Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Fase de hibernação? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Fase de hibernação? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Fase de hibernação? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Fase de hibernação? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Fase de hibernação? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Fase de hibernação? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Fase de hibernação? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Fase de hibernação? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Fase de hibernação? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Fase de hibernação?

Ir para baixo 
+2
nunoalp
Suse07
6 participantes
AutorMensagem
Suse07
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 7
Idade : 45
Localização : Oeiras

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 10:11

Bom dia,
tenho uma tartaruga pequenita há 2 dias. Penso que seja uma corcunda do mississipi, mas não tenho a certeza. As minhas colegas falaram-me que é normal nesta altura este animais hibernarem, e na loja não me disseram nada, é assim? Há algum cuidao especial que deva ter?
Estou ainda a descobrir particulariades deste animal, a descobrir este forum e toda a ajuda é bemvinda.
Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 10:33

Boas,
à imensa coisa no forum sobre esse tema, e o conselho é não deixar hibernar agora pois o mais certo é ficares sem tarta...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 10:40

Uma tartaruga com 2 meses seja de idade seja de estar contigo não deve hibernar. Para uma tartaruga hibernar (sem correr riscos, claro) precisa de estar bem alimentada, com boas reservas de gordura e bem de saúde. Se só a tens á 2 meses independentemente da tartaruga ter 2 meses de idade ou de até ser mais velha mas só a teres á 2 meses, não deve hibernar, não sabes se está bem alimentada e se tem boas reservas de gordura, e se os 2 meses forem a idade da tartaruga garanto-te que não. Por isso se queres o melhor para ela, então tens de lhe dar as condições de que necessita, água a 24º/25º, uma parte seca com lâmpada uvb, e um filtro, sendo que este ultimo não é tão importante porque se fores mudando a água esta vai-se mantendo limpa, de qualquer das formas sou a favor do filtro, até porque quanto menos se mexer na água melhor, para deixar a tartaruga sossegada.
Ir para o topo Ir para baixo
Suse07
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 7
Idade : 45
Localização : Oeiras

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 13:56

Olá,
Obrigada pela ajuda. Não vou querer que ela hiberne pois é muito pequenina ainda e não quero correr o risco de perde-la. Vou então prepará-la para isso não contecer. tenho um termostato para colocar no aquario, que irei agora improvisar pois para começar tem de ser assim. Andei a pesqueisar no forum e acho que vou optar pela hipótese da caixa de arrumação mas ainda não sei bem como vou fazer.
Não tenho filtro mas vou estar em alerta a mudar a água.
Quando a passar para o aquário é aconselhavel ter o mesmo pronto com algum tempo prévio de modo a aquecer a água ou posso coloca.la direcatmente?
Mais uma vez obrigada pela ajuda, estou mesmo entusiasmada com a pequena "Bia"!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 14:25

O que podes fazer tendo em conta que ela agora está em água fria é coloca-la no aquário com a água fria e depois ligas o termostato e assim como a água vai aquecendo aos poucos, tambem a tartaruga vai-se "adaptando" á temperatura aos poucos. Em vez de ser uma mudança de temperatura muito brusca.

Não te esqueças da lâmpada que é bastante importante, não sei se já tens ou não, mas como não mensionaste.

(P.S.: a tartaruga chama-se Bia? Shocked lol)
Ir para o topo Ir para baixo
Suse07
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 7
Idade : 45
Localização : Oeiras

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 15:12

Olá!
Não tenho lâmpada ainda, também é necessário? Apenas tenho o termostato.
Onde posso comprar a lampada e quanto é que deve custar?
Temos a tartaruga desde Domingo e nestes dois dias tenho-a achado muito parada, e como tem estado muito frio, estou um bocado preocupada...

A tartaruga chama-se Bia! Foi uma prenda do meu marido para a minha filhota, que se chama Beatriz e tem 4 anos. Sugeri este nome e a pequenota quis que a tartaruga se chama-se Bia, e assim foi! Very Happy

Obrigada Beatriz!
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 15:16

espero que haja algum cuidado em relação à sua filha manusear a tartaruga, por causa da salmonela

as lampadas variam preço\marca pelo que pude entender
passe pela loja zooexotico em Benfica... só não sei os preços
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 15:17

E viva as Bias/Beatrizes cheers

A lâmpada é importante é o que substitui os raios solares que as tartarugas tanto precisam.

Deves procurar por uma lampada uvb 5.0, normalmente as que se vê mais são as repti glo da exoterra, é isto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu a ultima que comprei custou-me 11€, mas existem em diversos preços, é uma questão de procurares em várias lojas, para veres qual é a mais barata.

Em relação á tartaruga estar parada, as tartarugas são animais de sangue frio, de maneira que o metabolismo e actividade fica reduzida com o frio, o metabolismo só acelera quando a colocares na água quentinha. Para alem disso por vezes as tartarugas podem vir doentes das lojas. Neste momento é importante que ela tenha o termostato e a lampada (terá que ter a parte seca tambem, claro) para veres se começa a ficar mais activa e se está tudo bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Suse07
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 7
Idade : 45
Localização : Oeiras

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 15:31

Olá!

Ela na loja estava activa!

Não deixo a pequenota tocar-lhe, também porque ainda se assusta.

Ainda não sei bem como vou fazer com o aquário, em relação á parte seca pois pelo que percebi tenho de por uma boa parte de água de modo ao termostato ficar coberto e como vou utilizar uma caixa de plástico não sei bem como tenho de fazer. Talvez utlizando uma pedra grande ou tipo uma parte de madeira (grande) decorativa que se utiliza nos aquários para ela trepar e ficar fora de água?
É de lamentar que nas lojas não exoliquem nada destas coisas aos clientes, e o que tenho aprendido é através de pesquisas na net e deste forum.

Por isso, mais uma vez obrigada pelas dicas, são muito importantes!!!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 15:35

Pois, nas lojas só informam destas coisas se for uma loja que perceba mesmo do assunto, a maioria vende os animais e aquilo pensam que é o correcto, a maioria nem tem quase conhecimentos nenhuns.

Podes improvisar uma parte seca, é uma questão de procurares o que consegues arranjar. Tambem podes comprar uma plataforma, se preferires. Se consultares aqui no forum a parte dos aquaterrários onde tem fotos dos vários aquaterrários dos users, consegues ver as várias maneiras possiveis de ter uma parte seca.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 15:45

Há tambem das zonas secas da exoterra que ficam a flutuar, não ocupam espaço e tem de todos os tamanhos. Se quiseres podes por exemplo coloca-la numa caixa 100/110l, que já está maravilhoso
Ir para o topo Ir para baixo
Suse07
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 7
Idade : 45
Localização : Oeiras

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 21:56

Olá!!

Acabei de mudar a minha Bia de instalações e ela parece estar a adorar!
Já improvisei um "aquaterrario",com parte seca, com conchas e búzios, termostato e estou mesmo orgulhosa!
Não tenho filtro mas irei mudar a água com frequência, e com cuidado para não partir o material Já agora, com que frequencia aconselham?
Já tenho a comida em "sticks" e os camarões para os dias de festa.
Só tenho de vos agradecer pelas dicas dadas até agora e tenho a certeza que aqui no forum ainda vou ter oportunidade de aprender muito mais e esclarecer as inúmeras dúvidas que tenho pois ainda sou uma iniciante nisto.

Obrigada a todos!
Susana
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyTer 8 Nov 2011 - 22:52

Podes trocar a agua simplesmente quando estiver sujo loool
Uma coisa que deves tomar atenção são as mudanças de temperatura da agua, deixas sempre mais ou menos da mesma temperatura sempre que fores trocar a agua Smile
Boa sorte com "as" Bias cheers
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyQua 9 Nov 2011 - 10:36

A água como a tartaruga ainda é pequena, é capaz de durar bastante tempo, mas não deixes ficar muito tempo a mesma água porcausa dos xixizinhos lool O melhor é ires fazendo tpa's em vez de mudares a água toda, tiras apenas metade por exemplo e depois acrescentas água nova, assim até se torna mais fácil porcausa das mudanças de temperatura.

Não dês os camarões mesmo que seja só para festa. Isso não tem mesmo beneficio nenhum, e acredita que ela fará uma festa bem maior se lhe deres um bocadinho de carne e é uma coisa bem mais saudavel, aliás deve constar da sua alimentação. Mesmo sem teres certeza da espécie, a carne deve fazer parte da alimentação dela em pequena, depois quando for mais crescida já é algo a dar mais exporadicamente, se for uma corcunda do mississipi, até é uma espécie assim mais para o carnivora do que herbivora, a minha então nem come verduras. Por agora deves dar um bocadinho de carne 1 ou 2 vezes por semana, e verduras 3 ou 4 vezes por semana, e os sticks diariamente. Tambem podes dar fruta de vez em quando.
Ir para o topo Ir para baixo
Suse07
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 7
Idade : 45
Localização : Oeiras

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyQua 9 Nov 2011 - 13:50

Olá,

Afinal a minha Bia não é uma corcunda do mississipi mas sim uma tartaruga hieroglifica, descobri hoje através do contacto com a loja. Há alguma indicação especial para esta espécie?

Pois, assim é mais fácil de mudar a água, senão não vai ser fácil. Ainda ontem lhe pus a água e parece já estar a ficar meio turva...
Ela parece estar a adorar as novas instalações! E a água está mais "quentinha", graças ao termostato!
Vou então dar-lhe bocadinhos de carne crua e fruta, mas tem de ser em quantidades minúsculas pois ela é tão pequenina, certo?

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyQua 9 Nov 2011 - 14:13

As tartarugas são boas a destruir o comer, mas como ainda é pequena podes dar bocadinhos pequenos para ser mais facil, e assim não suja tanto a água.

Um pequeno áparte se queres ter certeza da espécie coloca aqui uma foto. O que mais se vê nas lojas é venderem "hierogliphicas", inda ontem vi uma loja a vender umas 30 "hierogliphicas", na realidade eram Trachemys s. scripta. Pode ser que seja hierogliphica, mas é melhor confirmares por aqui lol
Ir para o topo Ir para baixo
Suse07
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 7
Idade : 45
Localização : Oeiras

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyQua 9 Nov 2011 - 14:45

Ok, assim que puder tiro uma foto mais de perto e coloco aqui para me darem uma ajuda.
Não sei se ajuda, aparte dela de baixo é amarela, sem marcas quase nenhumas, percebes?
Obrigada
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? EmptyQua 9 Nov 2011 - 15:13

Deves dar as carnes brancas (perú, frango) sempre crus.
Podes deixar umas folhas de agrião a flutuar que ela aos poucos vai comendo-o.(lavar bem antes de dar).
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fase de hibernação? Empty
MensagemAssunto: Re: Fase de hibernação?   Fase de hibernação? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fase de hibernação?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Hibernação e Semi-Hibernação
» hibernacao
» Hibernação?
» Hibernação
» hibernação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: