Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 FILTRO EXTERNO PARA LAGO

Ir para baixo 
+8
pauloca
miguelcarmor
ricardo dos anjos
-pantufa-
josecarneiro
papito
nausicaa
tyutry
12 participantes
AutorMensagem
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySáb 27 Jun 2009 - 13:16

Finalmente tive tempo para fazer o filtro para o meu lago ja o andava a fazer a 3 dias quando chegava do trabalho com a ajuda do meu pai.
aqui fica o material utilizado
1 bidao
1 motor 900l/h
mangueira com 10 metros
4 ligaçoes femeas para ligar a mangueira ao bidao
dois tubos metalicos com rosca para fazer a ligação das ligaçoes das mangueiras no bidao
20cm de tubo duro para a saida da agua para por dentro do bidao.
uma tira de rede mosquiteira para pre filtro
metade de um bloco desfeito em pedaços pequenos para as materias filtrantes
a outra metade do bloco é utilizado no fundo do bidao para dar apoio a rede do fundo.
1 saco de 10kg de leca expandida para a materia filtrante (lavada)
uma tira de rede plastica dura para colocar no fundo do bidao para separar as materias filtrantes do fundo e da saida da agua do bidao.
fita teflon

aqui ficam as fotos
as peças usadas para ligar a mangueira ao bidao
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDFJUS

as ligaçoes em metal para ligar as peças entre si
FILTRO EXTERNO PARA LAGO AVzn_e9

as peças ligadas
FILTRO EXTERNO PARA LAGO GxrJeyr

o bidao com os furos que foram feitos justos para as ligaçoes em metal apertarem no bidao nao permitindo fugas de agua.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO AVznXK0

o bidao com as ligações
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDtqar

saida da agua do bidao para o lago com rede mosquiteira na ponta para filtrar lixos maiores que possam estar na agua
FILTRO EXTERNO PARA LAGO GxrKbpS

aqui ve-se a rede que pos no fundo com um pedaço de bloco para apoiar a rede. a rede serve para nao cairem lixos grande no fundo do bidao para que a agua que vai para o lago nao tenha lixos.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO GxrKCRr

as materias filtrantes usei leca expandida que é porosa e funciona bem como materia filtrante em substituição das ceramicas de filtro e para ajudar coloquei meio bloco de cimento que tambem é poroso o que ajuda a fixação das bacterias.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO GxrLnf9

materias dentro do bidao
FILTRO EXTERNO PARA LAGO AVzr2i9

rede mosquiteira que coloquei no topo das materias filtrantes para filtrar as particulas maiores que saiem do lago
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDw4i0

tubo que distribui a agua no bidao fiz uns furos médios para deixar sair bem a agua
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDwegA

tapei a ponta para a agua sair so pelos furos e nao por um sitio so para distribuir melhor a saida da agua de maneira a espalhar por todas as materias filtrantes.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDwter

o motor que tira a agua do lago para o bidao
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDxA4r

mangueira que leva a agua do motor para o bidao. coloqueio a passar rente a pedra para aproveitar a planta que cresçe na pedra que ajuda a tapar a mangueira
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDy7_r

enterrei a mangueira pelo jardim porque atravesa o jardim e fica mal se fica-se a mostra.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDypsr

FILTRO EXTERNO PARA LAGO GxrPaHS

FILTRO EXTERNO PARA LAGO GxrPs9S

FILTRO EXTERNO PARA LAGO AVzuOfJ

jardim no fim para ja nota-se o rasgo mas dentro de uns tempos esta tudo tapado como se nao se tive-se feito nada
FILTRO EXTERNO PARA LAGO GxrPTBr

por fim foi so ligar as mangueiras no bidao e colocar o bidao no sitio e ligar a bomba e esta a funcionar.
eu coloquei o bidao mais alto para ajudar a saida da agua para dar um empurrao a força da gravidade Smile
FILTRO EXTERNO PARA LAGO GxrQSY0

saida da agua que vem do lago no bidao aqui se vê o porque dos varios furos ve-se a melhor distribuição da agua por todo o bidao
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDBv0A

fiz um furo na pedra para colocar a mangueira da saida de agua para do outro lado fazer um mini cascata.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDCun9

a saida
FILTRO EXTERNO PARA LAGO PqDEy4A

como podem ver aqui tem um filtro que fica barato e é feito de acordo com as necessidades que o lago tem. Ao todo este filtro ficou por uns 120€ ou menos sendo que o maior investimento é na bomba que fica por uns 70€.

melhorei o filtro pois coloquei as materias filtrantes dentro de cestas de fruta como esta
FILTRO EXTERNO PARA LAGO 119186l
coloquei as materias filtrantes dentro fechei com uns arames e assim é mais facil para tirar as materias filtrantes de dentro do bidao quando for preciso lavar.
estou a procura de uma esponja para colocar na parte de cima do sitio onde cai a agua para ajudar a filtrar as particulas mais pequenas, pois neste momento tenho rede mosquiteira dobrada resulta para os lixos maiores mas nao para os mais pequenos, mas mesmo assim a minha agua tem se mantido sempre limpa, mesmo com 6 peixes e duas tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
nausicaa
Iniciante
Iniciante
nausicaa


Masculino Mensagens : 3
Idade : 48

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 2 Dez 2009 - 20:05

Excelente post, é mesmo o que precisava para o meu lago e assim que puder vou tentar colocá-lo em prática.

Obrigado pelo post.

PS - Há alguma importância ou necessidade em colocar o filtro/bomba abaixo do nível de água? Na loja onde andei a falar sobre comprar filtros externos (tão caros!!!! Shocked ) disseram-me que tinha de ficar abaixo do nível de água senão não ia funcionar.

PS2 - Já agora, em que tipo de lojas se arranjam os materiais usados como filtrantes?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQui 3 Dez 2009 - 20:56

boas brigado
o meu filtro esta fora de agua e com a bomba dentro do lago pois acho um sistema melhor nao tens de encher o filtro antes de ligar a bomba para nao ficar cheia de ar.
nao tens de fazer buracos no chao e enterrar o bidao, o que facilita a manutençao pois facilmente tiras o bidao do sitio para o limpar.
nao corres o risco de a bomba que esta dentro parar e deixar de tirar agua do filtro, levando este a transbordar e perdes muita agua do lago.
e com a bomba podes colocala no sitio mais fundo e ai apanhas mais lixo do fundo do lago.

as materias filtrantes sao rede mosquiteira que ajuda a limpar os lixos maiores,
esponja de um sofa que é facil de arranjar(isto foi uma adiçao nova que ajuda a filtrar os lixos mais pequenos, e por baixo leca expandida que é barata e porosa o que ajuda a fixar bacterias e nao altera os valores da agua.
Ir para o topo Ir para baixo
papito
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 48
Localização : Maringá - Brasil

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 9 Dez 2009 - 16:31

tyutry tem como colocar umas fotos do teu lago de uma vista geral, para eu ter uma noçao de como é a estrutura dele??
estive a observar algumas fotos de uma banheira em outro topico, por acaso teu lago é uma daquelas banheiras enterrada??
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 9 Dez 2009 - 21:52

ya é um lago de plastico com 170litros enterrado no chao.

passa pelo meu topico tens la fotos
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/lagos-e-instalacoes-exteriores-f17/o-meu-lago-t2.htm
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySáb 6 Fev 2010 - 18:58

boas aqui fica uma actualização ao filtro do meu lago.
tinha comprado umas cestas de rede metalicas o ano passado mas em pouco tempo ficaram cheias de ferrugem por isso começei a procurar por alternativas e encontrei umas cestas pequenas em plastico que servem para escoar os legumes que cabem prefeitamente no bidao e servem para alojar as materias filtrantes sem ganharem ferrugam.
a cesta
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem274.th
com as materias filtrantes
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem275.th
aqui juntei duas cesta para poder colocar mais material filtrante e puder colocar em qualquer posiçao sem nado cair fora.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem276.th
as cestas colocadas dentro do bidao
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem277.th
por cima das cestas coloquei uma rede mosquiteira dobrada em 4 para o caso de passar alguma coisa pela esponja
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem278.th
em seguida coloquei uma esponja bem fina para filtrar tudo
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem279i.th
e por cima de tudo mais uma rede mosquiteira dobrada em 4 para filtrar os lixos maiores
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem281.th
o tubo de saida da agua furado em varios sitios para espalhar a agua (vai ser alterado para espalhar melhor a agua)
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem282.th
aqui fica o tubo alterado fiz saidas de agua dos dois lados e por baixo que assim espalha melhor a agua.
FILTRO EXTERNO PARA LAGO Imagem285.th
Ir para o topo Ir para baixo
josecarneiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 24 Fev 2010 - 15:38

Boas, com que regularidade limpas o filtro? ao limpares tens que trocar algum constituinte (rede, material filtrante ou esponja)? e mais uma coisa, qual é a melhor proporção de bomba com tamanho do aquário?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 24 Fev 2010 - 19:36

boas limpo todo o filtro duas vezes por ano, as esponjas e rede limpo quando esta sujo ai de 2 em 2 semanas.
a bomba deve fazer uns 10x a litragem do aquario.
Ir para o topo Ir para baixo
josecarneiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySex 26 Fev 2010 - 21:55

mas a rede e esponja estou no topo do filtro para mais facilmente serem limpos, certo?
10x? já ouvi falar em 3x, sabes o porquê da diferença muito grande?
e já agora, o que me faz confusão é a entrada e saida de água do filtro. Aquilo entra com a bomba, certo? e depois a saída é feita como? como garantes que o que entra de água no filtro é igual ao que sai?
Ir para o topo Ir para baixo
-pantufa-
Admin
Admin
-pantufa-


Feminino Mensagens : 95
Idade : 34
Localização : Loulé

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySex 26 Fev 2010 - 22:52

Eu penso que o fluxo seja mais ao menos o mesmo porque é um bidão fechado... a água não tem outro remédio se não sair do filtro e ir para o lago.
Ir para o topo Ir para baixo
josecarneiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySex 26 Fev 2010 - 23:20

mas o diametro das mangueiras de in & out é o mesmo nao é?
eu vou estudar melhor esse caso e depois vou ver como se vai enquadrar melhor no meu caso. eu não vou fazer um assim tão grande porque é para interior mas vou tirar as bases. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyDom 28 Fev 2010 - 12:59

boas a minha entrada do filtro e saida sao do mesmo tamanho pois o bidao esta longe do lago e quando chega ao bidao ja perdeu alguma força o que vai equilibrar a saida de agua com a entrada. a agua sai com a força da gravidade. agora se tiveres o filtro perto tens de ter uma saida pelo menos com o dobro do tamanho para ter um bom escoamento da agua.
eu falei em 10x pois as taratrugas precisam de muita filtrgem e convem ser uma bomba potente, klaro que nao precisa de ser 10 x tens de ver o que consegues arranjar consuante o tamanho.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo dos anjos
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyTer 15 Jun 2010 - 2:28

boa noite amigo gostei do seu filtro,bem elaborado,mas estou com dificuldade de achar esse tambores plasticos..preciso de um de 20L pois vou fazer um canister para meu aquario de 200L de ciclideos malawi.
Moro aqui no rio de janeiro se tiver algum endereço onde comprar agradeço,valeu obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 25
Localização : Ovar

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 15 Set 2010 - 1:31

Boas,

Não sei se ainda procuras material filtrante mas no meu caso descobri que filtro de exaustor, daquele mais baratinho, é excelente para recolher as impurezas mais pequenas.

parabéns pelo filtro é uma ideia excelente
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 15 Set 2010 - 20:15

obrigado para ja nao estou a procura de materias filtrantes, mas obrigado pela dica.
Ir para o topo Ir para baixo
pauloca
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 6
Idade : 57
Localização : Almada

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQui 25 Jul 2013 - 12:26

Olá.
Seguindo a sua ideia, resolvemos fazer um filtro semelhante a este, para o nosso lago da tartaruga. Comprámos uma barrica do género da que usou mas a tampa não veda bem e com a pressão da bomba, a água jorra.
Teve esse problema? Tem alguma ideia de como o podemos resolver?
Obrigada pela partilha da ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
António Morais
Iniciante
Iniciante
António Morais


Masculino Mensagens : 13
Localização : Barreiro

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQui 25 Jul 2013 - 16:06

Olá. Eu tenho um filtro idêntico por isso talvez possa ajudar.

A admissão ao filtro é feita pela parte superior da barrica, o resto é apenas a gravidade a actuar. O que pode suceder é que o caudal de admissão é superior ao da saída. Nesse caso o filtro vai encher e começar a transbordar.

No meu caso o que fiz foi ter duas saídas de água do filtro. Uma conduz ao filtro UV (a que fica num nível mais em baixo na barrica) e outra directamente para o lago. Passei a ter mais débito do que admissão e dessa forma garanto que as massas filtrantes que devem estar submersas se mantêm dessa forma e, por outro lado, não há transbordo.

Não sei se consegues ver na foto em baixo no canto superior esquerdo.

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Xshp

Ir para o topo Ir para baixo
pauloca
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 6
Idade : 57
Localização : Almada

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySex 26 Jul 2013 - 21:23

Olá
Muito obrigada pela ajuda, António Morais. Vamos experimentar a ver também resulta connosco.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulor
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 5
Localização : Portugal - Lisboa

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptySex 13 Set 2013 - 15:00

Olá, desde já agradeço a partilha do seu (filtro para lago de tartarugas) contudo, fiquei com uma duvida e por isso gostaria de colocar duas questões, o balde tem dois furos um em cima e outro em baixo:

- qual o furo que recebe a água que vem do lago (bomba) é a de baixo ou a de cima?
- como fez o furo apertado no balde para a união de metal?

Parabéns pela ideia em acção!Basketball

O meu lago tem 180Lt. Estou a pensar num balde de 20 Lt e numa bomba de 900 ou 1000Lh. Onde encontro um balde destes?

Resultado final: - É pena não ter repuxo ?! e a questão das algas verdes, cocegue resolver sem o filtro UV?
Ir para o topo Ir para baixo
franciscomendes125
Iniciante
Iniciante
franciscomendes125


Masculino Mensagens : 4
Idade : 36
Localização : Coimbra

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 25 Set 2013 - 14:42

Boas, vou construir um filtro deste tipo mas em vez de usar a rede mosquiteira estou a pensar usar manta geotêxtil em camadas, que tem maior capacidade de filtração e facilita a manutenção porque só substituo as camadas superiores que estirem sujas, mas a minha grande dúvida é: será que não é nociva para as tartarugas? Já li em outros posts usarem lã de rocha..

Em relação ao uso da argila expandida Leca pela vossa experiência, é mesmo útil?
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO EmptyQua 25 Set 2013 - 15:21

A manta geotextil pelo que li não é nociva para as tartarugas mas eu usaria lã filtrante...

Quanto a leca é uma solução barata para fazeres filtração biológica e uma substituição disto:

eheim substract pro

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty
MensagemAssunto: Re: FILTRO EXTERNO PARA LAGO   FILTRO EXTERNO PARA LAGO Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
FILTRO EXTERNO PARA LAGO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Filtro Externo para Lago 2 - Do It Yourself
» Filtro externo para lago de 250 litros
» Pre-filtro externo para canister
» Apoio na escolha de filtro externo para 300 lt - Fluval 306?
» Filtro Externo para Aquário: Há novidades recentes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores :: DIY - Faça Você Mesmo-
Ir para: