Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Tartaruguinha doente??? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Tartaruguinha doente??? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Tartaruguinha doente??? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Tartaruguinha doente??? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Tartaruguinha doente??? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Tartaruguinha doente??? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Tartaruguinha doente??? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Tartaruguinha doente??? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Tartaruguinha doente??? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Tartaruguinha doente???

Ir para baixo 
+3
Guilherme
BeatrizL
carlota_caty
7 participantes
AutorMensagem
carlota_caty
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : PDL

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptySáb 5 maio 2012 - 15:57

Olá preciso da vossa ajuda com urgência Sad

Costumo a ler o vosso forum para tirar as duvidas sobre a minha nova tartaruga bebé, a Carlota Smile Só que ela apresenta uns sintomas que ainda não vi por aqui descritos.

Ela é pequenina(talvez uns 4cm) na ultima semana reparei que nas "separações" entre as placas na carapaça está um pouco vermelho....será sangue??? não sei se ela estará doente Sad tento limpar e sai um pouco mas algumas horas depois está outra vez mais vermelho.

Ela ta num aquário com a temperatura 20º, tem pedra de cálcio e dou lhe camarões e reptomin baby. Está em cima d secretaria ao lado duma janela, mas não tem feito muito sol.

Será que está doente??? Não sei se estou a conseguir-me explicar, mas espero que me ajudem. Ainda não posso colocar fotos, talvez fosse mais fácil.

Obrigada.
CM
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptySáb 5 maio 2012 - 16:57

Podes tirar as fotos e envias para mim ou para outro user que metemos aqui.

Quando te referes á "separação" das placas é da carapaça mesmo ou do plastrão? No plastrão muitas tartarugas pequenas apresentam tal cor.

Olha ter a tartaruga á janela não é nada bom. Se fica com a janela fechada, não apanha os raios, pois são filtrados pelo vidro, se fica aberta qualquer correntezinha de ar pode fazer-lhe mal, é muito mais seguro ter uma lampada uvb. Na alimentação corta esses camarões, dá os sticks e acrescenta verduras, isto é muito mais importante que ter por exemplo o bloco de cálcio.
Ir para o topo Ir para baixo
carlota_caty
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : PDL

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptySáb 5 maio 2012 - 19:38

Muito obrigada Smile já enviei duas fotos...espero que dê para perceber..a qualidade não muito boa...Desde que comecei a pesquisar sobre tartarugas que ando super preocupada com a minha? sempre à "procura" de doenças :/

Quanto à luz...realmente não é o ideal...e estou mesmo a pensar em comprar um lampada UV apesar de serem um pouco caras Smile

Relativamente aos camarões...como há pouco tempo é que percebi que não eram bons para ela ainda estou na transição para a nova comida. Meto dois ou três no meio do reptomin baby....mas como hoje ela já comeu bastante bem a nova comida já não meti camarões Smile Ela é muiiitttooo comilona Smile

CM
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptySáb 5 maio 2012 - 19:48

Se ela é muito comilona aí tens um optimo motivo para não te preocupares tanto com ela.

É importante sim, observar e principalmente saber detetar e conhecer as doenças, mas não podemos exagerar e achar o tempo todo que a tartaruga tem algum problema.

Se falas em luz então calculo que não apanhe sol directo, não? Como disse os raios uvb são muito importantes, por exemplo, o bloquinho de cálcio que tens água, se a tartruga não apanhar raios uvb, esse bloco não está a fazer nada porque sem os raios uvb a tartaruga não absorve o cálcio, ou por outras palavras, este não faz efeito, e o cálcio é importante para a formação dos ossos e carapaça. Para alem disto o bloco de cálcio não é necessário, se ela tiver uma alimentação saudavel. Fazes bem em retirar os camarões da alimentação, dá-lhe tambem verduras de folha verde escura, vai experimentando couve, nabiça, rucula, agrião, é o que tenho visto que gostam mais. E podes tambem dar bocadinhos de carne ou peixe crus, enquanto pequena é optimo, depois conforme for crescendo podes ir retirando da alimentação e aumentando as verduras, uma vez que em adultas tornam-se mais herbivoras.

As fotos estou a guardá-las para colocar aqui, estou no trabalho e a net é um pouco lenta Rolling Eyes Mas está quase.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptySáb 5 maio 2012 - 20:03

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No plastrão já tinha visto algumas têm e não é problema nenhuma, agora assim na carapaça e nessa "quantidade" nunca tinha visto. Essas manchas são "fixas" ou se limpares saiem? Parece que tocaste nesse assunto á pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptySáb 5 maio 2012 - 20:25

nunca vi isso, mas nao gosto dessa cor ensanguentada
Ir para o topo Ir para baixo
carlota_caty
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : PDL

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 0:23

Obrigada por postares as fotos.

Se limpar sai grande parte, mas depois volta a aparecer :/ não sei o que possa ser Sad

acham que pode ser algo grave?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 0:48

Não ha ai nada de mal. Tens lampada Uv, tens aquecimento? Se sim optimo. Retira os gammarus da dieta e insiste no tetra reptomim baby, tão simples quanto isso.
Ir para o topo Ir para baixo
carlota_caty
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : PDL

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 1:07

A agua está sempre acima dos 20º...não tenho lampada UV, mas vou tratar disto essa semana. Ela está perto da janela, mas já sei que não é bom.

Já retirei hoje os gammarus. Já disseram que o reptomin baby também tem calcio para a caparaça...e também tem a pedra de cálcio no aquario. Mas como apareceram essas "manchas" que parecem mesmo sangue penso que ela está doente e em sofrimento Sad Será que isto vai passar?
Ir para o topo Ir para baixo
Cubicle
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Lisboa

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 1:31

Como a BeatrizL disse, se ela come bem e esta activa acho que não te deves preocupar tanto, e sobre tambem tentares inserir carne, peixe, e verduras na alimentação dela....

Essa cor não acho muito normal, a minha tambem ja começou a ter essa separaçao ja algum tempo mas sem essa cor, e dou-lhe os mesmo sticks que tu lhe das...
Ir para o topo Ir para baixo
carlota_caty
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : PDL

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 15:16

Realmente ela ta a comer bem...e a fazer a maratona dentro do aquário...parece-me saudavel, mas não acho normal aquela cor Sad

Hoje teve a apanhar um pouquinho de sol no jardim Smile vou acompanhar os proximos dias para ver os progressos.

CM
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 17:14

(Gostava de dizer que gosto muito da tua localização, quando andava no secundário, usavamos PDL para definar outra coisa que nada tinha a ver com uma localização, as regras do forum não permitem dizer o que significa, mas calculo que seja muito usado por grande parte dos jovens, mas olha deve ser uma terra muito divertida Laughing )

Agora que já tive o meu momento de parvoice, vou passar a questões mais importantes lol

De facto nunca tinha visto isso e não sei o que é. O que aprendi desde sempre é que uma tartaruga a comer bem e super activa é optimo sinal. Mas já agora gostava de saber o que é.

Cuidado quando colocas a tartaruga no quintal ao sol, deves ter em atenção o facto de ter água e sombra á disposição e igualmente tens de ter em atenção a temperatura da água. Pouca água ao sol aquece demasiado e cozes a tartaruga silent
Ir para o topo Ir para baixo
carlota_caty
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : PDL

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 17:49

Olá Smile

Por acaso sei o que significa PDL, mas na minha terra é Ponta Delgada (Açores).

Relativamente à minha carlota, estive sempre atenta enquanto ela estava ao sol (estive sempre com ela a verificar tudo). Falei com uma colega estudante de medicina veterinária que disse não saber exatamente o que se passa com ela, diz que não é normal isso que ela tem, mas n acredita que seja algo grave.

Felizmente ela conhece um veterinário aqui na ilha que cuida de tartarugas e aconselhou-me a falar com ele. amanhã vou tentar ir à clinica veterinária dele e assim que tiver noticias digo aqui qq coisa.

Tenho mesmo que vos agradecer pela vossa atenção e se souberem mais alguma coisa digam (sou uma "mãe" muito preocupada com a minha bichinha Sad ).
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 17:55

Hahaha tenho de acompanhar estas modernices, não fazia ideia que pdl era ponta delgada. Shame on me!

Olha acho que a preocupação é importante desde que não seja em demasia.


Última edição por BeatrizL em Dom 6 maio 2012 - 18:49, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
KratosTheSpartan
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 101
Localização : Porto

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 18:19

emgraçado tenho 15 anos e nao sei o que significa pdl sem ser ponta delgada...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 19:30

Qual sofrimento, o bicho tá mais que bem. Voçês as vezes poem-se a inventar e espero bem que se fores ao vet não seja um serralheiro com diploma ou um alarmista sem experiencia e que faça algum disparate dos grandes e ai é melhor! Isso pode ter sido uma queda ou um golpe, não tem mau aspecto, não tem sinais de trauma, não tem sinais de infeção, é uma coisinha de nada do qual esta a ser feito um exagero dos grandes.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 19:33

Pictus resolve! silent Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 19:40

BeatrizL escreveu:
Pictus resolve! silent Laughing
Livra que é presiso ter paciencia Laughing Meu... Vão lá para fora brincar e sejam felizes! Que raio Cool
Ir para o topo Ir para baixo
carlota_caty
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : PDL

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 21:04

Peço desculpa, simplesmente estava preocupada porque só a tenho há pouco tempo. Sou inexperiente, e quando vejo algo diferente no bichinho tento descobrir o que é, porque não sei se está doente.
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyDom 6 maio 2012 - 22:43

Mas por acaso estou curiosa sobre o que vai dizer o veterinário.
Ir para o topo Ir para baixo
carlota_caty
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 8
Localização : PDL

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptySeg 7 maio 2012 - 21:38

Olá,

O vet disse que ela estava bem disposta, comilona e que tem uma carapaça muito bonita lol.

Precisa é de apanhar mais sol ou comprar a lâmpada, porque tem as pontinhas da carapaça um pouco moles. Disse que não é nada de grave e que vai ficar boa rápido Smile

Disse também para não usar água da torneira.


CM

Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? EmptyTer 8 maio 2012 - 0:00

carlota_caty escreveu:
Olá,

O vet disse que ela estava bem disposta, comilona e que tem uma carapaça muito bonita lol.

NÃO! ASSERIO!!!??? QUEM DIRIA!!! Rolling Eyes Enfim pelo menos não decidiu fazer nada de radical. Que ha alguns que pensam que todos os males das tartarugas se resolvem com injeções de vitamina A.

Precisa é de apanhar mais sol ou comprar a lâmpada, porque tem as pontinhas da carapaça um pouco moles. Disse que não é nada de grave e que vai ficar boa rápido Smile

Bom o bicho é jovem, é normal haver flexibilidade, mas sim é uma boa ideia. Vêm ai o verão pode ser uma boa altura para planear um habitat ao ar livre Wink

Disse também para não usar água da torneira.


CM

Podes usar perfeitamente água da torneira. Se quiseres ser picuinhas podes deixar a água de repouso durante 24 horas para retirar o cloro ou usar um anticloro, mas realmente não ha a minima necessidade, não com esta especie.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tartaruguinha doente??? Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruguinha doente???   Tartaruguinha doente??? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tartaruguinha doente???
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tartaruguinha
» Tartaruguinha Bebé
» Espécie da tartaruguinha
» Me ajudem! Minha tartaruguinha sumiu!
» Minha tartaruguinha esta com um os olhos fechados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: