Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO

Ir para baixo 
+9
Anuskas
Carolina A.
norby
P TURTLE
Beetle
BeatrizL
Rúben Cunha
Catarina
ACMendes
13 participantes
AutorMensagem
ACMendes
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 10
Idade : 39
Localização : Alhos Vedros

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 30 Dez 2011 - 8:51

Bom dia a todos...
Estou a montar um aquaterrario para 2 tartarugas que ainda nao adquiri...achei mais logico preparar primeiro a "casa" das pequenitas e depois compra-las...mas surgiram-me algumas duvidas k aagradecia se me podessem ajudar...ora ca vai:

- Que iluminação devo ter?Basta so uma lampada uvb?

- Que cuidado devo ter com a agua?é necessario algum cuidado com os niveis de cloro etc?

Obrigada, aguardo respostas!!

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 30 Dez 2011 - 10:50

Olá ACMendes,

Antes de mais quero felicitar-te pela atitude de te informares primeiro e só depois adquirires as pequenas.

Relativamente à água, o único cuidado que eu tenho é mesmo com a temperatura (nesta altura 25 a 26º). Há que aconselhe aqueles produtos para ajudar na qualidade da água, eu sou da opinião que esses produtos apenas acrescentam mais quimicos à agua por isso não utilizo. É directa da torneira. Se é boa para nós, de certeza que é óptima para as tuas Tartarugas.

Quanto à luz é aconselhado ter duas luzes: uma de aquecimento (UVA) e as tais de UVB. Eu tenho as duas: UVA 40w e UVB 13w.

Espero ter ajudado. Vai dando notícias

PS. Para o controlo da temperatura, como de certo saberás, é fundamental um termostato. Já tens?
Ir para o topo Ir para baixo
ACMendes
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 10
Idade : 39
Localização : Alhos Vedros

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 30 Dez 2011 - 11:19

Ola Catarina.Obrigada pela resposta...sim ja tenho termoestato,filtro e aquario que ainda falta fazer a parte seca e a rampa...farei tambem uma area pequena onde porei algumas plantas para elas se alimentarem...
Ir para o topo Ir para baixo
Rúben Cunha
Iniciante
Iniciante
Rúben Cunha


Masculino Mensagens : 1167
Localização : Alenquer, Portugal

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 30 Dez 2011 - 13:12

Olá ACMendes olha que se for areia, pedras pequenas as tartarugas podem comer as pedras e isso faz lhe mal !
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 30 Dez 2011 - 17:23

Catarina escreveu:
Olá ACMendes,

Antes de mais quero felicitar-te pela atitude de te informares primeiro e só depois adquirires as pequenas.

Relativamente à água, o único cuidado que eu tenho é mesmo com a temperatura (nesta altura 25 a 26º). Há que aconselhe aqueles produtos para ajudar na qualidade da água, eu sou da opinião que esses produtos apenas acrescentam mais quimicos à agua por isso não utilizo. É directa da torneira. Se é boa para nós, de certeza que é óptima para as tuas Tartarugas.

Quanto à luz é aconselhado ter duas luzes: uma de aquecimento (UVA) e as tais de UVB. Eu tenho as duas: UVA 40w e UVB 13w.

Espero ter ajudado. Vai dando notícias

PS. Para o controlo da temperatura, como de certo saberás, é fundamental um termostato. Já tens?

É necessário ter algum cuidado com zonas em que a água não é grande coisa e aí sim mais vale usar o produto do que não usar nada, ou então deixar a água de repouso durante umas 24h e depois já pode ser usada. Há zonas em que a qualidade da água é um bocado má. Se a água for boa aí sim, não é preciso ter muitos cuidados.
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 30 Dez 2011 - 20:39

Catarina escreveu:
Há que aconselhe aqueles produtos para ajudar na qualidade da água, eu sou da opinião que esses produtos apenas acrescentam mais quimicos à agua por isso não utilizo. É directa da torneira. Se é boa para nós, de certeza que é óptima para as tuas Tartarugas.


Este é o tipo de raciocinio comum a evitar, nem tudo o que é bom para humanos é bom para outras espécies e vice-versa.
Tal como nos cuidados de saúde, a Ti Maria e D. Chica podem ter sintomas semelhantes e problemas de saúde completamente diferentes com medicação com efeitos opostos e resultados trágicos se forem mal tomadas. Generalizar e aplicar chapa 5 a tudo é um erro de palmatória, em tudo na vida.

Procura sobre cloro e os efeitos que causam nas tartarugas, e informa-te da quantidade de cloro que tem a água da tua torneira.
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySex 30 Dez 2011 - 23:24

Basta adquirir a lâmpada uvb, a lâmpada uva não é tão indispensável.


Última edição por P TURTLE em Dom 1 Jan 2012 - 21:04, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySáb 31 Dez 2011 - 10:28

Boas,


Pelos caminhos que isto já vai...

Eu subescrevo o que a Catarina disse.

No mesmo raciocionio de que cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem, voces sao um bocado stressados.

Preocupem-se com coisas realmente importantes, como habitats dimensionados (e com boas litragens), sistemas de filtragem capazes, e com o RIGOR das limpezas e manutençoes.
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySáb 31 Dez 2011 - 10:37

lol, calma, agora ao reler confesso que pareço um bocado brusco, mas não é essa a intenção. peço desculpa se dei a ideia de estar a dar nas orelhas a alguém.

voltando ao tópico: aqueles produtos acrescentam de facto mais quimicos à água, mas devem ser preferiveis a uma quantidade exagerada de cloro ou outras substancias que a água da torneira traz. prefiro investir num anticloro do que ter animais cegos. o problema da água da torneira é que nem sempre é boa para nós e não temos noção disso.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySáb 31 Dez 2011 - 11:52

Para mim a substancia mais pura que conheço deve ser o leite. scratch

A agua é a sua genese. A agua da torneira É boa para nós! Alguem pagaria bem caro por isso se assim nao fosse, ACREDITA!!!

Tartarugas cegas por causa do cloro?! Porquê vais-lhe deitar lixivia da garrafa para os olhos?! e
será que mesmo assim isso as vai conseguir cegar?!

Já li para ai muitos lobbies e/ou bitaites, mas o que é certo é que os unicas problemas oftalmicos que constatei tinham a ver com falta de cuidados varios, nomeadamente manutençao em habitats com aguas MUITO mal cuidadas, derivadas da falta de manutençao, nao o contrario.

Tartarugas cegas por causa da agua da torneira?! Laughing

LOL
Ir para o topo Ir para baixo
Carolina A.
Iniciante
Iniciante
Carolina A.


Feminino Mensagens : 351
Idade : 26
Localização : Coimbra

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySáb 31 Dez 2011 - 14:29

Na minha opnião deve-mos preocupar-nos com as nossas tartarugas, dar-lhe tudo de bom e do melhor, mas também não as devemos fazer ficarem "mimadas", elas no habitat natural delas também não deve ser tudo perfeito.
Sempre ouvi dizer que quem dá o pão, tambem da a criação!

Por isso acho que a questão da água não tem muita importância, desde que esteja em boas condições e em bom estado.

Cumprimetos, Carolina I love you
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySáb 31 Dez 2011 - 15:44

@norby: o que afirmei sobre o cloro aprendi aqui neste forum, como referi ha pouco noutro topico. e o que li foi que o cloro cega as tartarugas, se está certo ou não, não sei mas eu confiei, como não li ninguém mais conhecedor a manifestar-se de forma contrária assumi que o cloro da água da torneira fosse um risco. daí a minha observação.

quanto há água da torneira:

- jácoloco aqui umas fotos do que ás vezes me sai em casa, depois quero ver quem diz que põe ali uma tartaruga;

- basta ler alguns estudos da DECO sobre a qualidade da água para ficarmos a saber que nem sempre é boa;

- alguém pagaria caro por um desleixo na qualidade da água num país qualquer civilizado, não em Portugal onde ninguém é responsabilizado por nada, como estou de alguma forma relacionado com estações de tratamento de água quer de consumo humano quer águas residuais, sei com algum rigor o porquê de volta e meia haver problemas com a qualidade da água, que felizmente já vão sendo menos do que há uns anos, mas ainda assim inaceitáveis
Ir para o topo Ir para baixo
ACMendes
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 10
Idade : 39
Localização : Alhos Vedros

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySeg 2 Jan 2012 - 7:54

Bom dia a todos...

Bem, nunca pensei que colocar aqui um topico ia dar tanta discussão...
Não é a primeira vez que tenho tartarugas.Tive durante longos anos um casal e nunca tive cuidados com a agua..nem iluminaçao especial sequer...simplesmente as metia a apanhar sol e alimentava-as de legumes,frutas etc...e nunca tive um unico problema.nessa altura nao sabia ou ouvia falar de lampadas especificas,cloro na agua etc...mas,como em tudo o que faço,quero fazer bem e com as devidas condiçoes,vim aqui ao forum em busca de alguma orientação de maneira a dar as pequenitas todas as condiçoes que merecem e tentar aproximar o mais possivel o aquaterrario ao seu habitat natural.Depois de ler todos os comentarios,acabei por ficar na mesma,ou melhor,sempre deu para rir um pouco.De qualquer forma penso que me guiarei pelo conselho do membro NORBY.Obrigada na mesma a todos os comentarios

beijokas! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySeg 2 Jan 2012 - 12:51

ACMendes escreveu:
Bom dia a todos...

Bem, nunca pensei que colocar aqui um topico ia dar tanta discussão...
Não é a primeira vez que tenho tartarugas.Tive durante longos anos um casal e nunca tive cuidados com a agua..nem iluminaçao especial sequer...simplesmente as metia a apanhar sol e alimentava-as de legumes,frutas etc...e nunca tive um unico problema.nessa altura nao sabia ou ouvia falar de lampadas especificas,cloro na agua etc...mas,como em tudo o que faço,quero fazer bem e com as devidas condiçoes,vim aqui ao forum em busca de alguma orientação de maneira a dar as pequenitas todas as condiçoes que merecem e tentar aproximar o mais possivel o aquaterrario ao seu habitat natural.Depois de ler todos os comentarios,acabei por ficar na mesma,ou melhor,sempre deu para rir um pouco.De qualquer forma penso que me guiarei pelo conselho do membro NORBY.Obrigada na mesma a todos os comentarios

beijokas! Very Happy

O que aconteceu às tuas tartarugas?
Ir para o topo Ir para baixo
ACMendes
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 10
Idade : 39
Localização : Alhos Vedros

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySeg 2 Jan 2012 - 13:23

Boa tarde ANUSKAS

nao aconteceu nada...dei a minha afilhada...
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySeg 2 Jan 2012 - 13:47

ACMendes escreveu:
Boa tarde ANUSKAS

nao aconteceu nada...dei a minha afilhada...

Eu também tenho um casal. Calhou assim e ainda bem. Muita gente quer e não acerta porque em bebés não se consegue diferenciar o sexo das tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyTer 3 Jan 2012 - 10:29

Beetle escreveu:
@norby: o que afirmei sobre o cloro aprendi aqui neste forum, como referi ha pouco noutro topico. e o que li foi que o cloro cega as tartarugas, se está certo ou não, não sei mas eu confiei, como não li ninguém mais conhecedor a manifestar-se de forma contrária assumi que o cloro da água da torneira fosse um risco. daí a minha observação.

quanto há água da torneira:

- jácoloco aqui umas fotos do que ás vezes me sai em casa, depois quero ver quem diz que põe ali uma tartaruga;

- basta ler alguns estudos da DECO sobre a qualidade da água para ficarmos a saber que nem sempre é boa;

- alguém pagaria caro por um desleixo na qualidade da água num país qualquer civilizado, não em Portugal onde ninguém é responsabilizado por nada, como estou de alguma forma relacionado com estações de tratamento de água quer de consumo humano quer águas residuais, sei com algum rigor o porquê de volta e meia haver problemas com a qualidade da água, que felizmente já vão sendo menos do que há uns anos, mas ainda assim inaceitáveis

Boas Beetle,

Fico contente que consideres o Forum como uma fonte de informaçao importante e credivel, mas POR FAVOR usa o teu bom senso!!

Queria tambem dizer para quando atravessarem uma passadeira, para só o fazerem se estiver verde, olhem bem para ambos os lados, assegurem-se que nao vem nenhum carro em excesso de velocidade/desgovernado, e mesmo assim façam-no sempre de mao dada.
Ir para o topo Ir para baixo
kripas
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 46
Localização : serta

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyQua 25 Jan 2012 - 1:13

ACMendes escreveu:
Boa tarde ANUSKAS

nao aconteceu nada...dei a minha afilhada...

nao estando a criticar ninguem, mas ACMendes quando vens a um forum de animais 80% das pessoas tratam os animais como verdadeiros reis (nao que isso seja mau, atenção), em relaçao ao cloro da agua, devias mesmo ter cuidado com isso... por exemplo nas piscinas... montes de pessoas saem da agua com os olhos vermelhos por causa do cloro Smile
Ir para o topo Ir para baixo
CarlosN
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 54
Localização : Lisboa

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyQua 25 Jan 2012 - 11:00


Acho que é elementar que o cloro e a cloramina que a água contém não faz bem aos animais, embora não fiquem cegos...
Uma coisa é certa, aquáriofilia é cuidar da água, não é cuidar dos peixes, neste caso, das tartarugas.
Se investimos na compra de equipamento de filtragem, embora possa ter apenas algumas das três componentes, mecânica, quimica e biológica, dificilmente vamos conseguir uma filtração biológica eficiente se não for retirado ou pelo menos reduzido o cloro e a cloramina da água, pois destroem as bactérias que se desenvolvem no filtro.
Por outro lado, se for usado um sistema de filtragem com apenas as componentes mecânica e quimica, o uso de carvão activado (e/ou resinas) vai reduzir as matérias toxicas da água (até ficar saturado e passar a ter o efeito inverso!!!).
Se a opção for ter filtragem mecânica e biológica (a que dou preferência), então é essencial usar um condicionador na água para reduzir o cloro e a cloramina durante um periodo de repouso de 24h (não é uma regra, é uma recomendação).
Considerando todo o investimento monetário e o tempo que dedicamos aos animais, tratar a água deve ser uma prioridade e talvez a mais económica das opções.
Nota:Para quem não queira usar condicionador na água, diz-se que colocar uma bomba de ar com uma pedra difusora dentro da água durante o periodo de repouso, tem o mesmo efeito (facilita a fragmentação molécular e libertação do cloro e cloramina), mas nunca comprovei/experimentei este método.
study
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyQua 25 Jan 2012 - 11:23

Obrigado, CarlosN, pela explicação preciosa! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptyQua 25 Jan 2012 - 20:35

RP escreveu:
Obrigado, CarlosN, pela explicação preciosa! Wink

x2, excelente explicação.
Ir para o topo Ir para baixo
cassius
Iniciante
Iniciante
cassius


Masculino Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySáb 4 Fev 2012 - 13:31

Eu não encontro lampadas UVB no rio de janeiro, posso utilizar lampadas UV A ou UV C para aquaterrário com uma tigre dágua?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySáb 4 Fev 2012 - 19:37

Não, se procuras uma lâmpada UVB, é mesmo UVB que tens que encontrar, essa é que permite a formação de vitamina D3 através da pele e vai potenciar a absorçaõ de cálcio no organismo ( se a tartaruga tiver ingerido cálcio, claro).

UVA e UVC pertencem a outro filme... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
cassius
Iniciante
Iniciante
cassius


Masculino Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySeg 6 Fev 2012 - 13:13

ALGUÉM ME DÁ ALGUMA LUZ, UMA MARCA, ALGUM FABRICANTE OU REPRESENTANTE PARA BUSCAR NO BRASIL, RIO DE JANEIRO?

A EXO TERRA REPTI GLO 5.0 DIZ TER 33% UVA E 8% UVB, É O SUFICIENTE PARA A TIGRE DÁGUA?

OU TEM QUE SER UMA DIFERENTE?
Ir para o topo Ir para baixo
cassius
Iniciante
Iniciante
cassius


Masculino Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO EmptySeg 6 Fev 2012 - 13:16

Alguém conhece este site?
ou esta marca?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty
MensagemAssunto: Re: ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO   ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aquaterrário com iluminação?
» Duvidas sobre iluminação e local do aquaterrário
» Post encerrado/vendido: aquaterrário 200l completo com dois filtros, iluminação, termostato (São Paulo)
» Iluminação
» Iluminação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: