Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Projeto externo / Dúvidas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Projeto externo / Dúvidas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Projeto externo / Dúvidas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Projeto externo / Dúvidas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Projeto externo / Dúvidas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Projeto externo / Dúvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Projeto externo / Dúvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Projeto externo / Dúvidas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Projeto externo / Dúvidas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
jr_mga
Iniciante
Iniciante
jr_mga


Masculino Mensagens : 13
Idade : 45
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyTer 28 Ago 2012 - 13:17

Olá a todos,
Para começarmos o tópico vou contar a história da minha tarta! (da minha filha na verdade)

Ela ganhou da vó dela, pelo que vi aqui em fotos acho que é tartaruga-tigre-d'água (Trachemys dorbigni) novinha, veio em um aquário daqueles de petshop. Agora vejo o quanto errado estávamos a tratando. Depois que li bastante aqui, vi sobre temperatura da água, espaço, sol, lugar seco, se debater por dias, alimentação.. etc..

No dia 10 de Maio, teve um churrasco na minha casa e tiramos ela pra fora, era inverno, e quando fomos procurar não achamos ela. Minha filha chorou, chorou e chorou (ela tem 8 anos) já estava conformada, quando nesse sábado, 18 de Agosto, fui trocar umas plantas de um jardim que tenho e pra minha surpresa eu achei ela enterrada na terra debaixo de umas cascas de árvore que enfeitam o jardim. Ai resolvi pesquisar, e achei esse site/forum maravilhoso, com muitas dicas de cuidados e sobre instalações correta pra nossa tarta, que minha filha batizou de Tortuguita, Tortuga pro intimos.. rsrsrs

Agora tenho duas principais dúvidas pra começar o projeto da sua futura casa.

1- Mesmo ela sendo pequena já posso colocar em ambiente externo? Se for externo tenho que controlar temperatura da água?
**Filtro, e demais acessórios discutirmos mais pra frente.

2- Ela sendo pequena, tem predador? corre risco no ambiente externo?

Dependendo das resposta, vou postar a foto do futuro local pra sua casa.

Aguardo resposta!

Ah, percebi que é um forum português, e sou do Brasil, se não entenderem alguma coisa só falar que tento explicar.

Abraços

Junior
Ir para o topo Ir para baixo
ruddy
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 119
Localização : bombarral

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyTer 28 Ago 2012 - 14:12

boas, vou tentar ajudar, em colocar em ambiente externo como as temperaturas do brasil são muito mais quentes acho que não há mal nisso mas não tenho a certeza.
predadores a muitos, aves de rapina, tipo águia mocho, coruja, coisas assim. e tbm há ratos, tenho um amigo meu que os ratos roeram a tartaruga dele ate ela morrer.
Ir para o topo Ir para baixo
jr_mga
Iniciante
Iniciante
jr_mga


Masculino Mensagens : 13
Idade : 45
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyTer 28 Ago 2012 - 17:16

Obrigado ruddy pelas respostas.
Realmente o clima aqui é tropical, sempre mais que 25º no inverno que aqui é entre maio/agosto que a temperatura baixa um pouco, do resto do ano.. sempre quente!

Como moro em uma área bem habitada coruja e aves de rapina seria meio difícil, ratos acho difícil devido a limpeza do terreno e quase nada de terra ou lixo! E claro, uma cuidada todos os dias não faz mal tbem né.

abraços

Junior
Ir para o topo Ir para baixo
jr_mga
Iniciante
Iniciante
jr_mga


Masculino Mensagens : 13
Idade : 45
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyTer 28 Ago 2012 - 19:11

Por favor mais alguém com alguma dica?

Junior
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 12:43

Aqui ficam os links do jr_mga:

"Com alguma adaptação queria fazer algo parecido a este laginho."

g1.globo.com/platb/jornal-hoje-hojeemcasa/2011/08/20/um-laguinho-plantas-e-pedras-no-quintal/

"Esse tipo de filtragem seria suficiente?"

"O espaço que tenho é esse aqui: compr:1,30 larg:0,40 prof: 0,80"

Projeto externo / Dúvidas Projetolago1


"Em vermelho onde penso em fazer o lago:"

Projeto externo / Dúvidas Projetolago2
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 12:49

Eu acho que sendo ela ainda pequena, facilmente a mantens em casa até crescer um pouco mais, por melhores que sejam as condições, é sempre mais seguro manter em casa enquanto pequenas. E como tambem cresce rápido não precisas esperar muito tempo até que fique com um bom tamanhinho. Até lá podes ir tratando do espaço exterior.

Em relação ao espaço que falas nas fotos, de uma forma mais radical, eu fazia a zona toda de água.
Ir para o topo Ir para baixo
jr_mga
Iniciante
Iniciante
jr_mga


Masculino Mensagens : 13
Idade : 45
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 13:03

Obrigado Beatriz por postar os links.
Vc viu o vídeo sobre o lago... achei mto prático e interessante.

Quanto a mante-la dentro de casa, não sei se seria melhor deixa-lá em um pequeno aquário ou desde já dar a ela um espaço mais apropriado. Mais estudarei a melhor forma.

Agora sobre fazer todo o espaço de água, vc radicalizaria tirando a planta tbem? Pq ai sem chance... minha mulher poe eu e a tarta pra correr na hora! rsrsrs

obrigado

Junior
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 13:19

lol!

Podes arranjar maneira de fazer a água contornando a planta, ficando a planta no meio, como uma ilha.

Mas é importante tambem saber se a planta é tóxica para a tartaruga. Porque as tartarugas gostam de mordiscar as plantas a que têm acesso e se a planta não for adequada a tartarugas, pode fazer-lhe muito mal. E nesse assunto eu já não posso ajudar, não faço ideia se essa planta trará problemas ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
jr_mga
Iniciante
Iniciante
jr_mga


Masculino Mensagens : 13
Idade : 45
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 14:08

A planta é uma :

DRACENA -ARBÓREA - ( Dracaena arbórea )

NOME CIENTÍFICO: Dracaena arbórea.

NOME POPULAR: Dracena-arbórea.

FAMÍLIA: Liliaceae.
Ir para o topo Ir para baixo
jr_mga
Iniciante
Iniciante
jr_mga


Masculino Mensagens : 13
Idade : 45
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 16:54

Beatriz,
pesquisei um pouco sobre as Dracenas, e achei um estudo feito pra um shopping sobre suas plantas toxícas perto do público e em determinado ponto do estudo diz:
... Sugere-se que no shopping Riverside Walk seja adotado os procedimentos
citados acima e caso se deseje substituir as plantas tóxicas do local propõe-se a
utilização de espécies de plantas já existentes como Dracenas, Jasmins, Agaves e
Helicônias que além de possuírem um belo poder ornamental não são nocivas.

link do estudo:

revsbau.esalq.usp.br/artigos_cientificos/artigo84.pdf (só acrescentar o www)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 18:29

Pois, não sei se isso se aplica a tartarugas, não sei mesmo.

De qualquer das formas tambem podes sempre deixar a planta, mas cortar aquelas folhas mais baixas para a tartaruga não as alcançar.
Ir para o topo Ir para baixo
jr_mga
Iniciante
Iniciante
jr_mga


Masculino Mensagens : 13
Idade : 45
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 18:41

vou sábado podar as folhas mais baixas por via das dúvidas né.. melhor!
Adoraria fazer o lago em volta inteiro como sugeriu.. mais seria mto trabalhoso vedar em folta da planta .. acho que vou investir no meu projeto inicial mesmo.. até pq a tortuga vai ter um espaço seco maior pra ela se divertir!
E já estou pensando em comprar um/a companheiro/a tbem.. será que daria certo?
Ir para o topo Ir para baixo
ruddy
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 119
Localização : bombarral

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 19:32

boas, achei interessante a ideia mas acho que ficaria melhor um lago todo em volta e a planta no meio.
Ir para o topo Ir para baixo
jr_mga
Iniciante
Iniciante
jr_mga


Masculino Mensagens : 13
Idade : 45
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas EmptyQui 30 Ago 2012 - 20:10

ruddy lago todo em volta pra já vai ser meio difícil.. mais realmente é uma ideia boa! Vamos estudar pra um futuro.

Obrigado pelo comentário
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projeto externo / Dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto externo / Dúvidas   Projeto externo / Dúvidas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projeto externo / Dúvidas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Projeto de aquaterrário externo
» Iniciando o projeto (dúvidas)
» Algumas dúvidas sobre terrario externo.
» Dúvidas para Projeto futuro no exterior
» O meu projeto!!!!! :)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores-
Ir para: