Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Tartaruga Terrestre - Ajuda

Ir para baixo 
+3
Pictus
Renato
oricardos
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 1:35

Boas, estou a pensar adquirir uma tartaruga terrestre

Tartaruga Terrestre - Ajuda 119994381



Gostaria de saber quais as condições necessárias...

Caso a coloque num terrário simples (sem aquecimento nem iluminação), haverá algum problema?

(verifiquei que há pessoas que as têm apenas num aquario sem nada)
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 1:47

Boas oricardos. És do Brasil ou de Portugal? Assim já fica mais fácil conversarmos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 1:57

Boas Renato, sou de Portugal...
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 5:54

TENS MUITO QUE PESQUISAR, MESMO! As tartarugas terrestres como qualquer outro reptil requerem um "habitat" ou terrario que é o seu sistema de suporte de vida. Sem os seus componentes, aquecimento, iluminação e por vezes tambem humidificação e refrigeração, a sua saude degrada-se mais ou menos rapidamente consuante a especie. TENS DE ESTUDAR QUE TERRESTRE QUERES, TODAS AS SUAS NECESSIDADES ESPECIEFICAS E QUAIS AS QUE PODES OFERECER! Algumas terrestres dificilmente prosperam em interiores, outras não. Algumas custam muitos milhares de euros, outras não. Algumas terrestres requerem uma dieta muito especializada outras nem tanto, mas tens de ir exactamente as suas necessidades alimentares e tal pode requerer que cultives tu proprio plantas especificas. O tema é demasiado abrangente, por isso pesquisa bastante e depois falamos.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 9:59

Pictus escreveu:
TENS MUITO QUE PESQUISAR, MESMO! As tartarugas terrestres como qualquer outro reptil requerem um "habitat" ou terrario que é o seu sistema de suporte de vida. Sem os seus componentes, aquecimento, iluminação e por vezes tambem humidificação e refrigeração, a sua saude degrada-se mais ou menos rapidamente consuante a especie. TENS DE ESTUDAR QUE TERRESTRE QUERES, TODAS AS SUAS NECESSIDADES ESPECIEFICAS E QUAIS AS QUE PODES OFERECER! Algumas terrestres dificilmente prosperam em interiores, outras não. Algumas custam muitos milhares de euros, outras não. Algumas terrestres requerem uma dieta muito especializada outras nem tanto, mas tens de ir exactamente as suas necessidades alimentares e tal pode requerer que cultives tu proprio plantas especificas. O tema é demasiado abrangente, por isso pesquisa bastante e depois falamos.

Numa fase tão INICIAL em que te encontras, Oricardos, o Pictus já disse TUDO.

Tens que gostar MUITO, querer MUITO e estudar MUITO sobre elas, senão mais tarde ou mais cedo, vai ter problemas e eventualmente morrer...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 10:14

Só o facto de não teres mais perguntas já se nota que pouco pesquisaste. Eu ando a ver do assunto á coisa de um ano e tenho imensas duvidas. Precisas pesquisar mesmo muito e nesta fase "inicial" das duvidas, a primeira coisa que tens a esclarecer é que condições tens para lhe oferecer e que espécie se enquadra melhor nessas condições. Outra coisa que podes tambem ver já é o espaço que tens, inicilamnete até a podes ter num terrário, mas ela vai preisar de muito espaço para andar, principalmente quando crescer (não acredito que haja um terrário capaz de oferecer isso, a menos que seja gigante).
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 11:45

Na minha zona as espécies disponíveis para venda são o testudo e a pardalis.
Eu queria comprar uma deste genero.
As minhas duvidas surgiram num dia em que eu fui a uma feira, e na zona que se vendia animais, tinha lá um exemplar destes, numa simples caixa aberta (e eu fui na altura do inverno em que é frio) sem qualquer iluminação e aquecimento.
Daí a minha pergunta, conseguirá a tartaruga sobreviver sem qualquer acessório destes no seu terrário (visto que o terrário ficará dentro de casa)?

Obrigado...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 11:46

Já te responderam a isso. Basicamente não.
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 11:50

Alguem sabe me dizer algum site ou livro que explique todas estas minhas duvidas?

Obrigado a todos...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 11:51

Podes começar a ler os tópicos aqui do forum na parte das tartarugas terrestres, tens lá exatamente a falar das espécies que mensionaste. Livros, espera por mais respostas, mas penso que essa informação tambem se encontra aqui no forum.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 14:39

oricardos escreveu:
Na minha zona as espécies disponíveis para venda são o testudo e a pardalis.
Eu queria comprar uma deste genero.
As minhas duvidas surgiram num dia em que eu fui a uma feira, e na zona que se vendia animais, tinha lá um exemplar destes, numa simples caixa aberta (e eu fui na altura do inverno em que é frio) sem qualquer iluminação e aquecimento.
Daí a minha pergunta, conseguirá a tartaruga sobreviver sem qualquer acessório destes no seu terrário (visto que o terrário ficará dentro de casa)?

Obrigado...
Testudo é um genero de um conjunto de especies, pardalis é uma especie a Stigmochelys pardalis. O vendedor que falas não tem as mais pequenas condições para manter os seus animais. E a S. pardalis é uma tartaruga tropical com grandes exigencias de espaço, aquecimento e iluminação.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 14:41

oricardos escreveu:
Alguem sabe me dizer algum site ou livro que explique todas estas minhas duvidas?

Obrigado a todos...
Em Espanha arranjas uns quantos bons, o Turtles of the World é leitura obrigatoria para uma fase inicial no que respeita a biologia em estado selvagem.
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 20:33

O terrário que tenho em mente será com aquelas caixas agora muito usuais em PVC com tampa. Claro que terá algumas modificações extras...

Visto este terrário ter 60cm por 40cm, será que me podem informar quais as lampadas e potências que deverei comprar.

Sei que terei que comprar uma lampada de cerámica para aquecimento e uma UV. Mas podiam-me explicar melhor a potencia destas, é que existem vários módelos e vários tamanhos.
Ir para o topo Ir para baixo
NeeGaaO
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1
Localização : Pernambuco

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 20:40

Beatriz me manda seu msn preciso de ajuda com meu cagado
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 21:14

este tópico parece-me ter algumas semelhanças de conteúdo com o outro da turtle ressuscitada...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySeg 27 Fev 2012 - 22:30

oricardos escreveu:
O terrário que tenho em mente será com aquelas caixas agora muito usuais em PVC com tampa. Claro que terá algumas modificações extras...

Visto este terrário ter 60cm por 40cm, será que me podem informar quais as lampadas e potências que deverei comprar.

Sei que terei que comprar uma lampada de cerámica para aquecimento e uma UV. Mas podiam-me explicar melhor a potencia destas, é que existem vários módelos e vários tamanhos.
Estas a colocar muito a carroça a frente dos boís, para ja nenhuma das tartarugas terrestres que normalmente se encontram a venda é adecuada para manter de forma permanete dentro de casa e nenhuma se adecua a "instalação" que estas a referir. Ainda não referiste que condições tens nem o que podes montar... mais uma vez tens MUITO que pesquisar antes de sequer poderes considerar que lampadas comprar, etc. Pessoalmente considero assustador a onda de compra de animais exoticos e exigentes sem qualquer preparação que ultimamente tem aparecido, ja me apareceu um thread de alguem que "hibernou " uma pardalis, EU PASSO-ME COM ESTAS COISAS!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 28 Fev 2012 - 0:08

Resumidamente, o meu objectivo é ter uma tartaruga terrestre...

Apenas a manterei dentro de casa enquanto for pequena e em alturas de frio, porque tenho muito espaço exterior preparado para as receber (quando adultas).

Todas as minhas questoes, referem-se a esta fase inicial em que a irei trazer para casa... Será que ela vai sentir diferença de temperatura? Será que necessita de luz UV? Será que terá algum problema de saúde?

Daí em estar a pensar fazer um terrário com as condições minimas necessárias para a sua sobrevivencia... Quando ela estiver rija e crescida, ela passará para um ambiente mais natural.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 28 Fev 2012 - 9:00

Oricardo, se quiseres ouvir pessoas com um bocadinho de experiência, o que nós achamos basicamente é que não estás preparado para ter nenhuma tartaruga terrestre. É uma responsabilidade muito grande e exige conhecimentos teóricos e práticos que já revelaste não ter.
Acho muito arriscado comprares uma tartaruga terrestre neste momento. O que deves fazer é estudar sobre elas e isso pode demorar dias, semanas, meses...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 28 Fev 2012 - 10:21

Da minha opinião, esta nem sequer é a melhor altura para a comprar, estamos no inverno, é bem melhor compra-la pelo menos na primavera, quando os dias e noites já vão mais quentes. Podias esperar por essa altura, e até lá sempre ias pesquisando um pouco mais.
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 28 Fev 2012 - 10:49

Exactamente, daí estar a pedir ajuda básica para tratar bem destes animais...
Também concordo que esta ainda não seja a altura ideal para comprar, ainda estámos com dias incertos...

De qualquer forma vou continuar a investigar mais e mais de forma a poder proporcionar uma boa vida a tartaruga caso realmente a compre.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 28 Fev 2012 - 11:06

Assim acho que é uma boa atitude. Podes tambem consultar os tópicos dos users que têm tartarugas terrestres e vais aprendendo tambem um pouco com as suas experiencias.
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 28 Fev 2012 - 11:55

Sim tenho estado a consultar os tópicos todos...

Gostava que houvesse um que falasse da experiencia de alguem desde inicio...
Assim eu podia acompanhar todos os passos e processos.

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptyTer 28 Fev 2012 - 12:01

Isso é mais complicado.
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySex 2 Mar 2012 - 12:35

Colocar serrim (farelo de madeira) no fundo de terrário é adequado?

Já vi ocasioes que no fundo do terrário tinha areia de gato e noutro tinha serrim... não há problema em colocar este tipo?


Qual o melhor fundo para o terrário?
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda EmptySex 2 Mar 2012 - 12:37

Isso depende da espécie.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga Terrestre - Ajuda   Tartaruga Terrestre - Ajuda Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tartaruga Terrestre - Ajuda
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Minha primeira Tartaruga terrestre, Ajuda...
» Comida de tartaruga terrestre para tartaruga aquática
» tartaruga terrestre
» Que tartaruga terrestre ter?
» Tartaruga terrestre flutua?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Cuidados Gerais-
Ir para: