Boas

Como estão ai as temperaturas?

A esta altura já devia estar a comer. A temperatura deve estar a 24.ºC.

Em relaçao á altura da agua deve ter pelo menos duas vezes o comprimento da carapaça em altura da agua, mas quanto mais melhor. Deve ter claro uma plataforma.
Ir para o topo Ir para baixo
Cristina Salvador
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Açores

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptySex 11 Nov 2016 - 12:45

Obrigada pela resposta!
Bom por aqui as temperaturas estão pelos 23 / 24 ºC, mas ela continua a preferir estar em cima da pedra e quase sempre de olhos fechados e sem se mexer muito.... e sem comer (esta parte esta a preocupar-me e muito....)
Duas grandes questões:
1º - Comida - tem sticks (penso serem grandes para a sua boca mas estão na água e parti-os) e camaroes, mas não come nada, ontem esteve na água com a comida mesmo À frente e nada... ja passei com a comida pela boca dela, devagarinho e não apresenta qualquer reação.....
Existe alguma tecnica para a ajudar?
2º a quantidade de água, ela tem água necessária para tapar o termostato, mas como eu acho que ela está meio debilitada, tenho medo de se afogar, será possível? ela com as patas no chão não consegue por a cabeça fora de água....

Ontem limpei a caixa e coloquei as pedras de forma a conseguir subir para a maior e ficar fora de água (tive o cuidado de colocar a água exterior, onde a coloquei para limpar, À mesma temperatura), quando a coloquei na caixa ficou na água, mas a boiar e sem se mexer, é normal? ao fim de algum tempo aproximei-a de uma pedra e logo se esticou para subir, andou até À mais alta, totalmente fora de água, e lá permaneceu toda a noite e ainda lá está.....

Para comer ela tem de estar na água certo? coloco a comida a boiar? Não sei o que fazer mais.... ideias?????
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptySáb 12 Nov 2016 - 10:46

Boas

A temperatura deve estar estavel a rondar os 24ºC.

Com essas temperaturas, e passadas 3 semanas, devia já estar a comer.

Claro que a lampada de aquecimento e a lampada Uvb tambem sao importantes para imitar a radiaçao solar e o calor que estimulm o metabolismo, e podem estar a fazer falta na equaçao..

Se a esta altura ainda nao come sugiro que a leves a um veterinario o quanto antes...
Ir para o topo Ir para baixo
Cristina Salvador
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Açores

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptySáb 12 Nov 2016 - 13:34

Uma vez mais obrigada!
Veterinário é que só por telefone.....
Comer é só na água?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptySeg 14 Nov 2016 - 9:51

Boas

Sim tartarugas aquaticas alimentam-se sempre na agua.
Ir para o topo Ir para baixo
Cristina Salvador
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Açores

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptySeg 14 Nov 2016 - 19:16

Boa tarde e muito Obrigada!
Peço desde já desculpa de tanta pergunta, mas não tenho onde as tirar...

Esta tartaruga nunca vai sozinha para a água, devo eu colocá-la lá?

Uma dúvida sobre lâmpadas:
Tenho usado uma de amplo espectro para terrários, de 35 W, não será a mais indicada, pelo que já li, mas é a única que de momento consigo arranjar.
Um amigo que foi a outra ilha trouxe-me uma que me suscita algumas dúvidas e antes de a usar preciso de uma opinião:
Red heat (R63) de 75 W
parece-me muito forte e a luz é vermelha... e não sei se, mais uma vez, não será para terrários, apesar de falar que é para repteis, amfibios e tartarugas.... também diz que emite UVA... não sei, que me dizem?

Obrigada uma vez mais
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptyQua 16 Nov 2016 - 11:00

Boas

Tartarugas sao seres vivos e tem vontade propria, se ela quiser ir para a agua vai, nao necessita de ajuda.

Pessoalmente estou a usar como lampada de aquecimento uma lampada de 25w. Mas sim existem muitas opções diponiveis comercialmente á venda em pet-shops. Já ouvi falar nessas vermelhas e penso que são adequadas sim, mas para mim é um bocado psicadelica a luz vermelha.

Necessitas de uma lampada uvb 5.0 (que é a indicada para tartarugas aquaticas) e uma lampada de aquecimento.

Todas as lampada imitem UVA. Neste caso a lampada UVB emite 5% de Uvb, sendo a maioria do restante espectro Uva.

Ir para o topo Ir para baixo
Cristina Salvador
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Açores

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptyQua 16 Nov 2016 - 18:24

Boa tarde!
Obrigada pela explicação das lâmpadas.
Claro que sei que tartarugas são seres vivos... e que têm vontade própria... a minha questão estava, apenas, relacionada com o facto deste animal não comer à mais de um mês e ser muito pequeno! Se ao colocá-la na água será uma ajuda para que ela coma.
Estou preocupada...
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante EmptySex 18 Nov 2016 - 9:48

Se tens termostato e uma temperatura estavel, isso nao é nada normal mesmo.

Uma ida ao vetereniario pode ser necessario.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas de principiante Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante   Dúvidas de principiante Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas de principiante
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvidas...
» Duvidas com Uvb
» TPA---> Dúvidas...
» 2 dúvidas
» Algumas dúvidas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: