Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
[ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 [ajuda] Organismos estranhos no aquario

Ir para baixo 
+5
mikeninja
BeatrizL
prettyturtle
Helder & Ana
machad01
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 15:38

Boas.

Ainda á pouco fui para mudar a água do aquario da minha tartaruga e reparei na existência de organismos brancos a vaguear pelos vidros e no fundo do aquário e durante estes anos todos nunca tinha visto tal organismo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



O que ter causado o surgimento destes organismos?

Eu tenho o aquário junto á janela logo apanha um pouco de sol e desenvolve o tal verdete.
A mangueira do filtro é transparente e como também apanha sol tem o interior sujo com limo castanho.

Será que a origem destes organismos está no verdete e no limo?


Agora vou mudar a agua toda do aquário e limpar bem o filtro a ver se consigo reduzir um pouco esta infestação... espero que isto não traga problemas para a minha tartaruga.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Helder & Ana
Iniciante
Iniciante
Helder & Ana


Masculino Mensagens : 231
Idade : 39
Localização : Porto

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 17:46

Pois o verdete nos canos do filtro nao ha nada a fazer a minha nao esta perto de uma janela e tambem ganha mas eu tenho 3 logo sujam mt mais.

Quanto aos organismos nunca reparei nisso nunca me aconteceu espera por mais opinioes.
Mas pode ser a agua quando fica mais choca Question
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 17:51

Então se é normal as tubagens estarem sujas, de onde é que surgiram estas bactérias?

Já retirei a agua toda do aquário e de momento ainda não detetei nenhum organismo a vaguear no aquário.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
prettyturtle
Iniciante
Iniciante
prettyturtle


Feminino Mensagens : 176
Localização : Portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 18:11

nunca tinha visto isso.
O aquário da minha tarta nunca ganhou isso.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 18:38

Devem ser larvas de algum mosquito. Eu costumo ter pretas. Acho que tamem há brancas. Se for o caso até serve de alimento ás tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
Helder & Ana
Iniciante
Iniciante
Helder & Ana


Masculino Mensagens : 231
Idade : 39
Localização : Porto

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 18:42

Acho que nao te deves procupar mt com isso...
A nao ser a nivel estatico porque se tiveres um lago nao controlas isso... so se tiveres um grande sistems de filtragem mesmo assim...
Mas se ja lavas te e ja nao tens nada é porque era larvas de mosquito como a BeatrizL disse.
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 19:42

Eu já vi larvas de mosquito e não era nada parecido a estes seres. Pareciam mini lesmas a deslizar pelo os vidros do aquário...

Por momentos até pensei que estes seres viessem na comida ou algo do género e que pudesse ser prejudicial para a tartaruga.
Ir para o topo Ir para baixo
mikeninja
Iniciante
Iniciante
mikeninja


Mensagens : 315
Localização : portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 19:52

serão parasitas? Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 20:36

pois não sei.... é isso que gostava de saber.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 23 Mar 2013 - 21:56

vela se nao serão vermes de grindal?
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyDom 24 Mar 2013 - 14:04

Boas.

Falei com uma pessoa entendida na aquariofilia e o que tenho são Planárias.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E de todos os artigo que li as planárias estão sempre associadas ao camarões, logo acho que esta praga veio nos "gamarus"....

Hoje antei a ver o aquário á procura de alguma planarias e até agora não encontrei, mas encontrei agora uma espécie de mini lapa.... Alguém sabe o que é?

Amanha tenho de ir comprar um químico qualquer para acabar com isto que vez.

Ir para o topo Ir para baixo
prettyturtle
Iniciante
Iniciante
prettyturtle


Feminino Mensagens : 176
Localização : Portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyDom 24 Mar 2013 - 14:44

eu não sei o que é
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyDom 24 Mar 2013 - 23:51

A mim já me apareceu uma espécie de larvas, mas foi por causa de dar ,se nao tou em erro, salsa, mas nao posso precisar....
Mas como é que está o aqua? Ja desapareceu?
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySeg 25 Mar 2013 - 8:19

Boas.

Até agora ainda não apareceu nada, mas qualquer das maneiras vou fazer o tratamento para estar um passo á frente das planárias.

A minha grande preocupação era se as planarias fossem atacar a minha tartaruga tanto por fora como por dentro visto que o aparecimento das planarias foi devido ao gamarus.

A tartaruga continua com um comportamento normal, por isso acho que está bem!
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyQua 27 Mar 2013 - 20:17

Ok... Vigia entao Smile
Ir para o topo Ir para baixo
mikeninja
Iniciante
Iniciante
mikeninja


Mensagens : 315
Localização : portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyDom 21 Abr 2013 - 18:34

infelizmente, estes seres apareceram à uns dias no meu aquário Sad

pode-me dizer que produto usou para as combater e se resultou??

obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyDom 21 Abr 2013 - 19:16

E será k ao mudar a agua e lavar td muito bem, nao é o suficiente para os afastar???
Ir para o topo Ir para baixo
mikeninja
Iniciante
Iniciante
mikeninja


Mensagens : 315
Localização : portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyDom 21 Abr 2013 - 20:01

pois, não sei. mas vou então limpar tudo muito bem a ver se resulta Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyDom 21 Abr 2013 - 20:59

Faz isso e depois diz algo...
Ir para o topo Ir para baixo
mikeninja
Iniciante
Iniciante
mikeninja


Mensagens : 315
Localização : portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySeg 22 Abr 2013 - 7:38

ok
Ir para o topo Ir para baixo
mikeninja
Iniciante
Iniciante
mikeninja


Mensagens : 315
Localização : portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 4 maio 2013 - 20:15

infelizmente nao desapareceram Sad
sabem se este produto elimina as planarias?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

se nao, qual produto elimina?
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 4 maio 2013 - 21:37

E de certeza que é isso?

Ir para o topo Ir para baixo
mikeninja
Iniciante
Iniciante
mikeninja


Mensagens : 315
Localização : portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 4 maio 2013 - 21:42

certeza nao tenho, mas já falei com muitas pessoas e todas me dizem que são planarias e como vi neste tópico iguais e com as mesmas características achei que realmente eram planarias...
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptySáb 4 maio 2013 - 22:03

ja te certificaste que são planarias? se sim...

Métodos de Combate de Planárias

Aviso - Todos os métodos descritos aqui são uma compilação de experimentos de vários aquaristas. Como todo tratamento experimental, faça por sua própria conta.

pH

Planárias não toleram pH abaixo de 4.0, limpar equipamentos e vidros com uma solução ácida matará os adultos.
Ovos são resistentes a este método.


Calor

Planárias são especialmente sensíveis a altas temperaturas, tirar a fauna e elevar a temperatura do aquário por 35º durante 24 horas pode resolver o problema.
Para filtros e demais equipamentos colocar em água quente (quando possível) e esfregar bem com escovas. Os ovos são resistentes a água morna, sempre que possível usar água fervente em equipamentos.

Químicos

Vermífugos veterinários e para uso humano se mostraram eficientes em eliminar planárias sem afetar os outros animais do aquário, mas todo tratamento deve ser feito com cuidado pois as doses são muito pequenas e qualquer erro pode levar a um desastre. É importante ressaltar que no caso de apresentações em comprimido em que a dose precise ser fracionada é mais seguro esmagá-lo e dissolvê-lo para depois fracionar. Pois o princípio ativo pode não estar distribuído e corre-se o risco de usar uma fração sem princípio ativo nenhum. Em todos os tratamentos convém dosar novamente depois de alguns dias, pois os ovos são resistentes.

O vermífugo menbendazol para uso humano em comprimidos de 100mg foi usado com sucesso, sendo que a dose efetiva foi de 1 mg por litro, repetida a cada 12 horas por 3 dias. Esta concentração não afetou os camarões.

O princípio ativo flubendazol mostrou ser eficiente, segundo uma de minhas fontes, a apresentação adequada a ser usada em aquários é em pó, aplica-se 0.2 grama por 100 litros de água.

Outro remédio utilizável é o fenbendazole, de nome comercial Panacur ®, vermífugo para cães. Segundo a experiência descrita em uma das minhas fontes, uma dosagem de 0,6ppm é eficiente contra hidras e planárias, sem afetar outros animais ou o filtro biológico. Para atingir essa dosagem usa-se aproximadamente 0.1 grama para 40 litros. O efeito é rápido, bastando uma aplicação para matar os adultos.

Predadores

Poucos peixes vão comer as planárias, seu muco tóxico não as torna muito atrativas. Convém deixar os peixes sem ração para incentivá-los a caçar.
Os animais que se alimentam de planárias são:
Pomacea sp. (Ampulárias) - opção mais segura com camarões
Trichopsis pumila
Macropodus sp. (Peixe paraíso)
Betta sp.
Pelvicachromis sp. (Kribensis)
Farlowella sp. (Peixe-galho)
Rineloricaria sp.

Remoção manual com armadilha

Planárias são facilmente atraídas com alimento, por isso pode-se construir uma pequena armadilha para capturá-las.
A idéia é pegar um pote com tampa. Fazer um furo e colocar uma espécie de funil, para que seja fácil entrar mas não seja fácil sair. Colocar algum alimento atrativo dentro, como ração, pedaço de carne. Deixar a armadilha no aquário com a luz apagada (planárias são noturnas) por no máximo uma hora para evitar decomposição.
A armadilha está explicada neste site, junto com outros métodos que usei para complementar o artigo, mas está em alemão. As fotos ajudam muito:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Método Drástico

Quando nenhum método funciona, o jeito é usar uma combinação de todos, desmontando o aquário. Ferver e tratar o substrato, decorações, pedras, equipamentos, vidros. Escovando tudo muito bem para que não sobre nenhum ovo.



fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
mikeninja
Iniciante
Iniciante
mikeninja


Mensagens : 315
Localização : portugal

[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario EmptyDom 5 maio 2013 - 8:57

eu queria mesmo utilizar um químico pois acho que seja a maneira mais fácil, mas não sei bem qual utilizar...

sei que o no planaria elimina muito bem, mas não encontro à venda sem ser no ebay Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty
MensagemAssunto: Re: [ajuda] Organismos estranhos no aquario   [ajuda] Organismos estranhos no aquario Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[ajuda] Organismos estranhos no aquario
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA! bichinhos estranhos no aquario...
» Filtro do Aquario, preciso de ajuda!
» AJUDA SOBRE AQUÁRIO SFV.
» ajuda sff (peixes de aquario)
» Aquário que fiz rachou... ajuda SFF!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: