Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Mergulhando no novo mundo das tartarugas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Civfan
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : Esposende

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySex 13 Mar 2015 - 23:36

Olá pessoal.
Sou novo no fórum e venho apresentar aqui as minhas duas tartarugas e o seu aquário.
Tudo começou quando a minha filhota ( 8 anos) queria uma tartaruga, apoiada pela mãe, e quando cai na tentação de as comprar, pronto, tomei consciência do trabalho que implica e basicamente passou a ser problema meu cuidar delas... Shocked

Tentei, dentro do possível , dar-lhes um lar condigno (que concilie a dignidade delas com os meus euros).

Basicamente o aquário tem cerca de 30 litros de água, termostato a 25graus, filtro externo boyu com 150lts, lâmpada uvb...
Faço tpas diários ( aspirar os dejectos maiores e cerca de 2 Lts de água.
O filtro traz esponja grossa, fina (acrescentada por mim em vez da cerâmica para a filtragem biológica, e carvão).

Vamos ver como se aguentam, para já parecem estar muito bem.

Duvidas:
Ouço dizer que 30lts é pouco mas nesta fase elas parecem dar-se bem. Não quero colocar os recepientes de plástico do ikea (100lts) no local onde as tenho, e os aquários maiores parecem muito caros!

Gostava de saber qual é a sub-especie delas. Se alguém me puder elucidar, agradeço.

Filtragem: recomendam filtragem biológica para um aquário de tartarugas? Porque? Percebo o ciclo dos nitratos, mas como as tartarugas não respiram na agua, isso não lhes afecta. Não sera mais adequado reforçar a filtragem mecânica?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Civfan
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : Esposende

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySex 13 Mar 2015 - 23:41

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 2im9uyp

Ps.: está a ser um pouco difícil postal imagens pelo iPad, pelo que ponho o resto mais tarde.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySáb 14 Mar 2015 - 10:21

Boas,

Antes de mais bem vindo á comunidade.

Pareces-me bem informado, e até bem inteirado das necessidades delas, normalmente o pessoal quando chega aqui ainda vem 'cru'.

30 litros nao é muito, mas se calhar estará mais ou menos adequado ao seu tamanho, e neste momento. Parece-me que podes encher ainda consideravelmente o aquario. Quanto mais agua tiveres mais estavel vai estar o aquario e menos trabalho com manutençoes vais ter...

Se nos mandares melhores fotografias nomeadamente da cabeça, poderemos tentar ajudar a identificar a especie.

É verdade que as tartarugas nao sao particularmente sensiveis as condiçoes da agua. As tartarugas tem um alto potencial poluidor neste caso x2. A soluçao para mim passa pela filtragem biologica, mecanica e quimica. A quimica serve para anular a quimica dos xixis poderosos. Agua quando baste e um filtro poderoso de preferencia externo são imperativos. De resto de que serve uma agua aparentemente limpa se cheira a ovos podres? Wink scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Civfan
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : Esposende

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySáb 14 Mar 2015 - 17:29

Obrigado pelo comentário.
Não estava a conseguir postar imagens em condições (por causa da função copy-past no ipad), mas posto agora em baixo uns closes das bichinhas e do aquario.
Não se via bem na imagem do 1º post, mas o aquário está cheio de agua até à base seca onde elas poderão subir para se secar.

Estive a informar-me mal recebi as tartas, e por isso tentei, dentro dos euros disponíveis, arranjar o melhor habitat possível. Não querendo ir para as soluções do ikea de recipientes plasticos que teriam 150lts, reconheço que fica caro montar um aquario grande (100lt-200lts).

Neste, com tudo, já gastei cerca de 180€!
(aquario que leva 30tls até à base seca, termostato (50W), lampada uvb 5, fitro externo para 150lts, bomba manual para tirar agua, extensão de mangueira, comida (sticks e gammarus para dar às vezes, calcio... e as 2 tartarugas) Por agora ficam por aqui. Smile

Restam-me para já três duvidas:

1.Ter a certeza de qual a sua sub-especie (penso que não se diz raça...)

2. Se devo ou não no filtro fazer a filtragem biologica - com os cilindros de ceramica?
Isto porque, o filtro trazia uma esponja grossa (filtragem mecanica), saco com cilindros de ceramica (filtragem biologica) e saco de carvão (filtragem quimica).

O que fiz foi retirar a filtragem de ceramica (biologica) e reforçar a mecanica (com um filtro fino). A minha duvida é se deveria deixar a filtragem de ceramica (biologica). Não cabera tudo no filtro e ter bacterias que transformam nitratos em nitritos fará alguma coisa à agua em termos de por exemplo maus cheiros, cor, etc?
Sei que ajuda muito nos peixes em termos de eles "respirarem" na agua, mas nas tartarugas não tem efeito, e no efeito na agua tenho duvidas.

Tambem com a necessidade que sempre havera de regulares TPAs, o ciclo de nitratos não deverá estabilizar mesmo com as bacterias que os transformam em nitritos... é uma duvida.


3. Tenho a agua a 25º. Como está em casa, a temperatura do ar deverá andar eventualmente nos 22º (não tenho lampada para aquecer o ambiente do aquario)... Inicialmente tinha a agua a 26º (parece que será o indicado) mas baixei um pouco para a amplitude termica não ser muita (ar-agua).

Segue algumas fotos:

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Ftoda9

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 2m67l0k

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 2ujoaiw

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 21oon6f

Mergulhando no novo mundo das tartarugas J94tnq

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 2nu7m6p

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 34or1p5

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 2cn6xpf

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 1h88ih

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 24z8y2c

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 23kxa2e

Mergulhando no novo mundo das tartarugas I56s88

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 2zqzms4

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 2pys6ix

PS.: Uma delas é um pouco maior que a outra e a mais pequena não tem os riscos em metade da parte de de baixo do corpo. Espero que a saude delas em geral seja boa.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySeg 16 Mar 2015 - 10:14

Boas,


Respondendo as tuas questoes:

1. Especie - Pseudemys concinna hieroglyphica

2. Filtro - Não me pareces propriamente uma pessoa mal informada mas vou deixar a minha opiniao. Desconheço as caracteristicas do filtro e a sua capacidade de alojamento de matérias filtrantes , bem como capacidade litragem/hora. Por norma o pessoal usa filtros internos para esse tipo de aquarios e o feedback é que sao manifestamente pouco eficazes. Sinceramente e um bocado sem conhecimento de causa do filtro em questao utilizaria todos os tipos de filtragem ao dispor. Como já referi considero o carvao activo importante com tartarugas pela eliminaçao da quimica de xixis e odores. Não me vou manifestar em relaçao aos outros tipos de filtragem.  Aconselho a ler o tópico da filtragem.
             A grande questão está em saber se realmente o ciclo se vai realmente concretizar e ser eficaz com 30l e duas tartarugas, ainda que bébés, e o seu poderoso potencial poluidor. É provavel a necessidade de Tpa´s varias vezes por semana. E elas vão crescer ainda são bébés... Por norma o que constato é que o pessoal que tem filtros internos padrao, tem muita dificuldade em manter a qualidade da agua, e falando em litragens reduzidas.

3. Temperatura - Antes de mais considero a esta altura do campeonato, e para tartarugas que nao hibernem, obrigatoria a lampada de aquecimento. A lampada Uvb estimula a sintetizaçao da vitamina D, e a de aquecimento o metabolismo, ambas imitam a radiaçao e o calor do sol. Apontaria como temperatura ideal da agua o intervalo 22-24º C, apontando como target os 24ºC. Acima disso só para estimulaçao do metabolismo e recuperaçao de enfermidades.

Em relaçao ao aquario provavelmente a plataforma é fixa, não? Se não aconselho a subir o nivel da agua tanto quanto possivel.

Espero de alguma forma ter ajudado com esta partilhada de ideias.

Gostei de ver as fotos.

Sinceramente a minha fase preferida das tartarugas é enquanto bébés!

Tambem não consegui deixar de reparar no Disney Chanel. Cá por casa o canal mais visto é o Disney Junior. Very Happy Wink

Vai-nos mantendo actualizados, e boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
Civfan
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : Esposende

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySeg 16 Mar 2015 - 10:45

Obrigado Norby.
Vou ver a questão da lampada de aquecimento. (iria implicar um lâmpada provavelmente de muitos watts (60w-70w?!) sempre ligada, presumo...
Carvão tem. O biologico (cilindros de ceramica) ainda vou ver se volto a colocar.
Quanto à água e aos dejectos dela, na verdade tenho feito Tpas diários.
O filtro Boyu externo parece-me bom, sendo que é um filtro barato. Cheguei a ter uns dias um interno, e não tem comparação a eficiência deste com o outro.

Mais tarde já, se tudo correr bem e elas crescerem (como é esperado), terei que arranjar uma solução diferente.
Já tive a ver a situação, e nessa altura teriam que ir para um espaço exterior, provavelmente um solario no sotao no exterior, onde teriam espaço para 200lts ou mais. Mas nesse caso, estariam à temperatura ambiente, hibernariam, etc... é algo a pensar no futuro.

*A disney ou o cartoon network é o que mais se gasta cá em casa! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySeg 16 Mar 2015 - 12:43

Pessoalmente uso uma lampada incandescente de 25w. Tens no entanto alternativas comerciais á venda em petshops.

Recomendo a utilizaçao de um temporizador para ambas as lampadas ligado umas 8-10h/dia.

Parece-me bem o teu plano de backup para quando crescerem.

Agora é ir aproveitando o crescimento, para já estao muito bem assim! Wink

Mergulhando no novo mundo das tartarugas 27915green
Ir para o topo Ir para baixo
Civfan
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : Esposende

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySex 20 Mar 2015 - 1:10

Para o aquecimento adaptei uma lâmpada de halogeneo de 28w. Será que é adequado?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySex 20 Mar 2015 - 10:58

Boas

Tenho algumas duvidas.

A questao está em que a lampada produza calor. Essa é a razao pela qual a lampada Uvb nao serve, porque é uma lampada fria.

Como referi a ideia é que produza calor.
Ir para o topo Ir para baixo
Civfan
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : Esposende

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySex 20 Mar 2015 - 13:46

Ora bem, o que quis dizer foi que agora tenho duas lâmpadas:  uma uva/uvb para as radiações (comprei numa loja de animais específica para isso) mas que não aquece. E como aquecimento estava a usar uma outra lampada: lampada de halogeneo de 28w. 
Os halogeneos são como as incandescentes - aquecem. Em vez de filamentos de tungstênio usam o gas de halogeneo.
Mas como não a comprei numa loja de animais específica para aquecer o ambiente, a minha dúvida é se a temperatura que gera será suficiente ou adequada.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas EmptySex 20 Mar 2015 - 15:12

Ok. Sendo assim acredito que sirva.

Terás que fazer a mediçao com um termometro. Algo a apontar para os 32º C seria perfeito. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Mergulhando no novo mundo das tartarugas   Mergulhando no novo mundo das tartarugas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mergulhando no novo mundo das tartarugas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novo no mundo das tartarugas....por acaso
» Criação de um novo mundo
» Mundo das Tartarugas no Facebook
» O Fantastico mundo das Tartarugas!
» Tartarugas à volta do mundo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Fotografias e Videos-
Ir para: