Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Carapaça deformada?! EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Carapaça deformada?! EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Carapaça deformada?! EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Carapaça deformada?! EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Carapaça deformada?! EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Carapaça deformada?! EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Carapaça deformada?! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Carapaça deformada?! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Carapaça deformada?! EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Carapaça deformada?!

Ir para baixo 
+2
reivax
Sherazade
6 participantes
AutorMensagem
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySex 1 Mar 2013 - 17:57

Boa tarde pessoal,

A minha Lola é uma comilona. Come que se farta, tudo o que pode apanhar. Dou-lhe sticks Reptomin Baby e Hatchling Formula da Zoomed. Dou também rúcula, espinafre, algas Nori (aquelas do sushi) e peito de frango cru, mas nem todos os dias. E alimento-a três vezes ao dia.
Ainda não comprei a lâmpada UVB, mas coloco-a ao sol algumas horas por dia, mas não sempre. Ou porque está frio ou porque não tenho tempo. Agora a meio do mês vou buscar um aquário novo e comprar a lâmpada UVB, pois neste actual não tenho onde/como colocá-la.

Acontece que, de há umas semanas para cá, comecei a notar uma certa deformação na carapaça. Por cima é completamente lisinha, mas junto à cauda, está a ficar achatada e as placas começaram a afastar-se.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O que acham que pode ser? Inicio de piramidismo? Défice de cálcio (li há pouco no fórum que os blocos de nada ou pouco servem...)?
De relembrar que esta minha tartaruga esteve ano e meio perdida no meu quintal. Pouco ou nada cresceu pois deve ter passado muita fominha. Estar viva é uma sorte. Poderá ser de agora estar a ter um crescimento acelerado?!
Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySex 1 Mar 2013 - 17:59

Ela é um bocado obesa. Acho que não se nota na foto, mas quando se encolhe, as "banhas" saem-lhe para fora...
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
reivax
Iniciante
Iniciante
reivax


Masculino Mensagens : 319
Idade : 28
Localização : Santarém

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySex 1 Mar 2013 - 18:02

Talvez seja do peso, acho que o peso pode levar a essas pequenas deformações, mas não tenho acerteza
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySex 1 Mar 2013 - 18:16

Acho que ela está boa para parar de comer tanta vez ao dia lol

A carapaça não é nada de mais, mas arranja-lhe a lampada uvb, para garantir a sua boa formação.

Os blocos de cálcio funcionam, a questão é que apenas faz "efeito" se a tartaruga tiver lampada uvb ou apanhar sol. De qualquer das formas, a tartaruga já retira da alimentação todo o cálcio que necessita (em caso de uma alimentação saudável, claro).

Resumindo, o bloco de cálcio é escusado.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Velez
Iniciante
Iniciante
Maria Velez


Feminino Mensagens : 509
Idade : 35
Localização : Coimbra

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySex 1 Mar 2013 - 18:43

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Não sei se avaliando o custo/benefício vale a pena insistir nestes blocos...

A carapaça vai ao sítio com o tempo e com a UVB.
Mas tu, humana, tens que te controlar com as chantagens dela! Eu sei que são umas comilonas e sei as fitas que fazem. Custa ser rígido, ainda para mais com a história dela, mas não deves abusar na comida...

Ela não está obesa! É normal e saudável ter essas banhinhas de lado Wink

Se a alimentação for de facto variada à partida o cálcio está assegurado, mas dar cálcio extra - e há bons cálcios com D3, que são óptimos para elas e para as carapaças delas, também não lhes faz mal nenhum... Ainda para mais se quiseres dar uma ajudinha extra a esses ossinhos e carapaça que já passaram por muito.

Espinafres não é um bom alimento para ser dado com frequência - tem muito ácido oxálico, que dificulta a absorção de cálcio. Ela precisa de todo o cálcio possível agora...
O frango cru basta ser 2 vezes por semana ou menos, de prefência menos...e quando deres junta cálcio em pó para compensar. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySex 1 Mar 2013 - 19:34

Humm...e será que cálcio a mais não fará o mesmo efeito que a nós humanos? (Formação de placas ósseas excessivamente rígidas, obstipação, depressão, fadiga, etc...).
Digo "a mais", pois se os sticks já têm e ainda lhe dou verduras e carne, um suplemento ainda será necessário?!

Maria Velez, essa dos espinafres não sabia...como é uma folha escura (e a que tenho fácil acesso) pensei que fosse bom. Mas assim acaba-se Smile
Vou comprar o mais breve possível a lâmpada e montá-la assim que montar o aquário novo (80x40x40 ihih).
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
Maria Velez
Iniciante
Iniciante
Maria Velez


Feminino Mensagens : 509
Idade : 35
Localização : Coimbra

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySáb 2 Mar 2013 - 6:41

A carne não tem cálcio nenhum... é aconselhado dar cálcio com a carne até. Se não estou em erro é por ser rica em fósforo, que acaba por competir com o cálcio no organismo...

Por isso a Lola acaba por receber apenas a percentagem de cálcio que está descrita nas embalagens de ração e um bocadinho na rúcula e nas algas, que não sei se estará. Terás que consultar tabelas nutricionais ou algo do género para saberes.

Como esteve um ano sem cuidados, acredito que seria benéfico dar o extra, mas cada um toma as decisões pelas suas miúdas Wink

Os espinafres ou seja o que for, se for dado esporadicamente não faz grande mal e se ela gosta, passa a ser uma goluseima! ^_^

O importante é dar a maior variedade possível de alimentos à menina.

Ela vai adorar a casa nova cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySáb 2 Mar 2013 - 9:24

Humm vou ver aquele que aconselhaste algures noutro tópico, um em pó. Reptivite? Era isso?
Então quer dizer que esta "deformação", pode mesmo ser do excesso de peso dela? E não há problemas de maior, é isso? (depois de instalar a UVB, claro...)

Também acho que vai adorar Very Happy Nesta onde estão só a Shy, com os seus 4cm, é que ainda consegue nadar na vertical...Falta-me fazer a parte seca. Tirei uma ideia do fórum, mas ainda me falta encontgrar o material, mas isso será outro tópico...
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySáb 2 Mar 2013 - 17:34

A dieta começou hoje. Vou começar a alimentá-la apenas duas vezes por dia, a ver se depois, com a ajuda da lâmpada, aquela parte achatada vai ao sítio Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySáb 2 Mar 2013 - 20:12

Pq duas vezes por dia scratch por exemplo a mim aconselharam me uma vez por dia. Mas cada caso é u m caso...As melhoras pra tarta.
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptySáb 2 Mar 2013 - 23:12

blopes escreveu:
Pq duas vezes por dia scratch por exemplo a mim aconselharam me uma vez por dia. Mas cada caso é u m caso...As melhoras pra tarta.

É para não ser assim um "corte radical"...a menina come imenso...vou diminuir o nº de vezes (e consequentemente a quantidade) aos poucos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptyDom 3 Mar 2013 - 2:25

Nao vejo qualquer problema com a tartaruga , continua alimenta la normalmente , como tens feito , tenta proporcionar uma alimentação variada , e com uvb isso vai ao sitio Smile

É a minha opinião Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptyDom 3 Mar 2013 - 9:43

SandroA escreveu:
Nao vejo qualquer problema com a tartaruga , continua alimenta la normalmente , como tens feito , tenta proporcionar uma alimentação variada , e com uvb isso vai ao sitio Smile

É a minha opinião Smile

Obrigada SandroA. Ontem experimentei cenoura, sei que não tem assim grande valor nutricional além das vitaminas, mas ambas gostaram. Continuo a dar rúcula (tem muita vitamina C, cálcio, ferro e manganês) e carninha de frango. Peixe é que pouco, pois muito raramente tenho em casa peixe de rio...
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptyDom 3 Mar 2013 - 11:09

Por exemplo , eu ontem dei morangos , adoraram Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptyDom 3 Mar 2013 - 13:49

Hoje vou experimentar a dar abacate. Ainda não experimentei fruta nenhuma (outra coisa que raramente tenho em casa...).
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! EmptyDom 3 Mar 2013 - 13:58

Penso que não teve haver problema Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Carapaça deformada?! Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça deformada?!   Carapaça deformada?! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Carapaça deformada?!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Che tem manchas na carapaça
» Carapaça...
» Carapaça sem cor
» Carapaça Mole
» Carapaça sem cor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: