Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Aquaterrário numa varanda de um apartamento

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyTer 23 Jul 2013 - 18:26

Boas pessoal,

Construí um aquaterrário para a minha tartaruga e estou com uns problemas funcionais no que toca à mudança da água.
O trabalho final é este:

Aquaterrário numa varanda de um apartamento 2a5dhn5

O problema é que não pus nenhum sistema para mudar a água, e quando o tenho de fazer, tenho de retirar a parte sêca, que é amovível, e despejar a água da bacia. Isso como é lógico torna-se "chato" e nada funcional.

Sendo assim, estou a pensar fazer outro e gostava de algumas dicas.

Eu tenho uma banheira normal de casa de banho que não estou a utilizar, mas tenho algum receio em utilizá-la para este fim devido aos materiais que a compõe.

Acham que há algum problema em utilizá-la, visto que esta irá apanhar sol ? Refiro-me mais propriamente ao sítio por onde é "descarregada" a água que tem alguns metais(?), não há risco de enferrujar e prejudicar a tartaruga? Ou estando debaixo de água esse risco é irrelevante?

Desde já agradeço a vossa ajuda Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyTer 23 Jul 2013 - 20:30

E se cobrisse a banheira com lona? resolvia o problema dos "quimicos" que compõem a banheira, quanto à parte de descarregar a agua, sendo aço inoxidavel ou inox creio que não enferruje, mas sempre há a hipótese de mudar de x em x tempo não é?

Nota: desconheço a composição material das banheiras, foi só uma ideia Embarassed 
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 26 Jul 2013 - 12:34

Obrigado pela sugestão J.Santos, na minha opinião, também acho que não haja esse perigo, mas era só para ficar mais informado Very Happy

Eu estou a utilizar um género de esferovite para fazer a rampa para o exterior e para a parte sêca, que será posteriormente revestida a relva sintética.

Já li que as tartarugas podem tentar comer o esferovite e fazer-lhes mal. O esferovite é o que se vê na imagem seguinte:

Aquaterrário numa varanda de um apartamento 2qkl0jp

Olhando à idade da minha tartaruga, tem cerca de 12 anos, acham que há possibilidade de ela ir tentar trincar aquilo?

O esferovite não é daquele branco com um género de "bolinhas", como é possível ver-se na imagem, é um mais liso e com uma cor pro azul claro. Alguém conhece esse tipo de "esferovite" que me saiba dizer se possui químicos que a prejudiquem ?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 26 Jul 2013 - 14:24

Isso chama se roofmate, é um isolante muito usado em telhados...

Elas mordiscar isso mordiscam agora se lhes faz mal não sei mas se ingerirem e provável que faça, tenta cobrir o máximo possível com a relva sintética

Não sei se estas a pensar faze lo mas cerca isso senão ficas sem tartaruga lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 26 Jul 2013 - 15:00

Se há esse risco nem vou arriscar xD Tenho sempre problemas a fazer a parte para ela sair xD Vou ter de pensar numa alternativa então -.- Mais uma vez, obrigado pela dica Razz
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 26 Jul 2013 - 15:11

faz uma estrutura em madeira a volta da banheira tipo 20cm mais alta que a banheira para ela não fugir
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 26 Jul 2013 - 15:50

A vedação para ela não sair fora da banheira sei como resolver, o grande problema está na maneira como ela vai sair da água para a parte sêca Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 26 Jul 2013 - 16:10

Tiago_DMM escreveu:
A vedação para ela não sair fora da banheira sei como resolver, o grande problema está na maneira como ela vai sair da água para a parte sêca Very Happy

enches a banheira até atingir 3/4 da da rampa, depois ela ja a consegue subir não?
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 26 Jul 2013 - 18:20

A questão é o que usar para fazer de rampa, visto que, vou optar por não utilizar roofmate Wink
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptySex 26 Jul 2013 - 18:34

ah... pois isso e contigo tens 1001 materiais que podes utilizar... Vai dar uma olhadela aos DIY
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyTer 30 Jul 2013 - 1:01

J.Santos escreveu:
ah... pois isso e contigo tens 1001 materiais que podes utilizar... Vai dar uma olhadela aos DIY

Tive a dar uma olhadela pelo fórum e encontrei este tópico:

https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t2921-que-materiais-usar-numa-plantaforma

Talvez te tenha interpretado mal.

Afinal o roofmate a servir de rampa e parte sêca, faz mal à tartaruga?

Quando dizes atrás "Não sei se estas a pensar faze lo mas cerca isso senão ficas sem tartaruga " , referes-te à utilização do roofmate ou ao facto dela poder cair abaixo da banheira?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyQua 31 Jul 2013 - 20:11

não existe problema podes colocar.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyQua 31 Jul 2013 - 20:26

Obrigado, sendo assim vou tratar disso Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyQui 8 Ago 2013 - 0:58

Boas pessoal, finalmente acabei o novo projeto Very Happy

Ficou assim:

Aquaterrário numa varanda de um apartamento W817bl


Aproveito para deixar algumas dúvidas:

1ª - Enchi o aquaterrário com cerca de 130L, gostava que me indicassem se possível um bom filtro visto que o que tinha no outro aquaterrário não funcionava muito bem pois a água rapidamente ficava turva (cerca de 3 dias e a água ficava mesmo muito turva).
O filtro que tinha era o seguinte (não sei se fui bem aconselhado):

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Uyc5z

2ª - A minha tartaruga tem quase 13 anos (mede 20cm de carapaça) e parece-me que ela anda bastante esfomeada. Fico mesmo sem saber a quantidade de comida que lhe devo dar. Alguma sugestão? Já agora aconselham estes sticks (são bem maiores que os que tenho comprado anteriormente) ? :

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Vrx9py

3ª - Tenho até dado bastantes sticks até ver que ela fique mais ou menos saciada mas tenho receio que esteja a dar demais e que ela venha a sofrer de piramidismo. Pela aparência acham que está bem de saúde? :

Aquaterrário numa varanda de um apartamento 2u5gpcp

Aquaterrário numa varanda de um apartamento 10zvbpd

Aquaterrário numa varanda de um apartamento 16111x
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyQui 8 Ago 2013 - 1:16

o filtro da imagem nao te serve para nada tens que arranjar um que seja superior à litragem do teu aquaria se for 3x superior ja e bom o que tinhas na imagem era de 50l
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_DMM
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Braga

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyQui 8 Ago 2013 - 1:22

E com um filtro adequado, sabes dizer-me quanto tempo a água se consegue manter minimamente limpa ?
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento EmptyQui 8 Ago 2013 - 1:30

depende. quanto mais àgua o filtro filtrar por agua vs menor agua existente = mais eficaz ele é.

Agora se quiseres tens filtros uv-c que deixam a agua cristalina ou seja nao fica turva...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário numa varanda de um apartamento   Aquaterrário numa varanda de um apartamento Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquaterrário numa varanda de um apartamento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tartaruga e Apartamento
» Lago em varanda
» Varanda de casa
» O meu aquaterrário
» Varanda para tarta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: