Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
To be or not to be: Hibernação EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
To be or not to be: Hibernação EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
To be or not to be: Hibernação EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
To be or not to be: Hibernação EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
To be or not to be: Hibernação EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
To be or not to be: Hibernação EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
To be or not to be: Hibernação EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
To be or not to be: Hibernação EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
To be or not to be: Hibernação EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 To be or not to be: Hibernação

Ir para baixo 
+2
Pictus
nunoalp
6 participantes
AutorMensagem
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptySeg 10 Out 2011 - 14:04

Boas,

Depois de ler alguns tópicos sobre [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] este o mais completo e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], mas à outros tambem muito bons, mas queria esclarecer umas duvidas:

1 - A tarta tem 3 meses e é konhy ou do mississipi (ainda ando em investigações), pelo que li não devia hibernar já, mas visto ela ter uma tartarugueira "normal" não lhe consigo porporcionar grandes condições para não hibernar. Conselhos?

2 - Gostava de comprar um aquário a "sério" (subentenda-se, filtro, UVB, pedra seixo rolado no fundo), mas... não queria gastar mais de 50/60€ é possivel? Só em 2ª mão se calhar, não?

3 - Se hibernar, já li que pode ficar fora ou dentro de água que é "indiferente", mas se ficar dentro, a água não se vai sujando? Deverei mudar a água de quanto em quanto tempo, pois o oxigénio da água pode "desaparecer" com a respiração da tarta!

4 - Se hibernar e tiver uma lampada UVB, devo-a ligar à mesma 12h +/- por dia, ou não?

5 -
Citação :
Um lago, tanque ou outra instalação aquática deve ter mais de 60cm de profundidade para maior protecção das tartarugas em termos invernais e não só!
A minha tartarugueira tem 10cm de água, como faço?

Se tiver alguma info em falta digam.

Desde já o meu obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptySeg 10 Out 2011 - 14:54

Tens ainda muito que pesquisar e cheira-me que foste a fontes não muito boas de informação junto com a restante. Na tua tartaruga não se coloca a questão do sim ou não, ela é simplesmente demasiado pequena para hibernar em segurança. E o teu habitat é muito pobre, não deverias ter adquirido a tartaruga sem primeiro teres um aquaterrario como deve ser e funcional. Tens de conseguir um aquario melhor para ela o mais depressa possivel.
Ir para o topo Ir para baixo
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptySeg 10 Out 2011 - 16:00

Pois também me parece agora, mas a loja de animais bem que podia ter informado mais e melhor e talvez eu também, mas já estou a pensar no assunto, daí a minha pergunta n.º2.
E o
Citação :
um aquaterrario como deve ser e funcional
parece-me insuficiente para me ajudar, mas até compreendo que chegue a uma altura que os veteranos não aguentem as perguntas dos newbies, mas não nos deixemos levar pela emoção.

As fontes foram unicamente as do forum (até coloquei os links e tudo), se não prestam ou são enganosos, penso que deviam então bloquea-los, ou colocar um post a dizer que aquilo está incorrecto. É a minha opinião.

Mas deu para perceber que tenho que resolver rapidamente a minha situação.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptySeg 10 Out 2011 - 16:26

Nao se aconselha a hibernaçao a tartarugas bebes (ate dois anos), pois podem nao ter reservas suficientes para aguentar o periodo.
Isso do habitat com 60 cm, é para lagos e por ai, porque com essa altura ja tens pouca variaçao termica no fundo principalmente (que é onde hibernam). Com a tartaruga aquecida e dentro de casa podes ter sim menos que esse montante. A tartarugueira é conhecida como cemitério de tartarugas, deves ter um aquaterrário, com filtro, rampa, parte seca e enquanto pequena termostato. Podes arranjar uma caixa de arrumaçao de tamanho bom (100l por exemplo) e manter a tartaruga nesse espaço por um tempo
Ir para o topo Ir para baixo
Anonima
Iniciante
Iniciante
Anonima


Feminino Mensagens : 222
Localização : Montijo

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptySeg 10 Out 2011 - 18:24

Olá, eu tambem tenho a minha tartaruga na "tartarugueira", mas estou a construir um novo aquartio para ela.
A minha ja estava a "preparar-se" para hibernar, mas eu mudei-a de sitio para uma divisão mais quente e ela voltou ao normal... Até finais de outubro (tendo em conta que nao se sabe quando começa o verdadeiro outono -.- ) podes safar-te assim, mudar para aqui e para ali...
Mas quando começar a arrefecer é inevitável a compra de um termostato, a nao ser que ela hiberne, o que nao e aconcelhavel :S
Enquanto são bebes, nao devem hibernar, a minha ultima tartaruga (Era muito pequenina quando a tive) hibernou, e nunca mais acordou, se é que me entendes...
Acho que é so isto KKKKK
: )

Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptySeg 10 Out 2011 - 22:09

acho incrível com as temperaturas que temos tido a tartaruga preparar-se para hibernar , mas off-topic aparte , tu é que te devias ter informado melhor sobre todas as necessidades das tartarugas , e o que não falta neste forum são tópicos esclarecedores.
Ir para o topo Ir para baixo
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyTer 11 Out 2011 - 7:56

Obrigado Anonima, já falei com uma pessoa que tinha diversos aquários e vai-me emprestar um nos próximos dias e assim safo a tartaruga.
Em relação a perceber as necessidades das tartarugas tenho lido bastante (neste forum) e estou preocupado e fiz as perguntas que achei necessárias (e que ainda não foram todas respondidas).
Não me pus a abrir tópicos à toa e a fazer as perguntas que outros tantos já fizeram (acho eu).
Li diversos tópicos, mas tambem já me criticaram, que não me ando a informar bem, tópicos esses abertos neste forúm.
Já fiz um mea-culpa, mas se uma pessoa chega a uma loja de animais e essas pessoas que devem ser entidadas na matéria, é que só nos aconselham isto e mais nada, não percebo que tanta culpa deva ter, fiz diversas buscas até encontrar este site e tirei diversa informação. Pois se fosse acreditar só na informação da loja de animais, tenho a certeza que nem durava até ao Natal e não é isso que pretendo.
Ir para o topo Ir para baixo
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyTer 11 Out 2011 - 8:09

Foto da tartarugueira

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fotos da tartaruga:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyTer 11 Out 2011 - 10:11

marijaneeee escreveu:
acho incrível com as temperaturas que temos tido a tartaruga preparar-se para hibernar , mas off-topic aparte , tu é que te devias ter informado melhor sobre todas as necessidades das tartarugas , e o que não falta neste forum são tópicos esclarecedores.

É verdade, a temperatura ambiente, embora agora tenha baixado um pouco, principalmente á noite, é bastante aceitavel, a água do meu aquaterrário tem se mantido nos 26º e agora baixou para 24º, mas mesmo assim continua aceitavel.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyTer 11 Out 2011 - 10:21

nunoalp: eu compreendo que tenhas pesquisado, mas como já foi dito, se pesquisaste bem nem devias por a hipotese da tartaruga hibernar, nenhuma tartaruga pequena deve hibernar.

Essa tartarugueira é bem melhor que os conhecidos "rins". De qualquer das formas não é o mais correcto, mas como a tartaruga ainda é pequena deves conseguir manter isso mais ou menos. Tens de colocar um termostato e uma lampada uvb. Tambem deves ter filtro, mas como ela é pequena e se fores fazendo várias limpezas, até consgeues aguentar-te sem um filtro, mas se o tiveres é melhor. Como o renato já disse podes arranjar uma caixa plástica que até se vendem algumas bem grandinhas e são baratas, sempre poupas algum dinheiro.

Em relação á tartaruga parece-me uma graptemys pseudogeographica pseudogeographica, mas podes confirmar. Se tiver a mancha amarela só por cima do olho é isso mesmo, se a mancha contornar o olho até baixo deste, é uma graptemys pseudogeographica kohni, de qualquer das formas para o que precisas saber não é importante, pois os cuidados são os mesmos.
Ir para o topo Ir para baixo
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyTer 11 Out 2011 - 10:50

BeatrizL escreveu:
nunoalp: eu compreendo que tenhas pesquisado, mas como já foi dito, se pesquisaste bem nem devias por a hipotese da tartaruga hibernar, nenhuma tartaruga pequena deve hibernar.
Se calhar está aqui o cerne da questão. Eu NÃO quero pôr a tarta a hibernar, se vos levei a perceber isso, peço desculpa pela confusão. Eu fiquei foi com medo pois ao ler outros tópicos sobre hibernação, pensei que como tenho uma tartarugueira normal sem termostatos e isso ela fosse hibernar agora.

BeatrizL escreveu:
Essa tartarugueira é bem melhor que os conhecidos "rins". De qualquer das formas não é o mais correcto, mas como a tartaruga ainda é pequena deves conseguir manter isso mais ou menos. Tens de colocar um termostato e uma lampada uvb. Tambem deves ter filtro, mas como ela é pequena e se fores fazendo várias limpezas, até consgeues aguentar-te sem um filtro, mas se o tiveres é melhor. Como o renato já disse podes arranjar uma caixa plástica que até se vendem algumas bem grandinhas e são baratas, sempre poupas algum dinheiro.
Estou a tratar disso, um aquário que o meu sogro tem guardado numa garagem.

BeatrizL escreveu:
Em relação á tartaruga parece-me uma graptemys pseudogeographica pseudogeographica, mas podes confirmar. Se tiver a mancha amarela só por cima do olho é isso mesmo, se a mancha contornar o olho até baixo deste, é uma graptemys pseudogeographica kohni, de qualquer das formas para o que precisas saber não é importante, pois os cuidados são os mesmos.
É isso mesmo Beatriz, tem um raio por cima dos olhos de cor amarela.

Obrigado por tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyTer 11 Out 2011 - 11:01

O importante é mesmo ela não hibernar. Deves comprar já o termostato, porque os dias têm estado quentinhos, a temperatura ambiente não está mal, mas isto neste altura já não é muito certo e qualquer dia a temperatura baixa, e se já tiveres o termostato é só ligares. é menos uma coisa para te preocupares. O que deves fazer já é comprar a lampada uvb, ou colocar a tartaruga ao sol, mas esta ultima não aconselho, ela é muito pequena e esse espaço é pequeno, vai haver muita alteração de temperatura, o melhor é mesmo a lampada.

Na ultima foto da tartaruga por acaso até parece que o traço contorna o olho até baixo, mas não dá para ver como deve ser.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyQui 13 Out 2011 - 11:37

Duvidas essas que se prendem com o seguinte:

- O termostato é para ficar todo mergulhado dentro de água ou pode ser só a resistência?
Tens de ver o que indica na embalagem, eu não conheço todos os termostatos existentes, mas se disser para estar submerso, tem de estar todo dentro de água.

- Os termometros que ficam dentro de água, este causou-me uma dúvida, não consigo perceber muito bem a temperatura, não parece ser como aqueles antigos de mercúrio, que vai subindo conforme a temperatura, poderá estar estragado? A unica coisa que me apercebi, foi umas bolhas (2/3, mas uma maior que as outras) no traço vermelho.
O termometro é teres só aquela parte de baixo dentro de água, o resto pode estar fora.

- Tem uma lampada UVB, tem que estar 12 h ligada certo?
Sim.

- Li sobre um filtro UVC noutros posts, vantagens e desvantagens? Nas vantagens acredito que seja a limpeza!
O filtro UVC é para eliminar as algas, no teu caso não faz sentido ter, para alem de o aquário ser muito pequeno, não há necessidade de o teres ao sol e criar algas.

- No fundo do aquário a minha mulher colocou aquelas pedras, não é seixo rolado, penso que seria o ideal, mas na vossa opinião esta tem algum problema?
O importante do que se coloca no aquario é que não seja pequeno para que a tartaruga não coma e que não tenha pontas bicudas que possam magoar. Aquele buzios têm aquelas pontas mas penso que não tenha grande problema, eu apenas diminuia um bocado a quantidade, para que quando a tartaruga fica-se no fundo tivesse um espaço sem essas conchas e buzios para poder estar mais confortavel, mas isto vai da opinião de cada um.

Obrigado desde já
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyQui 13 Out 2011 - 11:40

Uma coisa importante. Essa plataforma não é segura. Tem partes onde a tartaruga pode passar e com o crescimento pode ficar entalada ou não conseguir sair.
Ir para o topo Ir para baixo
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyQui 13 Out 2011 - 12:07

Beatriz muito obrigado pelas rápidas respostas e esclarecedoras. Em relação ao termoestato foi-me dado pelo meu sogro, não foi comprado, por isso tenho que ir ver onde ele guardou isso.
Surgiu-me outra duvida, este tipo de áquario aguentará quanto tempo sem mudar àgua. no outro faziamos à 4ª uma mudança e ao domingo umalimpeza completa, mas sendo muito maior, será que aguenta 2 semanas?
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação EmptyQui 13 Out 2011 - 12:09

O aquario é pequenino, leva pouca água por isso suja-se rapidamente, mas como a tartaruga ainda é pequena pode ser que dê para aguentar algum tempo, não sei quanto, tens de ver tu isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





To be or not to be: Hibernação Empty
MensagemAssunto: Re: To be or not to be: Hibernação   To be or not to be: Hibernação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
To be or not to be: Hibernação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Hibernação e Semi-Hibernação
» Hibernação
» Hibernação?
» Hibernação
» Hibernação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: