Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Que filtro usar? [+ várias dúvidas]

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Yurki
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 13
Localização : Brasil

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 10 Jan 2012 - 0:30

Primeiramente: eu sou do Brasil, e como percebi, muitos de vocês são de portugal, desculpe-me qualquer coisa que vocês não entendam.
Olá, eu estou comprando novos "aconchegos" para minha tartaruga e estou pensando em comprar um aquario com as seguintes medidas:
Comprimento: 80cm Largura: 35 cm Altura: 30 cm
Ela tem 3 anos de idade e tem 12 cm de comprimento com 5~6 cm de largura.
Pelas minhas contas, ele vai ficar com aproximadamente 70 litros de agua. Gostaria de saber qual filtro usar, sendo interno. Meus planos são de por o filtro embaixo da plataforma, pretendendo esconde-lo no meio de plantas marinhas. (Peço também que me indiquem tipos de plantas marinhas que eu possa por) assim, ele puxaria a água por baixo, e para a saída da água, tivesse uma mangueirinha que jogasse a água em uma pequena cachoeira. Tamném pensei em revestir o chão do aquario com grama (relva, no portugues de portugal, eu acho) sintética e se não seria tóxico para o animal.
Aqui está um desenho do meu "projeto"
Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Aquario
Bom, vou listar as dúvidas:
1-) Qual lampada usar para a tartaruga, para substituir o sol?
2-) Qual filtro usar? Lembrando que o aquario via ter em média 70L.
3-) Quais plantas marinhas posso usar para "camuflar" o filtro
4-) Qual aquecedor usar na água?
5-) Posso usar grama sintética no fundo? Não contaminaria a água? Lembrando que eu não me importo em limpar.

Acho que é tudo. Obrigado. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 10 Jan 2012 - 18:28

Olá Yurki!

Não sei se você deu sorte ou azar, mas encontrou aqui um brasileiro que mora em Portugal. Very Happy
Também sou iniciante, aliás nem tenho tartaruga ainda, mas já li algumas coisas por aqui. Vou tentar responder. Se eu falar alguma asneira (m$%da no português do Brasil) me corrijam.
1. Lampada UVB 5.0 (é o que o pessoal costuma indicar)
2. Filtro que tenha uma boa capacidade litros/hora. Geralmente os filtros indicam para quantos litros de água são eficazes
3. Em termos de plantas vejo o pessoal inventar pouco e dar preferência para as artificiais (talvez plantas naturais a tartaruga possa vir a comer e eu não sei bem ao certo o que não lhe faz mal)
4. Um termostato compatível com o volume de água (vem indicações do fabricante)
5. Grama sintética já vi num video no youtube. Também tenho essa dúvida, mas acho que dificulta na limpeza.

Espero ter ajudado
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 10 Jan 2012 - 20:48

1) A lâmpada tem de ser uvb 5.0.

2) Um filtro com a seguinte capacidade: 150L/h, significa que vai filtrar 150 litros em 1 hora. Se vais ter 70L tens de ter um filtro por exemplo de 100L/h ou um pouco mais.

3) Existe um tópico acerca de plantas que não fazem mal para as tartarugas, o "problema" das plantas é que as tartarugas gostam de as comer, para quem gosta de manter as coisas praticas acaba por não ter, mas quem queira ter não tem problema. As tartarugas agradecem se tiveres lol

4) Tens de ter um aquecedor com termostato. A capacidade do aquecedor tem de ser no minimo de 100W. Para saberes a capacidade certa basta saberes que tens de ter no minimo 1W por 1L, no teu caso para 70L seria um aquecedor de 70W, mas o melhor é comprar sempre um com uma capacidade um pouco maior, para garantir que funciona tudo como deve ser, E como tal, o melhor é um aquecedor de 100W.

5) Essas relvas sintéticas não são boa ideia, muita gente usa, mas não é aconselhado, a tartaruga gosta de a morder e pode acabar por comer os bocado que se soltam, e não faz bem andar a comer plástico.


Dando-te um conselho em relação ao teu aquaterrário, a tua tartaruga ainda deve crescer mais, não mensionas a espécie mas como és do brasil, provavelmente deve ser uma dorbigni (corrige-me se estiver errada) de qualquer das formas a maior parte das tartarugas não fica pelos 12cm e como tal irá crescer mais, talvez até bastante mais, como tal o teu aquaterrário não irá assegurar as melhores condições para ela. Não sei se a tua ideia é criar um aquaterrário para agora ou se é já a pensar no futuro, se for a pensar no futuro, então o melhor é aumentares as medidas. Se for só para agora não está mau, mas mesmo assim eu aumentava um pouco a largura e a altura, principalmente a altura. Se vai levar uma plataforma esses 30cm vão ficar divididos por 15cm de água e 15cm de parte seca, mais coisa menos coisa, tendo em conta que a tartaruga tem 12cm, facilmente cresce mais 3cm e começa a ficar com pouco profundidade de água e a conseguir fugir da parte seca (a menos que o aquaterrário seja tapado, aí então o unico problema será a profundidade da água, sem teres de te preocupar se a tartaruga consegue fugir da parte seca). Peço desculpa pelo tamanho do texto, mas não consegui resumir a explicação Laughing

De resto a ideia da cascata está gira e parece que tens aí um projecto para ficar bem bonito Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Yurki
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 13
Localização : Brasil

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:37

ObrigDo pela resposta dos dois. Mas BeatrizL, qual tamanha você recomendaria de aquário? Visto que estou investindo no "futuro", para não ter mais no que se preocupar. Obrigado.

EDIT: esqueci de perguntar, caso o aquário acabe ficando muito caro, visto que onde eu moro, aquário sobre medida são bem caros, tem algum problema de se fazer um aquaterrário com aquelas caixas de plástico? Não soltaria toxinas? Obrigado, de novo
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:42

Se de facto tens uma dorbigni, bem um macho penso que fique pelos 20 ou 25cm, se for femea acho que chega aos 35cm. E as medidas correctas para um aquaterrário são no minimo:

comprimento: 5x o tamanho da tartaruga
largura: 3x o tamanho da tartaruga
altura: 2x o tamanho da tartaruga na vertical
(penso que seja mais ou menos isso)

O mais aconselhado para espécies que atingem essas dimensões são tanques/lagos exteriores.
Ir para o topo Ir para baixo
Yurki
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 13
Localização : Brasil

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyTer 10 Jan 2012 - 23:57

BeatrizL escreveu:
Se de facto tens uma dorbigni, bem um macho penso que fique pelos 20 ou 25cm, se for femea acho que chega aos 35cm. E as medidas correctas para um aquaterrário são no minimo:

comprimento: 5x o tamanho da tartaruga
largura: 3x o tamanho da tartaruga
altura: 2x o tamanho da tartaruga na vertical
(penso que seja mais ou menos isso)

O mais aconselhado para espécies que atingem essas dimensões são tanques/lagos exteriores.
Pelo que pesquisei, essa espécie de tartáruga seria a Tigre D'água Brasileiro, certo?
Se realmente for, sim, essa é a minha tartaruga.
Outra pergunta, como saber se é macho ou fémea? Vi na seção de sexagem, mas não achei.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 0:08

É sim.

Se já tem 3 anos e 12cm já deve dar para ver o sexo. Se não conseguires faze-lo coloca aqui umas fotos. Os machos têm as unhas compridas, e as femeas unhas curtas. O rabo dos machos é mais comprido e grosso e com a cloaca mais afastada do plastrão que as femeas.
Ir para o topo Ir para baixo
Yurki
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 13
Localização : Brasil

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 3:46

BeatrizL escreveu:
É sim.

Se já tem 3 anos e 12cm já deve dar para ver o sexo. Se não conseguires faze-lo coloca aqui umas fotos. Os machos têm as unhas compridas, e as femeas unhas curtas. O rabo dos machos é mais comprido e grosso e com a cloaca mais afastada do plastrão que as femeas.
Então, ainda pensando no tamanho do aquário, seria um de 100 cm x 50 cm x 50 cm suficiente?
E, se não der pra comprar um aquário, daria pra fazer com caixas de plástico? (caixas de arrumação).

Obrigado. Esqueci de ir ver o sexo dela, e já é de noite, então, amanha vejo :p

EDIT: outra coisa que eu vi também, foi que num site de vendas aqui do Brasil, só acho lampada UVA, mas não UVB. Ainda não vi em nenhuma loja física. Seria o mesmo ou há alguma diferença?

Links:
produto.mercadolivre .com .br/MLB-214880053-exo-terra-sun-glo-50w-lmpada-com-uva-para-terrarios-110v-_JM
produto.mercadolivre .com .br/MLB-213895910-exo-terra-lmpada-sun-glo-lmpada-com-uva-p-tartarugas-40w-_JM

Só peço que junte a url, já que não tenho permissão para postar links.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 12:30

As uva servem para emitir o calor do sol e as uvb para emitir os raios do sol. Ambas acabam por ser importantes, mas a uvb é essencial, tem mesmo de ser essa. A uva dá jeito para o inverno por exemplo, para aquecer.

Sei que no brasil há dificuldade em arranjar, mas cria um tópico com esse assunto porque há aqui users do brasil que consegiram encontrar. Acho que encomendam num site online.

As medidas que mensionaste para o aquaterrário já são bastante boas e já dariam para bastante tempo. Mas é melhor confirmares o sexo, porque se for macho já sabes que fica mais pequeno e se for femea precisas de algo maior porque cresce mais. Confirma o sexo e depois já podes tratar das medidas. Em relação a caixas de plástico, muita gente usa e não é mau de todo, o problema é que para um tamanho muito grande, como leva muita água, o plástico pode não aguentar a pressão da água que será muita. Se quiseres mesmo fazer em plástico eu aconselho construires uma estrutura em madeira ou ferro para suportar a pressão da água.

Depois coloca fotos da tartaruga, já agora vemos o bichinho Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Yurki
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 13
Localização : Brasil

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 19:01

BeatrizL escreveu:
As uva servem para emitir o calor do sol e as uvb para emitir os raios do sol. Ambas acabam por ser importantes, mas a uvb é essencial, tem mesmo de ser essa. A uva dá jeito para o inverno por exemplo, para aquecer.

Sei que no brasil há dificuldade em arranjar, mas cria um tópico com esse assunto porque há aqui users do brasil que consegiram encontrar. Acho que encomendam num site online.

As medidas que mensionaste para o aquaterrário já são bastante boas e já dariam para bastante tempo. Mas é melhor confirmares o sexo, porque se for macho já sabes que fica mais pequeno e se for femea precisas de algo maior porque cresce mais. Confirma o sexo e depois já podes tratar das medidas. Em relação a caixas de plástico, muita gente usa e não é mau de todo, o problema é que para um tamanho muito grande, como leva muita água, o plástico pode não aguentar a pressão da água que será muita. Se quiseres mesmo fazer em plástico eu aconselho construires uma estrutura em madeira ou ferro para suportar a pressão da água.

Depois coloca fotos da tartaruga, já agora vemos o bichinho Razz
Só uma pergunta, só estou achando aquários com 100 cm (C) x 40 cm (L) x 50 cm (A). Ou seja, estão um pouco menor de largura do que eu te falei antes. E pelo que eu vi, a tartarua é ELA, porque as unhas não são compridas, e o rabinho é bem curto. Pelo que estou pensando, quero ficar com esse aquário para ela por pelo menos 1~2 anos, até eu construir um lago no jardim de casa. Seria esse aquario suficiente? Digo, para os próximos 2 anos, no máximo?
E caso eu faça o lago, ela ficaria lá 24 horas por dia? affraid
Ou ela ficaria uma parte do dia?
Obrigado Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 19:06

Se tens possibilidades de construir um lago no exterior excelente. Se fizeres o lago a tartaruga passa a ficar lá sempre, faz a sua vidinha lá, como se estivesse no aquaterrário.

Sendo assim o aquaterrário nas medidas que falas deve dar sim, até arranjares o espaço exterior.

Um lago no exterior é a coisa mais natural que podemos oferecer ás tartarugas, apanham sol natural, têm mais espaço para nadar, têm um espaço seco com terra e plantas (se for o que fizeres) em vez de plataformas. Até podes fazer como eu, planto a própia alimentação das tartarugas na parte seca do lago, ás vezes até trincam as folhas de alguma couve ou assim e levam para a água para comer.
Ir para o topo Ir para baixo
Yurki
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 13
Localização : Brasil

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 19:16

BeatrizL escreveu:
Se tens possibilidades de construir um lago no exterior excelente. Se fizeres o lago a tartaruga passa a ficar lá sempre, faz a sua vidinha lá, como se estivesse no aquaterrário.

Sendo assim o aquaterrário nas medidas que falas deve dar sim, até arranjares o espaço exterior.

Um lago no exterior é a coisa mais natural que podemos oferecer ás tartarugas, apanham sol natural, têm mais espaço para nadar, têm um espaço seco com terra e plantas (se for o que fizeres) em vez de plataformas. Até podes fazer como eu, planto a própia alimentação das tartarugas na parte seca do lago, ás vezes até trincam as folhas de alguma couve ou assim e levam para a água para comer.
E se chover? ela continua lá? Realmente eu so novato nesse assunto de lagos '-'
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 19:17

A chuva não tem problema nenhum. Na natureza tambem apanham chuva Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Yurki
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 13
Localização : Brasil

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 19:22

BeatrizL escreveu:
A chuva não tem problema nenhum. Na natureza tambem apanham chuva Laughing
Nossa 'o'
Fácil assim? auhuhauhauh
Realmente, se não der para comprar o aquário mesmo, vou fazer esse laguinho, o difícil vai ser achar espaço e convencer minha mãe a deixa lol!
Mas então, para finalizar, esse aquário com essas medidas seriam suficiente para mais 2 anos?

Obrigado Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] EmptyQua 11 Jan 2012 - 20:32

Em principio dá sim.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty
MensagemAssunto: Re: Que filtro usar? [+ várias dúvidas]   Que filtro usar? [+ várias dúvidas] Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Que filtro usar? [+ várias dúvidas]
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Água suja! Que filtro usar?
» Dúvidas com filtro
» Que filtro usar?
» Que filtro deva usar?
» Duvidas sobre filtro para Gula e Che

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: