Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Semi-hibernação? O que fazer? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Semi-hibernação? O que fazer? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Semi-hibernação? O que fazer? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Semi-hibernação? O que fazer? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Semi-hibernação? O que fazer? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Semi-hibernação? O que fazer? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Semi-hibernação? O que fazer?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
kame-chan
Iniciante
Iniciante
kame-chan


Mensagens : 21
Localização : PDL

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyQui 12 Nov 2015 - 21:57

Boas.

Tenho uma tartaruga corcunda do Mississipi há 2 anos. Ela deve ter cerca de 2 anos e meio. O aquário tem todas as condições recomendadas pelo que vejo aqui no fórum. Ela nunca hibernou - o ano passado comeu pouco durante o Inverno, mas mesmo assim comia todos os dias e foi-se mantendo sempre activa. Este ano as coisas já não são assim. Desde há umas semanas para cá que não come quase nada. Já tentei dar-lhe de tudo e a única coisa que come muito de vez em quando são bocadinhos de ração de gato, coisa que ela sempre adorou. Mas não come nada há já uma semana... No entanto, mantém-se sempre activa, o que me preocupa um pouco visto ter receio de ela continuar assim durante o resto do inverno e perder todas as reservas. Ontem ela conseguiu fugir do aquário e foi-se esconder num roupeiro. Não é a primeira vez que ela foge nestes últimos tempos. A minha mãe acha que ela está a tentar arranjar um sítio onde possa hibernar. Já li o tópico sobre hibernação e semi-hibernação mas continuo sem saber o que fazer. A nossa casa nem é muito fria e a água está sempre quentinha... O que me recomendam fazer? Estou preocupada No

Obrigada desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthas
Iniciante
Iniciante
Arthas


Masculino Mensagens : 45
Idade : 31
Localização : Porto

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySex 13 Nov 2015 - 9:23

A que temperatura se encontra a água?
Ela está num aquário e consegue fugir? =D como é que isso acontece?
Ir para o topo Ir para baixo
kame-chan
Iniciante
Iniciante
kame-chan


Mensagens : 21
Localização : PDL

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySex 13 Nov 2015 - 15:24

O termostato regula a temperatura automaticamente para os 25,5ºC.

Não sei bem! A tartaruga está em casa da minha mãe, em S. Miguel, e eu estudo em Coimbra por isso só a poderei ver no Natal, então ainda não consegui ver como ela foge. Mas, pelos vistos, ela põe-se na plataforma e empurra o vidro para cima e salta do aquário! :O É uma safada Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySáb 14 Nov 2015 - 8:46

Boas

é normal nesta altura do ano haver um abrandamento com a descida da temperatura e diminuiçao dos ciclos de luz.
Ir para o topo Ir para baixo
kame-chan
Iniciante
Iniciante
kame-chan


Mensagens : 21
Localização : PDL

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySáb 14 Nov 2015 - 12:05

Mas é normal ela não comer nada e manter-se activa? Isso não é perigoso para ela, se esgotar as reservas que tem?
Ir para o topo Ir para baixo
Aquarina
Iniciante
Iniciante
Aquarina


Feminino Mensagens : 2
Idade : 34
Localização : Sintra

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySáb 14 Nov 2015 - 17:35

Boa Tarde.
Comigo passa-se exatamente o mesmo. Tenho também uma tartaruga do mississipi fez 2 anos em Outubro. Ela está registada com a data de Agosto de 2013. Quando a comprei era ainda muito pequenina. Nesse ano a senhora da loja disse-me para não a deixar hibernar por ser ainda muito pequena. Ela está num aquário adequado ao seu tamanho e tem um termostato com a temperatura regulada para 25ºC. A sua alimentação é à base de sticks e camarões. De umas semanas pra cá ela rejeita os sticks, não os come, mas se eu lhe der camarões já os come !!! A minha questão agora é a seguinte, para ela hibernar este ano eu terei que desligar o termostato para a agua ficar à temperatura ambiente certo? e em que altura devo faze-lo? quando começar mesmo o inverno ou já poderei faze-lo agora?

Obrigada Smile
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
kame-chan
Iniciante
Iniciante
kame-chan


Mensagens : 21
Localização : PDL

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySáb 14 Nov 2015 - 23:10

Tão fofa (*-*)
A minha normalmente também não resiste a gammarus, mas já há duas semanas que não os come.
Gostava de te saber responder, mas realmente não percebo muito deste aspecto da hibernação...

Update da situação da minha tarta: visto que ela teima em sair do aquário para ir dormir num sítio sossegado, decidimos deixá-la hibernar. Está numa divisão escura onde ninguém entra, em cima de uma toalha dentro de uma caixa de cereais xD Tem dormido até agora. Claro que de vez em quando alguém vai lá ver como ela está. Faz mal ela não estar dentro de água durante muito tempo? Há alguns cuidados em especial que deva ter?

Obrigada Smile
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySeg 16 Nov 2015 - 11:21

Boas

O termostato tem que ser desligado, claro.

Nao acho muito boa ideia hibernar a tartaruga fora da agua... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Aquarina
Iniciante
Iniciante
Aquarina


Feminino Mensagens : 2
Idade : 34
Localização : Sintra

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySeg 16 Nov 2015 - 12:32

e em que altura devo faze-lo? quando começar mesmo o inverno ou já poderei faze-lo agora?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySeg 16 Nov 2015 - 16:00

Está na hora.

Começa a baixar o termostato 1º por dia, até chegares á temperatura ambiente. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
kame-chan
Iniciante
Iniciante
kame-chan


Mensagens : 21
Localização : PDL

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptySeg 16 Nov 2015 - 20:02

O problema é que na água ela não dorme, mantém-se sempre activa e não come... Mesmo com a água fria.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 17 Nov 2015 - 9:37

Boas kame-chan,

Atençao que estamos a falar de uma tartaruga aquatica, nao de uma tartaruga terrestre.

Dentro de casa nunca vai ser uma verdadeira hibernaçao. É mesmo necessario ter alguma cautela, como as temperaturas nao descem o suficiente para se imobilizarem, mas já nao sao o suficientemente quente para se alimentarem, elas vao dispender energia sem a devida compensaçao calorica. Existe um termo que se 'designa de zona de morte' que tem tudo a ver com o que descrevi.

Não sei se vale a pena entrar em alarmismos, mas é importante saber como as coisas funcionam.

A minha tartaruga tem 10 anos e sempre hibernou indoor.
Ir para o topo Ir para baixo
AJS
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 2
Localização : Lisboa

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 17 Nov 2015 - 12:05

Bom dia,

Tenho uma duvida com uma situação semelhante.

A principal diferença é que as minha tartarugas estão no quintal dentro dum laguito. O lago tem uma vedação mas eu sei que ela conseguem salta-la, que que não é grave visto que não conseguem sair do quintal que tem muros altos.

Hoje de manhã quando lhes fui dar comida uma das tartarugas não estava no lago. Estava escondida noutra zona do quintal, debaixo duma camélia, meia enterrada na terra!

As minha tartarugas têm mais de 10 anos e sei têm hibernado todos os anos. O dono anterior tinha-as dentro de uma caixa que estava no exterior. Foram-me dadas no inverno passado, quando já estavam a hibernar. Durante o inverno elas permaneciam dentro da caixa com tampa, praticamente às escuras.

O lago é muito exposto em termos de luz solar, será que ela não quer/consegue hibernar dentro do lago e prefer um local mais isolado e foi por isso que se foi esconder naquele local? Não há problemas em ela estar fora de água?

Eu estava a planear cobrir o lago durante o inverno para ficar tipo caverna para elas se sentirem mais confortáveis.

Alguem com experiencia com tartarugas no exterior poderia dar umas dicas s.f.f.?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
kame-chan
Iniciante
Iniciante
kame-chan


Mensagens : 21
Localização : PDL

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 17 Nov 2015 - 13:24

Boas.

Então recomendam que a ponha na água, certo? Se ela não estiver na água desidrata, é?
Eu percebo o conceito de hibernação e o que isso acarreta, mas quando não há alternativa... Por mim ela não hibernaria mas parece que ela quer mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 17 Nov 2015 - 18:36

AJS escreveu:
Bom dia,

Tenho uma duvida com uma situação semelhante.

A principal diferença é que as minha tartarugas estão no quintal dentro dum laguito.  O lago tem uma vedação mas eu sei que ela conseguem salta-la, que que não é grave visto que não conseguem sair do quintal que tem muros altos.

Hoje de manhã quando lhes fui dar comida uma das tartarugas não estava no lago. Estava escondida noutra zona do quintal, debaixo duma camélia, meia enterrada na terra!

As minha tartarugas têm mais de 10 anos e sei têm hibernado todos os anos. O dono anterior tinha-as dentro de uma caixa que estava no exterior. Foram-me dadas no inverno passado, quando já estavam a hibernar. Durante o inverno elas permaneciam dentro da caixa com tampa, praticamente às escuras.

O lago é muito exposto em termos de luz solar, será que ela não quer/consegue hibernar dentro do lago e prefer um local mais isolado e foi por isso que se foi esconder naquele local? Não há problemas em ela estar fora de água?  

Eu estava a planear cobrir o lago durante o inverno para ficar tipo caverna para elas se sentirem mais confortáveis.

Alguem com experiencia com tartarugas no exterior poderia dar umas dicas s.f.f.?

Obrigado.

O que descreves parece um comportamento tipico de hibernaçao. Nao mexeria nem interferiria com a sua opçao. Acho que em Lisboa dificilmente um largo congelará, mas sugiro um lago com uma boa litragem e pelo menos alguns 50cm de profundidade (pelo menos em alguma da extensao).


Última edição por norby em Ter 17 Nov 2015 - 18:48, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 17 Nov 2015 - 18:43

kame-chan escreveu:
Boas.

Então recomendam que a ponha na água, certo? Se ela não estiver na água desidrata, é?
Eu percebo o conceito de hibernação e o que isso acarreta, mas quando não há alternativa... Por mim ela não hibernaria mas parece que ela quer mesmo.

Se nao queres que ela hiberne mantem a temperatura da agua a abordar os 24ºC. Mesmo que nao se alimente com a mesma avidez, nao vai hibernar. Claro que uma lampada Uvb e uma de aquecimento sao necessarias.

Tenho muita dificuldade em conceber que uma tartaruga hiberne dentro de casa e sobretudo fora de agua... é algo que é contra-natura. Os sinos tocam todos, está tudo errado...

Há quem faça, por exemplo, hibernaçoes controladas em frigorificos, mas falamos de profissionais e temperaturas que rondam os 4º C. Nao o recomendo a ninguem, a nao ser que saiba bem o que está a fazer, e ai já estamos a falar em condiçoes proximas do ideal.

Recomendo muita leitura e muita pesquisa!
Ir para o topo Ir para baixo
kame-chan
Iniciante
Iniciante
kame-chan


Mensagens : 21
Localização : PDL

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 17 Nov 2015 - 18:49

Eu tinha a temperatura da água a 25,5º mas ela não comia nada e mantinha-se activa. E conseguiu fugir duas vezes e escondeu-se para dormir num sítio sossegado. Vou tentar pô-la na água quente outra vez e ver como ela reage. Se continuar a não comer, acho que é preferível que hiberne mesmo e aí vou descendo a temperatura da água e vejo se ela dorme.

Obrigada pela vossa ajuda. Se houver desenvolvimentos, posto aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 17 Nov 2015 - 18:52

Tens que melhorar o seu habitat para que nao fuja. O lugar dela é dentro de agua, com facil acesso a uma parte seca. Nao a passear dentro de casa.

Boa sorte e vai-nos mantendo informados. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
AJS
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 2
Localização : Lisboa

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyTer 17 Nov 2015 - 18:55

norby escreveu:


O que descreves parece um comportamento tipico de hibernaçao. Nao mexeria nem interferiria com a sua opçao. Acho que em Lisboa dificilmente um largo congelará, mas sugiro um lago com uma boa litragem e pelo menos alguns 50cm de profundidade (pelo menos em alguma da extensao).

Não há problemas de segurança? Há pelo menos um gajo da vizinhança que por vezes anda por lá a passear.
Vou escurecer o lago o mais rapidamente possível, tapando-lhe uma parte. Se ela sair do lago outra vez deixo-a ficar.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyQua 18 Nov 2015 - 9:37

Para a tartaruga é o ideal ela poder escolher e fazer aquilo em que se sente mais confortavel, agora variáveis externas, nomeadamente pessoas mal intencionadas, já é outro pormenor...
Ir para o topo Ir para baixo
kame-chan
Iniciante
Iniciante
kame-chan


Mensagens : 21
Localização : PDL

Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? EmptyQua 25 Nov 2015 - 21:57

Update: a Conchita voltou a comer! Pu-la de novo no aquário com a água quentinha mas desta vez não quis fugir nem dormir. Hoje comeu bastante, vamos ver se continua assim...

Obrigada a todos! (^-^)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Semi-hibernação? O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Semi-hibernação? O que fazer?   Semi-hibernação? O que fazer? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Semi-hibernação? O que fazer?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Semi-Hibernação!!!!!!!!
» Alimentação + Semi-Hibernação
» Questionamento sobre a semi-hibernação, entre outras coisas
» Hibernação e Semi-Hibernação
» Semi hibernação? Tartaruga tigre d'agua

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: