Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Relação entre temperatura do ar e da água EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Relação entre temperatura do ar e da água EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Relação entre temperatura do ar e da água EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Relação entre temperatura do ar e da água EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Relação entre temperatura do ar e da água EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Relação entre temperatura do ar e da água EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Relação entre temperatura do ar e da água EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Relação entre temperatura do ar e da água

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 19 Jan 2012 - 23:06

boas

acho que ainda não foi abordada aqui a questão da temperatura ideal do ar de um aquaterrário. deve esta ser superior, igual ou inferior á da água?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySex 20 Jan 2012 - 1:13

Igual ou superior, sem preciosismos.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySex 20 Jan 2012 - 21:32

Olá!

Da maneira como está feito o meu aquaterrário há uma variação em terra de +/- 3 ou 4 graus. Aqui no inverno de Castelo Branco, torna-se difícil manter tudo identico.
Ar: 22º C
Água: 26º C

Talvez daqui uns mesitos essa variação seja menor. E na minha modesta opinião, mal mal não deve fazer.........nem sempre se consegue um ambiente ideal.
É o que se tem!

Cumprimentos,
Bacalhau
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySex 20 Jan 2012 - 21:37

Obrigado Pictus

@bacalhau: se conseguires fechar (não totalmente) o aquaterrário deves conseguir manter esse equilibrio de temperaturas.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySex 20 Jan 2012 - 21:40

Já o tentei,

O resultado foi uma grande condensação d´água. Agora mantenho a tampa entreaberta, semana que vem vou furá-la.

Valeu pela dica!
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySáb 21 Jan 2012 - 11:16

Muito pior do que uma pequena variação é a possibilidade de exposição a correntes de ar frio! Deves deixar quase todo o aquario fechado fora os buracos de arejamento, a condensação não é nefasta desde que a tartaruga tenha um local onde sair totalmente da água.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySáb 21 Jan 2012 - 13:29

Olá!

Obrigado Pictus, para semana já providencio os buracos. Local seco ela tem, ainda agora está lá tomando banho de UVB. Quanto as correntes de ar frio, não acredito que aqui no meu quarto tenha. Com um radiador a óleo de 2000W ligado! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Lusotartas
Iniciante
Iniciante
Lusotartas


Masculino Mensagens : 95

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySáb 21 Jan 2012 - 19:45

Ola'! Nao queria ser mal interpretado nest post, apenas contribuir para uma melhor informac;ao e a informac;ao do Pictus na minha opiniao nao e' a mais correcta por isso vou deixar o meu contributo com as melhores das intenc;oes......vamos la' desenvolver:
-a parte de evitar correntes de ar esta' certissimo.
Mas o aquaterrario para a tua tartaruga devera' ser completamente aberto, viva o ar fresco!
O problema do controle de temperatura desejada conseguira' ser assegurado...se se investir em uma lampada de aquecimento, as conhecidas infrared basking bulbs e com ela direcionada para a parte seca, vais jogar com a distancia da mesma ate' conseguires uns 28/31 graus na superficie seca mais ao centro e a tarta devera' ter um leque de temperaturas que podera' escolher ate esse mesmo centro. O ar vai aquecer mais nessa parte do aquaterrario, mais do que na parte oposta e isso e' o que queremos, para isso se verificar precisamos de um aquaterrario aberto.
A lampada de UVs que ja' tens serve outros propositos!
As condensac;oes sao nefastas sim, e nos primordios para quem ca andou desde o tempo das lampadas fluorescentes com aquarios fechados e sem muita informac;ao e com muitas condensac;oes o resultado eram fungos nas carapac;as ....mas isso foi a' 30 anos atras.
Falando de aquaticas, hoje controlar condensac;oes e' nas encubadoras so'....quando as tartas ainda estao no ovo!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySáb 21 Jan 2012 - 21:53

Olá Lusotartas!


Lusotartas escreveu:

As condensac;oes sao nefastas sim, e nos primordios para quem ca andou desde o tempo das lampadas fluorescentes com aquarios fechados e sem muita informac;ao e com muitas condensac;oes o resultado eram fungos nas carapac;as ....mas isso foi a' 30 anos atras.
Falando de aquaticas, hoje controlar condensac;oes e' nas encubadoras so'....quando as tartas ainda estao no ovo!

Concordo contigo quanto à condensação. Acho que o ambiente seco tem que ser seco! Vou ter que remodelar o meu aquaterrário. Mas acho que para um iniciado até que me portei bem Razz

Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptySáb 21 Jan 2012 - 23:07

ando a estudar a forma de de fechar o meu aquaterrário, de maneira que fique quente lá dentro sem ficar muito humido e sem perder a funcionalidade. obter uma atmosfera seca parece-me dificil, visto que a água a 25º graus já se nota a evaporar ligeiramente. a condensação deve ser dificil de eliminiar sequer em grande parte, pelo que vai haver sempre. uma instalação eléctrica bem feita com ligação à terra recomenda-se.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyDom 22 Jan 2012 - 2:15

Portanto as muitas tartarugas que em estado selvagem vivem permanentemente em rios florestais de grande curso e para as quais a humidade ambiental fora de água pode ficar saturada durante amplos periodos diarios devem estar completamente erradas no habitat, vão-lhes sair fungos por todo o lado Rolling Eyes Ou aquelas que numca chegam a permanecer fora de água o tempo suficiente para que as algas que as suas carapaças albergam secem e caiam, e isto além dos exemplos classicos como as tartarugas aligatores. Exemplares selvagens enormes de Trachemys, Pseudemys, etc, completamente cobertas de algas e felizes da vida em ambientes saturados de humidade e calor.
Como ja disse muitas vezes no forum a receita certa para fungos e dermatites na carapaça são temperaturas frias em conjunto com falta de higiene na água. Agora ar humido e quente por si, em conjunto com boa higiene e um local onde sair da água, por si não causa uma dermatite, para além de que para uma tartaruga "vulgar" (fora as tartarugas de carapaça mole) com mais de um ano de idade e bem adaptada apanhar uma dermatite é presiso uma quantidade consideravel de descuido. Vejo a toda a hora na casa de amigos, tartarugas grandes em água nojenta e com um local minusculo para sair da água ou mesmo sem o mesmo, e no entanto saudaveis e felizes da vida apesar do ambiente repugnate em que estão inseridas. Não digo que seja impossivel no entanto é um compromisso. Prefiro mil vezes ter de lidar com uma extremidade inflamada ou o que for, do que ter de lidar com um resfriado que requer obrigatoriamente antibioticos para sarar. Na verdade basta puchar um bocadinho pela cabeça, para curar um resfriado é presiso fazer exactamente isto, tapar quase todo o aquaterrario e criar dentro dele uma atmosfera quente e humidade, e com isto as tartarugas recuperam. Depois ainda ha a questão de que lampadas usar e isso é toda uma nova questão. Eu uso em maioria lampadas flurescentes dentro de casa com as crias pelas razões que ja expús varias vezes, porque são compativeis com a água e salpicos, porque oferecem uma superficie de contacto maior, porque aquecem lentamente com o sol natural e porque permitem uma maior proximidade, etc. O que não quer dizer que não seja possivel perfeitamente montar um aquaterrario com uma lampada de 60 w como se faria para uma tartaruga terrestre, na verdade para uma tartaruga "normal" adulta vai ser necessario (ou tambem ja vi varias flurescentes) pois uma unica flurescente pode não colocar um rendimento de calor suficiente para um animal grande. Agora isso vai requer alguma tecnica e destreza para colocar apropriadamente e em segurança, nomeadamente um "above ground basking platform". Agora um aquario todo aberto, so com a lampada num canto, é receita para desastre. Ar quente debaixo da lampada, ar frio e seco por todo o restante habitat, para além da perda energetica que implica, etc, muito má ideia. Os malucos das cobras e lagartos grandes que usam lampadas extremamente potentes de uma forma semelhante têm a resposta para isso, é necessario fechar todo o quarto e trata-lo como se fosse um terrario num todo, para reter o calor e manter a temperatura do ar em valores aceitaveis.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyDom 22 Jan 2012 - 9:55

Olá Pictus,

Já vi que o assunto não é unanimidade. Pensando por esse lado você também tem razão. Também prefiro que a minha tarta não se constipe. O que vou fazer em breve são muitos furos no acrílico com a finalidade de diminuir a condensação de água.
Acho que nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Nem totalmente aberto, nem completamente fechado. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Lusotartas
Iniciante
Iniciante
Lusotartas


Masculino Mensagens : 95

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyDom 22 Jan 2012 - 10:03

Beetle: as lampadas ligadas e o aquecedor/termostato submerso sempre criam evaporac;ao isso e' normal e quanto mais fortes em potencia mais evaporac;ao criam por isso e' que nao existe necessidade de fechar o aquaterrario e manter essa humidade elevada dentro assim todo fechado.

E o que disse antes e' que o calor necessario para os banhos de sol deve ser fornecido com uma lampada que produza calor.
Outra lampada deve fornecer os imprescindiveis UVs
Ir para o topo Ir para baixo
Lusotartas
Iniciante
Iniciante
Lusotartas


Masculino Mensagens : 95

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyDom 22 Jan 2012 - 10:27

Pictus: as tartarugas no estado selvagem e natural estao com o sistemas imunologico forte e contentes e recomendam-se a continuar por la' com todas as variac;oes das estac;oes do ano onde quer que estejam e com os muitos esconderijos que necessitam ao longo das 24h de cada dia! Nao compares um ambiente fechado do aquaterrario e mal concebido com o meio natural ......

Quanto 'as lampadas que usas, passo a citar "Eu uso em maioria lampadas flurescentes dentro de casa com as crias pelas razões que ja expús varias vezes...."
Mas emitem UVs? nao sao normais daquelas da cozinha pois nao?

Aquario aberto nao e' receita para desastre na minha opiniao e o ar nao fica frio la' dentro! Tem mais percas de calor durante a' noite sim ....e isso e' SUPER saudavel e ai fica a' temperatura do quarto mas a grande maioria das tartas dorme debaixo da agua onde a perca de temperatura e' muito mais gradual e semelhante ao que acontece na natureza.

Eu so' vejo vantagens Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyDom 22 Jan 2012 - 10:32

Senhores .....prossigam scratch lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyDom 22 Jan 2012 - 10:48

@ Pictus, Lusotartas: eu coloquei a questão por estar mais preocupado com os resfriados do que com os fungos, daí estar a estudar uma forma prática de fechar o aquaterrário, precisamente para evitar correntes de ar, choques térmiros e para que elas se sintam à vontade para irem para a parte seca, coisa que desde que o inverno entrou fazem muito pouco. têm andado sempre na água e não têm vestigios de fungos alguns.
Quanto à quantidade certa de humidade a manter na atmosfera, não sei qual é, mas seja ela qual for será obrigatoriamente elevada, e criará condensação seja onde fôr, e a meu ver aqui o o que interessa é que não seja uma barreira visual ao olhar lá para dentro e que não constitua risco de choque eléctrico com as lâmpadas. Tenho perfeita noção de que é impossivel (e pelo desenrolar dos vossos comentários indesejável até) criar uma atmosfera seca do espelho de água para cima. para isso seria necessário uma quantidade enorme de calor que transformaria aquilo num forno. quando atrás referi "de maneira que fique quente lá dentro sem ficar muito humido " estava a pensar em não ter a superficie transparente cheia de gotas de água e embaciada.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 23 Fev 2012 - 1:39

Lusotartas escreveu:
Pictus: as tartarugas no estado selvagem e natural estao com o sistemas imunologico forte e contentes e recomendam-se a continuar por la' com todas as variac;oes das estac;oes do ano onde quer que estejam e com os muitos esconderijos que necessitam ao longo das 24h de cada dia! Nao compares um ambiente fechado do aquaterrario e mal concebido com o meio natural ......

Um meio artificial mal concebido é um que deixa fugir o calor e expõem as tartarugas a correntes de ar. Se a água estiver limpa e o espaço onde o bicho assenta estiver seco, pouco importa, nada de fungos ou resfriados.

Quanto 'as lampadas que usas, passo a citar "Eu uso em maioria lampadas flurescentes dentro de casa com as crias pelas razões que ja expús varias vezes...."
Mas emitem UVs? nao sao normais daquelas da cozinha pois nao?
Não não emitem uvs nenhuns...estou nisto neste momento ha mais de 2 decadas e lido e lidei com bichos com necessidades de uv muito superiores a da tartaruga media, creio que sei não usar uma lampada de cozinha né? Laughing

Aquario aberto nao e' receita para desastre na minha opiniao e o ar nao fica frio la' dentro! Tem mais percas de calor durante a' noite sim ....e isso e' SUPER saudavel e ai fica a' temperatura do quarto mas a grande maioria das tartas dorme debaixo da agua onde a perca de temperatura e' muito mais gradual e semelhante ao que acontece na natureza.

Eu so' vejo vantagens Smile
É so vantagens é, é de frente e é de lado Cool E depois de estar quente debaixo de água de cada vez que respira, entra-lhe ar frio, ai uma bela xico-espertice Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 23 Fev 2012 - 1:41

Beetle escreveu:
@ Pictus, Lusotartas: eu coloquei a questão por estar mais preocupado com os resfriados do que com os fungos, daí estar a estudar uma forma prática de fechar o aquaterrário, precisamente para evitar correntes de ar, choques térmiros e para que elas se sintam à vontade para irem para a parte seca, coisa que desde que o inverno entrou fazem muito pouco. têm andado sempre na água e não têm vestigios de fungos alguns.
Quanto à quantidade certa de humidade a manter na atmosfera, não sei qual é, mas seja ela qual for será obrigatoriamente elevada, e criará condensação seja onde fôr, e a meu ver aqui o o que interessa é que não seja uma barreira visual ao olhar lá para dentro e que não constitua risco de choque eléctrico com as lâmpadas. Tenho perfeita noção de que é impossivel (e pelo desenrolar dos vossos comentários indesejável até) criar uma atmosfera seca do espelho de água para cima. para isso seria necessário uma quantidade enorme de calor que transformaria aquilo num forno. quando atrás referi "de maneira que fique quente lá dentro sem ficar muito humido " estava a pensar em não ter a superficie transparente cheia de gotas de água e embaciada.
Montar a parte de cima é tão simples ou tão complicado como quiseres, creio que com flurescentes, as vantagens ultrapassam as desvantagens. E ai não tens de te preocupar com humidade, desde que a instalação seja feita para isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 23 Fev 2012 - 14:31

Pictus escreveu:
Muito pior do que uma pequena variação é a possibilidade de exposição a correntes de ar frio! Deves deixar quase todo o aquario fechado fora os buracos de arejamento, a condensação não é nefasta desde que a tartaruga tenha um local onde sair totalmente da água.

Engraçado, sempre deixo o aquaterrário sem tampa, o clima aqui é bem diferente do clima de Portugal e a temperatura fora da água tende a ser superior a da água, como o aquaterrário fica em local onde não há corrente de ar, nunca me preocupei em tampar.
E eu já havia lido aqui no fórum que tudo fechado pode causar fungos pela umidade, e eu achei que essa informação procedia, pq o excesso de umidade em humanos pode causar mm os fungos rsrsrs Rolling Eyes

E aí tampo ou não???
Because our earth is warm to the extreme! BRASIL!!! I love you
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 23 Fev 2012 - 16:20

Ai é diferente mas deves assegurar-te que não ha correntes de ar no quarto e colocar o habitat a um canto para resguardo.
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 23 Fev 2012 - 16:59

Então é melhor tampar!! Tendo em vista que tenho criança em casa!!!
Obrigada, Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 23 Fev 2012 - 17:08

Não necessariamente, ou podes criar paredes altas no aquaterrario (o que de qualquer forma é bom para evitar a fuga) ou so tapar por exemplo 40%, so isso chega, estas na distribuição natural do bicho.
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 23 Fev 2012 - 17:13

Isso é verdade, já a peguei tentando escalar as paredes através dos fios do aquecedor!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água EmptyQui 23 Fev 2012 - 17:17

Ha pois Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Relação entre temperatura do ar e da água Empty
MensagemAssunto: Re: Relação entre temperatura do ar e da água   Relação entre temperatura do ar e da água Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Relação entre temperatura do ar e da água
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» em relação a água do aquário
» ajuda com a temperatura da água do aterrário
» tartarua orelha amarela temperatura agua
» temperatura da agua!
» Temperatura da Água

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: