Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Aquário Novo - dicas para perfeição

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
BipBip
Iniciante
Iniciante
BipBip


Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyDom 28 Out 2012 - 12:36

Bem, como estamos num fórum de tartarugas, o que interessa é a tartaruga, por isso vou deixar que ela se apresente.

- Sou uma corcunda do Mississipi , já há um ano que estou nesta casa, o início foi um pouco atribulado.
Como já devem ter lido milhares de posts deste género, foi a história do costume. Quando fui oferecida para a nova casa, ainda não sabiam muito bem como cuidar de mim.
Estive sem comer uns tempos e estava a ficar paradita, apesar de terem corrido lojas e lojas na procura de informação, havia tantas respostas diferentes ... scratch

Houve o habitual "isso é normal, ela vai hibernar" Rolling Eyes , mas felizmente na net encontrou-se a informação que as tartarugas mais novas precisavam de termostáto, luz... e eu sobrevivi Very Happy

Agora estou grande para o aquário, mas como não há lago, os meus donos cedem-me parte da sala e eu estou a escolher tudo o que preciso para a minha nova casa. Dão-me uma ajuda? Smile

Houve uma reunião aqui em casa e como a sala não é enorme e os humanos também têm de ter o seu espaço, estou um pouco limitada na largura do aquário, que vou ter de fixar em 50cm, mas posso compensar no comprimento, que começou em 1m, mas após várias negociações (que incluem chapadas na água para mostrar quem é que manda), consegui ter margem para ir até aos 1,20 ou mais um bocadinho se acharem que é necessário.
Em termos de altura seriam 60cm.
Recapitulando, 1,201,30*0,50*0,60(m), mas tendo em conta que têm medo que eu me escape, vamos contar com o nível da água com apenas uns 40cm.
Se fiz bem as contas estamos a falar de 240260 litros.

Li que o filtro deve ter no mínimo 5x a litragem do aquário, por isso devia ter no mínimo, 1200l/h.
Do que tenho visto, os filtros exteriores mais usados pelo pessoal do fórum e pelo que me dizem nas lojas em geral são os Eheim.
Ora aqui surge a primeira dúvida, dos filtros exteriores da Eheim que vi, existe um que faz 1000l/h e outro que faz 2400l/h, ou seja idealmente o filtro de 2400l/h seria o melhor, mas em termos de diferença de preço estamos a falar de 160€ . Shocked
Por um lado quero o melhor, para que esta casa se mantenha por muitos anos, mas por outro lado, existe ainda a dúvida se quando eu crescer não terei de baixar a plataforma e consequentemente o nível da água... neste momento tenho cerca de 13cm (não é fácil medir-me, não páro quieta), mas o facto de estar sempre a fugir do sol/lâmpada e de estar pequena para este aquário, talvez tenha influenciado o meu crescimento...daí o receio de que no novo ambiente, qual adolescente em fase de crescimento, eu "dê o salto".
Conhecem algum filtro entre os 1000 e os 2400?
Outro factor para não poder ser um filtro também gigante é que não há muito espaço em termos de largura no móvel que vai ser construído, por isso não pode ter um diâmetro muito grande...

Talvez arrisque no de 2400l/h afinal, a menos que alguém me dê uma boa dica.

Termostátos:
Neste momento tenho um termostáto de 50W, posso manter este e juntar mais uns?
Se juntar mais de 75W chega?
Alguém sabe onde posso comprar um da ExoTerra?
Comprei o de 50W no Continente mas há uns tempos desapareceram estes produtos das lojas...
Gosto muito destes termostátos o máximo que a Exoterra tem é de 75W, ninguém mais conhece um bom termostáto (com este género de protecções) mas com mais de 200W?

Plataforma:
Do que tenho visto as plataformas da Exoterra também são as que mais gosto, com o íman, ninguém teve màs experiências com elas pois não?

Luz:
Já tenho um candeeiro improvisado com uma lâmpada de 5.0, talvez tenha de pensar em comprar depois um candeeiro mais bonitinho para conjugar com o novo aquário, mas por agora penso que chega (eu também fujo sempre que ligam a lâmpada), pode ser que na nova casa e com nova plataforma mostre mais interesse e me comprem um candeeiro novo...

Plantas:
Gostava de ter plantas no aquário que fossem comestíveis, talvez o velho aquário onde estou fique para cultivo, depois mais tarde vou precisar de umas dicas também, por enquanto os meus donos plantaram agrião de água à parte, vamos ver se nasce...

Peixes:
Gostaria de ter um peixinho para me limpar a carapaça, como vi num hilariante vídeo aqui no fórum, antes disso temos de pensar nuns esconderijos interessantes, não vá o meu instinto selvagem apitar...
Alguma coisa a ter em conta agora se quiser mais tarde juntar um peixe? Tipo a nível de luz e filtro?

Amiga(o):
Por enquanto não dá os donos já explicaram que a prioridade agora é comprar o material todo e fazer o aquário, mas se mais tarde os conseguir convencer a arranjar-me alguém para brincar, isso muda alguma coisa na configuração do novo aquário?

Por agora é tudo, se conseguirem ler isto até ao fim são uns heróis e agradeço desde já.
Desculpem o testamento, pus a negrito, as dúvidas, para auxiliar a leitura Embarassed


Última edição por BipBip em Sáb 3 Nov 2012 - 15:35, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
BipBip
Iniciante
Iniciante
BipBip


Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptySáb 3 Nov 2012 - 15:27

Ninguém? Embarassed
Modifiquei algumas coisas no texto inicial.
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyDom 4 Nov 2012 - 12:36

BipBip escreveu:
Bem, como estamos num fórum de tartarugas, o que interessa é a tartaruga, por isso vou deixar que ela se apresente.

- Sou uma corcunda do Mississipi , já há um ano que estou nesta casa, o início foi um pouco atribulado.
Como já devem ter lido milhares de posts deste género, foi a história do costume. Quando fui oferecida para a nova casa, ainda não sabiam muito bem como cuidar de mim.
Estive sem comer uns tempos e estava a ficar paradita, apesar de terem corrido lojas e lojas na procura de informação, havia tantas respostas diferentes ... scratch

Houve o habitual "isso é normal, ela vai hibernar" Rolling Eyes , mas felizmente na net encontrou-se a informação que as tartarugas mais novas precisavam de termostáto, luz... e eu sobrevivi Very Happy

Agora estou grande para o aquário, mas como não há lago, os meus donos cedem-me parte da sala e eu estou a escolher tudo o que preciso para a minha nova casa. Dão-me uma ajuda? Smile

Houve uma reunião aqui em casa e como a sala não é enorme e os humanos também têm de ter o seu espaço, estou um pouco limitada na largura do aquário, que vou ter de fixar em 50cm, mas posso compensar no comprimento, que começou em 1m, mas após várias negociações (que incluem chapadas na água para mostrar quem é que manda), consegui ter margem para ir até aos 1,20 ou mais um bocadinho se acharem que é necessário.
Em termos de altura seriam 60cm.
Recapitulando, 1,201,30*0,50*0,60(m), mas tendo em conta que têm medo que eu me escape, vamos contar com o nível da água com apenas uns 40cm.
Se fiz bem as contas estamos a falar de 240260 litros.
boas esse tamanho esta bom para uma tartaruga adulta. fazes 40cm de parte de agua e 20cm para a plataforma

Li que o filtro deve ter no mínimo 5x a litragem do aquário, por isso devia ter no mínimo, 1200l/h.
Do que tenho visto, os filtros exteriores mais usados pelo pessoal do fórum e pelo que me dizem nas lojas em geral são os Eheim.
Ora aqui surge a primeira dúvida, dos filtros exteriores da Eheim que vi, existe um que faz 1000l/h e outro que faz 2400l/h, ou seja idealmente o filtro de 2400l/h seria o melhor, mas em termos de diferença de preço estamos a falar de 160€ . Shocked
Por um lado quero o melhor, para que esta casa se mantenha por muitos anos, mas por outro lado, existe ainda a dúvida se quando eu crescer não terei de baixar a plataforma e consequentemente o nível da água... neste momento tenho cerca de 13cm (não é fácil medir-me, não páro quieta), mas o facto de estar sempre a fugir do sol/lâmpada e de estar pequena para este aquário, talvez tenha influenciado o meu crescimento...daí o receio de que no novo ambiente, qual adolescente em fase de crescimento, eu "dê o salto".
Conhecem algum filtro entre os 1000 e os 2400?
Outro factor para não poder ser um filtro também gigante é que não há muito espaço em termos de largura no móvel que vai ser construído, por isso não pode ter um diâmetro muito grande...

Talvez arrisque no de 2400l/h afinal, a menos que alguém me dê uma boa dica.
existem filtros de outras marcas tambem muito bons que ficam a meio desses dois filtros tipo este EHEIM professionel 3 600 ou um fluval 306 ou o 406 muito bons tambem
Termostátos:
Neste momento tenho um termostáto de 50W, posso manter este e juntar mais uns?
Se juntar mais de 75W chega?
Alguém sabe onde posso comprar um da ExoTerra?
Comprei o de 50W no Continente mas há uns tempos desapareceram estes produtos das lojas...
Gosto muito destes termostátos o máximo que a Exoterra tem é de 75W, ninguém mais conhece um bom termostáto (com este género de protecções) mas com mais de 200W?
aquecedor compras mais um de 100w e ja deve chegar para manter a temperatura constante.

Plataforma:
Do que tenho visto as plataformas da Exoterra também são as que mais gosto, com o íman, ninguém teve màs experiências com elas pois não?
essas plataformas tem um grande problema elas com aumento de peso a plataforma nao vai aguentar com elas mas ainda deve dar para algum tempo
Luz:
Já tenho um candeeiro improvisado com uma lâmpada de 5.0, talvez tenha de pensar em comprar depois um candeeiro mais bonitinho para conjugar com o novo aquário, mas por agora penso que chega (eu também fujo sempre que ligam a lâmpada), pode ser que na nova casa e com nova plataforma mostre mais interesse e me comprem um candeeiro novo...
elas fogem sempre que ligas a luz mas depois de a luz estar ligada elas habituam-se e sobem para a plataforma
Plantas:
Gostava de ter plantas no aquário que fossem comestíveis, talvez o velho aquário onde estou fique para cultivo, depois mais tarde vou precisar de umas dicas também, por enquanto os meus donos plantaram agrião de água à parte, vamos ver se nasce...
plantas no aquario é mesmo para serem comidas e muitas vezes destruidas
Peixes:
Gostaria de ter um peixinho para me limpar a carapaça, como vi num hilariante vídeo aqui no fórum, antes disso temos de pensar nuns esconderijos interessantes, não vá o meu instinto selvagem apitar...
Alguma coisa a ter em conta agora se quiser mais tarde juntar um peixe? Tipo a nível de luz e filtro?
nao precisas de nada especial para o peixe pois ja tens tudo da tartaruga, precisas isso sim de esconderijos pois a tartaruga vai lhe dar caça pelo menos as minhas nao dao descanso aos peixes.
Amiga(o):
Por enquanto não dá os donos já explicaram que a prioridade agora é comprar o material todo e fazer o aquário, mas se mais tarde os conseguir convencer a arranjar-me alguém para brincar, isso muda alguma coisa na configuração do novo aquário?
as tartarugas sao animais solitarios e a não ser que queiras fazer criação nao precisas de companhia para a tartaruga

Por agora é tudo, se conseguirem ler isto até ao fim são uns heróis e agradeço desde já.
Desculpem o testamento, pus a negrito, as dúvidas, para auxiliar a leitura Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
BipBip
Iniciante
Iniciante
BipBip


Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyDom 4 Nov 2012 - 19:36

Agradeço a paciência nas respostas Very Happy
Sem querer abusar...
Esses fluval ainda não me tinham falado (outro para juntar à lista foi o Fluval FX5, que é um "monstrinho"), vou tentar recolher informações.

Citação :
aquecedor compras mais um de 100w e ja deve chegar para manter a temperatura constante.
Eu só tenho um de 50W, assim ficavam só 150W, para 260litros água chega?
Como a exoterra não tem mais de 75, recomendaram-me Rena, o de 300W, por não haver de 250 (no caso de mais tarde a tartaruga ir para um lago, este aquário podia ser "cheio" e já tinha termostato para ele.
Não é 1W/L?
Aquário Novo - dicas para perfeição  51812

Citação :
essas plataformas tem um grande problema elas com aumento de peso a plataforma nao vai aguentar com elas mas ainda deve dar para algum tempo
Já andei a ler os vários tópicos e reparei nisso, nunca ninguém experimentou com ímans mais fortes?
Mas sim, por enquanto dá...

As plantas pronto, logo vejo se uso o aquário antigo para plantar e o novo leva umas plantas de vez em quando, se virarem migalhas já não vou ao engano Laughing


Citação :
nao precisas de nada especial para o peixe pois ja tens tudo da tartaruga, precisas isso sim de esconderijos pois a tartaruga vai lhe dar caça pelo menos as minhas nao dao descanso aos peixes.
Pronto, então em termos de equipamento é tudo cheers
Com mais calma, quando o aquário estiver todo montado e estável logo estudo e peço auxílio para peixes, esconderijos...

Citação :
as tartarugas sao animais solitarios e a não ser que queiras fazer criação nao precisas de companhia para a tartaruga
A questão da criação realmente é algo que já me passou pela cabeça, mas ainda há muito caminho a percorrer. Eu sei, lá li, percebo, mas assim como é da Natureza delas serem animais solitários é da nossa querer vê-los acompanhados... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyDom 4 Nov 2012 - 23:17

Boa Sorte para a tarta Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
BipBip
Iniciante
Iniciante
BipBip


Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptySeg 5 Nov 2012 - 0:16

blopes escreveu:
Boa Sorte para a tarta Very Happy
Thank you Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptySeg 5 Nov 2012 - 20:39

boas o aquecedor é pouco, um de 200w ou 300 ja era melhor e paravas com o de 50w se meteres o de 300w
Ir para o topo Ir para baixo
BipBip
Iniciante
Iniciante
BipBip


Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyDom 2 Dez 2012 - 17:31

Tentei recolher várias dicas de filtros em lojas, aqui no fórum, pela net...
Penso que para "cumprir" a meta de 10x a litragem do aquário e olhando apenas para filtros de marcas conhecidas/recomendadas, tenho de ignorar os filtros na ordem dos mil e tal litros por hora.
Acho que a escolha recai sobre um dos 2 primeiros:
ModeloFiltragem (L/h)Consumo (W) Preço (€)
Eheim 1500XL 2400 65 ~260
Fluval FX5 3500 48 ~350
Eheim 600 1000 20 ~100
Fluval 406 1450 20 ---
Fluval 306 1150 16 ---
Eheim Pro 36001250 16 ---

O Fluval é mais caro, mas consome menos (ao preço a que está a electricidade actualmente, a diferença de preço era algo para se diluir em 3 anos Razz).
Preciso de ajuda num ponto, apesar de em vários locais estar anunciado os 3500L/h, mesmo no manual do FX5 fala-se também em 2300L/h circulação no filtro...
http://usa.hagen.com/File/da5e8f69-366f-453e-8b3d-c8c82ff3c4c3
Considero os 2300 ou os 3500? Considerando os 2300 era abaixo do que o Eheim anuncia (2400), considerando os 3500 ficaria acima das 10x o volume de água real do aquário, mas acho que isso não era mau, certo?

Se tivermos uma filtragem horária de 13vezes versus uma de 9 vezes, vamos ter de fazer a manutenção do filtro mais vezes na de maior filtragem?


Tenho lido sobre as trocas parciais, acham que 10% semanalmente seria uma boa ideia, se houvesse um filtro que faria no mínimo as 9 vezes?
Ir para o topo Ir para baixo
BipBip
Iniciante
Iniciante
BipBip


Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyTer 19 Mar 2013 - 17:12

Só para deixar o feedback, acabei por comprar o FX5 da Fluval e o termostáto optei também pelo Fluval (com protecção).
Aquário Novo - dicas para perfeição  31ES67MAJsL._SY450_

Passado um mês abri o filtro e tudo impecável, aliás a água estava boa, sem odor ou cor.

Entretanto juntei umas rochas e uns peixes.

Peixes tenho 3 guppy (1 macho e 2 fêmeas) e 2 corydoras (não sei ver se são machos ou fêmeas..).

Têm vivido felizes e contentes, Very Happy eu já sabia que a tartaruga não ligava a peixes, já tinha feito uma experiência forçada no aquário anterior(um peixe que matava outros, deram-me para fazer companhia à tartaruga).

O problema agora é que têm andado tão contentes que parece que cada vez que vou ao pé do aquário encontro mais um girino (já tinha improvisado uma maternidade com um garragão de 2.5 para um girino que tinha encontrado a semana passada, agora desde ontem já pus outro garrafão e já lá estão 7 girinos...)

Alguém sabe quanto tempo demora a crescer para os poder juntar aos outros peixes? Sim, porque o problema não é a tartaruga são as fêmeas que tentam comer os girinos...

Em termos de análises à àgua, pedi a um colega que tem aquário com peixes e ele tem feito análises mensais e está tudo ok.

Agora estou espera de 2 plantas para ver se a tartaruga é tão desinteressada com elas como é com os peixes... Rolling Eyes
Aquário Novo - dicas para perfeição  Alternanthera-bettzickiana-aurea
Aquário Novo - dicas para perfeição  Alternanthera-bettzickiana-aurea

Dicas?
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyTer 19 Mar 2013 - 21:41

Eu se colocasse plantas naturais às minhas elas devoravam, mas não há nada como experimentar. Elas habituaram se desde cedo com os peixes, talvez seja esse o desinteresse, o k é bom.
Ir para o topo Ir para baixo
BipBip
Iniciante
Iniciante
BipBip


Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  EmptyQua 20 Mar 2013 - 18:30

No meu caso a tartaruga penso que já tem 3 anos ou quase, acho que é mesmo da natureza dela, não lhe deu para isso, prefere atacar as pedras (são rochas, não há perigo de as comer)... Caracóis não os deixa respirar também...

Peixes é muito paciente, os guppy fartam-se de se por à frente dela quando lhe dou comida, a bicarem-lhe os sticks e ela até espera que se desviem Smile

No outro dia também parecia que estava a defender um girino, uma das fêmeas estava atrás dele e a tartaruga pôs-se no meio, virava-se de costas para a fêmea e nunca atacou o girino, o que deu-me tempo para ir resgatá-lo para uma das maternidades improvisadas... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquário Novo - dicas para perfeição    Aquário Novo - dicas para perfeição  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquário Novo - dicas para perfeição
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novo Aquário para tartaruga !
» O novo filtro para o meu Aquário!
» meu aquario novo
» Aquário novo
» NOVO AQUÁRIO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: