Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Crescimento?????? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Crescimento?????? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Crescimento?????? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Crescimento?????? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Crescimento?????? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Crescimento?????? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Crescimento?????? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Crescimento?????? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Crescimento?????? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Crescimento??????

Ir para baixo 
+4
Inês_jacob
RP
BeatrizL
Alessandra
8 participantes
AutorMensagem
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQua 11 Jan 2012 - 22:51

Gente,
Hoje passei uma...rsrsrs, meu filho pegou na Sammy e aí lhe soltou uma pele da carapaça, ele veio correndo chorando, falando que ele tinha machucado o bebê e me mostrou a pele, eu primeiro o acalmei e depois fui ver a pele, que já havia secado e parecia uma escama, dura.
Perguntas:
1. Isso é mm normal? Se isso é normal, eu nunca vi essas "escamas" soltas qdo lavo o aquaterrário
2. Ela vai fazer 4 meses e está com 6cm de plastrão, é um tamanho legal para idade?
3. Já perdi o primeiro aquaterrario e encomendei um com as seguintes medidas: Largura 90cm, altura 45cm e profundidade 35cm, cabem 120L. Esse tamanho sei que vou aproveitar por pouco tempo, até que idade ele suportará a Sammy?
4. Vejam essa linha branca entre as placas da carapaça... é a segunda vez que isso ocorre, sei que é normal, mas sempre é dessa forma que ocorre?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Vejam que fofa e inquieta...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQua 11 Jan 2012 - 22:56

É normal. Isso vai acontecer muito, é do crescimento. As "placas" (o que tu chamaste de escama) da carapaça vão se "renovando", a antiga sai e fica a nova. O aquario com essas medidas não é mau, vai dar para um bom tempo, mas tudo depende do crescimento da tartaruga. E sim, está com bom tamanho para a idade.
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQua 11 Jan 2012 - 23:06

Obrigada, Beatriz! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQui 12 Jan 2012 - 9:32

BeatrizL escreveu:
É normal. Isso vai acontecer muito, é do crescimento. As "placas" (o que tu chamaste de escama) da carapaça vão se "renovando", a antiga sai e fica a nova. O aquario com essas medidas não é mau, vai dar para um bom tempo, mas tudo depende do crescimento da tartaruga. E sim, está com bom tamanho para a idade.

As tartarugas são constituidas por placas ósseas, cobertas por escamas córneas. Wink Wink

(O Sr. Dr. Biólogo Marinho que cá anda, que diga se eu disse algum disparate, que eu sou de letras... Laughing )
Ir para o topo Ir para baixo
Inês_jacob
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 77
Localização : Porto

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQui 12 Jan 2012 - 10:32

É verdade sim sr. placas corneas ou escamas...
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQui 12 Jan 2012 - 10:38

A minha Tuga é igualzinha a sua! Nunca vi ela soltar essas placas e nunca encontrei nenhuma, é normal também?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQui 12 Jan 2012 - 10:39

Inês_jacob escreveu:
É verdade sim sr. placas corneas ou escamas...

Muito obrigado, Exma. Sra. Dra. Bióloga Marinha!!! Laughing cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Inês_jacob
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 77
Localização : Porto

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQui 12 Jan 2012 - 10:41

LOL, não sou biologa, fui aspirante a....
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptySeg 30 Jan 2012 - 23:59

É e agora pude perceber essas placas soltas no aquaterrário, ela está crescendo a olhos vistos... Me disse ram que quanto mais crescem mais feias ficam, mas para mim ela é perfeita rsrsrs Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 10:02

Boas,

Nao ficam propriamente feias, mas para mim perdem sim um bocado daquele charme que tem em bebes... bom
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 12:25

nunca ficam feiaas,perdem suas cores vivas de quando eram pequenas mas sempre estão a mudar de pele,e a renovar as placas da carapaça,e mesmo ne não o fizessem,eu gosto da aparencia escura delas,se existisse uma tartaruga totalmente preta eu comprava Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 12:27

Luiz Fellipe escreveu:
nunca ficam feiaas,perdem suas cores vivas de quando eram pequenas mas sempre estão a mudar de pele,e a renovar as placas da carapaça,e mesmo ne não o fizessem,eu gosto da aparencia escura delas,se existisse uma tartaruga totalmente preta eu comprava Laughing

Existir, existe lol
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 13:26

Luiz Fellipe escreveu:
nunca ficam feiaas,perdem suas cores vivas de quando eram pequenas mas sempre estão a mudar de pele,e a renovar as placas da carapaça,e mesmo ne não o fizessem,eu gosto da aparencia escura delas,se existisse uma tartaruga totalmente preta eu comprava Laughing

A Cuora amboinensis tem a carapaça e a cabeça pretas ! Idea

Depois, com jeitinho, pintavas as riscas beijes e amarelas, com uma tinta preta impermeabilizante e já ficava toda preta ! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 13:39

E tambem existe o melanismo Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 14:06

Saindo um pouquinho deste assunto...
Ao passarmos pelo aquaterrário, Sammy fica louquinha nadando, batendo as patinhas na água e estava com a mania de ficar batendo no termômetro (pq faz barulho) para chamar nossa atenção, antes eu pensava que era pq ela queria comer, contudo observei que muitas vezes eu colocava a ração e ela não comia e continuava com movimentos frenéticos, o que eu acho a coisinha mais fofa Very Happy .
De uma semana para cá percebi que ela descobriu um caminho para sair do áquário, o aquecedor ficava perto da parte seca e ela estava escalando, por medo que ela se machucasse mudei o layout.
Ao retirá-la do aquaterrário, como todas ela não fica por muito tempo na mão, eu a solto em casa, ela anda... anda... aí volto com ela para o aquaterrário e ela se aquieta! Essa atitude é normal Question Elas gostam de ficar soltas fora do ambiente aquático:?:
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 14:27

A questão de bater com as patas na água (o que, ás vezes, me deixa louca!!! porque o meu Pim's é bem grandinho e manda água para todo lado, tenho de limpar o chão de esfregona e tudo Mad ) é pelo que falaste do comer, é instintivo delas, relacionam a nossa presença com o acto de comer. Mesmo dando comer continuam, penso que é por ficarem tão concentradas na parte de nos verem e quererem comer que nem vêm o comer na água, as minhas fazem isso, só passado algum tempo é que vêm o comer na água.

Fugir tambem é normal, as tartarugas são aventureiras e optimas a escalar e fugir. Pode-se dizer que sim, que gostam de andar fora do aquaterrário, afinal quanto mais espaço para andar melhor. Por exemplo, num lago bastante grande com muito espaço para andar, secalhar já nem ligam muito a tentar fugir porque o espaço que têm é grande (embora mesmo assim muitas vezes tentem fugir á mesma), mas em aquaterrário, onde o espaço para a andar é pouco, aí então a tendencia para fugir é ainda maior, e se deixamos o aquaterrário com zonas por onde podem fugir, passam a vida a faze-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 15:49

A minha quando eu tiro ela do laguinho para manutenção (ela fica a morder minha mão, ás vezes dói Mad) coloco no chão, ela só fica parada, parece que se assusta, é normal também?
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 15:50

É.
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 16:18

Very Happy
Oi Mateus,
A minha já me mordeu e não doeu mas me assustei, rsrsrs.... Minha mão estava suja de pestisquinho! Co certeza ela mordeu pq achou que vc iria alimentá-la!

A minha ela é sem vergonha rsrsrs e nunca se assusta conosco raras são as vezes que a vejo se protegendo no casco, ela sente segurança conosco e isso é comigo e com meu filho tb, ela fica super a vontade. Quando a coloco no chão ela não se esconde ou estranha, ela levanta a cabecinha analisa o ambiente e então decide para que lado vai geralmente segue a direção onde não tem ninguém...
O engraçadinho é que quando vamos em direção dela para pegá-la e voltá-la para o aquaterrário ela arruma uma correria, é muito bonitinho!!!!

Creio ser uma quantão de costume, Sammy foi adquirida e desde muito pequena fica na mão e sempre o alimentamos na boquinha. Todo animalzinho é adestrável é uma questão de exercitar!
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyTer 31 Jan 2012 - 23:05

A minha também nunca se esconde, também levanta a cabecinha mas fica parada, isso que eu acho estranho scratch.
Citação :
Minha mão estava suja de pestisquinho! Co certeza ela mordeu pq achou que vc iria alimentá-la!
Ela até que é mansinha, apesar de achar que tudo que entra no lago dela é comida lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? EmptyQua 1 Fev 2012 - 16:27

Já têm mais "sorte" que eu.

Mal agarro a minha tenta-me arranhar e morder a todo o custo...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Crescimento?????? Empty
MensagemAssunto: Re: Crescimento??????   Crescimento?????? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Crescimento??????
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» crescimento
» Identificar especie
» Crescimento
» Crescimento
» Crescimento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: