Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Lâmpada UVa - Página 3 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Lâmpada UVa - Página 3 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Lâmpada UVa - Página 3 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Lâmpada UVa - Página 3 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Lâmpada UVa - Página 3 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Lâmpada UVa - Página 3 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Lâmpada UVa - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Lâmpada UVa - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Lâmpada UVa - Página 3 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Lâmpada UVa

Ir para baixo 
+13
RP
João Costa
Ryuuku
smokinadjoy
moraes
tyutry
leonor a
Tartarugas Ninja
Marcos1989
kilava
blopes
RMP
The_And
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
João Costa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 157
Idade : 30
Localização : Portugal

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyTer 21 Jan 2014 - 20:23

smokinadjoy e Ryuuku Muito obrigado pela informação!
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyTer 21 Jan 2014 - 20:24

Sempre as ordens!

MAs de qualquer forma le o topico que o smoki meteu ca... deve ter informação mais precisa Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyTer 21 Jan 2014 - 21:02

Vou tentar ajudar algo sobre as lâmpadas, sobretudo porque tenho visto muita gente "iludida", porque coloca as tartarugas ao sol.

O sol agora é fraco e não emite grande radiação, além disso elas precisam de SOL DIRETO e qualquer vidro ou plástico não deixa passar a radiação benéfica. Por outro lado, para passar o sol direto, a tartaruga vai estar exposta ao frio!

Ou seja, no Outono / Inverno, TODAS as tartarugas bebés e juvenis, necessitam de luz com radiação UVB para se desenvolverem de modo normal. Por isso, só mesmo uma lâmpada UVB deve ser utilizada, na maioria das espécies, e a uma distância da carapaça que permita à tartaruga beneficiar mesmo; estilo 20 / 30 cms no máximo. A lâmpada UVB é fundamental no Outono/Inverno (para as que não hibernam, claro).  Wink 

...................

A lâmpada com UVA é basicamente uma lâmpada que emite CALOR, de que elas gostam muito e que serve para se termoregularem. É importante sobretudo no Inverno também.
No Verão , com o calor que se instala dentro das nossas casas, não é tão importante, mas muitas espécies, mesmo no Verão gostam de se aquecer debaixo de uma lâmpada ( ou de preferência o sol), estimulando o seu comportamento, seja para efeitos de alimentação e digestão, seja comportamento sexual, ou outro.  Wink 
Ir para o topo Ir para baixo
AnimalMan
Iniciante
Iniciante
AnimalMan


Masculino Mensagens : 130
Idade : 25
Localização : Sao Miguel, Acores

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptySáb 25 Jan 2014 - 22:40

Marcos e smokinadjoy eu quando fui à agriloja vi plataformas a 14 euros e tambem vi lampadas entre 4 e 6 euros mas nao sei se eram UVB ou UVA.
Quando for la outra vez vou comprar uma . 4 euros  affraid 
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyDom 26 Jan 2014 - 0:25

Ja compras te o termostato ? Isso é que é o mais Importante.
Ir para o topo Ir para baixo
AnimalMan
Iniciante
Iniciante
AnimalMan


Masculino Mensagens : 130
Idade : 25
Localização : Sao Miguel, Acores

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyDom 26 Jan 2014 - 0:43

Se tudo correr bem vou comprar o termostato sexta feira.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyDom 26 Jan 2014 - 1:09

Isso e que e importantes , tens 14anos ? Foi dificil convencer os pais a comprar essas coisas ? Eu sei o que é isso Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
AnimalMan
Iniciante
Iniciante
AnimalMan


Masculino Mensagens : 130
Idade : 25
Localização : Sao Miguel, Acores

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyDom 26 Jan 2014 - 15:59

Sim tenho 14 anos. Nao foi dificill porque o dinheiro foi meu.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyDom 26 Jan 2014 - 18:10

Ahaha ta bem ... entao compra la o termostato , é bom para as tuas tartas
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaFSP
Iniciante
Iniciante
AndreiaFSP


Feminino Mensagens : 9
Idade : 34
Localização : Mafra

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Eu bem que pesquisei mas...   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyQui 16 Jul 2015 - 11:17

Olá bom dia,

Eu e o meu namorado temos duas tartaruguinhas pequenas há cerca de uma semana (Chinemys Reevesii) e já temos um aquaterrário todo "kitado" graças ao vosso fórum! Very Happy

Mas tenho uma questão relativamente às lâmpadas de aquecimento: creio que li algures que podia ser usada uma lâmpada de foco, para apontar para o local seco do aquário (elas quase não vão para lá, não sei se é normal).
Arranjámos uma lâmpada de foco (halogénio) mas acho que não é a mais adequada por várias razões:
- 1º a lâmpada tem 46W e o candeeiro só aguenta até 40W (erro nosso, vamos comprar outra de qualquer forma)
- 2º diz que tem filtro UV (não sei se pode ser assim, dado que é para aquecimento, o que interessa é que aqueça, não?)
- 3º a temperatura da zona seca fica nos 32ºC, que me parece ser muito (a água está nos 25ºC) e não consigo afastar mais a lâmpada para já (está a uns 30, 35 cm). O aquaterrário ainda não está no local definitivo, aí se calhar consigo colocar a lâmpada mais longe.

Como vi referido várias vezes, aconselham o uso máximo de 40W pois pode causar-lhes problemas oculares (no entanto, estavam a referir-se às lâmpadas incandescentes).
Esta lâmpada gasta 46W mas, pela embalagem, emite luz equivalente a uma lâmpada de 60W. Será demais? Não as quero pôr cegas Shocked

Resumindo, acham que posso optar por uma lâmpada deste género (com menos W por causa do candeeiro) ou é melhor comprar uma incandescente normal?

Para já só tenho a lâmpada UVB ligada até ser esclarecida, por isso, fico a aguardar uma resposta Razz
Obrigada desde já, o vosso fórum é mesmo útil para quem, como eu, nunca teve tartarugas Smile

__
Andreia Pinheiro
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyQui 16 Jul 2015 - 14:10

Boas

Para alem da lampada de aquecimento necessitas tambem de uma lampada Uvb.

32ºC parece-me excelente!

Provavelmente teria mais problemas oculares com a luz proporcionada pelo sol...

Atençao a esse casquilho para nao derreter.
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaFSP
Iniciante
Iniciante
AndreiaFSP


Feminino Mensagens : 9
Idade : 34
Localização : Mafra

Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 EmptyQui 16 Jul 2015 - 16:33

A lâmpada UVB já temos Smile
Temos isso, filtro e termostato. Como disse, está todo "kitado" Razz

Depois tiro uma foto ao espaço delas para darem opinião Smile

Arranjámos uma lâmpada das economizadoras (são tipo as de filamentos mas são de halogénio) e agora a temperatura está nos 25, 26ºC, que é a temperatura da água, basicamente...

Nós ainda vamos testar a outra lâmpada novamente e decidir se usamos uma ou outra.
Quanto ao casquilho, é capaz de não derreter, parece ser de cerâmica Razz

Obrigada pela ajuda! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lâmpada UVa - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada UVa   Lâmpada UVa - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lâmpada UVa
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Lâmpada uvb W? Lâmpada de aquecimento?
» Lâmpada uvb e lâmpada de calor
» Musgo na carapaça e nada de lado
» lampada UVA
» Lampada UVB

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: