Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Montagem de um Aquário EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Montagem de um Aquário EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Montagem de um Aquário EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Montagem de um Aquário EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Montagem de um Aquário EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Montagem de um Aquário EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Montagem de um Aquário EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Montagem de um Aquário EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Montagem de um Aquário EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Montagem de um Aquário

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Gabriel Costa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 21
Idade : 27
Localização : Torres Vedras (Lisboa)

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyTer 26 maio 2015 - 7:59

Bom Dia.
Estou a pensar em ter 2 tartarugas, mas antes queria ter já o meu aquário feito antes de as adquirir.
Ia Fazer em uma caixa de arrumações o meu aquário, já tenho termostato e uma bomba de 400 L/H que era de um dos aquários do meu pai. Com a bomba fiz um filtro caseiro com ela conectada a uma garrafa com, cerâmica, esponja e lã filtrante.
Estava a pensar ou fazer uma plataforma em acrílico colada á caixa com cola especial, se não com peças de lego do meu irmão, só que as peças são aquelas mais pequenas das casas e dos carros e não sei se seriam o ideal visto que são duras.
E a altura de água que eu devo colocar? 1 palmo de água chegara ou mais?
Agradecia as vossas opiniões.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyTer 26 maio 2015 - 11:22

Nao sei se a opçao do lego será a mais adequada. Vê na secçao diy sugestoes.

A medida tida como MINIMA é dua vezes o tamanho da carapaça em comprimento, mas deve ser ajustada com o crescimento.

A regra é alias quanto mais melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Costa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 21
Idade : 27
Localização : Torres Vedras (Lisboa)

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyQua 27 maio 2015 - 6:24

Tenho já caixas cá em casa com 60 / 40 / 30 cm, mas como estão com coisas acho que vou comprar mesmo outra e ver se consigo num tamanho maior ainda, isso não chegará para 2 tartarugas pelo menos uns 2 anos?
Tenho um aquário do meu pai com 100 / 40 / 50 cm e ele até nem precisa dele porque não esta a pensar em colocar mais peixes, mas acho que é demasiado grande para os primeiros tempos porque fica difícil limpa-lo devido ao tamanho e por estar a 1 m de altura.
E eu teria de desinfecta-lo todo antes de colocar as tartarugas, devido a ter lá antes peixes ou não seria necessário?
A essa medida de 2 vezes o tamanho da carapaça é a altura da água?
Só tenho mais uma duvida ao que me falta no aquário são as lâmpadas e em relação ao cálcio.
Basta ter 1 lâmpada UVB ou preciso também comprar a outra mesmo?
E tendo a lâmpada UVB e uma boa alimentação com ração e variar de vez em quando com vegetais e carne preciso de lhe dar cálcio? Se sim osso de choco daqueles que se dão aos pássaros servem é que tenho alguns guardados que o meu pai dá aos pássaros?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyQua 27 maio 2015 - 8:39

Gabriel Costa escreveu:
Tenho já caixas cá em casa com 60 / 40 / 30 cm, mas como estão com coisas acho que vou comprar mesmo outra e ver se consigo num tamanho maior ainda, isso não chegará para 2 tartarugas pelo menos uns 2 anos?

Sim é provavel. Offtopic, vi uma caixa de 150L no IKEA este fim de semana por €15.

Gabriel Costa escreveu:
Tenho um aquário do meu pai com 100 / 40 / 50 cm e ele até nem precisa dele porque não esta a pensar em colocar mais peixes, mas acho que é demasiado grande para os primeiros tempos porque fica difícil limpa-lo devido ao tamanho e por estar a 1 m de altura.

Não vejo problema em irem já para lá. Se optares pelas tartarugas vulgarmente á venda em pet-shops, sao eximias nadadoras e agradecem. Para aquario final é um bocado pequeno... Cuidado com tartarugas e peixes. Com o crescimento as tartarugas vao aceder ao topo do ecossistema. É provavel que os peixes comecem a desaparecer.

Gabriel Costa escreveu:
E eu teria de desinfecta-lo todo antes de colocar as tartarugas, devido a ter lá antes peixes ou não seria necessário?

Cuidado com as 'desinfecçoes'. Aquarios devem ser simplesmente lavados simplesmente com agua e esfregao.

Gabriel Costa escreveu:
A essa medida de 2 vezes o tamanho da carapaça é a altura da água?

"o aquaterrario deve ter 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua, Assim poder-se-á encontrar uma medida razoavel e o tamanho ira estar sempre adaptado ao tamanho final da especie em causa. " Aqui á algum tempo uma utilizadora do Brasil relacionou cm de tartaruga com litragem, mas nao retive nem na altura actualizei o tópico, mas era tambem interessante essa relaçao. (Alguem ajuda a localizar esse topico?). A ler:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Gabriel Costa escreveu:
Só tenho mais uma duvida ao que me falta no aquário são as lâmpadas e em relação ao cálcio.
Basta ter 1 lâmpada UVB ou preciso também comprar a outra mesmo?
E tendo a lâmpada UVB e uma boa alimentação com ração e variar de vez em quando com vegetais e carne preciso de lhe dar cálcio? Se sim osso de choco daqueles que se dão aos pássaros servem é que tenho alguns guardados que o meu pai dá aos pássaros?

Sim as duas são obrigatorias. Eu nao assumiria a carne na verdadeira acepçao da palavra, mas sim em algo como grilos, gafanhotos, insectos, caracois... A carne nao tem um racio calcio/fosforo equilibrado para as necesidades de uma tartaruga.
Pessoalmente á já muitos anos que nao uso pedra de calcio. Por outro lado considero o osso de choco uma excelente opçao.

Gostei de ler. Parece-me que sabes o que fazes e que estas informado.

Vai dando noticias.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Costa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 21
Idade : 27
Localização : Torres Vedras (Lisboa)

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyQui 28 maio 2015 - 6:24

Obrigado pelo apoio.
Eu queria mesmo muito ter pelo menos 2 tartarugas, porque só uma para ficar sozinha não acho bem.
Eu já sabia que aquele aquário nem daria bem só para uma tartaruga no seu tamanho máximo quanto mais 2, mas nesta altura não estou excelente de finanças e em 2~4 anos ate elas já terem um tamanho semi-adultas acho que se safam bem naquele aquário enquanto aumento o meu mealheiro para lhes dar depois um castelo.
Não sei se foi neste forum ou noutro diziam que se devia lavar os aquários com lixívia diluída em água e depois passar por água e deixar um bocado para sair mais o cheiro e que depois se podia colocar lá as tartarugas era só porque o aquário está já parado à uns 2 anos e podia ter lá ainda uns dejectos dos peixes.
Já vi que algumas pessoas também dão delicias do mar, são boas ou também tem um rácio mau?
Já estive ontem à procura das peças de lego do meu irmão e pelo que vi já não sei se faço a plataforma, ele tem muitas peças mas os tipos de peças que preciso ele tem de varias cores e não queria um arco íris, não sei se seria bom para as inquilinas visto que falaram em pedras de cores vivas elas não gostam e depois outro problema são as peças, se se soltam la vão elas as comer e dá logo problema.
Em relação ao filtro achas que devo colocar carvão activo?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyQui 28 maio 2015 - 11:47

Gabriel Costa escreveu:
Obrigado pelo apoio.
Eu queria mesmo muito ter pelo menos 2 tartarugas, porque só uma para ficar sozinha não acho bem.
Se for por ai tenho-te a dizer que as tartarugas sao animais solitarios. Só se juntam para acasalar, ou naquelas bonitas imagens que muitas vezes vemos por ai, a termoregularem-se e a apanhar sol.


Gabriel Costa escreveu:
Eu já sabia que aquele aquário nem daria bem só para uma tartaruga no seu tamanho máximo quanto mais  2, mas nesta altura não estou excelente de finanças e em 2~4 anos ate elas já terem um tamanho semi-adultas acho que se safam bem naquele aquário enquanto aumento o meu mealheiro para lhes dar depois um castelo.
Não sei se foi neste forum ou noutro diziam que se devia lavar os aquários com lixívia diluída em água e depois passar por água e deixar um bocado para sair mais o cheiro e que depois se podia colocar lá as tartarugas era só porque o aquário está já parado à uns 2 anos e podia ter lá ainda uns dejectos dos peixes.
Podes usar uma diluiçao de lixivia em agua, mas muito cuidado! É necessario enxaguar muito bem!

Gabriel Costa escreveu:
Já vi que algumas pessoas também dão delicias do mar, são boas ou também tem um rácio mau?

Nao aconselho. É um alimento processado.

Gabriel Costa escreveu:
Já estive ontem à procura das peças de lego do meu irmão e pelo que vi já não sei se faço a plataforma, ele tem muitas peças mas os tipos de peças que preciso ele tem de varias cores e não queria um arco íris, não sei se seria bom para as inquilinas visto que falaram em pedras de cores vivas elas não gostam e depois outro problema são as peças, se se soltam la vão elas as comer e dá logo problema.

Sinceramente nao me parece uma boa opçao. Porque nao usas roofmate? Tens tambem a opçao da cortiça, madeira...


Gabriel Costa escreveu:
Em relação ao filtro achas que devo colocar carvão activo?

Sim, aconselho. Acho que com tartarugas é importante.
Ir para o topo Ir para baixo
TFPMs
Iniciante
Iniciante
TFPMs


Masculino Mensagens : 53
Localização : Vila Nova de Gaia

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyQui 28 maio 2015 - 15:11

Falando por experiência própria, não aconselho o uso dos legos. Tentei fazer algo que servisse de rampa e esconderijo para as minhas duas tartarugas e elas não lhe acharam piada
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Costa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 21
Idade : 27
Localização : Torres Vedras (Lisboa)

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptySex 29 maio 2015 - 6:07

Sim eu sei que são animais solitários em estado selvagem, mas acho que domesticas ficam melhores com alguma companhia visto que depois ficam sozinhas metade do dia porque vou trabalhar.
Acho que vou fazer mesmo em madeira, tenho imensa e posso prega-la ou tem algum inconveniente ou devo cola-la?
E já me disseram 2 coisas não sei qual a melhor, devo trocar 30% da água 2 em 2 dias ou toda ela semana a semana?
E a água da torneira é opção ou não? Já me disseram que sim que só a devia deixar repousar 1 dia mas queria mais opiniões.
Mas achas que seria preferível só ter 1 tartaruga? É que mais tarde posso querer ter +1 e depois fica mais difícil o relacionamento entre elas, do que ter já as 2 juntas.
Peço desculpa pela minha inexperiência, é que quero dar as melhores condições que posso aos meus pré-inquilinos só que queria ter várias opiniões.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptySex 29 maio 2015 - 15:04

Gabriel Costa escreveu:
Sim eu sei que são animais solitários em estado selvagem, mas acho que domesticas ficam melhores com alguma companhia visto que depois ficam sozinhas metade do dia porque vou trabalhar.

Gabriel Costa escreveu:
Mas achas que seria preferível só ter 1 tartaruga? É que mais tarde posso querer ter +1 e depois fica mais difícil o relacionamento entre elas, do que ter já as 2 juntas.

Como referi as tartarugas sao animais solitarios, nao necessitam de companhia.

A opçao é sempre tua. Claro que podes ter outra tartaruga. Estas alertado para que crescem e para o futuro para a necessidade de um up-grade.


Gabriel Costa escreveu:
Acho que vou fazer mesmo em madeira, tenho imensa e posso prega-la ou tem algum inconveniente ou devo cola-la?

Podes fazer como entenderes. Se usares pregos usa de inox para nao enferrujar.

Gabriel Costa escreveu:
E já me disseram 2 coisas não sei qual a melhor, devo trocar 30% da água 2 em 2 dias ou toda ela semana a semana?
E a água da torneira é opção ou não? Já me disseram que sim que só a devia deixar repousar 1 dia mas queria mais opiniões.

Mudar a agua toda é um erro grave. Ciclas-te o aquario? O ideal é comprares os testes e monitorizares a agua. A quantidade da agua vai influenciar esse espaçamento. Eu uso agua directamente da torneira, tambem nao teria grande viabilidade de outra forma a fazer Tpas de cento e muitos litros... Mais valia se calhar abandonar o Hobbie.
Sim idealmente a gaua deve repousar. Mas as tartarugas nao sao particularemente sensiveis as condiçoes da agua.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Costa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 21
Idade : 27
Localização : Torres Vedras (Lisboa)

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyDom 31 maio 2015 - 7:25

Boas.
Ainda não fiz a ciclagem devido a ainda não ter arranjado a caixa mas hoje já a vou a arranjar e a ver se ate ao fim desta semana já tenho a minha companheira.
Em relação ao processo de ciclagem mesmo depois de ler o tópico disso e vários fóruns ainda não sei como o começar, diz que preciso de um peixe para o começar ou aqueles aceleradores de amónia não é?
E se arranjo a tartaruga onde a coloco ate ter terminado a ciclagem e demora +ou- quantos dias?
Estive a pensar em colocar uns peixes daqueles limpa fundos que sempre ajudavam a ter mais limpo o aquário acho eu.
Estou mesmo a também a quase a desistir da caixa e de ir para o aquário do meu pai, só não sei se fico com o meu filtro caseiro se com o dele mais potente que é daqueles externos tipo canister, só que aquilo faz barulho com a água a passar lá por dentro e não me vai me gastar mais energia.
O carvão activo tem validade? Tenho aqui um saco perdido do meu pai que nunca usou isto já parece ter uns 10 anos será que ainda serve?
Já vi que tenho de fazer adaptações ao meu filtro DIY visto que só tem esponja, lã e cerâmica.
Basta só por mais o carvão ou necessito de mais algo lá? e qual a onde dos componentes a sair da bomba para o filtro até ao fim do filtro para a água?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptyDom 31 maio 2015 - 20:17

Boa noite, é muito facil começar a ciclar um aquario, agua para dentro e ligas o filtro, podes colocar um peixe qualquer, quanto mais resistente melhor (ex. peixe vermelho).
comprar a tartaruga so mais para o fim do processo de cilcagem se nao poderes aguardar podes mete-la no aquario mas vais ver logo uma mudança rapida na qualidade da agua durante a primeira semana com trocas parciais de agua pelo meio para ajudar a clarear a agua.
existe um problema em colocar esses peixes, limpa fundos nos aquarios de tartarugas pois tens de ter um bom filtro, para eles poderem aguentar a qualidade da agua, criada pela sujidade das tartarugas, elas sao muito porquinhas.
quanto ao filtro quanto maior poder ser melhor, se tens um diy feito por ti que seja melhor que o filtro bom força senão podes usar o canister costumam ser muito bons a filtrar a agua do aquario, quanto a gastos tens de ler nas instruçoes qual dos filtros gasta mais, mas tendo em conta a qualidade de filtragem de cada um, pois um pode gastar mais, mas ter uma filtragem muito melhor, logo compensa.
o carvao activado tem validade é melhor não usar.
aposta antes em ceramicas para o filtro e esponjas para os lixos maiores.
a ordem das materias filtrantes normalmente é esponjas e la filtrante onde entra a agua e ceramicas depois.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Costa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 21
Idade : 27
Localização : Torres Vedras (Lisboa)

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptySeg 1 Jun 2015 - 6:51

Já deu tudo mal, não sei se foi da água ou do carvão a água tem ph + de 7,4 e parece que cheira a lexivia, vou tirar a água e tirar este carvão e passar tudo por agua quente para lavar tudo.
Então vou deixar a água repousar até logo à noite e então ligo tudo para começar a circular.
Já vi que o termostato esta bom desde ontem que o liguei esteve sempre entre os 24~26º a água.
Estive à procura e ainda não sei bem qual o valor do ph que a água deve ter, mas se eu modificar agora o ph depois ele voltará a mudar com os dejectos da tartaruga por isso não sei bem que valor deve estar e o nível de amónia também deve estar a quanto? A cerâmica também tem validade já agora? É que estou a usar as que estavam no filtro do meu pai será que tem problema?
Ontem passei por outra pet-shop e o que eu vi? Umas 10~15 tartarugas uma em cima de outra num aquário minúsculo e a dizerem que eram tartarugas Hieroglificas e logo a quase 20 € cada só que na verdade  deveriam ser Trachemys Scripta pela marcas de baixo da caraça via-se logo que não eram Hieroglifica visto que tinham círculos.
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptySeg 1 Jun 2015 - 21:57

boas com calma isso vai ao sitio o ph pode ficar na casa dos 7.
as ceramicas devem ser trocadas quando tiverem muito sujas mas duram muitos anos
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário EmptySeg 8 Jun 2015 - 9:46

Boas,

As ceramicas se forem fervidas ficam outra vez novas e branquinhas, nao tem desgaste.

O carvao activo se nunca foi utilizado a partida estará bom. O carvao activo em uso deve ser substituido mensalmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Montagem de um Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de um Aquário   Montagem de um Aquário Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Montagem de um Aquário
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Montagem de aquarios
» Montagem de aquario.
» Aquaterrário do Franklin
» ideia para uma nova montagem
» montagem do meu aquaterrário

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: