Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Dúvida sobre bomba e filtragem EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Dúvida sobre bomba e filtragem

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Gainunx
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 20
Localização : Brasil

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyDom 14 Dez 2014 - 22:12

A bomba precisa também oxigenar a água? É possível tapar o tubinho de ar que fica para fora d'água e assim fazer a bomba trabalhar apenas com a filtragem da água - o que diminui o barulho e a agitação da água. Então é preciso eu manter o ar ou posso deixar a bomba só a filtrar a água?

E é normal a água ficar um pouquinho turva mesmo com um filtro? Após dois dias o tom da água está um pouco esverdeado, não está com mal cheiro ou aparentando sua, só um pouco mais turva.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptySeg 15 Dez 2014 - 14:59

Boas,

Não estou a visualizar o que descreves, mas sim podes eliminar o tubo de ar.

Um filtro só por si nao faz milagres, tem que estar dimensionado ao volume de agua e á fauna. As tartarugas sao animais altamente poluidores.
Ir para o topo Ir para baixo
Gainunx
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 20
Localização : Brasil

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyTer 16 Dez 2014 - 16:25

Alguém pode me dizer qual a vazão ideal para uma bomba submersa? A minha é de 280l/h meu aquário é de 70l. É o suficiente?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyTer 16 Dez 2014 - 18:01

Nao referes a fauna. Se a tartaruga é bébé pode ser que sim, mas a avaliar pelo que descreves no 1º post é provavel que seja mesmo pouco.

Por norma os filtros internos padrao vem dimensionados para peixes, e as tartarugas são muito mais poluidoras...

A referencia para a potencia do filtro costuma ser entre 5 a 10x a litragem/hora do aquario. Costuma-se dizer que com tartarugas quanto mais melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Nair
Iniciante
Iniciante
Nair


Feminino Mensagens : 41
Idade : 42
Localização : Lisboa

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyTer 16 Dez 2014 - 22:48

Em relação ao problema da turvação da água, inicialmente tinha o mesmo problema. Depois decidi experimentar um filtro caseiro (diy) e resultou, tenho água limpinha. Simplesmente liguei uma mangueirinha da saída de água do filtro a uma garrafa vazia e a água passa por cerâmicas (no meu caso ainda são tampinhas de garrafa) e depois fibra de enchimento de casacos, peluches etc, há algo mais adequado à venda nas lojas de animais mas julgo que seja semelhante se não for igual. Tenho fotos num tópico "a minha ugabuga e a sua casinha".

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Gainunx
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 20
Localização : Brasil

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyTer 16 Dez 2014 - 23:14

Eu medi aqui o espaço tomado pela água, apesar de o aquário ter capacidade para 75l., como ele está cheio até a altura da plataforma seca, ele está com 60l. Ainda assim me parece que uma bomba de 280l/h não é o bastante. De qualquer forma, está apenas há cerca de dois dias instalado - não posso afirmar muito sobre a eficiência: a água está ligeiramente mais turva que o normal, não tem mal cheiro. O único problema - mas penso que esse problema não tem a ver com a potencia da bomba - é os detritos que se acumulam no fundo (restos de ração, fezes...).

Eu estou usando uma espécie de aspirador improvisado para limpar o fundo: uma mangueira em desnível (que também uso pra trocar a água). Aproveito a força da sucção para aspirar a sujeira no fundo do aquário. Esse processo tira cerca de 5 cm. de água do aquário, mas penso que isso não é um problema.
Ir para o topo Ir para baixo
Gainunx
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 20
Localização : Brasil

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyTer 16 Dez 2014 - 23:16

Nair escreveu:
Em relação ao problema da turvação da água, inicialmente tinha o mesmo problema. Depois decidi experimentar um filtro caseiro (diy) e resultou, tenho água limpinha. Simplesmente liguei uma mangueirinha da saída de água do filtro a uma garrafa vazia e a água passa por cerâmicas (no meu caso ainda são tampinhas de garrafa) e depois fibra de enchimento de casacos, peluches etc, há algo mais adequado à venda nas lojas de animais mas julgo que seja semelhante se não for igual. Tenho fotos num tópico "a minha ugabuga e a sua casinha".

Cumprimentos

Obrigado Nair, vou olhar esse filtro caseiro. O meu é um daqueles com filtragem em três fases - lã, carvão ativo (no meu caso uso um produto sintético que segundo o vendedor substitui o carvão) e umas pedras que ficam no último nível.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQua 17 Dez 2014 - 9:26

Boas,

Parece-me bem o teu filtro. Essas tais pedras sao as ceramicas. É pena nao ser um pouco mais potente. Penso que o filtro que tenho no aquario de 60l tambem faz 280L/H.

O sinfonamento ajuda a manter a qualidade da agua por mais tempo. Alimentar num outro local pode tambem ser uma opçao, e/ou recolher os restas de comida apos a refeiçao. ( suponho que a zona onde estas seja quente, nao havendo o problema das mudanças bruscas de temperatura )
Ir para o topo Ir para baixo
Gainunx
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 20
Localização : Brasil

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQua 17 Dez 2014 - 15:39

É, mas acho que tem algo errado. Hoje o aquário estava com muitas bolhas, praticamente uma espuma, na superfície. Será que isso é devido a potência da bomba? Curiosamente há poucos detritos no chão do aquaterrário. Em partes, penso, porque passei jogar pouca ração e em uma área onde notei que detritos que caiam eram mais facilmente tragados pelo filtro antes de chegar ao chão.

Outra coisa, a quantia de cerâmica que eu comprei é insuficiente para preencher todo o recipiente do filtro (diferente do recipiente onde fica a lã, que está todo preenchido), as pedrinhas ocupam a metade do espaço. Isso pode também causar problemas?

Hoje eu não terei tempo de ir até a loja de aquários para ver se troco a bomba. Então vou apenas remover a espuma, talvez uns 20 por cento da água.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQua 17 Dez 2014 - 16:12

Leste [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fizeste a ciclagem?

Essa espuma sao tipicamente as bacterias (entendam-se beneficas) do filtro mortas.

Há ai qualquer coisa no equilibrio que nao está a bater certo. As esponjas e todas as materias filtrantes devem ser apenas lavadas com agua retirada do aquario. Os tpa´s devem ser de cerca de 30 %, no maximo dos maximos 50% do volume de agua.
Ir para o topo Ir para baixo
Gainunx
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 20
Localização : Brasil

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQui 18 Dez 2014 - 3:00

norby escreveu:
Leste [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fizeste a ciclagem?

Essa espuma sao tipicamente as bacterias (entendam-se beneficas) do filtro mortas.

Há ai qualquer coisa no equilibrio que nao está a bater certo. As esponjas e todas as materias filtrantes devem ser apenas lavadas com agua retirada do aquario. Os tpa´s devem ser de cerca de 30 %, no maximo dos maximos 50% do volume de agua.

Apesar de ter feito alguma pesquisa e leitura em tópicos de filtragem, esse me passou despercebido. Obrigado por indicar. Vou ler com cautela.

A primeira vez que juntou espuma, e juntou muita eu tirei toda a água para limpar. Mas agora não farei mais isso, mesmo que juntar eu apenas vou limpar e manter pelo menos 50 por cento da água que já estava no aquário.

Dessa vez eu apenas removi o filtro pra instalar a nova bomba que resolvi comprar hoje - mas nem limpei os materiais visto que já tinha feito isso há 3 dias. Agora tenho uma bomba de 700l/h. Como a bomba veio com um filtro pequeno (desses com uma espuma e umas bolinhas de plástico), eu resolvi colocar a bomba menos potente - de 280l/h nele e o mais potente no filtro antigo - que é um filtro de três fases com capacidade para um aquário de noventa litros (o que me deu algum trabalho de improvisação, já que as saídas das bombas eram de tamanhos ligeiramente diferentes e tive algum problema para encaixar ela nos filtros).

Agora, mesmo que surgir espuma não vou remover a água, farei apenas a limpeza e aguardarei para ver se o aquário atinja algum equilíbrio (li em algum lugar que isso pode ocorrer no início mas depois fica normal).

Quando a turvação da água, creio que é um pouco de neura minha, a água fica um pouco embaçada, num tom verde, mas só se eu olhar através do aquário do lado mais distante para o outro. Olhando de cima ou de frente não parece turva. Além disso, não noto mal cheiro (e eu já vi bem como a água fica podre de um dia para o outro quando coloquei a tartaruga sem filtro algum). Como nunca vi um aquário desses funcionando adequadamente de perto não tenho noção, mas penso que é normal a água não ficar cristalina como num copo com água mineral.

Uma última questão tola: tem algum problema colocar a mão dentro da água? Hoje tive de por diversas vezes trabalhar com as mãos na água do aquário, para ajustar a posição dos filtros e bombas. Digo, problema para a água e para a tartaruga, penso que para mim basta lavar bem as mãos depois do trabalho.

Grato a todos que estão ajudando e aconselhando. Paciência, certamente é uma virtude para aprender aquarismo...
Ir para o topo Ir para baixo
Gainunx
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 20
Localização : Brasil

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQui 18 Dez 2014 - 3:48

norby escreveu:
Leste [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fizeste a ciclagem?

Essa espuma sao tipicamente as bacterias (entendam-se beneficas) do filtro mortas.

Há ai qualquer coisa no equilibrio que nao está a bater certo. As esponjas e todas as materias filtrantes devem ser apenas lavadas com agua retirada do aquario. Os tpa´s devem ser de cerca de 30 %, no maximo dos maximos 50% do volume de agua.

Li o tópico agora. Pelo que entendi devo fazer a ciclagem - trocar cerca de 20 por cento da água, a cada dois dias?

Quanto a isso restou algumas dúvidas:
Isso deve ser feito sempre ou até o aquário adquirir algum tipo de "equilíbrio biológico"? Se for esse último caso, quanto tempo em média leva esse processo?

E estou usando Purigen no lugar do carvão ativado. Não tem problema em usa-lo durante esse processo de ciclagem?

Grato!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQui 18 Dez 2014 - 10:10

Gainunx escreveu:

Li o tópico agora. Pelo que entendi devo fazer a ciclagem - trocar cerca de 20 por cento da água, a cada dois dias?

(...)

Sim deves fazer a ciclagem. Não percebi a tua pergunta. Não percebi a relaçao que crias entre ciclagem e mudar 20% da agua de 2 em dois dias. scratch

Sim a ciclagem consiste em colocar o aquario em equilibrio, uma vez conseguido diz-se que o aquario está ciclado, e nesse altura vao existir no aquario um conjunto de baterias que vai ajudar a transformar as substancias poluentes, derivadas de cocos e xixis, em substancias menos poluentes. Por norma aponta-se para um mes, mas é apenas um valor de referencia. Tudo é relativo. Existem testes que ajudam a comprovar esse equilibrio. É Provável que não necessite de tanto tempo.

Não sei o que é Purigem.

Ressalvo que as tartarugas tem um alto potencial poluidor. Aquario de pequenas litragens com tartarugas adultas estarao permanentemente em sobrecarga. Algo em torno dos 200, 300l PELO MENOS é necessario. Idealmente com tartarugas deve-se optar por filtros externos pelo seu maior potencial de filtragem e capacidade de alojamento de materiais filtrantes.
Ir para o topo Ir para baixo
Gainunx
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 20
Localização : Brasil

Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem EmptyQui 18 Dez 2014 - 14:34

Purigen é um produto sintético utilizado para substituir o carvão ativo na filtragem química. Pela descrição, ele controla nitritos, nitratos, e amônia por remover  o azoto. Pela lógica, se ele diminuí os níveis de amônia, ele pode dificultar, então, o surgimento dessas bactérias benéficas. Ontem pesquisei fóruns de usuários, e apesar de alguma controvérsia, a maioria diz para não usar Purigen durante o período de ciclagem - assim como dizem o mesmo sobre o carvão ativo, aliás no meu filtro veio a indicação de não usar o carvão ativo nos primeiros 90 dias de funcionamento do aquário.

Entretanto, penso que essas indicações são válidas para criação de peixes. Se tartarugas poluem mais, portanto, produzem mais azoto (o fato de minha água ficar ligeiramente turva, creio, indica que mesmo o Purigem não está sendo cem por cento eficaz), por isso, não creio que o Purigem, ou o carvão ativo, atrapalhe muito na ciclagem. Claro, estou apenas especulando. Por hora, vou deixar o Purigem e fazer a ciclagem. Tenho por mim que se retira-lo a água irá turvar por demais.

(eu tentei colocar o link para a página do produto, mas não tenho permissão para fazê-lo).
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre bomba e filtragem Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre bomba e filtragem   Dúvida sobre bomba e filtragem Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre bomba e filtragem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre bomba + filtro
» lago de jardim - dúvida sobre bomba
» Sistema de filtragem - lâmpada UV e bomba compatível.
» Duvida sobre termostato
» tenho duvida sobre a junção de tartarugas, duvida!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: