Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Iluminação UVB EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Iluminação UVB EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Iluminação UVB EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Iluminação UVB EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Iluminação UVB EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Iluminação UVB EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Iluminação UVB EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Iluminação UVB EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Iluminação UVB EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Iluminação UVB

Ir para baixo 
+5
Cpfig
blopes
Samot3
BeatrizL
hugofsky
9 participantes
AutorMensagem
hugofsky
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 34
Idade : 32
Localização : Almada

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptySex 17 Fev 2012 - 12:12

Ontem comprei uma lampada uvb, aconselharam me que estivesse ligada 6 horas por dia.

Mas elas passam muito pouco tempo debaixo da luz.

Será mesmo necessário a lampada??

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptySex 17 Fev 2012 - 12:24

É. As tartarugas precisam dos raios uvb. Uma tartaruga só não precisa da lampada se tiver uma vida exterior onde apanhe sol directo. No inverno deve estar ligada umas 8h/10h e no verão 12h/14h. Podes arranjar um temporizador, ou ligar demanha e desligar á noite. Deixa que as tartarugas se habituem á presença da luz. Ás vezes não se dão bem com mudanças á primeira e levam algum tempo para se ambientar. Compraste a uvb 5.0, né?
Ir para o topo Ir para baixo
hugofsky
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 34
Idade : 32
Localização : Almada

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptySex 17 Fev 2012 - 12:27

Sim comprei esta EXO TERRA REPTI GLO 5.0 COMPACT 13 W. Também tenho um temporizador.

Achas melhor estar ligada 8h/10h??
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptySex 17 Fev 2012 - 12:29

Umas 8 horinhas sim. Depois quando os dias começarem a ficar maiores aumentas.
Ir para o topo Ir para baixo
hugofsky
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 34
Idade : 32
Localização : Almada

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptySex 17 Fev 2012 - 12:31

Então por exemplo pode estar ligada das 8 da manhã até às 16.00
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptySex 17 Fev 2012 - 12:40

Sim.
Ir para o topo Ir para baixo
Samot3
Iniciante
Iniciante
Samot3


Masculino Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Sesimbra

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptySeg 29 Out 2012 - 22:07

falando nisso, posso ligar a lampada do meio dia (12:00) às nove da noite (21:00) ou é muito tarde para ligar/desligar a luz???
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptyTer 30 Out 2012 - 14:53

Cada um liga no horario que der mais jeito, desde que cumpra as horas corretas....
Ir para o topo Ir para baixo
Cpfig
Iniciante
Iniciante
Cpfig


Mensagens : 10
Localização : Braga, Portugal

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptyQua 31 Out 2012 - 0:54

Desculpem apropriar do tópico de outra pessoa mas queria tirar umas dúvidas de iluminação e aquecimento por lâmpadas.

Comprei uma lâmpada Exoterra 13 W 5.0 para iluminação UVB e uma lâmpada cerâmica Exoterra 40 W para aquecimento.

Já pesquisei informação no fórum mas algumas dúvidas subsistem. Vou tentar enumerá-las:

- Sei que é recomendado um casquilho cerâmico para a lâmpada cerâmica. Desde que instale um casquilho cerâmico, posso usá-la num candeeiro comum (desde que "aberto"/sem cúpula)?

- A que distância da plataforma seca do aquaterrário devo colocar a lâmpada cerâmica?

- Quanto à lâmpada UVB, necessito também de casquilho cerâmico? Posso usá-la num candeeiro comum com cúpula sem risco de sobreaquecimento?

- Mais uma vez, a que distância deve estar a lâmpada UVB da parte seca do aquaterrário? Se puder ficar a uns 20-30 cm, talvez possa usar um candeeiro de mola. No entanto, isso pode significar que a lâmpada UVB fique muito perto da água.

Obrigado desde já
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptyQui 1 Nov 2012 - 11:24

Cpfig

"No entanto, isso pode significar que a lâmpada UVB fique muito perto da água." Não percebi esta parte, podes explicar?

As lâmpadas, tanto UVA como UVB devem ficar a uma distância de 20 a 25cm... muito mais não... e devem também estar posicionadas em cima da parte seca!

hugofsky

Já tinha dito noutro tópico, a minha durante os primeiros 6 meses era raro ir para a parte seca.... é bastante normal elas demorarem a habituar-se até porque se sentem mais seguras dentro de água. Mas com o passar dos tempos elas vai começar a ganhar confiança e então sim, vai começar a sair da água... A minha adora e passa horas cá fora!!! Por isso não te preocupes, mantém na mesma as luzes ligadas e dá-lhe tempo.

Quanto ao horário das luzes, o importante é seres constante e preocupares-te em ligar e desligar sempre às mesmas horas (+/-)...
Ir para o topo Ir para baixo
Cpfig
Iniciante
Iniciante
Cpfig


Mensagens : 10
Localização : Braga, Portugal

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptyQui 1 Nov 2012 - 11:44

"...devem também estar posicionadas em cima da parte seca!"

Já me ajudaste com esta resposta. Eu tenho a minha tartaruga num aquário relativamente pequeno (40 cm de comprimento), mas também ela ainda é pequena. Como tal tenho relativamente pouco espaço para colocar as lâmpadas. Estou a pensar em montar um candeeiro de mola no rebordo do aquário para a lâmpada UVB e como tal podia colocá-la em qualquer sítio do seu perímetro. Já percebi que devo pôr a lâmpada directamente por cima da parte seca. A minha dúvida era se podia colocar noutro local, como por exemplo directamente oposta à zona seca no sentido do comprimento do aquário. Foi o que quis dizer com o "ficar mais perto da água" do que da zona seca, mas não me expliquei bem. Obrigado pela resposta.

Já agora alguém me ajuda com as dúvidas dos casquilhos, tanto para lâmpada UVB como para lâmpada cerâmica de aquecimento?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Rik
Iniciante
Iniciante
Rik


Masculino Mensagens : 398
Localização : Luxemburgo

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptyQui 1 Nov 2012 - 12:40

é aconselhado o uso de um casquilho de cerâmica para a lâmpada UVA, devido ao aquecimento que esta produz, mas não é "obrigatório" se a lâmpada for de baixa potência (< ou = 40W). Para ver a distancia a que se deve colocar esta lâmpada, deves colocar um termómetro na parte seca do aquaterrario, afastar ou aproximar a lâmpada, de maneira a atingir +- 28/29° na parte seca.
A lâmpada UVB não precisa de casquilho especial.
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptyQui 1 Nov 2012 - 13:03

Ah, tb já entendi....

Pois... mas assim, e por muito pequeno que seja o aquário, acho que não vai receber a luz que precisa se colocares do outro lado do aquário.

O ideal (deve mesmo ser assim) é colocares mesmo por cima da parte seca, para ela aproveitar ao máximo as luzes.... senão muita dela, tanto UVA como UVB vai "perder-se pelo caminho"...

Quanto aos casquilhos, o RiK já respondeu Smile

Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
Cpfig
Iniciante
Iniciante
Cpfig


Mensagens : 10
Localização : Braga, Portugal

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptyQui 1 Nov 2012 - 14:26

Obrigado pela vossa ajuda.

Estou a aproveitar o feriado de hoje para fazer umas "obras" à casa da minha tartaruga Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Raven
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 11
Localização : odivelas

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: lampada UVB   Iluminação UVB EmptyDom 18 Nov 2012 - 18:32

Boas tardes companheiros.

já fui a 5 lojas de animais na zona da Amadora/Odivelas e todos me dizem que as lâmpadas UVB 5.0 já não são fabricadas pelos seus fornecedores.

Sabem se usar a versão 6.0 é prejudicial?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
neco_leo
Iniciante
Iniciante
neco_leo


Masculino Mensagens : 293
Idade : 27
Localização : Cercal do Alentejo

Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB EmptyDom 18 Nov 2012 - 18:47

Compra Online !!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iluminação UVB Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação UVB   Iluminação UVB Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iluminação UVB
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Iluminação !
» iluminação
» Iluminação
» Iluminação
» Iluminação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: