Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Figas
Iniciante
Iniciante
Figas


Masculino Mensagens : 9
Localização : Setúbal

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptySeg 27 Jul 2015 - 10:40

Bom dia a todos!
Antes de tudo peço desculpa por não estar a enquadrar os tópicos devidamente. Mas devido à situação, de momento é-me mais fácil ter aqui todas as dúvidas. De futuro terei esse cuidado.

Pela via das circunstâncias, entrei no mundo das tartarugas Smile
Sendo novato neste mundo, necessito de alguma ajuda ao início.
Há coisa de uma semana atrás a minha cadela, que andava na rua na altura, andava com algo na boca... era uma tartaruga.
Foi trazida para casa e escusado será dizer que ficou a pertencer à família.

Saúde
Acho que está um pouquinho maltratada, tem algumas falhas na carapaça, falta-lhe uma pequena secção da carapaça de lado, isto a olho nú.
Pelas fotografias que envio poderão sff identificar-me a espécie? Disseram-me na pet-shop que era uma hieroglífica, mas gostaria de ter a certeza.
Instalação
Neste momento está instalada no quarto da minha pequena num aquaterrário 80cmsx30cms, tenho filtro, bomba de ar, a base revestida com pedras pequenas, uma pedra maior trabalhada por mim para lhe facilitar o acesso à rampa e por consequência à parte seca, falta-me o termostato e a lâmpada UVB. Neste momento a prioridade vai para a lâmpada UVB visto que ela não está exposta ao sol diretamente, o termostato ainda não é prioritário devido à altura do ano (penso eu...).
Alimentação
Está a ser alimentada com Nutrafin Max, complemento com pouca verdura 1x por semana e tem-se alimentado. Neste momento está a apanhar sol na carapaça  sunny

Dúvidas
Quanto à lâmpada estou cheio de dúvidas porque tenho lido imenso sobre isso, uns dizem que não é necessário, outros dizem 13W, b26W, luz ampla, luz de foco direto, etc... Wink
Os problemas na carapaça são regeneráveis?
Aconselham-me os blocos de cálcio para acelerar a regeneração da carapaça?
Está tudo minimamente qb ou falta-me algo?
Passa muito tempo a nadar contra os cantos do aquaterrário, mas também tem momentos em que está imóvel com as patas esticadas e a cabeça fora de água. É normal?

Agradecia toda a ajuda para lhe proporcionar o maior conforto. O meu agradecimento desde já.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Figas em Seg 27 Jul 2015 - 10:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ausência de fotos.)
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptySeg 27 Jul 2015 - 15:06

Boas

Parece-me uma Graptemys ouachitensis.

A lampada é a Uvb 5.0. É indiferente a voltagem 13 ou 26w.

Deves ter tambem uma lampada spot (de aquecimento).

Dispensaria a tartaruga de calcio e optaria antes por um osso de choco.

Boa sorte para a aventura! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Figas
Iniciante
Iniciante
Figas


Masculino Mensagens : 9
Localização : Setúbal

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptySeg 27 Jul 2015 - 19:46

Obrigado pela ajuda.
A carapaça regenera-se não é? Ainda para mais sendo um réptil...
Estive a pesquisar melhor e trata-se de uma Graptemys pseudogeographica pseudogeographica, na imagem não dá para ver bem, mas a marca amarela acima do olho segue para trás quase como um ângulo recto.

Vamos lá ver se a menina se safa desta.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyTer 28 Jul 2015 - 9:11

É provavel que tenhas razao.

Reparei agora que na foto em que me basei para dar a opiniao a tartaruga tem a cabeça encolhida.
Ir para o topo Ir para baixo
Figas
Iniciante
Iniciante
Figas


Masculino Mensagens : 9
Localização : Setúbal

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyTer 28 Jul 2015 - 16:54

Obrigado por tudo.
De momento encontra-se bem, tem-se alimentado, hoje dei-lhe uns pedacinhos de carne crua. Enquanto não compro a lâmpada UVB, tenho-a colocado uns momento ao sol dentro de um alguidar com água a meia carapaça, mas coloco o alguidar de modo a que apanhe sol e sombra. Dá-me a sensação que ela adora ficar lá a apanhar sol ou aquela pouca luz que passa através do plástico, fica recolhida e bastante calma, mesmo numa onda de basking sunny
Ainda não a vi subir para a zona seca do aquaterrário. Já estou a colocar a hipótese de colocar uma cortiça flutuante para o seu basking spot.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQua 29 Jul 2015 - 9:27

Boas

Nao aconselho a carne. Tem um racio calcio/fosforo desadequado.

Carne só se for minhocas, grilos, gafanhotos.

Podes dar peixe, mas de agua doce.

Raçao, vegetais e frutas, sao tambem boa opçao.
Ir para o topo Ir para baixo
Figas
Iniciante
Iniciante
Figas


Masculino Mensagens : 9
Localização : Setúbal

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQua 29 Jul 2015 - 10:02

Boas!

Ok, vou seguir o teu conselho. Quando dizes ração é ração de cão? Vegetais mais baseado em couve por exemplo e frutas qualquer uma? Minhocas podem ser as da terra e vivas?
A Ricky encontra-se bem, é bastante curiosa, anda sempre com a cabeça fora de água, mas de vez em quando dá-lhe para começar a nadar contra o vidro com tanta força que até afasta as pedras do fundo.
Já lhe comprei um termostato de 50W, mas não coloquei ainda visto que a água encontra-se a 25º, outra dúvida sobre o termostato, na loja havia um mini e um normal com a mesma potência e mesmo preço, optei pelo maior visto que indicava visualmente a temperatura, embora o mini fosse mais adequado para o aquário, ao chegar a casa e ler as instruções reparei nos bonecos das instruções o regulador de temperatura ficava fora do limite da água (talvez por questões de segurança), é mesmo assim ou posso mergulhar completamente na água? Caso não seja aconselhável vou à loja e troco pelo mini.
Como lâmpada de aquecimento comprei uma fluorescente no Aki de 75W, daquelas economizadoras que dizem 15W=75w, fiz bem ou fiz asneira?


Última edição por Figas em Qua 29 Jul 2015 - 10:24, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Esquecimento de dúvida sobre termostato.)
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQua 29 Jul 2015 - 15:44

Boas

Raçao para tartarugas e nada de gammarus.

Couve é boa opçao, mas variar é importante. Frutas tambem mas nada de frutas citricas. Batata tambem nao é aconselhada. Minhocas de terra sim.

E aconselhavel os termostatos estarem todos submersos. O meu o regulador tambem fica de fora.

Lampadas economicas nao soa boa opçao para lampadas de aquecimento, normalmente sao lampadas
frias. Eu uso uma normal de 25w. Mas tambem há lampadas em pet-shops adequadas. Nao esquecer a Uvb.

De resto sao pequenos buldozers, com o crescimento pior!
Ir para o topo Ir para baixo
Figas
Iniciante
Iniciante
Figas


Masculino Mensagens : 9
Localização : Setúbal

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQua 29 Jul 2015 - 17:43

Pois, eu referia-me ao regulador, tanto faz o mesmo estar de fora ou submerso?

A lâmpada que eu comprei por acaso dizia "luz quente", tive esse cuidado, mas se calhar vai dar no mesmo não? Já li que não é aconselhável uma lâmpada de incandescência para não ferir a visão visto que é muito imensa.

Hoje coloquei um pedacinho de uva na zona seca e ela já foi vista a comer lá, acho que é um bom sinal.

Obrigado pelos conselhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Figas
Iniciante
Iniciante
Figas


Masculino Mensagens : 9
Localização : Setúbal

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQui 30 Jul 2015 - 0:00

Informação nviada pela marca em relação ao termostato

Mail enviado por mim:
Good afternoon, Recently I bought an ELITE SUBMERSIBLE 50W AQUARIUM HEATER for my turtle aquaterrarium, my doubt is: Can I put TOTTALY under water this heater at the bottom of the aquarium? I´ve read some forum opinions, some people say no, only untill the"min" mark; some people say that there is no problem, can be tottaly set under water verticaly or horizontly. Thanks in advance.

Resposta da Hagen:

If the heater says that it is subermersible then yes you can submerse it under water. We do not recommend to place it horizontly.


Regards,

Customer Service


A quem for útili aqui fica a informação sobre os termostatos, mais concretamente da ELITE.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQui 30 Jul 2015 - 11:27

Boas

Diria que isso de cegar é um 'Mito Urbano', tambem se diz o mesmo do sol.

Se diz que é lampada quente, é possivel que sirva. Tendo a ser tradicionalista e a fazer o que já comprovei ou conheço. A minha recomendaçao vai para lampadas incandescentes, e 20, 25w é suficiente, em alternativa e alias como 1a opçao existem lampadas á venda em pet-shops adequadas ao efeito.

Em relaçao á lampada que referes podes sempre tentar medir a temperatura no basking spot, se atingir uns 32º C serve.

As lampadas devem estar ligadas em paralelo (UVA/UVB) em cicloS diurno de umas 10/12h dias.
Ir para o topo Ir para baixo
Figas
Iniciante
Iniciante
Figas


Masculino Mensagens : 9
Localização : Setúbal

Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) EmptyQui 30 Jul 2015 - 11:43

Ok, ainda não medi a temperatura exterior, vou ver.

Tenho um temporizador ligado. Tenho todos os equipamentos ligados a ele (lâmpada e motor de ar) excepto o filtro, assim, quando chega ás 21.30h fica tudo off menos o filtro, volta tudo a funcionar pelas 9h da manhã de modo a tentar aproximar-me dos ciclos biológicos delas em relação aos dias/noites.

Obrigado por tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty
MensagemAssunto: Re: Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)   Recolha de tartaruga (pedido de ajuda) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Recolha de tartaruga (pedido de ajuda)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Primeira tartaruga - Pedido de ajuda
» Apresentação e pedido de ajuda com espécie da tartaruga Sammy
» o pedido de ajuda de Reggie
» Apresentação e um pedido de ajuda urgente
» Questionário - Tese Doutoramento (Pedido de Ajuda!)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: