Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?

Ir para baixo 
+9
camilabrugnera
Guilherme
hipnoticgirl
Ro
RP
Pictus
norby
Renato
Moniketz
13 participantes
AutorMensagem
Moniketz
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1
Localização : São Paulo, Brasil

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySex 18 Nov 2011 - 22:05

Smile Olá!
Tenho uma tartaruga com 14 anos de idade, e pelo que pesquisei no fórum, é uma fêmea. Neste tempo todo nunca teve contato com outra tartaruga, por conseqüência, nenhum contato com macho.
Qual q probabilidade de ela botar ovos mesmo assim?
Percebo que ela anda mais agitada que o normal. Não está comendo tão bem como normalmente faz e anda dormindo pouco. Passa o dia na água e a noite fora dela.
Preciso fazer algo?
Agradeço a atenção dispensada. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySex 18 Nov 2011 - 22:29

Bem vindo Wink
As tartarugas sim podem botar sem machos (pelo que li) então é sempre melhor (senão obrigatório) teres um lugar com areia. Se tiver um veterinário de exoticos ai em São Paulo podes por exemplo tirar um R-X do plastrão e ai tiras essa duvida. Pode nos mostrar as condiçoes em que a mantem, sff?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySáb 19 Nov 2011 - 10:06

Boas,

Nao sei exactamente o que faz despoletar essas posturas, mas sim é possivel haver posturas sem a presença de um macho, obviamente nao ferteis.

Claro que precisa de ter condiçoes basicas para isso acontecer como espaço qb, um local de postura, iluminaçao adequada e provavelmente até possa só acontecer se for num lago.

Nevertheless e ironicamente ja li varios relatos de posturas sem as minimas condiçoes, e sem muito dos parametros que refiro acima... scratch

Pictus este é um tema interessante. Podes acrescentar algo?





Nota: Mensagem duplicada noutro tópico, igual á mensagem original deste tópico apagada.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySáb 19 Nov 2011 - 10:48

Norby, as tartarugas e a maioria dos repteis são como aves, uma vez atingida a maturidade sexual produzem ovulos (ovos) com ou sem a presença de um macho. Ocorre independentemente de estarem no interior ou exterior. Nas Trachemys é algo de esperar aproximadamente a partir dos 12 anos, pelo que sim é uma possibilidade. Ele vai presisar de uma zona de postura feita a partir de uma mistura de terra argilosa, terra vegetal e areia.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySáb 19 Nov 2011 - 11:46

Nao será um bocado enganoso ou erroneo da nossa parte, pelo menos em relaçao as femeas, ao afirmarmos que sao adultas aos 5, 6 anos (quando os disformismos se tornam evidentes), quando na realidade a sua capacidade ou maturidade reprodutiva pode chegar apenas muito mais tarde?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySáb 19 Nov 2011 - 18:51

Moniketz, nada do que dizes está próximo de ela poder vir a pôr ovos... é possível, mas não por esse comportamento...
Esses comportamentos podem ter a ver com muita coisa, porque perguntas pelos ovos?! scratch

Se a vires a raspar com as patas traseiras, aí sim, pode estar para pôr ovos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1
Localização : Brasil

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySex 14 Dez 2012 - 21:28

É bom procurar tirar um raio-x pode ser inicio de pneumonia.
Ir para o topo Ir para baixo
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante
hipnoticgirl


Feminino Mensagens : 505
Idade : 34
Localização : Portugal - Norte

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySáb 15 Dez 2012 - 15:16

As tartarugas são como as galinhas! Botam ovos a partir de certa altura, só que claro não são fecundados pois não existe macho!

As minhas deitam muitos ovos, e muitas das vezes eu só chego a ver restos da casca... Elas comem, é rico em vitaminas. Se não existe macho, não é preciso a areia para nada pois se os escondem, acabam por apodrecer.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySáb 15 Dez 2012 - 20:13

não é bem assim, mesmo sem macho é preciso areia/terra para desovarem nos repteis existe uma taxa alta de retenção de ovos por parte das femeas, por não terem sitio para desovar, é que nem sempre o organismo absorve os ovos
Ir para o topo Ir para baixo
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante
hipnoticgirl


Feminino Mensagens : 505
Idade : 34
Localização : Portugal - Norte

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyDom 16 Dez 2012 - 20:25

Olha eu estou a falar é porque sei ok?

Antes tinha as minhas 3 fêmeas com mais de 20 anos num lago sem areia, apenas pedras grandes como parte seca, e elas sempre meteram ovos desde os 3 anos de idade mais ou menos... Sempre vi varios, não via mais pois os comiam.

Claro que nas condições ideais iriam por mais ovos... Mas metem-nos na mesma.


Última edição por hipnoticgirl em Dom 16 Dez 2012 - 22:20, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyDom 16 Dez 2012 - 21:51

ok já nem descuto mais, só que aquilo que falei não era para as tuas, cada um preocupa se com os seus animais, eu no teu caso estaria contente por nenhuma das tuas fizesse retenção, e ainda bem, mas o que é certo é que nos repteis é obrigatorio ter areia/terra para as femeas, e não falo so nas tartas, TODOS OS REPTEIS e ha casos de aves que não conseguiram desovar e que acabariam por morrer
Ir para o topo Ir para baixo
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante
hipnoticgirl


Feminino Mensagens : 505
Idade : 34
Localização : Portugal - Norte

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyDom 16 Dez 2012 - 22:21

Guilherme escreveu:
ok já nem descuto mais, só que aquilo que falei não era para as tuas, cada um preocupa se com os seus animais, eu no teu caso estaria contente por nenhuma das tuas fizesse retenção, e ainda bem, mas o que é certo é que nos repteis é obrigatorio ter areia/terra para as femeas, e não falo so nas tartas, TODOS OS REPTEIS e ha casos de aves que não conseguiram desovar e que acabariam por morrer

Nunca vi nenhum caso disso nas tartarugas :S nas aves sim, é frequente até porque sofrem bastante de stress...
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySeg 17 Dez 2012 - 20:32

eu não consigo contar pelos dedos quantos casos já presenciei de retenção em tartas, iguanas, camaleões, dragões de agua
Ir para o topo Ir para baixo
camilabrugnera
Iniciante
Iniciante
camilabrugnera


Feminino Mensagens : 11
Idade : 31
Localização : Porto Alegre, Brasil

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyDom 13 Jan 2013 - 23:43

Minha tarta tem nove anos e está esperando seu primeiro e único ovo. Já não come há quase um mês, vomita e não quer sair da água. Tomou injeção de ocitocina ontem para ter vontade de liberar o ovo (pois emagreceu muito desde o mês de novembro por causa do ovo), mas só quer saber de ficar na água... E pode ir até a terra se quiser, mas não quer.

A Vet disse que a cirurgia pode ser necessária, caso ela não queira expelir o ovo (que também não foi fecundado).

Estou nervosa :/
Ir para o topo Ir para baixo
Tenan
Iniciante
Iniciante
Tenan


Masculino Mensagens : 105
Localização : SP

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySeg 14 Jan 2013 - 12:17

Moniketz, minha tarta de 7 anos ficou do dia 26/dez até 10/01 sem aceitar comida, levei ao vet e após o raio x ele esta com 4 ovinhos (ele vive sozinha no aquaterrário).
Não de que região de SP vc é, mas se conseguir, pode ir ao Hospital Dr. Hato.
Se conseguir vir a Santo André, procure o Dr. Ivan, ele atende a partir das 15h, e foi bem atencioso com a minha tarta.
Ir para o topo Ir para baixo
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante
hipnoticgirl


Feminino Mensagens : 505
Idade : 34
Localização : Portugal - Norte

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySeg 14 Jan 2013 - 15:48

Nunca presenciei tal coisa :S nem sei o que poderá acontecer para largarem os ovos. Julgo que um macho iria ajudar pois ficaria estimulada para libertar os ovos.

Em caso de cirurgia, isso pode tornar a acontecer pois a situação é um estritamento do conducto onde passa o ovo ou mesmo algo psicológico que a faça não conseguir expelir o ovo...
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySeg 14 Jan 2013 - 16:13

hipnoticgirl escreveu:
Nunca presenciei tal coisa :S nem sei o que poderá acontecer para largarem os ovos. Julgo que um macho iria ajudar pois ficaria estimulada para libertar os ovos.

Em caso de cirurgia, isso pode tornar a acontecer pois a situação é um estritamento do conducto onde passa o ovo ou mesmo algo psicológico que a faça não conseguir expelir o ovo...

nop, os machos acasalam e seguem, as femeas nao precisam deles, retenção pode ser stress por ter o macho junto(muito agressivo); falta de sitio para desovar(terra e areia);
excesso de calcio no ovo;
etc
Ir para o topo Ir para baixo
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante
hipnoticgirl


Feminino Mensagens : 505
Idade : 34
Localização : Portugal - Norte

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySeg 14 Jan 2013 - 16:56

Normalmente as fêmeas na época de desova ficam bem agressivas, e na maior parte das espécies elas são maiores logo, são elas que mandam.

Já vi cada macho a levar uma malha...

Pronto como já disse, durante 20 anos nunca as minhas tartarugas tiveram sítio com terra ou areia, apenas pedras enormes para apanhar sol. Tenho três com mais de 18 anos e duas com 26...

Razz

Agora sim, mudei de local e estou a construir um novo espaço, um lago bem grande com terra e plantas. Depois no verão coloco fotos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySeg 14 Jan 2013 - 17:04

hipnoticgirl escreveu:
Normalmente as fêmeas na época de desova ficam bem agressivas, e na maior parte das espécies elas são maiores logo, são elas que mandam.

Já vi cada macho a levar uma malha...

Pronto como já disse, durante 20 anos nunca as minhas tartarugas tiveram sítio com terra ou areia, apenas pedras enormes para apanhar sol. Tenho três com mais de 18 anos e duas com 26...

Razz

Agora sim, mudei de local e estou a construir um novo espaço, um lago bem grande com terra e plantas. Depois no verão coloco fotos Smile

ta visto que nunca viste um macho agressivo a sério, tamanho não é tudo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Nasu.
Iniciante
Iniciante
Nasu.


Masculino Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : São Paulo

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySeg 11 Fev 2013 - 17:32

Sua tartaruga tem evacuado fezes neste período?
Ir para o topo Ir para baixo
rafael pantoja
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1
Localização : belem-pa

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyQui 10 Dez 2015 - 12:33

bom dia eu achei uma tartaruga conhecida aqui na região como perema achei ela no mato e perto dela tinha casca de ovos quebrado e levei ela pra casa agora to criando ela ela só quer ficar escondida e quando coloco ela na água ela defeca muito isso e normal ?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptyQui 10 Dez 2015 - 12:47

Boas,

E estamos a falar de uma tartaruga aquatica ou terrestre? Se é terrestre, sim. Agora vê se nao a afogas, elas nao sao grandes nadadoras, ao contrario das aquaticas.
Ir para o topo Ir para baixo
Monegascos
Iniciante
Iniciante
Monegascos


Masculino Mensagens : 130
Idade : 25
Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil

Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? EmptySáb 12 Dez 2015 - 15:24

Rafael
Perema seria a Rhinoclemmys punctularia? Se conseguir procurar esse nome no Google e confirmar pelas fotos se são a mesma espécie. Eu te aconselharia a devolve-la no lugar onde a achou, essa espécie não está realmente ameaçada de extinção mas não é correto retirar um animal da natureza e levar para a casa, além disso é considerado um crime ambiental previsto em lei, mas se você quiser mesmo uma tartaruga pode comprar uma tigre d'água(Trachemys dorbigni)-aquática- ou um jabuti-piranga(Chelonoids carbonaria)-terrestre-, acredito que ai em Belém por ser uma cidade grande devem haver lojas que as vendam, mas compre uma legalizada com documentação no IBAMA, são animais incríveis.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty
MensagemAssunto: Re: Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?   Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ovos! Mesmo sem macho, tartaruga fêmea pode botar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tartaruga macho ou femêa?
» macho ou fêmea?
» Macho ou fêmea?
» Macho ou femea?
» Qual a espécie?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: