Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Microbiologia e Salmonelas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Microbiologia e Salmonelas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Microbiologia e Salmonelas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Microbiologia e Salmonelas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Microbiologia e Salmonelas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Microbiologia e Salmonelas

Ir para baixo 
+5
RingoF.
Sherazade
HappyFather
kilava
smokinadjoy
9 participantes
AutorMensagem
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 8 Out 2013 - 19:22

Bem,hoje na cadeira de Microbiologia fomos retirar amostras de bactérias de vários sítios ,tais como caixas multibanco,maçanetas das portas,telemóveis,etc e lembrei-me de ir a uma loja de animais e retirar uma amostra de salmonella,retirei de uma mississipi bebé e pus as bactérias num meio de cultura sólido,agora vão incubar e para a semana espero ver resultados e postar aqui umas fotos:D
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 8 Out 2013 - 21:32

Estas a estudar o que?
Ir para o topo Ir para baixo
HappyFather
Iniciante
Iniciante
HappyFather


Masculino Mensagens : 191
Idade : 48
Localização : Lisboa, Portugal

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 8 Out 2013 - 23:53

Estou curioso por ver as fotos e saber os resultados!

Principalmente, votos de que tenhas uma boa nota no trabalho Smile
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 0:00

Ciências Biológicas e da Sáude,dá para segurança alimentar,microbiologia,ou mesmo qualquer investigação cientifica para melhorar cosméticos,etc
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 0:10

mas ai nos açores?
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 14:35

ya
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 14:40

Provavelmente vais ter um grau de contaminação enormíssimo, dadas bactérias normais da pele da tartaruga e talvez apanhes algumas da água onde ela estava também. Semeaste em SS? Ou vais isolar as colónias depois?
Boa sorte Smile estou curiosa para o resultado
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
RingoF.
Iniciante
Iniciante
RingoF.


Masculino Mensagens : 125
Localização : Belas-Queluz-Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 18:52

Tem CUIDADO !!!! Podes deixar cair uma amostra .... contaminar a Atmosfera ... e viramos todos ZOMBIESSSSS..... affraid affraid 
Ir para o topo Ir para baixo
SamuelRodryg
Iniciante
Iniciante
SamuelRodryg


Masculino Mensagens : 506
Idade : 22
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 19:01

AHAHAHAHAHAH
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 19:55

Primeiro vamos incubar para termos maior número observar ao microscópio,não conta para nota,é uma experiência didáctica e lúdica xp
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 21:49

Mas isso dá para fazer em casa ou é muito complicado e requer equipamento caro? Como é que se retira as bactérias e qual o meio de cultura? Fiquei curioso.Question 
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 22:05

Para incubar dá mais jeito fazer no laboratório e o meio de cultura também é feito no laboratório,impossivel de fazer em casa não deve ser,mas é dificil, o material preciso e ter um meio de cultura,que tanto pode ser liquido como solido,no meu caso foi um meio sólido que continha agar,depois passei a zaragatoa na boca da tartaruga,passei no meio solido na caixa de petri e fica lá uma especie de "riscado",depois tapei a caixa de petri,nesta semana vai estar a incubar,para aumentar o número de colónias de bactérias de forma a ser mais facilmente visivel,para incubar basta estar num sitio mais limpo,sem grandes correntes de ar, neste caso foi numa câmara de fluxo de gás,mas numa sala aquecida,elas desenvolvem.se bem xp eu tenho o pdf dos protocolos,dá para por aqui pdfs?
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 22:45

smokinadjoy escreveu:
Para incubar dá mais jeito fazer no laboratório e o meio de cultura também é feito no laboratório,impossivel de fazer em casa não deve ser,mas é dificil, o material preciso e ter um meio de cultura,que tanto pode ser liquido como solido,no meu caso foi um meio sólido que continha agar,depois passei a zaragatoa na boca da tartaruga,passei no meio solido na caixa de petri e fica lá uma especie de "riscado",depois tapei a caixa de petri,nesta semana vai estar a incubar,para aumentar o número de colónias de bactérias de forma a ser mais facilmente visivel,para incubar basta estar num sitio mais limpo,sem grandes correntes de ar, neste caso foi numa câmara de fluxo de gás,mas numa sala aquecida,elas desenvolvem.se bem xp eu tenho o pdf dos protocolos,dá para por aqui pdfs?
Ahahah Smokinadjoy eu entendi-te perfeitamente embora estejam aí algumas incongruências, mas acho que a maioria do pessoal ficou a apanhar do ar devido a muitos termos técnicos que usaste. Vou resumir e trocar a coisa por miúdos:

Em casa não dá para fazer pois as sementeiras devem ser incubadas a 37ºC em estufas próprias para o efeito (algo tipo incubadoras). Os meios de cultura próprios para as sementeiras são feitos a partir de ágar, uma gelatina natural) junto com mais componentes específicos para aumentar a capacidade da bactéria, caso esteja presente na amostra, de se multiplicar.
Portanto aqui o nosso forista pegou numa espécie de cotonete grande (zaragatoa), passou na boca do animal e de seguida "esfregou" na placa com o meio de cultura, isto é, fez a sementeira da amostra. Agora é esperar que se desenvolva alguma coisa, que terá este aspecto

Microbiologia e Salmonelas Salmonella_ss-agar3
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 22:48

RingoF. escreveu:
Tem CUIDADO !!!! Podes deixar cair uma amostra .... contaminar a Atmosfera ... e viramos todos ZOMBIESSSSS..... affraid affraid 
Quando falei que ele provavelmente ia ter muita contaminação, em termos microbiológicos quer dizer-se que a tartaruga terá certamente outras bactérias presentes na boca (tal como nós temos centenas de espécies também) e que ao fazer a cultura bacteriana, vai multiplicar-se tudo junto na placa de cultura e será difícil distinguir a Salmonela.
A menos que ele tenha feito a sementeira num meio de cultura com características específicas para propiciar o crescimento de Salmonelas e inibir quaisquer outras, não será fácil isolar esta bactéria sem os meios adequados
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 22:56

Sim,eu sei que não,mas a professora deve indicar as várias colónias de bactérias diferentes xp
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 23:07

smokinadjoy escreveu:
Sim,eu sei que não,mas a professora deve indicar as várias colónias de bactérias diferentes xp
Acredita que às vezes não dá, quando a "mistura" é muita. Não faço ideia de que espécies crescem na boca de uma tartaruga, mas na boca humana são demasiadas para valer a pena semear. Pode fazer-se a título de curiosidade, na universidade lembro-me de ter feito isso mas com as bactérias das mãos lavadas e aquilo deu uma orgia de bactérias e fungos até Razz
A nível clínico não tem qualquer valor fazer sementeiras de zonas muito colonizadas por bactérias, a nível veterinário também não deve ser diferente. Mas é sempre interessante Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQua 9 Out 2013 - 23:11

quando saiem esses resultados mesmo? para a semana a que dia?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyQui 10 Out 2013 - 11:38

Obrigado pelas aulas grátis de microbiologia, biologia, biologia aplicada, entre outras...Laughing 

É sempre bom aprender !!!

(a minha filha mais velha está no 2.º ano de bio-química, também deve ter umas luzes... ah ah ah )

Vamos lá esperar pelos resultados então...Wink 
Ir para o topo Ir para baixo
Leinad97.45
Iniciante
Iniciante
Leinad97.45


Masculino Mensagens : 922
Idade : 26
Localização : Coimbra

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyDom 13 Out 2013 - 0:51

Engraçado, eu estou num curso de microbiologia aos sabados, de 30 horas, e hoje tambem tirei bacterias mas foi do meu nariz xD, e tambem fiz essa cena da caixa de petri, naquela cena vermelha (qualquer coisa columbia) e noutro que diz qe é o chocolate ou assim. Por acaso é interessante
Lembro-me de a semana passado dizerem que uma pessoa adulta tem mais de 1kg de bacterias.
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 15 Out 2013 - 20:10

Infelizmente a professora não quis analisar em detalhe nenhuma das amostras variadas que colhemos,visto que foi uma experiência lúdica e não propriamente para avaliação,mas numa semaninha já muitas colónias de bactérias se formaram e tenho pena que a professora não as tenha deixado ver ao microscópio,mas deixo aqui as fotos da minha caixa de petri após a incubação xD

Microbiologia e Salmonelas L68z
Microbiologia e Salmonelas 6lsy
Microbiologia e Salmonelas Jxc5
Microbiologia e Salmonelas Zj5c
Microbiologia e Salmonelas Mru9

Como podem ver formam-se várias "bolinhas" que são colónias de bactérias que se formaram a partir das bactérias que foram tiradas da boca da tartaruga, uma prova de que temos pelo menos dois tipos de espécies de bactérias é que ao pé da letra "T" cresceu uma colónia com um amarelo mais intenso e na restante caixa de petri,em geral foram tudo colónias esbranquiçadas xp
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 15 Out 2013 - 20:27

pede à professora que gostavas de verificar fora de horas o que ela tem pode ser que ela aprecie o teu interesse e te beneficie na avaliação xp
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 15 Out 2013 - 21:12

Muito giro. Obrigado por partilhar a experiência.study 
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptyTer 15 Out 2013 - 22:10

Os meus professores estão sempre ocupados a fazer investigação científica xD de nada Apalone:)
Ir para o topo Ir para baixo
SamuelRodryg
Iniciante
Iniciante
SamuelRodryg


Masculino Mensagens : 506
Idade : 22
Localização : Lisboa

Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas EmptySáb 19 Out 2013 - 15:45

Como está a correr? Estou ansioso Rolling Eyes 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Microbiologia e Salmonelas Empty
MensagemAssunto: Re: Microbiologia e Salmonelas   Microbiologia e Salmonelas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Microbiologia e Salmonelas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tartaruga será que tem salmonelas??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: OFF-TOPIC-
Ir para: