Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
tartarugas em albufeiras portuguesas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 tartarugas em albufeiras portuguesas

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
paperino
Iniciante
Iniciante
paperino


Masculino Mensagens : 74
Idade : 49
Localização : Aguas Santas-Maia

tartarugas em albufeiras portuguesas Empty
MensagemAssunto: tartarugas em albufeiras portuguesas   tartarugas em albufeiras portuguesas EmptyQui 24 maio 2012 - 20:05

Boas pessoal , ja não vinha cá a algum tempo mas hj decidi vir cá dar uma "boa " noticia ...
Andei durante estes ultimos 4 dias pela albufeira do Maranhão (Avis) , Rio ??? em Pavia , Barragem de Montargil , barragem ??? junto ao fluviario de Mora e outros locais na "zona" onde tivessem agua ... por ser pescador desportivo nos tempos livres ( e apologista da pesca sem morte - catch and release) tenho que observar os locais que vou pescar e mm não pescando gosto de me pôr em cima de pontes ou outros locais estrategicos a observar a actividade que existe junto á água e posso-vos garantir que nos cursos de água que passei observei em todos eles tartarugas .... se bem que em alguns sitios deu para identificar uma das nossas ... não me recordo do nome ( pelas pintas amarelas) e noutro sitio uma Scripta elegans enorme (pelas "orelhas" vermelhas ) na maior parte não consegui identificar as outras especies . ás vezes até me esquecia que andava á procura de Achigãs e distraia-me com as tartarugas ...
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

tartarugas em albufeiras portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em albufeiras portuguesas   tartarugas em albufeiras portuguesas EmptySex 25 maio 2012 - 8:47

Boas,

O que descreves é uma realidade mais-ou-menos conhecida. O problema é que estamos a falar maioritariamente de Tartarugas nao nativas. Essa é a razao do apertar da malha da legislaçao... (Cumpra-se ou nao)

Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

tartarugas em albufeiras portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em albufeiras portuguesas   tartarugas em albufeiras portuguesas EmptySex 25 maio 2012 - 10:13

Norby, nas zonas onde andou o Paperino, as Trachemys scripta elegans são em pequenissimo número, daí ele só ter visto uma.
O que há muito é Emys orbicularis (as que descreves com pintinhas amarelas, paperino) e , claro, em número ainda maior, as Mauremys leprosa, que podem ter tonalidades bastante diferentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

tartarugas em albufeiras portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em albufeiras portuguesas   tartarugas em albufeiras portuguesas EmptySex 25 maio 2012 - 17:58

Da ultima vez que contei, creio existirem perto de 5 fenotipos ou tipos de coloração das M. leprosa em Portugal. Por causa de factores de melanismo, pode ser tricky distinguir, quem sabia isso de cor é uma antiga Prof minha.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

tartarugas em albufeiras portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em albufeiras portuguesas   tartarugas em albufeiras portuguesas EmptySeg 28 maio 2012 - 7:55

Pictus escreveu:
Da ultima vez que contei, creio existirem perto de 5 fenotipos ou tipos de coloração das M. leprosa em Portugal. Por causa de factores de melanismo, pode ser tricky distinguir, quem sabia isso de cor é uma antiga Prof minha.

...ora aí está uma mulher que interessa conhecer... Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

tartarugas em albufeiras portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em albufeiras portuguesas   tartarugas em albufeiras portuguesas EmptyDom 3 Jun 2012 - 1:11

Sim e ela tambem gostaria de te conhecer a ti Smile Mas é engraçado o esquema das Mauremys leprosa... por exemplo eu suspeito que ha um genotipo tipico da zona da Ria Formosa. As populações de M. leprosa de todo o Portugal e Espanha têm simplesmente de ser todas revistas de um ponto de vista filogenetico.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





tartarugas em albufeiras portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em albufeiras portuguesas   tartarugas em albufeiras portuguesas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
tartarugas em albufeiras portuguesas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» tartarugas terrestres PORTUGUESAS
» Tartarugas ao Sol
» pdf de tartarugas
» 2 tartarugas no OLX
» tartarugas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Outros assuntos relacionados com tartarugas-
Ir para: