Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião

Ir para baixo 
+2
BeatrizL
catarinabg
6 participantes
AutorMensagem
catarinabg
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Braga

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 1:00

Olá a todos,

Queria comprar umas tartaruguinhas já há algum tempo, mas sempre tive algum receio porque quando era mais nova tive 2 que acabaram por falecer e penso que terá sido por falta de condições, apesar das que providenciámos na altura eram as normalmente recomendadas na loja de animais.

Decidi, portanto, informar-me antes de tomar qualquer decisão. Para tal, encontrei este fantástico fórum no qual tirei todas as minhas dúvidas relativamente ao que as minhas pequenas irão precisar.

Hoje comprei o aquário e alguns apetrechos, mas só depois de saber que tenho uma casa em condições para as novas inquilinas é que as trarei para cá. Venho, por isso, pedir-vos a vossa opinião.

Em princípio vou comprar 3 tartarugas hieroglíficas, ou 2 destas e 1 tartaruga corcunda do Mississipi.

Vou colocar as características do aquaterrário de forma mais simples, para não vos cansar muito na leitura deste post.


material: vidro

dimensões: 49 x 33 x 35 cm (largura x profundidade x altura)

nível da água esperado: cerca de 20 cm

plataforma: ZooMed tamanho médio (18 x 39 cm)

aquecedor com termóstato: Sera Precision 75 W com protector

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

filtro interior: Sera Precision fil 120 - 10 W e 700 L/h (não havia muita escolha e um melhor seria muito mais caro)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

termómetro: Resun LCD Thermometer (daqueles de colar no lado exterior do vidro)

lâmpada: ZooMed Daylight Blue 100 W

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

cálcio: ZooMed Repti Calcium com vitamina D3 (cálcio em pó - aconselharam colocar 1 colher de chá)

degradação biológica: Sera Reptil Reptibioclear (aconselharam colocar 8 gotas)

acondicionador: ZooMed Reptisafe (aconselharam colocar 8 gotas)

areia: areia vulcânica (foi o que aconselharam na loja, até porque é levezinha e não adiciona peso, mas penso que é muito pequena e tenho receio que as tartarugas a tentem comer - coloquei um gancho de cabelo na imagem para servir de escala)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

gotas oculares: ZooMed Repti Turtle Eye Drops (aconselharam a colocar 1 gota em cada olho de vez em quando como prevenção)

Relativamente à comida aconselharam Tartafood Small Pellet como base e Tartaffod Gammarus como sobremesa. Disseram para dar porções do tamanho da cabeça das tartarugas e apenas dar os camarões se comerem os sticks.

Experimentei montar o aquaterrário para ver o posicionamento dos seus componentes e queria pedir a vossa opinião quanto à montagem geral. Está muito vazio, mas estes são os componentes que ocupam maior espaço e daí querer verificar se está tudo bem colocado. A garrafa verde só está lá para segurar a plataforma, visto ainda não haver água.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quero colocar, ainda, algumas plantas para criar um ambiente mais natural.
Sei que tenho que colocar algo que permita às tartarugas ficarem com o corpo dentro de água e a cabeça de fora, mas não consegui encontrar nada para a altura de água que pretendo. Alguma sugestão?

Obrigada a todos pela paciência =)
Quero o melhor para as minhas novas amigas e sou novata nestas andanças.


Beijinhos,

Catarina
Ir para o topo Ir para baixo
catarinabg
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Braga

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 1:02

Não percebo se sou só eu que não consigo visualizar as imagens.
Caso também não consigam, avisem que eu tento fazer upload de novo.

Obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 11:57

Uma das coisas principais é o aquecedor/termostato não vi aí na lista. A lâmpada ue tens não é necessária, tens de comprar uma lampada uvb 5.0. Cálcio, condicionador, as gotas, essa coisa do degradação biologica, isso é só palha, não precisas. A areia tambem não é aconselhavel, as tartarugas podem comer, e correr mal, de qualquer das formas podes experimentar, o mais aconselhado é pedras com um tamanho que elas nao consigam comer preferencialmente lisas. Na alimentação os camarões podes deitar fora lol o importante é os sticks e comlementar com verduras, carne/peixe, fruta. De resto o que te posso aconselhar é a não comprar assim tantas tartarugas de uma vez, e começares só por uma, para veres se corre tudo bem e tambem porque dar casa para 3 tartarugas principalmente com hierogliphicas á mistura não é propriamente faxil, crescem bastante. As corcundas já ficam mais pequenas.

As fotos se te inscreveste recentemente no forum tens de esperar 7 dias para as colocar.
Ir para o topo Ir para baixo
catarinabg
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Braga

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 12:15

O aquecedor/termostato que comprei foi um Sera Precision 75 W com protector (encontra-se na lista).

Ok, essa lâmpada UVB 5.0 é das vermelhas? Eu reparei que era a que aconselhavam aqui no fórum, mas na loja só têm distinção entre lâmpadas diurnas (azuis) e nocturnas (vermelhas) e entre 50W ou 100W.

Estou a ver que com a preocupação me deixei levar pela vendedora lol devolvo a "palha" e recupero já um dinheirinho...

Eu tenho umas pedras que apanhei na praia e que são grandes demais para comerem (algumas quase do tamanho das tartarugas) e bem lisas. Estava a pensar fervê-las em água e escová-las bem, mas a vendedora disse que não convinha porque podiam libertar minerais prejudiciais para a água. Deixei-me levar mais uma vez pelo paleio dela?

Vi o tópico fixo sobre a alimentação, mas o que me faz confusão é o elas serem tão pequeninas. Já podem comer isso? Coloca-se na água ou na plataforma?

Terei isso em conta. Mais que duas então não convém. Posso sempre mais tarde adquirir outra(s) caso tenha condições para tal.

Pois, quanto às fotos deve ser isso porque só me inscrevi ontem. Passados os 7 dias, volto a colocar aqui as fotos.

Obrigada pela ajuda =)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 13:06

A lâmpada uvb substitui os raios solares que as tartarugas precisam, é uma destas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Existe assim de rosca ou tubular.

Supostamente o que ouve dizer primeiro é que não se deve usar objectos de praia no aquário porcausa do sal, mas depois já ouvi dizer que não tem problema. Entretanto até já usei e não tive problemas. Basta ferver para eliminar qualquer porcariazinha que tenha e podes deixar "secar" ao sol, tambem ajuda.

A alimentação podes dar já esses alimentos é da maneira que se vão habituando, podes é ~dar em menos quantidade, só para elas se irem habituando, e depois quando já estiverem habituadas e bem ambientadas ao novo espaço podes dar as quantidades aconselhadas no topico. O comer coloca-se sempre na água.

Podes ter mais que duas, apenas para inicio secalhar é melhor 1 ou 2, para te ires habituando ao trato delas. E ter sempre em conta o tamanho que atingem em adultas para saberes se terás condições para elas no futuro.



Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 13:19

catarinabg escreveu:
O aquecedor/termostato que comprei foi um Sera Precision 75 W com protector (encontra-se na lista).

Ok, essa lâmpada UVB 5.0 é das vermelhas? Eu reparei que era a que aconselhavam aqui no fórum, mas na loja só têm distinção entre lâmpadas diurnas (azuis) e nocturnas (vermelhas) e entre 50W ou 100W.

Nenhuma das duas, isso são lampadas de aquecimento, a loja onde vais pode não ter.

Estou a ver que com a preocupação me deixei levar pela vendedora lol devolvo a "palha" e recupero já um dinheirinho...

Eu tenho umas pedras que apanhei na praia e que são grandes demais para comerem (algumas quase do tamanho das tartarugas) e bem lisas. Estava a pensar fervê-las em água e escová-las bem, mas a vendedora disse que não convinha porque podiam libertar minerais prejudiciais para a água. Deixei-me levar mais uma vez pelo paleio dela?

Não ha necessidade de ferveres, passa por água e por uma escova se tanto. Libertar minerais perigosos é improvavel e isto é ser benevolente... o mais importante é não terem coisas como cracas e restos de outros organismos marinhos que as tornem asperas.

Vi o tópico fixo sobre a alimentação, mas o que me faz confusão é o elas serem tão pequeninas. Já podem comer isso? Coloca-se na água ou na plataforma?

Água. Por agora o mais importante é o granulado.

Terei isso em conta. Mais que duas então não convém. Posso sempre mais tarde adquirir outra(s) caso tenha condições para tal.

Na verdade se uma pessoa gosta verdadeiramente de tartarugas, o melhor que podes fazer por elas, pelo hobby e pela natureza é ficares com exemplares ja demasiado grandes que outra pessoa não queira, ha MILHARES a presisar de casa todos os anos. Ja agora comprares crias so para adiares o facto de teres mais tarde de lidar com animais de 20 cm ou mais, tem um custo bastante pesado. Qualquer cria que compras numa loja viajou milhares de km por avião desde a quinta em que nasceu, é um animal demasiado debil para esse tratamento mas a demanda do comercio assim o pede. Muitas crias chegam doentes, debeis e por vezes demasiado tarde para reabilitar. Por outro lado das que sobrevivem muitas acabam em maus lares de pessoas que não deveriam ter animais alguns e que mais tarde as abandonam em estado selvagem ou em jardins. O abandono de tartarugas é uma das razões pelas quais o hobby é legislado de forma cada vez mais rigida e podemos muito bem ser a ultima geração a poder ter legalmente especies de clima temperado de forma privada. Não significa que tomes qualquer uma destas escolhas, mas se escolheres comprar uma cria em vez de "reciclar" um jovem ou adulto, estas a negar uma casa a quem mais presisa e a incentivar uma forma de comercio deshumana e que deveria ser reformulada desde a base. Espero não ter sido demasiado rispido, apenas es nova no hobby e mereces saber a verdade do que se esconde por detras das crias. Quase nenhuma outra especie de reptil ou anfibio é na actualidade transacionada desta forma e com estes custos ambientais. Ja agora, ao contrario da industria das iguanas verdes, as quintas de tartarugas não fazem NADA para salvaguardar as populações selvagens.

Pois, quanto às fotos deve ser isso porque só me inscrevi ontem. Passados os 7 dias, volto a colocar aqui as fotos.

Obrigada pela ajuda =)
De nada sempre ao dispor Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 13:41

É sempre uma boa opção o que o pictus referiu. É melhor dar um lar a uma tartaruga que os donos já não querem, muitas acabam até por ser negligenciadas exatamente por já não as quererem. Existem sites onde se encontra muitos casos desses, e tambem acabas por ter variedade de tamanhos, porque já vi tartarugas pequenas e grandes á venda, variedade de espécies é que já não há tanto, mas ainda se encontra umas 3 ou 4 espécies diferentes. O que ás vezes se torna chato é que convem adequirir o animal pessoalmente e por vezes as pessoas não são da mesma zona, e tambem existem pessoas que metem á venda e não têm animal nenhum á venda, é tudo burla, ou dizem que têm uma coisa e enviam-te outra. Por vezes á certos anuncios que até dá para notar isso. Fotos que não são reais, que são retiradas da net, textos não muito explicitos, preços que não coincidem com a realidade etc. Mas é uma questão de procurar. E se optares por o fazer, estás a tomar uma boa decisão. Posso falar por experiencia própria porque já adquiri um animal desses correu tudo bem, marquei um ponto de encontro com a pessoa, vi o animal e fiquei com ele. Acho que é a forma mais correcta de o fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
VitorBacelar
Iniciante
Iniciante
VitorBacelar


Masculino Mensagens : 72
Idade : 29
Localização : Porto

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 17:30

uma pergunta inocente, se as tartas já tiverem a apanhar sol no aquário não é preciso a lâmpada pois não?
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 17:52

Devem apanhar sol direto sem obstaculos como vidro ou plastico, pois os mesmos filtram os raios do sol. Se tiveres isso, ok, mas se nao aconselho a lampada.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 18:21

VitorBacelar escreveu:
uma pergunta inocente, se as tartas já tiverem a apanhar sol no aquário não é preciso a lâmpada pois não?
Não é presiso, o prob é que dentro de casa, crias e nesta epoca do ano é complicado para dar sol directo
Ir para o topo Ir para baixo
VitorBacelar
Iniciante
Iniciante
VitorBacelar


Masculino Mensagens : 72
Idade : 29
Localização : Porto

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 20:32

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 21:24

E é preciso ter cuidado na temperatura da água, o sol pode aquece-la demasiado(não esquecer que a tarta também precisa de uma parte com sombra).
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 22:32

Sou apologista de aquário dentro de casa, lâmpada. Lago ou algum tipo de aquário exterior, sol. Agora andar com aquários ora vai para a rua para o sol, ora vai para dentro de casa, depois a temperatura da água varia. Acho que não é nada prático nem bom para a tartaruga. Por isso, dentro de casa com a lampada, se forem tartarugas de exterior deixa-las ficar com o sol. "Fácil, rápido e dá milhões" Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião EmptyQua 14 Dez 2011 - 22:35

BeatrizL escreveu:
Sou apologista de aquário dentro de casa, lâmpada. Lago ou algum tipo de aquário exterior, sol. Agora andar com aquários ora vai para a rua para o sol, ora vai para dentro de casa, depois a temperatura da água varia. Acho que não é nada prático nem bom para a tartaruga. Por isso, dentro de casa com a lampada, se forem tartarugas de exterior deixa-las ficar com o sol. "Fácil, rápido e dá milhões" Laughing

Concordo plenamente. Very Happy Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião   Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novata monta aquaterrário e pede ajuda/opinião
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Opinião sobre aquaterrario
» Ajuda a novata precisa-se xD
» Aquaterrario - Ajuda com Filtro
» Novata: comprei uma tartaruga preciso de ajuda c/dicas!!
» Ajuda no aquaterrario

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: