Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Lâmpada infra-vermelha EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Lâmpada infra-vermelha EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Lâmpada infra-vermelha EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Lâmpada infra-vermelha EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Lâmpada infra-vermelha EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Lâmpada infra-vermelha EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Lâmpada infra-vermelha EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Lâmpada infra-vermelha EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Lâmpada infra-vermelha

Ir para baixo 
+3
Alessandra
BeatrizL
Bacalhau
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQua 1 Fev 2012 - 16:48

Olá a todos

Gostaria de oferecer um calor "extra" para a minha tartaruga principalmente no período nocturno. Alguém aqui do fórum tem experiência com lâmpadas de infra vermelho?

O que na vossa opinião seria mais eficaz? O que utilizam?

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 13:01

Eu já usei lâmpada de aquecimento, quando fundiu não comprei mais nenhuma silent

Mas oferecer um calor extra durante a noite? Elas andam activas durante o dia, compensaria mais se esse aquecimento extra fosse diurno.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 14:07

Olá Beatriz!

É que a noite aqui em White Castle as temperaturas caem muito, dentro do meu quarto ficam perto de 18 graus ou menos. E como tenho tudo "apagado" a noite não queria que a discrepancia dia/noite fosse tão grande.

Já agora, comprei a lâmpada, falta-me apenas adaptar as instalações.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 14:24

Mas se tiveres o aquecedor na água, não há problema, a tartaruga (calculo eu silent ) não vai sair para apanhar banhos de lampada de aquecimento durante a noite.

De qualquer das formas se queres colocar a lampada força, até é bom. Mas acho que faz mais efeito durante o dia do que durante a noite.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 16:27

É que tenho notado que na maioria das vezes ela dorme, ou pelo menos acorda, na plataforma. Por isso a preocupação especial no período nocturno.
E sim, tenho água aquecida. (termostato 50W para pouco mais de 20 litros)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 16:32

Ás vezes há tartarugas que "se lembram" de dormir fora de água. Mas acho que uma tartaruga inteligente estando mais frio na parte seca, vai para a água, mas não sei. As minhas sempre dormiram dentro de água, e quando ligo a lampada é que saiem da água (se eu não ligar a lâmpada elas não saem). Mas sei que há tartarugas com outro tipo de "rotina" lol Mete a lâmpada não tem problema nenhum e se ficas mais descansado, melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 16:38

BeatrizL escreveu:
Mas sei que há tartarugas com outro tipo de "rotina" lol Mete a lâmpada não tem problema nenhum e se ficas mais descansado, melhor.

A minha é dessas. Apesar da água estar mais quente ela prefere dormir no sequinho. Não sei se vou dizer alguma asneira, mas a minha Schumi tem só 4 centimetros de carapaça e talvez a capacidade respiratória dela ( tempo que se aguenta debaixo d´agua) seja pequena, o que a obriga a "acordar" várias vezes a noite para respirar.
Poderiam aqui me dizer que ela poderia dormir com o corpo na agua e a cabeça de fora. O turtle bank dela permite isso, mas acho que ela ainda não o descobriu

Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 16:39

Engraçado...

A Sammy nada muito durante o dia, faz bagunça d+ jogando água para fora do aquaterrário, toma banho de sol por um periodo longo (e como gosta do sol rsrss), mas a noite ela fica dento da água com a cabecinha às vezes só o narizinho para fora d'água. E acreditem... ela passa a noite agarrada ao aquecedor! Creio que é exatamente por isso ela como a noite é naturalmente mais fresca que o dia (apesar de aqui no Brasil está 35ºC à noite - sensação térmica) e ela se aquieta, faz menos esforço físico aí busca ficar mais aquecida!!!!

É normal ela ficar tão próxima ao aquecedor?
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 16:42

Bacalhau escreveu:
BeatrizL escreveu:
Mas sei que há tartarugas com outro tipo de "rotina" lol Mete a lâmpada não tem problema nenhum e se ficas mais descansado, melhor.

A minha é dessas. Apesar da água estar mais quente ela prefere dormir no sequinho. Não sei se vou dizer alguma asneira, mas a minha Schumi tem só 4 centimetros de carapaça e talvez a capacidade respiratória dela ( tempo que se aguenta debaixo d´agua) seja pequena, o que a obriga a "acordar" várias vezes a noite para respirar.
Poderiam aqui me dizer que ela poderia dormir com o corpo na agua e a cabeça de fora. O turtle bank dela permite isso, mas acho que ela ainda não o descobriu


Se tiveres algo no aquaterrário tipo plataforma mas submersa, para ficar só com o corpo dentro de água, isso seria perfeito para ela. Uma rampa, ou apoiar-se numa plataforma que não esteja submersa tambem serve, mas penso que dá para perceber que uma plataforma direitinha subermesa funciona melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 16:43

Alessandra escreveu:
Engraçado...

A Sammy nada muito durante o dia, faz bagunça d+ jogando água para fora do aquaterrário, toma banho de sol por um periodo longo (e como gosta do sol rsrss), mas a noite ela fica dento da água com a cabecinha às vezes só o narizinho para fora d'água. E acreditem... ela passa a noite agarrada ao aquecedor! Creio que é exatamente por isso ela como a noite é naturalmente mais fresca que o dia (apesar de aqui no Brasil está 35ºC à noite - sensação térmica) e ela se aquieta, faz menos esforço físico aí busca ficar mais aquecida!!!!

É normal ela ficar tão próxima ao aquecedor?

As tartarugas gostam de calor, é normal que ela se agarre ao aquecedor. Tambem pode faze-lo por se apoiar nele e não pelo calor. a minha apoiava-se no filtro.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 16:47

Inclusive já coloquei o termostato numa posição que permita q ela se apoie nele e fique com a cabeça de fora. Mas a lâmpada de infra vermelho, além de fornecer calor, e não foi só a pensar nisso que eu comprei, também me permite uma visualização nocturna sem afectar a fisiologia da Schumi.
Afinal, tenho a tartaruga e gosto de observá-la, mesmo à noite! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 16:58

Ô meu Deus...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vc é uma piada Bacalhau, mas como é coruja....
Devo confessar que qdo comprei Sammy acordava a noite inteira para observá-la Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 17:10

jocolor
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptyQui 2 Fev 2012 - 23:02

Olá, como eu gosto de falar e "mostrar" aqui vai!

Visão geral:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/18/dsc00533cf.jpg/

Visão da Schumi:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/600/dsc00537j.jpg/
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 7:08

Bacalhau, parabéns pela tua preocupação em relação à tua Schumi!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 15:30

Boas Bacalhau,

A lampada infra-vermelhos nao é a melhor opçao para lampada de aquecimento, diria que é anti-natura, nem deve estar ligada á noite (nao vá o shumi pensar que esta na discoteca).

A lampada indicada é uma lampada de ceramica á venda em pet-shops, opcionalmente podes usar uma simples lampada incandescente tipo 25-40W (devidamente ajustada mediante a relaçao potencia/distancia). Deve estar ligada em paralelo com a Uvb.
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 17:32

Eu não entendia bem esse lance de Uva, Uvb, incandescente, fluorescente....
Busquei e encontrei o link abaixo que me ajudou a entender o que é cada uma delas, só não sei se a aplicação é a mesma para Jabuti e tartarugas...

http://www.vidadejabuti.com/2010/05/aa.html

Pelo que eu li as lampadas estão disponível em Disponível em 50W, 75W, 100W e 150W qual é a ideal???

Eu devo confessar que não tenho nenhuma delas porque na minha região é muito quente e faz sol praticamente o ano inteiro e a minha fica ao sol, mas em julho com certeza precisarei e vou adquirir.
Então o ideal seria...

1. Lampada Uva: Aquecimento - qual voltagem?
2. Lampada Uvb: Promove a sintese da vit. D e auxilia no metabolismo do cálcio - que voltagem?
3. Lampada de cerâmica (ESSA É TOP DE LINHA MM): Aquecimento - A mm pergunta, qual voltagem?

Sendo aqui uma cidade mt quente uma média de 36ºC, preciso mesmo de todo esse aparato????
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 17:42

Alessandra precisas apenas de uma lâmpada uvb e uma de aquecimento, mas se na tua zona a temperatura é quente a lampada de aquecimento não é necessária, pois esta serve para que quando a tartaruga saia da água quente não apanhe frio na parte seca. Assim sendo, só precisas da lampada uvb, que será uma Uvb 5.0, eu compro de 13W, não sei se no Brasil tambem existe assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 18:19

Olá a todos!

Alessandra, você ai no Brasil só precisa de UVB! Mais nada!
Norby, conheço as lâmpadas de c€€râmica, mas por €nquanto.......
Optei pela de infra-vermelho justamente porque quero te-la ligada a noite e ter lido na embalagem as seguintes caracteristicas:

Uma excelente fonte de calor as 24 horas
Lâmpada de emissão de ondas térmicas infra-vermelhas
Aumenta a temperatura em todo o terrário
Dá calor, o qual é necessário para a actividade e a digestão
Não interfere com o ciclo natural de actividade
Ideal para a visão nocturna
Pode-se usar em conjunto com O Repti Glo ou o Sun Glo num ciclo de 24 horas

Esta lâmpada emite ondas de calor infra-vermelhas o que a converte numa lâmpada de aquecimento típica. A lâmpada tem um reflector especial incorporado para enfocar o calor em qualquer direcção. O vidro vermelho transmite ondas infra-vermelhas produzidas por um filamento especial da lâmpada. A luz avermelhada não interfere com a actividade normal durante a noite ou o dia, o que a converte numa excelente fonte de calor. "
-----------------------------------------------------------

Custa cerca de 3 vezes menos que a lâmpada de cerâmica.
Todos partilham da mesma opinião que o Norby?
Devo então retirar a lâmpada?

Observação: Temperatura hoje pela manhã fora de casa: 2ºC negativos
No aquaterrário com a lâmpada ligada durante a noite: 22ºC ar, 24ºC água
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 19:05

Boas,

Alessandra nao considero que a voltagem seja a variavel mais importante da equaçao. Considero importante sim utilizar a lampada indicada, no caso de Uvb a 5.0. A voltagem tem a ver com o consumo e o tamanho da lampada, pessoalmente optei pela mais pequena, como referiu a Beatriz, julgo que de 13w. A essas temperaturas como tambem já disse a Beatriz julgo nao hver necessidade de utilizar lampada de aquecimento. Em relaçao á voltagem desta lampada em concreto desconheço, nunca utilizei lampada de ceramica, neste momento utilizo uma simples lampada incandescente de 25w (essencialmente no arranque da Primavera, e no aproximar do Outono).

Bacalhau gosto da tua postura. Pessoalmente continuo a achar essa lampada algo proximo do psicadelico. Acho tambem que há ai algum marketing associado e algumas expressoes incompativeis, como:
"(...)Não interfere com o ciclo natural de actividade
Ideal para a visão nocturna(...)"
Se é ideal para a visao nocturna entao interfere no ciclo natural de actividade, a noite para estes animais é para dormir.
Mas seria interessante ouvir mais opinioes, sérias, acerca do tema.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 19:12

norby escreveu:

Pessoalmente continuo a achar essa lampada algo proximo do psicadelico. Acho que há ai algum marketing associado e algumas expressoes incompativeis, como:
"(...)Não interfere com o ciclo natural de actividade
Ideal para a visão nocturna(...)"
Se é ideal para a visao nocturna entao interfere no ciclo natural de actividade, a noite para estes animais é para dormir.
Mas seria interessante ouvir mais opinioes, sérias, acerca do tema.

Norby, concordo contigo. O facto é que quero ter aquecimento extra à noite. E julgo que a única diferença dessa infra vermelha em relação a uma incandescente normal é talvez ser "menos agressiva" a tartaruga (no que se refere a intensidade de luz).
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 19:15

Eu sou suspeito, porque sempre optei pela hibernaçao. Mas acho que seria mais benefico para o animal esquecer o aquecimento nocturno (do terrario, nao da agua Exclamation ).

A ver se alguem acrescenta mais alguma coisa...
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 19:19

A Schumi só tem 4 centimetros de carapaça, e insiste em dormir fora da água! Por isso a minha preocupação........
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 19:23

Alessandra, a potência da lâmpada tem a ver com o espaço em que se coloca e respectiva distância a que fica do réptil. Tens que testar na zona mais quente (mesmo por baixo da lâmpada) lendo a temperatura que aí dá.
Ainda para Alessandra: UVA e cerâmica fazem o mesmo, a diferença é que uma UVA spot parece o sol (dá luz) e as tartas gostam disso, elas pensam mesmo que é o sol e vcão-se pôr lá debaixo.

Norby, concordo absolutamente que a infra-vemelhos é um "bluff", só tive uma vez há uma série de anos e não gostei.

Norby e Bacalhau: a lâmpada de infra-vermelhos, para além de dar sempre uma certa quantidade de luz (que não interessa para nada para as tartarugas, só para animais nocturnos, vulgo geckos/osgas, etc) , tem ainda a grande desvantagem de "morrer" depressa, ou seja funde-se com facilidade , o que já não acontece com as de cerâmica. Bacalhau, se tens mesmo que dar aquecimento extra, olha que uma de cerâmica (umas 5 vezes mais cara, eu sei, também me custa no bolso...) vai compensar, se não a partires contra o chão, ela dura MUITO.

Espero ter ajudado alguma coisa...
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha EmptySex 3 Fev 2012 - 19:40

Obrigado RP

Como tenho a Schumi a poucos dias, e o investimento inicial foi um pouco alto para te-la nas condições actuais.......a cerâmica de aquecimento fica para o final do mês, ou quando a infra red queimar. Haja dinheirinho! pirat
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lâmpada infra-vermelha Empty
MensagemAssunto: Re: Lâmpada infra-vermelha   Lâmpada infra-vermelha Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lâmpada infra-vermelha
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Lâmpada uvb e lâmpada de calor
» Coloração vermelha
» Pintinha vermelha
» Tartaruga de orelha vermelha
» Lâmpada uvb W? Lâmpada de aquecimento?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: