Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Só mexe o rabo EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Só mexe o rabo EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Só mexe o rabo EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Só mexe o rabo EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Só mexe o rabo EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Só mexe o rabo EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Só mexe o rabo EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Só mexe o rabo EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Só mexe o rabo EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Só mexe o rabo

Ir para baixo 
+5
Renato
Apalone
yeah
RP
Clockmaker
9 participantes
AutorMensagem
Clockmaker
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Braga

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 13:25

Boa tarde.

Há cerca de duas semanas comprei duas tartarugas, para além de um aquário grande, pedras, areia, lâmpada de aquecimento... Ou seja, procurei dar-lhes boas condições.

Uma das tartarugas anda sempre de um lado para o outro e come super bem. Já a outra parecia mais calmeirona, assustadiça.

Ora, hoje de manhã, antes de sair de casa, vi que essa tartaruga estava em cima de uma pedra com as patas de trás totalmente dentro da carapaça, a cabeça meio dentro da carapaça e as da frente completamente saídas (e os olhos abertos). Estranhei e toquei-lhe nas patitas, mas como ela reagiu logo fui à minha vida.
Agora cheguei a casa e, ao ver a tartaruga exactamente na mesma posição, voltei a tocar-lhe nas patas e desta vez ela já não teve a menor reacção. A única coisa que ela ainda mexe é o rabo.

Suponho que esteja a morrer... (Estará mesmo?) A minha questão é porquê! Dei-lhes boas condições, aliás a outra tartaruga anda feliz da vida. Teria vindo com alguma doença da loja? Ou não estaria a alimentar-se bem? (ocorreu-me que a tartaruga mais espevitada pudesse andar a comer tudo o que eu colocava no aquário...)

Obrigado pelos vossos esclarecimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 13:42

... em duas semanas é efectivamente dificil morrer, sobretudo se lhes deste condições, como dizes...
Deve mesmo ter vindo em mau estado da loja, infelizmente é uma situação comum...
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 13:47

Olá. Qual é a especie? Se calhar naop tens as temperaturas ideais para ela. Nao sei se é das que hibernam ou nao mas uma lampada de aquecimento não é suficiente especialmente nesta altura do ano. Deves ter cabos e uma lampada de aquecimento. Depois tambem tens o factor stress. Às vezes demoram bastante tempo até se habituarem ao dono. Depois vem a alimentaçao, que lhes dás para comer? Por favor põe aqui fotos delas e do seu terrario que pode ser que ajude.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 13:48

Isso das boas condições é melhor colocar uma foto que pode haver alguma coisa a corrigir.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 13:53

Mas é terrestre ou aquatica?
Ir para o topo Ir para baixo
Clockmaker
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Braga

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 14:05

É aquática!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 14:09

Pelo que percebi as tartarugas são aquáticas (tendo em conta que se encontram num aquário), sendo assim este tópico está no sitio errado.

Agora uma coisa de frisar disseste que procuraste dar as melhores condições usando como exemplo "aquário grande, pedras, areia, lâmpada de aquecimento" tirando o aquário grande (que apesar de tudo tambem depende do ponto de vista) tudo o resto nada tem a ver com dar-lhes o melhor. Pedras e areia até lhes pode fazer mal, conforme o tipo que usas. Agora o que seria mesmo bom de mensionar que usaste para que ficassem bem era termostato, filtro, lampada uvb, isso sim são coisas importantes.
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 14:10

Tens termoestato de aquecimento para a agua? Estão em água certo? Aí está o problema certamente, a água esta fria e ela entra em hibernaçao. E que comida lhes dás?
Ir para o topo Ir para baixo
Clockmaker
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Braga

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 14:25

Dou-lhes Nutrafin basix.

A "areia" são na realidade pedras pequeninas.

De facto não tenho termostato, embora elas estejam num sítio quente da casa (a minha casa tem sempre uma temperatura amena) Mas eu próprio quando mudo a água nunca lhes coloco água fria ou gelada.
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 14:37

Ok estou a ver mais ou menos o problema aqui. Elas realmente nao têm as condiçoes necessarias ainda. Tens de por um termoestato o mais depressa possivel pois se andam num estado de semi hibernaçao vao à vida num instante. Tens aqui no forum bastante informaçao em relaçao aos materiais a ter para lhes proporcionar uma vida confortavel. A BeatrizL já disse alguns materiais bastante importantes e relativamente a comida nao conheço a marca mas alguem mais conhecedor deve comentar sobre isso. Já agora tem sempre um nivel de agua suficiente para caso elas se virem nao tenham dificuldade em nadar para ficarem direitas.
Ir para o topo Ir para baixo
Clockmaker
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Braga

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 14:40

Sim, elas conseguem pôr-se direitas com muita facilidade quando se viram.

Mas então é possível que a tartaruga de que falei esteja em hibernação? Com os olhos abertos?
Ir para o topo Ir para baixo
Carolina A.
Iniciante
Iniciante
Carolina A.


Feminino Mensagens : 351
Idade : 26
Localização : Coimbra

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 14:42

Podes Postar Fotos?
Se não conseguires mandas para o meu e-mail que eu posto aqui as fotos.

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 14:47

Tópico movido
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 15:03

Hibernaçao nao, mas sim em semi hibernaçao. O que acontece é que o corpo pára como se fosse hibernar mas ela nao adormece e continua a consumir energia. Daí ser tão perigoso. Mas não querendo ser pessimista tratando se de tartarugas aquaticas e vinda de loja pode muito bem ser doença. Em principio nao me parece mas tendo em conta que a minha primeira tartaruga esteve mais de 7 meses sem comer e acordada não estás perante uma sentença de morte. Põe fotos quando chegares a casa que à noite não deve faltar quem te dê mais e melhores informaçoes relativamente ao teu problema.
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 15:04

Mandei duas vezes o mesmo topico. A net passou-se!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 16:46

Independentemente de ser hibernação ou doença, precisas da água aquecida para que ela saia desse estado e para que não aconteça o mesmo á outra. A tua casa pode ter uma temperatura amena, mas a água está a uma temperatura sempre mais baixa e agora no inverno é bastante dificil ter a água a 25º sem um aquecedor.

Pedras pequeninas são perigosas, se forem do tamanho que elas consigam engolir, pode dar problemas se o fizerem.
Ir para o topo Ir para baixo
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo EmptyQui 3 Nov 2011 - 18:07

Termostato, Termostato, Termostato, Termostato, sem duvida acho que isso salvou a minha tarta e vive alegre e contente agora Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Só mexe o rabo Empty
MensagemAssunto: Re: Só mexe o rabo   Só mexe o rabo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Só mexe o rabo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SOCORRO JABUTI NÃO SE MEXE
» tartaruga a sangrar do rabo
» Ocadia sinensis sem rabo...
» Tartaruga não mexe as patas de tras
» [AJUDEM] Tartaruga tigre muito mau (quase não se mexe e não come)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: