Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Preservar carapaça como lembrança

Ir para baixo 
+11
AshtarPT
Sofia OD
Guilherme
neco_leo
RicardoF
BeatrizL
norby
vitor
RP
Diogo deux tartarugas
iurebass
15 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyDom 16 Dez 2012 - 18:03

Guilherme escreveu:
com esse tamanho a carapaça é mole e não tem quase osso nenhum

Mas se eu quiser , seria possivel guarda la , de que maneira ?
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyDom 16 Dez 2012 - 22:02

se nao tiver osso basicamente vai desaparecer
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyDom 16 Dez 2012 - 23:29

Axo k na maioria do pessoal ca de casa nao ia axar mta graça, mas o meu pai gosto imenso de ver isso e fala muito....
Mas, está muito interessante.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySeg 17 Dez 2012 - 10:27

Guilherme escreveu:
se nao tiver osso basicamente vai desaparecer

Mas , para poder guarda la que tenho que fazer ?
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySeg 17 Dez 2012 - 10:27

blopes escreveu:
Axo k na maioria do pessoal ca de casa nao ia axar mta graça, mas o meu pai gosto imenso de ver isso e fala muito....
Mas, está muito interessante.

de preservar a carapaça ? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySeg 17 Dez 2012 - 10:53

SandroA escreveu:
Guilherme escreveu:
se nao tiver osso basicamente vai desaparecer

Mas , para poder guarda la que tenho que fazer ?


Como já disse o Guilherme, os ossos são pequenos e fracos (pouco formados) , pelo que é difícil preservar. Mas se queres tentar, colocas dentro da terra e esperas (nesse caso, dado que é muito pequena) uns meses; depois desenterras e ficas com a carapaça (se não desparecer ou se decompuser toda, dado que é muito pequenina) e com os restantes ossinhos.

Outra possibilidade é a taxidermia, mas ninguém te faz isso em Portugal com um animal de 3,5 cms.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySeg 17 Dez 2012 - 13:32

Pois , calculo que nao , obrigado a todos pela ajuda , vou enterra la num vaso , e preciso ser fundo o vaso , com que profundidade ?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 18 Dez 2012 - 8:47

Para uma tartaruga de 3,5 cms, basta enterrares a 20 cms. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 18 Dez 2012 - 9:37

Obrigaod RP Smile , sao uma grande ajuda Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 47
Localização : Gondomar

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySex 26 Abr 2013 - 18:57

Só agora abri este tópico e de facto tem o seu interesse, ou melhor, algumas pessoas sentir-se-ão interessadas em preservar os restos mortais do animal, outros se calhar acharão demasiado mórbido, é como tudo logicamente.

Eu por acaso tenho dois crânios em casa, um disseram-me que seria de lobo, outro ainda não tentei saber na net, mas pela dentição aponto para gato, mas pode ser um tiro completamente ao lado. Entretanto encontrei um outro crânio, creio que de carneiro e ofereci a uma amiga que achou piada.

Quanto à carapaça. Quando encontrei a minha corcunda morta, e depois do choque inicial, a pergunta seguinte foi: que é que eu faço com o corpo do bicho? Então, ocorreu-me poder vir a preservar a carapaça e coloquei-a no fundo de uma pilha de composto orgânico, porque pensei que o corpo será mais facilmente decomposto e absorvido pelos bichos que tratam da compostagem, além de conseguir depois encontrá-la facilmente.
Deixarei passar mais uns meses e depois logo verei em que estado está.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySeg 29 Abr 2013 - 7:49

Boas, Konigvs!
Penso que terás toda a razão, com compostagem será mais rápido.
É uma pena os ossinhos ficarem todos "separados", seria muito interessante ficar com tudo junto, um esqueleto inteiro, mas enfim... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySeg 29 Abr 2013 - 9:07

"Engraçado" relembrarem este tópico. A semana passada a minha Brownie morreu e vim aqui dar uma olhadela ao tópico. Enterrei-a no espaço do lago, gostava de conseguir manter a carapaça Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 30 Abr 2013 - 7:48

Penso que 1 ano ou ano e meio enterrada é suficiente para retirares os ossos intactos, Beatriz! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 30 Abr 2013 - 16:59

Tb enterrei a minha tarta, mas era mt bebe. Coloquei a junto a uma arvore onde sei k dificilmente a vao tocar. Nc me passou pela cabeça ficar com a carapaça. Pois era muito pequenina.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyQua 1 maio 2013 - 9:00

e atenção, se as enterrarem, metam uma gaiola/jaula por cima, pelo menos quem mora mais no campo, tudo que sejam ratos, gatos, caes, raposas, mangustos e afins conseguem farejar e ir lá buscar a tarta para comer
comigo ja me aconteceu com um gaio, as aves vêm a terra remexida e é um convite Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyQua 1 maio 2013 - 10:37

Eu coloquei umas pedras por cima. Embora não deva correr riscos de "assalto ao tumulo", sempre fica mais protegido, nunca se sabe.
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyQua 1 maio 2013 - 12:16

Epah não fazia ideia disso...
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyQua 1 maio 2013 - 19:22

na natureza nada se desperdiça, basta haver um cheiro a "morte" ha logo quem apareça
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyQui 2 maio 2013 - 10:58

Para a proxima já sei... affraid
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySex 5 Jul 2013 - 23:53

Sandro A,conseguiste conservar?
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 47
Localização : Gondomar

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptySex 6 Set 2013 - 9:49

Bem, vou deixar aqui o meu testemunho ainda que frustrado.
Penso que que ser muito jovem e até pequena (4/5 anos) foi absorvida muito rápido. Seis meses foi tempo demais.

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 DSCF0856
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 10 Set 2013 - 1:08

Mas isso bem limpo e escovadinha, depois com uma demão de verniz ainda fica digno de se guardar, pelo menos eu acho.

Se calhar tamb+ém tem a ver com a altura do ano ou o tipo de terreno...não sei...
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 10 Set 2013 - 4:51

Eu conservei a minha em álcool etílico, passou ja um mês e continua num ótimo estado de conservação
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 47
Localização : Gondomar

Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 EmptyTer 10 Set 2013 - 6:39

RP escreveu:
Mas isso bem limpo e escovadinha, depois com uma demão de verniz ainda fica digno de se guardar, pelo menos eu acho.

Se calhar tamb+ém tem a ver com a altura do ano ou o tipo de terreno...não sei...
A carapaça está mesmo toda a desfazer-se talvez passando só um pincel para retirar a terra, o plantrão é que ainda está um pouco mais duro mas também já tem partes que quase se vê de um lado para o outro. Talvez o composto, tenha acelerado bastante o processo de decomposição. A minha ideia quando a coloquei lá era que fosse realmente mais rápido, porque tinha lido aqui que o processo demora mais de um ano, mas por outro lado o facto de ser uma tartaruga ainda jovem também acho que tenha contribuído para se ter decomposto mais rapidamente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Preservar carapaça como lembrança   Preservar carapaça como lembrança - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Preservar carapaça como lembrança
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Como limpar a carapaça
» Como conservar a carapaça depois da morte da tartaruga?
» Fungos na carapaça, carapaça com aspecto inchado, e sexo
» Ganhei uma tartaruga que está com 18 anos, como cuidar dela?
» Carapaça sem cor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Outros assuntos relacionados com tartarugas-
Ir para: