Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Construcção Novo Aquário EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Construcção Novo Aquário EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Construcção Novo Aquário EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Construcção Novo Aquário EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Construcção Novo Aquário EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Construcção Novo Aquário EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Construcção Novo Aquário EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Construcção Novo Aquário EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Construcção Novo Aquário EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Construcção Novo Aquário

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Se7enUP
Iniciante
Iniciante
Se7enUP


Mensagens : 11

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySex 29 Jan 2010 - 23:55

Boas malta.
Tal como já havia dito por aí, a minha tartaruga mora num pequeno aquário. Como tal, estava a pensar em colocar em funcionamento um aquário de 70/80lts. Acontece que hoje fui exactamente o aquário que esta em casa dos meus pais e vi que afinal era ainda mais pequeno. Conclusão. Visto que não nada em dinheiro. estou a pensar em construir (eu mesmo) um aquário.
Como vai ser um projecto feito de raiz, gostava que me dessem as vossas opiniões.

Para já, deixo-vos aqui um pequeno desenho daquilo que imagino construir.

Construcção Novo Aquário Aquariou.th

A parte debaixo será o aquário propriamente dito, construído em vidro de 4 ou 5mm e terá 80x40x40 (aprox. 128lts). A zona onde aparecem as bolinhas (que na realidade serão buracos com cerca de 5cm de diâmetro), será feita com acrílico rígido. Nessa mesma zona, estão 3 pontos vermelhos assinalados. Esses pontos, serão onde vão ficar os suportes de apoio para a plataforma (zona seca) da tartaruga (plataforma essa que irá ter 40x40x40 mais a rampa de acesso). A plataforma será amovível (para fácil acesso ao interior do aquário) e servirá também, para manter o aquário parcialmente "fechado" no topo (daí, colocar os furos na zona de acrílico, para a água poder "respirar" e diminuir a humidade no interior). A parte superior (zona acima do acrílico) será feita também em vidro e terá uma altura de 15cm (para impedir a fuga da tartaruga). Para a iluminação interior do aquário, estava a pensar utilizar leds.

Nota: A zona de acrílico, terá uma rede no interior para impedir a fuga da tartaruga e/ou peixes pelos buracos. (Sim, estou a pensar colocar um ou dois peixes para fazer companhia a tartaruga, se ela não correr com eles.... Laughing )

Agora que vos deixei aqui o meu projecto, digam as vossas opiniões. Será que posso fazer alguma alteração para melhorar?

Cumprimentos,
Se7enUP
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySáb 30 Jan 2010 - 12:40

boas o projecto esta interessante mas devia estar de outra maneira em vez dos buracos metias uma rede passa mais ar e evita a tartaruga sair, a plataforma fica mesmo na borda do aqario e do lado da plataforma nao colocava a rede ficava fechado sem buracos para nao dar correntes de ar e evitr que ela fugi-se. colocava uma lampada uvb 5.0 que sim essa é importante, a apontar para a zona seca sem ter a luz a passar por plasticos ou vidros, directa a tartaruga.
Ir para o topo Ir para baixo
Se7enUP
Iniciante
Iniciante
Se7enUP


Mensagens : 11

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySáb 30 Jan 2010 - 15:29

Julgo que não tenhas entendido bem os meus planos (ou então expliquei-me mal).

Mas com base no que dissestes, estou a ponderar substituir os buracos por duas aberturas ovais, com cerca de 30cm de comprimento. Essas aberturas, serão vedadas por rede para evitar as fugas dos habitantes do aquário.
Relativamente à plataforma, essa ficaria acima das aberturas acima referidas (tal como já havia pensado antes). Logo como a plataforma será vedada (nos lados) por vidro, não haverá correntes de ar para a tartaruga (na zona seca). Quanto a parte superior da zona, essa estará ao ar livre (vedada lateralmente) com a lâmpada UVB5.0 (do qual me esqueci de falar antes.

Nova perspectiva do Aquário:
Construcção Novo Aquário Aquariovistafrontal.th

Aquário, visto de cima:
Construcção Novo Aquário Aquariovistacima.th
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySáb 30 Jan 2010 - 17:49

se vi estar aberto por cima nao precisas das aberturas laterais para nada.
a ramap so deve ser metade do tamanho da plataforma para a tartaruga puder entrar e sair da plataforma para a agua de qualquer lado e assim podes fazer uma rampa maior que sobe aos poucos apartir da agua, e nao uma muito inclinada
Ir para o topo Ir para baixo
Se7enUP
Iniciante
Iniciante
Se7enUP


Mensagens : 11

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySáb 30 Jan 2010 - 17:56

tyutry escreveu:
se vi estar aberto por cima nao precisas das aberturas laterais para nada.
Mas a plataforma (zona seca), vai estar por cima do aquario. Isto é, a plataforma vai tapar cerca de metade da superficie do aquario. A zona seca é que vai é que nãi vai ser vedada.


tyutry escreveu:
a ramap so deve ser metade do tamanho da plataforma para a tartaruga puder entrar e sair da plataforma para a agua de qualquer lado e assim podes fazer uma rampa maior que sobe aos poucos apartir da agua, e nao uma muito inclinada
Segundo entendi, quando falas em metade do tamanho estás a referir-te à largura, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySáb 30 Jan 2010 - 18:25

pois a zona seca so vai tapar metade o resto fica destapado logo ja tens ai uma boa entrada de ar, e sim referiame a largura
Ir para o topo Ir para baixo
Se7enUP
Iniciante
Iniciante
Se7enUP


Mensagens : 11

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySáb 30 Jan 2010 - 18:53

Julgava que a zona destapada, fosse demasiado pouca e que começasse a criar demasiada humidade no interior, o que é prejudicial para a tartaruga... Mas assim sendo, vou ponderar retirar essa parte e/ou aproveitar com outros fins....
Será que alguém tem alguma sugestão a fazer?
Ir para o topo Ir para baixo
Joao Freire
Iniciante
Iniciante
Joao Freire


Mensagens : 20
Idade : 45
Localização : Barreiro

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySáb 30 Jan 2010 - 18:55

Boas,


uma duvida:

Qual é o tamanho da tua tartaruga ?


abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Se7enUP
Iniciante
Iniciante
Se7enUP


Mensagens : 11

Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário EmptySáb 30 Jan 2010 - 23:36

Actualmente, tem 4cm de carapaça e é uma Tartaruga Corcunda do Mississipi.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Construcção Novo Aquário Empty
MensagemAssunto: Re: Construcção Novo Aquário   Construcção Novo Aquário Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Construcção Novo Aquário
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» novo aquário :D
» novo aquario
» aquario novo
» O meu novo aquário :)
» AQUARIO NOVO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: