Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
lago - ao sol ou a sombra EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
lago - ao sol ou a sombra EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
lago - ao sol ou a sombra EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
lago - ao sol ou a sombra EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
lago - ao sol ou a sombra EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
lago - ao sol ou a sombra EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
lago - ao sol ou a sombra EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 lago - ao sol ou a sombra

Ir para baixo 
+3
Pictus
marijaneeee
JoaoPintoReis
7 participantes
AutorMensagem
JoaoPintoReis
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 10
Localização : Porto

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 14:21

ola a todos.
ja pensei num lago para as tartarugas.
so que, o sitio mais porreiro para colocar o lago no jardim é num sitio que tem sempre sombra. ou seja, tem muita luz, porque é virado a sul, mas nao incide la o sol directamente!
sera que pode ficar nesse local?

depois, para mudar a agua do lago... tem que ser com uma bomba de puxar/drenar aguas?

outra questao que se coloca é: as tartarugas podem andar soltas pelo quintal ou convem confinar o espaço delas ao lago e a um bocado de terreno em volta?

agradeço todas as opinioes!

abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 15:53

na minha opinião , um lago exterior , deveria ter sempre um filtro externo , uma vez que a agua fica sujeita a todo o tipo de poluição , sem qualquer coisa a limpar e a fazê-la mexer , vai ficar rapidamente muito poluída , fica estagnada.
lago com quantos litros?
outra coisa , na minha opinião deve apanhar sol directamente , as tartarugas necessitam de sol, apesar de ter que haver um espaço com sombra para ela poder escolher.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 16:13

Um filtro é mais para o nosso interesse porque caso o lago esteja apenas superficialmente povoado geram-se factores biologicos que mantêm a água permanentemente em bom estado... agora se não tiver plantas aquaticas (o que é inevitavel se não for muito grande e tiver especies destrutivas como Trachemys, Pseudemys, etc) fica é tipo "sopa de ervilhas", completamente verde. E isto não incomoda minimamente os animais, é o que elas apanham frequentemente na natureza. Agora se cheirar mal significa que algo não esta a funcionar, existem animais a mais ou alimentou-se demais, etc. Com especies digamos tartarugas almiscaradas é possivel fazer um lago perfeitamente funcional com plantas aquaticas em abundancia e água limpa sem filtragem. Tambem dá para fazer isto com tartarugas maiores e mais destrutivas, mas o espaço necessario é muito maior para disribuir "o male pelas aldeias". Um tanque convém ter area de sol e sombra.
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoPintoReis
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 10
Localização : Porto

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 16:37

o lago seria o de 45 euros que tem no izi!!
tambem estava a pensar em colocar o filtro externo!
a minha duvida prendia-se com o facto de mudar a agua de vez em quando!!
o lago eu posso por onde bate o sol como onde está sempre sombra!
posso tambem vedar ou deixar aberto, deixando as tartarugas passear no quintal inteiro. o quintal tem cerca de 40m2 e é relvado. nao sei se é bom ou mau para as tartarugas deixa-las assim! será que voltam a encontrar o caminho para o lago?
abraço

Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 18:36

Acho que devias vedar uma parte seca à volta do lago senão ainda apanhas uma surpresa (as tartarugas são ótimas a fugir Wink
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoPintoReis
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 10
Localização : Porto

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 18:38

P TURTLE escreveu:
Acho que devias vedar uma parte seca à volta do lago senão ainda apanhas uma surpresa (as tartarugas são ótimas a fugir Wink

penso que ali nao conseguiriam fugir!
o quintal é vedado por um muro de metro e meio a toda a volta!!
apenas tem uma porta com dois degraus para dentro de casa!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 18:42

Pois sou a favor da vedaçao Smile
Um tipo de filtro que esta a me impressionar é o uvc nao deixa a agua ficar turva de jeito nenhum, mesmo com sol direto na manhã todo dia Smile
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 18:44

Pois.... mas continuo também a favor da vedação, mais vale prevenir Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 20:42

JoaoPintoReis escreveu:
o lago seria o de 45 euros que tem no izi!!
tambem estava a pensar em colocar o filtro externo!
a minha duvida prendia-se com o facto de mudar a agua de vez em quando!!
o lago eu posso por onde bate o sol como onde está sempre sombra!
posso tambem vedar ou deixar aberto, deixando as tartarugas passear no quintal inteiro. o quintal tem cerca de 40m2 e é relvado. nao sei se é bom ou mau para as tartarugas deixa-las assim! será que voltam a encontrar o caminho para o lago?
abraço


O meu lago é esse de 45€ do izi. Tenho filtro que vou limpando e de vez em quando mudo parcialmente a água.

O melhor local para o lago é definitivamente onde apanhe sol, sombras depois são faceis de "arranjar". Em relação ao facto de vedar, por vezes tambem não é só pela questão de fugirem, é tambem por uma questão de segurança, por exemplo, elas podem apanhar qualque coisa no quintal e levar para o lago e comerem, logo é mais fácil controlar um espaço mais pequeno do que um maior. E nem todas as plantas são boas para as tartarugas, não sei se tens plantas pelo quintal. Depois tambem tens a questão de outros animais, quanto mais á solta andam as tartarugas mais vulneráveis e expostas ficam. O que podes fazer, mas não sei se tens disponibilidade para tal, é criares um espaço vedado para elas, e quando andares pelo quintal soltas as tartarugas para andarem pelo quintal, eu faço isso com as minhas.
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQua 12 Out 2011 - 22:36

BeatrizL escreveu:
JoaoPintoReis escreveu:
o lago seria o de 45 euros que tem no izi!!
tambem estava a pensar em colocar o filtro externo!
a minha duvida prendia-se com o facto de mudar a agua de vez em quando!!
o lago eu posso por onde bate o sol como onde está sempre sombra!
posso tambem vedar ou deixar aberto, deixando as tartarugas passear no quintal inteiro. o quintal tem cerca de 40m2 e é relvado. nao sei se é bom ou mau para as tartarugas deixa-las assim! será que voltam a encontrar o caminho para o lago?
abraço


O meu lago é esse de 45€ do izi. Tenho filtro que vou limpando e de vez em quando mudo parcialmente a água.

O melhor local para o lago é definitivamente onde apanhe sol, sombras depois são faceis de "arranjar". Em relação ao facto de vedar, por vezes tambem não é só pela questão de fugirem, é tambem por uma questão de segurança, por exemplo, elas podem apanhar qualque coisa no quintal e levar para o lago e comerem, logo é mais fácil controlar um espaço mais pequeno do que um maior. E nem todas as plantas são boas para as tartarugas, não sei se tens plantas pelo quintal. Depois tambem tens a questão de outros animais, quanto mais á solta andam as tartarugas mais vulneráveis e expostas ficam. O que podes fazer, mas não sei se tens disponibilidade para tal, é criares um espaço vedado para elas, e quando andares pelo quintal soltas as tartarugas para andarem pelo quintal, eu faço isso com as minhas.

um off topic bea esse lago nao é pequeno pra 4 tartas?

eu tenho uma aqui e isto leva alguns 300l e acho pequeno :S (parte seca temporaria)

lago - ao sol ou a sombra 111rw.th

lago - ao sol ou a sombra 116sgx.th

lago - ao sol ou a sombra 117rmq.th
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 0:05

JoaoPintoReis escreveu:
P TURTLE escreveu:
Acho que devias vedar uma parte seca à volta do lago senão ainda apanhas uma surpresa (as tartarugas são ótimas a fugir Wink

penso que ali nao conseguiriam fugir!
o quintal é vedado por um muro de metro e meio a toda a volta!!
apenas tem uma porta com dois degraus para dentro de casa!!!
As tartarugas aquaticas conseguem trepar muros de 2 metros se estiverem cobertos de hera. Sei disso porque me aconteceu a mim. Uma vedação é esencial para impedir a fuga e como proteção contra predadores. Além disso por razões de logistica é conveniente as tartarugas estarem limitadas a uma area.
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 0:07

Pictus escreveu:
JoaoPintoReis escreveu:
P TURTLE escreveu:
Acho que devias vedar uma parte seca à volta do lago senão ainda apanhas uma surpresa (as tartarugas são ótimas a fugir Wink

penso que ali nao conseguiriam fugir!
o quintal é vedado por um muro de metro e meio a toda a volta!!
apenas tem uma porta com dois degraus para dentro de casa!!!
As tartarugas aquaticas conseguem trepar muros de 2 metros se estiverem cobertos de hera. Sei disso porque me aconteceu a mim. Uma vedação é esencial para impedir a fuga e como proteção contra predadores. Além disso por razões de logistica é conveniente as tartarugas estarem limitadas a uma area.

tambem ja dei com uma agarrada a uma parede chapiscada a 2 metros do chao
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 0:14

RB escreveu:
BeatrizL escreveu:
JoaoPintoReis escreveu:
o lago seria o de 45 euros que tem no izi!!
tambem estava a pensar em colocar o filtro externo!
a minha duvida prendia-se com o facto de mudar a agua de vez em quando!!
o lago eu posso por onde bate o sol como onde está sempre sombra!
posso tambem vedar ou deixar aberto, deixando as tartarugas passear no quintal inteiro. o quintal tem cerca de 40m2 e é relvado. nao sei se é bom ou mau para as tartarugas deixa-las assim! será que voltam a encontrar o caminho para o lago?
abraço


O meu lago é esse de 45€ do izi. Tenho filtro que vou limpando e de vez em quando mudo parcialmente a água.

O melhor local para o lago é definitivamente onde apanhe sol, sombras depois são faceis de "arranjar". Em relação ao facto de vedar, por vezes tambem não é só pela questão de fugirem, é tambem por uma questão de segurança, por exemplo, elas podem apanhar qualque coisa no quintal e levar para o lago e comerem, logo é mais fácil controlar um espaço mais pequeno do que um maior. E nem todas as plantas são boas para as tartarugas, não sei se tens plantas pelo quintal. Depois tambem tens a questão de outros animais, quanto mais á solta andam as tartarugas mais vulneráveis e expostas ficam. O que podes fazer, mas não sei se tens disponibilidade para tal, é criares um espaço vedado para elas, e quando andares pelo quintal soltas as tartarugas para andarem pelo quintal, eu faço isso com as minhas.

um off topic bea esse lago nao é pequeno pra 4 tartas?

eu tenho uma aqui e isto leva alguns 300l e acho pequeno :S (parte seca temporaria)

lago - ao sol ou a sombra 111rw.th

lago - ao sol ou a sombra 116sgx.th

lago - ao sol ou a sombra 117rmq.th
Não te esqueças que ela o tem enterrado no chão e incorporado num recindo, pelo que todo o espaço fora do recipiente é usado e multiplica varias vezes o espaço disponivel.
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 0:18

mesmo assim elas sendo mais aquaticas que terrestres o espaço seco pode ser minimo (excepto na desova) ou estou enganado?

eu acho que esse espaça aquatico que tenho mesmo enterrado na terra e com um recinto de parte seca em volta continuo a achar pequeno pra uma :S
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 0:31

Elas se tiverem oportunidade para isso andam, descançam e até dormem em terra por vezes. As minhas vão buscar folhas e depois voltam logo de seguida para a água para comer.
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 0:33

a ver se engendro uma especie de mesa para colocar ao lado do deposito para servir de parte seca Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 2:12

Desculpe a pergunta, mas tens certeza que leva 300l? É que acho que pela foto não consigo ter uma noção, as minhas Trachemys de 8cm estão em uma caixa dagua de 250l
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 9:12

sim leva á volta de 300L mas como n ta cheio deve ter menos

ja agora sao quantas?
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 9:29

Duas pequenitas de 11 meses Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 9:30

E obrigado é que pela foto não consigo ter noção de espaço Smile
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 10:10

RB escreveu:

um off topic bea esse lago nao é pequeno pra 4 tartas?

eu tenho uma aqui e isto leva alguns 300l e acho pequeno :S (parte seca temporaria)



Eu não tenho 4 tartarugas no lago.

Só tenho 2 e ainda têm tamanhos pequenos. O lago é para substituir por um maior quando forem mais crescidas.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptyQui 13 Out 2011 - 10:16

Pictus escreveu:

As tartarugas aquaticas conseguem trepar muros de 2 metros se estiverem cobertos de hera. Sei disso porque me aconteceu a mim. Uma vedação é esencial para impedir a fuga e como proteção contra predadores. Além disso por razões de logistica é conveniente as tartarugas estarem limitadas a uma area.

A minha Graptemys trepou um muro que nem hera tinha, por isso, é bom ter sempre noção de que são mesmo optimas trepadoras.
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoPintoReis
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 10
Localização : Porto

lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra EmptySeg 24 Out 2011 - 12:09

ola!
com estas chuvadas... os lagos nao ficam totalmente cheios?
ou tem algum furo para drenar a agua a mais?
surgiu-me esta duvida ontem!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





lago - ao sol ou a sombra Empty
MensagemAssunto: Re: lago - ao sol ou a sombra   lago - ao sol ou a sombra Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
lago - ao sol ou a sombra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O meu lago
» o meu lago
» o meu lago
» O meu lago:)
» O meu Lago

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores-
Ir para: