Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
novas tartarugas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
novas tartarugas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
novas tartarugas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
novas tartarugas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
novas tartarugas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
novas tartarugas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
novas tartarugas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
novas tartarugas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
novas tartarugas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 novas tartarugas

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 15:38

Boa tarde,
Sou nova neste fórum mas já o tinha descoberto à algum tempo por conselho de alguns foristas de outro fórum em que participo.
recebi uma tartaruga como prenda de anos, disseram-me que era uma tartaruga Nelsoni, eu pessoalmente confundi-a com uma hieroglífica. como tal não me ofereceram um aquario nem os equipamentos essenciais para cuidar da minha tartaruga, mas vou comprar tudo ainda esta semana, além disso até estou muito entusiasmada por criar um habitat a meu gosto para a minha tarta  cheers  porém tenho inúmeras duvidas por ser novata com tartarugas  Neutral 
1- vou comprar um aquario, relativamente a este, tenho em vista um do J*mbo da marca Aquap*r, sei que é de 50cm e julgo que leva 28 litros. será uma boa opção? estou a pensar adquirir uma companheira para a minha tarta nelsoni, mas desta vez hieroglífica, posso fazê-lo e manter a mesma dimensão do aquario? li que posso manter tartarugas de espécies diferentes mas do mesmo continente que não tem mal, posso mesmo?
2- o equipamento básico é:
aquario,
termostato, qual me aconselham a bom preço?
filtro, qual me aconselham a bom preço?
lâmpada não vou usar por a ter perto da janela estou a pensar bem?
estou a dar sticks e não camaroes
calcio para a agua, eu penso que é indispensável, qual a vossa opinião?
termómetro
falta me alguma coisa?
3- quero ter um aquario fantástico, mas há uma coisa que me está a inquietar um pouco, tenho duas gatas em casa, elas metem se com as tartarugas? ate agora ainda não fizeram nada, é melhor fechar o aquario?
4- quero plantas naturais não toxicas para colocar no aquario, sei que é frequente as tartarugas comerem nas mas eu queria tentar com a minha. quais é que me aconselham? há delas à venda nas lojas dos animais, aconselham me algum tipo? ou todas servem?
5- posso colocar pedras desde que sejam maiores que a boca certo? vou providenciar um local seco para a tartaruga como é obvio mas ainda vou pensar como o vou fazer, nem sei se a ilha que vem com o aquario é grande coisa
6- a altura da agua, qual é o ideal? ela ainda é bebe, tenho a cobrir a carapaça e mais um dedo a cima, ela consegue colocar a cabeça fora de agua, está bom assim ou coloco mais elevada?
penso que para já coloquei todas as questões  Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 15:57

1- Podes manter tartarugas do mesmo continente juntas,mas podem vir a dar-se mal,elas não são animais sociáveis e mesmo se dando bem durante meses,podem começar a dar-se mal,principalmente se forem 2 machos, 28 litros é muito pouco e vai sair-te muito mais caro um aquário, por 20 euros e qualquer coisa ou até menos encontras caixas de arrumação no Ikea com mais de 100 litros e assim tens um excelente habitat para a tua tartaruga que te vai durar algum tempo, 28 litros é pouco,rapidamente ficará pequeno para apenas uma tartaruga

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tens aí um tópico com todas as caixas de arrumação dos foristas, podes tirar bons exemplos daí de como fazer um aquaterrário económico

Para a pergunta 2 tens todas as respostas neste tópico : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

3- O aquário não pode estar totalmente fechado,porque senão cria demasiada humidade,mas deves ter cuidado com as gatas,basta uma dentada e pode matar a tartaruga, o que podes fazer e proteger a parte de cima do aquario com uma espécie de "Rede" ou"grelha" assim não tens que tapar todo o aquaterrário e as gatas não têm acesso às tartarugas

4-Não percebo muito de plantas,mas se usares o botão de pesquisa e escreveres lá "plantas" encontrarás muitos tópicos a abordar esse tema

5-Sim, podes colocar pedras que sejam maiores que a boca,mas nada de pedras ponteagudas, só seixos de rios, se estás a pensar naqueles kits de tartaruga que vem com uma ilha branca que tem uma especie de arvore e que sobe e desce e tem uma especie de "régua" onde aquilo está engatado, no princípio isso serve,mas rapidamente quando ganharem peso aquilo vai ficar de baixo de água e deixa de servir(o truque para fazer algo económico e fazer de vez o projecto final ou pelo menos um projecto que dê para bastante tempo,porque estar sempre a fazer upgrades a medida que crescem sai bem mais caro)

6-Podes ter uns 20 cm de altura de água agora enquanto pequena, desde que tenhas pontos onde ela e possa apoiar como por exemplo plantas falsas e desde que ja tenhas a parte seca,caso nao tenhas nada,nao aumentes a altura da agua,porque ela tera que estar sempre a nadar para respirar

Caso queiras ter a certeza da espécie podes por fotos aqui e dizemos

Cadastra a foto no imageshack(tamanho 640 * qualquer coisa-> tem lá essa opção), copia o url da imagem e cola no simbolo que está a dois símbolos à esquerda do youtube(um com um simbolo de foto e um +), colas o url ai dentro e fazes inserir-> provavelmente não consegues fazer isso nos primeiros 7 dias,portanto depois de cadastrares no imageshack mandas-me o link e eu posto as fotos aqui
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 16:04

muito obrigada pela resposta bem estruturada e pelo tempo dispendido, vou já colocar a leitura e as olhadelas em dia (;
em relação às fotos vou tentar colocar, como nunca fiz... Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 16:06

olá, bem vinda Smile

Tambem ainda não sei muito, mas vamos ver se te consigo ajudar. Smile

1- essa marca de aquários não é boa. Conheço muita gente que acabou com os peixes todos no chão porque os vidros partem ou os silicones degradam-se. Acho que é mesmo a única marca de aquários que os meus amigos da aquariofilia odeiam de forma generalizada.
2- tenta comprar um aquário que consiga acolher as tuas tartas já quando estas tiverem o tamanho de adultas. Assim só gastas o dinheiro uma vez Smile

termostato e filtro há mesmo muitas marcas no mercado. Para o termostato acho que qualquer um que tenha a devida potência deve ser suficiente. A regra é mais coisa menos coisa em torno de 1W de potência do aquecedor para cada dois litros de volume do teu aquário. Para o filtro passa nos tópicos sobre o assunto, tem-se falado de vários filtro aqui no fórum nos últimos dias. vais ter as respostas que procuras de certeza Smile

A lâmpada é muito importante mesmo. Não é substituível pela luz solar porque a vais manter dentro de casa e os vidro servem de filtro para os raios uv. E para além disso ter as tartarugas ao pé da janela pode ser perigoso por causa das correntes de ar e as pneumonias.

A alimentação realmente não deve passar pelos gamarus, mas a escolha de uns sticks de qualidade é muito importante porque a tua tartaruga está a desenvolver-se e precisa de vitaminas, sais minerais etc. Sticks não chega, assim a alimentação fica muito incompleta. Também tens imenso tópicos sobre alimentação aqui no fórum, vai dando uma olhada quando tiveres tempo. Very Happy

o calcio, pode não ser preciso se tiveres a luz uvb a dar coisinhas boas á carapaça das tuas amigas e uma boa alimentação.

eu acrescentaria uma luz de aquecimento à lista de materiais, mas pelo que percebi não é indispensável (eu ainda não comprei a minha sequer)

3- isso do gato em casa também me anda a preocupar um pouco. Tenho uma gatita bebe que para já está isolada de quarentena (veio da rua e tem Tinha de Pele), mas quando ela sair para o resto da casa vou ter esse problema. Estava a pensar fazer uma tampa em rede galinheiro para o aquário...assim a luz UVB passava e as tartas ficam protegidas. Alguém sabe se isto pode fazer mal à tartaruga ou filtrar de algum modo os raios uvbs? será que aquece o metal? Vamos ver se algum membro já teve que lidar com este problema e nos diz umas ideias...

4- tens algumas plantas de superfície como a lemna minor e a grande (suja muito a água e os filtros e são praga), algumas alfaces de água e mais nao sei... mas há tópicos sobre isso algures aqui no fórum

5- podes colocar pedras mas têm atenção a isso do tamanho e ao tipo de pedra. Tenta encontrar pedras lisas e sem arestas para não danificar o casco nem o plastron das tuas amigas.
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 16:31

Muito obrigada a todos (; por acaso até tenho um aquario para peixes da aquap*r à 13 anos e está impecável, por acaso não tenho razoes de queixa, o filtro e o motor está óptimo, e os vidros e a vedação também, mas vou ver se tenho outra ideia então para o aquario, é que realmente gosto muito dos de vidro... aceito todo o tipo de sugestões para aquários (; até um no jardim podia fazer mas é tao bebe ainda e não sabia como o fazer  Neutral falta de espaço para mim não é problema
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 16:42

Se a tua tartaruguinha é bebe não sobrevive no exterior. Nem deve fazer hibernação por ainda não ter reservas suficientes para aguentar o inverno. espera mais uns anos antes de as colocar no exterior Smile

Ainda bem que o teu aquário nunca te deu problemas, esperemos que continue assim Smile Eu também prefiro sempre aquários de vidro. São mais bonitos e não distorcem a imagem quando olhamos para elas. com as caixas tens sempre uma redução da visibilidade por o plástico não ser 100% transparente. Mas acho que é mesmo uma questão econômica e de gosto pessoal Smile
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 16:55

Tens aqui outro tópico que criei,em vez de serem todas as caixas de arrumação dos foristas, são todos os aquaterrários de vidro dos foristas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 16:58

Trachemys scripta scripta

A tua: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Outras da mesma espécie:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Nelsoni:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como podes ver as nelsoni não tem uma mancha amarela grande na cara,tem riscos pretos e brancos/amarelados na cara e os desenhos da carapaça na nelsoni formam espécies de circulos concentricos afastados na tartaruga de orelha amarela os desenhos são diferentes

Vê esta imagem,com circulos amarelos estão as Trachemys scripta scripta e as outras são nelsoni
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 17:08

E não metas a tartaruga a andar pela casa nem e mosaicos,os mosaicos são frios e elas não regulam a temperatura,podem ficar doentes devido ao choque térmico
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 20:04

a foto foi em cima da mesa só para a foto, depois voltou à agua, eu prometo que agora vou ter isso em consideração, obrigada pela chamada de atenção.Wink 
então agora tenho de pesquisar sobre essa espécie em que não consigo decorar o nome  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 20:18

tendo em conta agora a nova espécie da minha tarta que espécie diferente da minha aconselham para ter no mesmo aquario?
tenho também novidades em relação ao aquaterrario da minha tarta, arranjei uma caixa de arrumos  Cool a caixa vai ser temporária visto que só da para 13l mas pelo menos já não está naquela coisa a que lhe chamam de tartarugueira que tem uma palmeira. comprei umas pedras de tamanho médio arredondadas pretas, e fiz um monte com elas, este é o sitio que ela tem para estar ao sol. Ainda está tudo muito incompleto, ainda nem termostato tenho mas até ao fim de semana já o arranjo, também vou arranjar umas algas para embelezar melhor o aquario, e mais não sei, não tenho ideias...
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 20:43

Ao sol?Não aconselho a pores ao sol,está frio,e como nao tens termostato a agua vai aquecer e depois vai arrefecer e as mudanças de temperatura são letais
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 39
Localização : Trofa

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 20:49

Compra o mais rapido possivel um termostato... o tempo está frio...
Um aquario simples é sempre mais bonito... e elas gostam de espaço para nadar à vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 20:56

Eu estou a tentar comprá-lo o mais rapidamente possível,  Neutral 
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 20:56

Repetida
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 39
Localização : Trofa

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 20:58

Ok.. fazes bem... sei que o tempo nao esta para grandes gastos, mas faz falta um.
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 21:06

eu vou compra lo sem falta ate ao fim de semana, eu sei que é indispensável  Wink 
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptySeg 13 Jan 2014 - 21:24

Tenta comprar um aquário grande,ou caixa de arrumação, para ai 100 litros ou mesmo mais um bocado,senão depois ela cresce e acaba por ficar pequeno, o termostato deve ter no minimo 1w/litro de agua e o filtro e aconselhavel entre 5 a 10x a litragem do aquario,mas que tambem tenha bom espaço para matérias filtrantes e no minimo filtragem mecanica e biologica,depois disso pensas na lampada uvb 5.0 e de aquecimento(uma incandescente de 25w serve e custa menos de 1 euro)
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptyQui 16 Jan 2014 - 0:57

bem, a minha tartaruga não come à dois dias e ando a ficar preocupada  pale ainda não tenho termostato porque ontem fui à loja de animais e disseram me que só para a semana é que recebem os termostatos ,adequados para a litragem do meu aquario, amanha vou a outra loja ver se têm termostatos, mas ver a minha tartaruga parada sempre na mesma posição por horas, horas e horas, e sem comer, preocupa me. eu as vezes mexo nela para me certificar de que ainda se mexe, e realmente mexe se mas so quando lhe pego, é caso para me preocupar ?  Neutral Neutral 
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptyQui 16 Jan 2014 - 0:58

Com o frio que esta ela pode começar a hibernar, em que zona do quarto a tens?tenta por na zona mais quente da casa(mas que nao seja muito abafada)
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptyQui 16 Jan 2014 - 12:06

Eu tenho a tarta na cozinha porque tem muita claridade durante o dia. Mas bem, hoje quando acordei vi a tartaruga com o pescoço esticado (; ela está mais desperta hoje, e nem sei se ela comeu mas eu penso que sim. Alguns sticks acabam por afundar entre as pedras e perco a conta aos que tinha metido. Mas só pelo facto de a ver mais agitada hoje já me deixa mais feliz (;
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptyDom 19 Jan 2014 - 0:53

bem, venho só dar novidades em relação à minha tarta,  Wink eu disse que na quinta feira ia comprar um termostato e comprei, (; li que podia manter a temperatura entre os 22 e os 27, mas achei 27 graus muito excessivo, e tenho nos 23 agora, penso eu.
só sei que a tartaruga agora não pára de comer, e anda bastante desperta, agora à pouco dei lhe mais stick e ela comeu mais um e depois foi dormir, anda muito comilona Very Happy 
uma questão, a minha agua tem de momento 5cm de altura, a tarta tem 3cm, medi hoje a carapaça, e ela quando se mete de pé não alcança os sticks e muitas vezes acaba por desistir porque ela não acerta xD mesmo assim às vezes ela consegue apanha-los, mas às vezes parece que é missão impossível para ela xD desço o nível da agua ou posso mantê-la como está? ela até parece estar a gostar do habitat, e em comparação com as tartas do meu namorado a minha é mesmo irrequieta, as dele são mais calmas, e quase que não comem durante o inverno e a minha até come muito nem
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptyDom 19 Jan 2014 - 1:03

tens que ter uma parte seca com uma lampada de aquecimento e uma lampada uvb 5.0 a apontadas para a parte seca e com parte seca poderas ter muito mais água, para uma scripta scripta bebé penso que uns 15 a 20 cm de altura de água é uma boa medida,mas para isso tens que ter parte seca, água rasa não é o ideal para se ter uma tartaruga,elas gostam de nadar
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptyDom 19 Jan 2014 - 1:25

Eu tenho parte seca, mas ela raramente sobe as pedras. Eu queria subir a agua pouco a pouco, aumentando gradualmente para ver se ela se habituava mas tenho receio, não quero que ela deixe de comer, n e faz me muita confusão elas dormirem debaixo de agua e passarem grande parte do tempo lá em baixo. Hoje ela está muito bem, e espero que ela continue assim
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas EmptyDom 19 Jan 2014 - 2:02

Elas sabem nadar bem não te preocupes,desde que facilmente chegue a parte seca e tenha uns apoios dentro de agua tipo plantas ou alguma coisa elas adoram água e quanto mais altura melhor,será bem mais feliz com mais alguma água
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





novas tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: novas tartarugas   novas tartarugas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
novas tartarugas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Novas Tartarugas!!!
» Novas tartarugas :D
» As minhas novas tartarugas
» As minhas novas 9 tartarugas
» 2 tartarugas novas - duvidas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: