Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ciclagem e outras duvidas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ciclagem e outras duvidas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ciclagem e outras duvidas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ciclagem e outras duvidas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ciclagem e outras duvidas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ciclagem e outras duvidas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ciclagem e outras duvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ciclagem e outras duvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ciclagem e outras duvidas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ciclagem e outras duvidas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 41
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ciclagem e outras duvidas Empty
MensagemAssunto: Ciclagem e outras duvidas   Ciclagem e outras duvidas EmptyDom 20 Nov 2011 - 5:40

Dia 27 cou montar meu novo aquario(350l). Vai ser meu primeiro Canister tambem e queria tirar algumas duvidas.

Ciclagem: Estudei o assunto e é necessário fazer para tartarugas também. Vou optar pela ciclagem sem peixes. Comprei um acelerador biológico(Stability 50ml) para ajudar. Acho que vou precisar de mais uns 2 de 50ml. Penso em fazê-la na seguinte ordem.

1- Comprar os kits para amônia e nitritos e também a solução de amônia.

Duvida 1: Os kits penso em comprar aqueles mais baratinhos da Labcon, eles são bons?
Duvida 2: Quanto solução de amônia, pode ser qualquer clareador de pelo a base de amônia ou existe alguma solução mais especifica para aquário? Esses produtos não contem outros químicos que podem ser prejudiciais??

2- Colocar a amônia no água, 1/2 gota por litro. Verificar apos 15 minutos com o teste de amônia, buscando a uma marca que varia de 2,5 a 5,0.

Duvida 1: Essa quantidade de 1/2 gota por litro esta certa, é isso mesmo?
Duvida 2: Amônia de 2,5 a 5,0. achei essa variação meio estranha, pois uma é o dobro da outra, qual a marca mais indicada?

3 - Utilizar o acelerador(Stability 50ml). Na embalagem diz 1 tampinha(5ml) para cada 40 litro no primeiro dia. No meu caso são +ou- 350l acho que vou usar o frasco todo. Depois usar 1 tampinha para cada 80l, nesse caso penso em usar 1/2 frasco(50ml) por dia durante 4 dias.

4- Acompanhar o níveis de amônia e nitritos(NO2). Quando os 2 estiverem a 0 faço uma TPA de 50% e o aquário esta pronto.

Duvida: Para filtragem química vou usar Purigen(100ml), mas como o Purigen é mais abrangente que o carvão ativado não sei se ele pode reter algum elemento ou nutriente necessário a ciclagem. Então coloco o Purigen antes ou depois da ciclagem do aquário? Aproveitando, na embalagem diz que 100ml de Purigen é suficiente para 380l, então com 100ml estou tranqüilo ou preciso de mais?

Se tiver algo errado com o meu cronograma ou se tiverem alguma sugestão sou todo ouvidos.

Sobre a filtragem: Eu comprei 6l de mini-Ista sem pesquisar direito. Depois descobri que ela alcaliniza a água, fiquei meio preocupado mas como tartarugas no geral não tem problemas com isso não dei muita bola, mesmo sabendo que uma água ligeiramente acida(6.8 a 6.4) previne fungos(provavelmente a enfermidade mais comum nas tartarugas em cativeiro). Mas hoje lendo alguns foruns descobri que em pH alcalino, a amônia liga se a um H+ e forma o amônio, que é ainda mais tóxico. Então fiquei preocupado com essa Ista. Tartarugas produzem muitoooo mais detritos que os peixes, tendo com isso uma quantidade de amônia consideravelmente maior, sabendo disso me bateu uma duvida séria:

Essa Ista por alcalinizar a água + a quantidade maior de amônia devido ao volume de detritos da tartarugas = grande possibilidade de geração de amônio.

- Será que não é prudente eu substituir essa Ista por outro material?

Pensei em usar o bioglass da cubos(aneis de vidro poroso, é mais poroso que os aneis de ceramica comuns e inferior as midias especiais como Siporax e o Substratpro), mas aqui em Curitiba só encontrei em uma loja, mas na loja vi que ele estava acondicionado em um saco de estopa sujo e encardido...sinceramente fico com receio de comprar um material desses sem ter certeza qual a procedência dele. Como meu filtro tem capacidade de para 12l mas 4l já estão comprometidos para a filtragem mecânica(espuma 30 ppi) e química(Purigen), me sobram 8l, que inicialmente eu penso em usar 6l de cerâmica biológica mais em conta(Ista) e 2 litros de Siporax ou SubstrarPro(ainda não me decidi, estou pesquisando..e aceitando opiniões Smile ) E com o tempo vou substituindo a caramica barata por Siporax ou SubstratPro. O que vocês acham?

Por falar no SubstratPro, se não estou enganado ele é feito de vidro sintetizado, material igual ou semelhante ao Siporax. A diferença pelo que pesquisei é na fabricação. O Siporax usa um método que cria uma boa porosidade com o diferencial de haver comunicação entre as porosidades. Já no SubstratPro o processo de fabricação cria um excelente porosidade(+ou- o dobro em relação ao Siporax), porem a comunicação entre essas porosidades é mínima fazendo com que ele "entupa " e rápido dependendo da filtragem mecânica. Isso foi +ou- o que aprendi sobre eles. Se eu estiver errado por favor me corrijam. Minha duvida é?

- Li em alguns foruns que pode-se regenerar o Siporax fervendo ele. Isso é realmente é verdade?

- Sendo verdade. O SubstratPro por ser constituído do mesmo material(ou muito similar) também não seria possível regenerá-lo da mesma forma do Siporax? scratch


TPAs e Sifonagem do fundo: Como vou fazer TPAs e sifonagem do fundo mais freqüentes do que em um aquário para peixes já me decidi a comprar uma bomba e um barril plástico(ou balde) de uns 100l para as TPAs. Minha duvida é:

- Qual bomba comprar?..com que potencia?...Gostaria de sugestões de marcas e modelos que tenham uma boa vida útil com um preço não muito caro.

Já me falaram que não é bom usar uma bomba dessas para fazer a sifonagem de fundo porque areia e cascalhos podem danificar a bomba, mas como eu não vou usar nada disso, vou manter o fundo do aquário limpo.

- Queria saber se posso usar a bomba para a sifonagem também?

- Se não, tem alguma forma barata de evitar de "chupar" a mangueira?(...prevejo comentários maldosos Laughing ) Pergunto isso porque as tartarugas são depósitos naturais de salmonela, logo ficar colocando a boca na mangueira de sifonagem não é lá muito inteligente.

Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Ciclagem e outras duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclagem e outras duvidas   Ciclagem e outras duvidas EmptyDom 20 Nov 2011 - 11:06

Bom dia.

Acho que te posso ajudar em alguns pontos.
Aqui vai:


1-Tenho tartaruga e peixes em 250L e nunca comprei testes. Até agora tudo correu bem, é uma questão de não sobre-lotar o aquário e fazer manutenção regular. Contudo é uma escolha que fiz se comprares testes vais ter sempre mais controlado, mas a meu ver não é indispensável.
(Penso que neste ponto estejas a falar de os testes, para controlar a água)


2,3- Nada a dizer.


4-Eu colocava o purigen só depois da ciclagem, mas tanto faz. Se tiveres troncos ou outras decorações naturais vai já anulando a liberta de taninos e outros componentes.
Eu no meu 250L tenho 200ml de PURIGEN, foi apenas uma opção comprei logo duas saquetas (secalhar 1 chegava) não quer dizer que não te chegue uma, depende de aquário para aquário.


5-É verdade que as toxinas se intensificam em água mais alcalina. Contudo também é verdade que água com carácter mais acido tende a reagir com com componentes alcalino, como é o caso de cascas de caracóis, camarões e neste caso tartaruga. No caso dos dois primeiros, em água acida tentem a ter carapaça menos bonita e brilhante devido a essa reacção que causa micro perfurações.

Não vejo porque na tartaruga vá ser diferente, pelo que acredito que também vá beneficiar de água ligeiramente alcalina.
Como disse em cima um bom plano de manutenção resolve muitos problemas.

Se eu fosse a ti enchia o filtro de SIPORAX quando pode-se.
Quanto menos mexeres na tua filtragem biológica melhor.
As cerâmicas nunca se lavam com água corrente e muito menos são fervidas, pois se o fizeres vai ter que começar o ciclo de aoto de novo.
O meu aquário está montado á quase dois anos e o que faço é apenas passar as cerâmicas com água do aquário para remover detritos.



Quanto ao ultimo ponto, estás me a chamar burro por usar esse método arcaico mas vou-te responder na mesma.
A ideia da bomba para aspirar não é boa e muito dificilmente ias conseguir aspirar o areão eficientemente. Se conseguisses no máximo aspiravas a superfície.
Existem aspiradores de fundo eléctricos ou que para usar são acoplados a uma bomba de ar.
Assim evitavas o incomodo de andares a chupar na mangueira todas as semanas. xD

Tens vários modelos e de várias marcas.
Só tens que escolher o que gostares ou o que gostar€s.






Espero ter ajudado.

Cumps, Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 41
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ciclagem e outras duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclagem e outras duvidas   Ciclagem e outras duvidas EmptyTer 22 Nov 2011 - 1:17

Tankado escreveu:



5-É verdade que as toxinas se intensificam em água mais alcalina. Contudo também é verdade que água com carácter mais acido tende a reagir com com componentes alcalino, como é o caso de cascas de caracóis, camarões e neste caso tartaruga. No caso dos dois primeiros, em água acida tentem a ter carapaça menos bonita e brilhante devido a essa reacção que causa micro perfurações.

Não vejo porque na tartaruga vá ser diferente, pelo que acredito que também vá beneficiar de água ligeiramente alcalina.
Como disse em cima um bom plano de manutenção resolve muitos problemas.

Se eu fosse a ti enchia o filtro de SIPORAX quando pode-se.
Quanto menos mexeres na tua filtragem biológica melhor.
As cerâmicas nunca se lavam com água corrente e muito menos são fervidas, pois se o fizeres vai ter que começar o ciclo de aoto de novo.
O meu aquário está montado á quase dois anos e o que faço é apenas passar as cerâmicas com água do aquário para remover detritos.



Quanto ao ultimo ponto, estás me a chamar burro por usar esse método arcaico mas vou-te responder na mesma.
A ideia da bomba para aspirar não é boa e muito dificilmente ias conseguir aspirar o areão eficientemente. Se conseguisses no máximo aspiravas a superfície.
Existem aspiradores de fundo eléctricos ou que para usar são acoplados a uma bomba de ar.
Assim evitavas o incomodo de andares a chupar na mangueira todas as semanas. xD

Cumps, Rafael Silva

Não tinha percebido o efeito negativo da água mais acida no casco, esse fato tinha me escapado completamente. Muito obrigado mesmo Tankado!!! Wink

Sobre regenerar as mídias fervendo-as: Não me referia a limpeza esporádica. Mas sim ao fato de que com o passar do tempo, geralmente 1 a 2 anos(depende da mídia) elas perdem bastante a sua capacidade devido ao entupimento dos poros(forma-se um biofilme). Nas cerâmicas comuns é preciso lavar uma por uma, nas mais porosas acredito que não seja possível ter a mesma carga biológica anterior depois de lavadas. Porem conversando com alguns aquaristas me informaram o seguinte:
O Siporax por ser além de poroso possuir comunicação entra as porosidades aliado a sua composição de vidro, pode ser completamente regenerado, segundo eles depois de 1 ano retira-se 30% do Siporax, esses 30% são fervidos em água, nesse processo eles são completamente limpos, voltam a ter o mesmo aspecto de quando novos, inclusive internamente. Foram varios aquaristas que me informaram isso, que apesar do Siporax ser mais caro, vale o investimento porque ele não é trocado com o passar dos anos. Como o Substratpro é em teoria feito de material semelhante(vidro) mas com processo diferente fiquei na duvida se era possível fazer o mesmo, pois a área para colonização do SubstratPro é de 450m²/l contra 210m²/l do Siporax. O problema do Substratpro é que ele precisa de uma filtragem mecânica muito boa, do contrario ele entope rápido. Apesar de pesquisar bastante não encontrei nada a respeito. Talvez pelo fato de não haver comunicação entre as porosidades não seja possível um limpeza profunda como ocorre no Siporax.

Sobre a limpeza de fundo: Não estava te chamando ninguém de burro Razz ..é que algumas espécies de tartarugas são reservatórios naturais de Salmonela, logo ficar colocando a boca na mangueira de limpeza não é lá muito recomendável mesmo. Laughing. Eu não preciso desses equipamentos específicos porque eu não vou ter cascalho ou areia. Vou deixar o fundo do aquário limpo. Eu dei uma pesquisada e inclusive falei com uma veterinária de um hospital veterinário da minha cidade. Acontece muito, mas muito mesmo das tartarugas comerem areia e cascalho e por conta disso terem serias complicações. Outro problema muito comum é a ingestão de silicone, não do silicone do aquário propriamente, é que muitas pessoas colam objetos dentro do aquário(geralmente pedras na rampa) e não tomam o cuidado de aparar bem qualquer sobra ou ponta de silicone. Então a tartaruga vai puxando e engolindo o que ela conseguir tirar. Talvez isso varie de espécie para espécie. Mas por precaução resolvi não ter nada no fundo, apenas alguns enfeites.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ciclagem e outras duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclagem e outras duvidas   Ciclagem e outras duvidas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ciclagem e outras duvidas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Por favor me ajudem!!!!!!!
» O processo de Filtragem e Ciclagem
» O processo de Filtragem e Ciclagem
» Água ainda turva com ciclagem de 6 dias.... Ajuda!!
» mordeu as outras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: