Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Alimentação - Página 4 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Alimentação - Página 4 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Alimentação - Página 4 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Alimentação - Página 4 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Alimentação - Página 4 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Alimentação - Página 4 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Alimentação - Página 4 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Alimentação - Página 4 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Alimentação - Página 4 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Alimentação

Ir para baixo 
+91
possante87
DANIELPINTO
MightyCucumber
Andrebapne
BeatrizDC
Wendel
jp907ify
rodrigonunesbh
Ryuuku
J.Santos
AnimalMan
RMP
juanarodrigues
RuiGomes
Andre Paiva
RingoF.
DARKasNIGHT
SamuelRodryg
António Morais
Deni
smokinadjoy
smalley
lehepe
Marcos1989
rikhard
diabo11982
hipnoticgirl
Leinad97.45
Rúben Cunha
blackesystem
Pedro-Turtle
Verdinha
Miguel04
SandroA
blopes
RubenHenrique
Rurigrea
Laíse
Konigvs
B_Lopes
skater10
Kunami
Dhyana
xixas
Archy
RicardoF
iUser
kastroo
Thalita Néris da Silva
BrEsKi
Alessandra
Carolina A.
Matheus Garrido
cassius
kulka
Guilherme
Renato
nunoalp
patimenegassi
Pictus
Rita Campeão
kilava
vicenteanjos
Luiz Fellipe
ctmartinez
Claudia L.
Fernando77
Andreia
dr4cul4
BeatrizL
luis z
Catarina
Albanus
Xciter
Afonso Melara
gege
ana luzia
Kary
Joana
ALves
leites
RedStar1982
Arya
baros
NhamNham
-pantufa-
Pedro_Mariz
RP
tyutry
Pipotak
M.
95 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 15  Seguinte
AutorMensagem
Andreia
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 6

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySáb 12 Mar 2011 - 11:59

Olá

Acho que já devo ter lido todos os tópicos de alimentação mas ainda não estou completamente esclarecida. Vou daqui a uns dias comprar uma ou duas tartarugas bebés. Já tenho todas as condições para elas. A minha última tartaruga morreu com quase 40 anos e como era mais velha que eu, não fui eu que tratei dela nos primeiros meses:)...

Só para ter uma pequena orientação (porque já li que não há um número de sticks mais ou menos adequado) quando elas são mesmo pequenas estamos a fala de quê? dois sticks por dia? Só para ter uma ideia... E relativamente a outros alimentos (verduras e frutas) devem começar a ser dadas logo no início ou só devemos dar mais tarde? Em que altura?

Obrigada a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:15

boas
eu as minhas no inicio dava uns tres a quatro sticks por dia, mas é um pouco generico.
podes dar outros alimentos logo desde o primeiro dia
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:15

Se já viste os tópicos de alimentação já deves ter lido a cena "quantidade de comer equivalente ao tamanho da cabeça da tartaruga", assim é simples, podes dar uma vez outra um pouco mais, mas é essencialmente isso. Podes dar logo as verduras e a fruta, até é da maneira que se vão logo habituando e assim evitas que sejam "esquisitas" em relação ao comer lol
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQua 23 Mar 2011 - 2:19

Ola pessoal

Minha Tigre d' Agua tem 3 meses e esta com 6cm de casco(comprimento). Alimento ela 2x por dia com 3 sticks em cada refeição, uso a ração da Tetra para bebes. Hoje ao comprar a luminaria e lampada infravermelha(me preparando para o inverno) resolvi levar um Sera Raffy l para complementar a alimentação. Dei 3 hoje a noite depois da refeição habitual. Estou com a seguinte ideia.

Manter a mesma dieta de Sticks(6 ao dia divididos em 2 refeição que tem intervalo de 12h) e na refeição da manha dar a ela 1 camarãozinho(Raffy I). Vejo oque muitos falam que não se deve dar essa Raffy I todos os dias, mas olhando a composição dela nota-se que é rica em calcio. Tartarugas em fase de crescimento não deveriam ter a alimentação rica em calcio?

Frutas e verduras eu ainda não dei, vou aproveitar que estou com tempo agora e vou fazer uma visita ao Jardim Zoologico da minha cidade para ver se consigo falar com o tratador das tartarugas(eles tem tigres d agua) e quem sabe com o veterinario lá para tirar minhas duvidas e aprendar algo. Se o resultado for bom eu posto aqui o que for valido!! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQua 23 Mar 2011 - 14:10

Os camarões são fonte de cálcio é verdade, mas não se aconcelha dar camarões porque não "alimentam" a tartaruga, não têm o que é necessário para uma boa alimentação, ainda por cima dizes que dás 1, isso nem faz nada. Mas se dás a ração como base, não é grave. Eu acharia mais importante as frutas e legumes do que os camarões. Principalmente até porque uso os blocos de cálcio e por isso já têm uma fonte de cálcio sem que tenham de desperdiçar "energia" a comer camarões que não vão contribuir para as suas reservas.

Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySex 25 Mar 2011 - 21:35

Se os camarões forem camarões a sério ( e não camarões pequeninos que só têm a escama, nada mais) são uma boa alimentação, quase tão boa como peixe. Wink (eu compro às vezes camarão a 5 euros e dou!)
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySex 25 Mar 2011 - 22:32

camaroes frescos certo?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySáb 26 Mar 2011 - 19:16

Sim. Wink

A alimentação tem muito a ver com a época do ano e a temperatura média a que elas estão, há alturas em que bebes podem comer 3 a 4 vezes ao dia que não enchem, mas há outras em que devemos reduzir. É sempre um bocado subjectivo, só vendo caso a caso... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySáb 26 Mar 2011 - 19:57

Quando disse camarãozinho me refeia a esses da ração abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

...realmente eles são quase que só casca, mas pensquisando e depois observando bem na verdade eles são desidratados, por isso dão aquela impressão de serem só casca. Claro que eles nunca poderiam substituir a ração comum. Existem alguns outros suplementos que penso talvez introduzir na dieta dela mais tarde. Alguem faz uso deles? se faz ou já fez que achou? São bons?

olha o link dos suplementos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ir para o topo Ir para baixo
Claudia L.
Iniciante
Iniciante
Claudia L.


Feminino Mensagens : 42
Idade : 34
Localização : Barreiro, Portugal

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySeg 28 Mar 2011 - 15:55

tyutry escreveu:
camaroes frescos certo?

O que consideras camarões frescos? Podem ser dos congelados (que deixamos a descongelar antes de dar), certo?
Ir para o topo Ir para baixo
ctmartinez
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 3
Idade : 31
Localização : Vila Nova de Gaia

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 30 Jun 2011 - 11:53

ok eu tenho uma duvida, eu nao li este topico todo mas só queria saber o seguinte:

As tartarugas podem comer pêssegos (carecas) sem problemas?

eu dei-lhe uma vez e ela adorou, até trepou por um tronco que tem la, nunca a tinha visto assim, ela faz o msm com os camaroes e com peixe.

agradecia resposta
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 30 Jun 2011 - 12:38

Nunca ouvi falar de não se poder dar pessegos, por isso, penso que não haja problema. Mas de qualquer das formas pode ser que alguem saiba a resposta com todas as certezas.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 30 Jun 2011 - 18:06

acho que não faz mal(sem casca)
Ir para o topo Ir para baixo
ctmartinez
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 3
Idade : 31
Localização : Vila Nova de Gaia

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySáb 2 Jul 2011 - 13:19

sim, claro dou-lhe so msm o pessego sem casca.

e bom saber que nao tem mal.

já agora, moscas. moscas comuns que entram dentro de casa, uma vez uma caiu no tanque e eu tava a ver o que era akilo preto, o problema e k ela mal viu o meu dedo na agua, pensou que era comida e nadou logo para a mosca e engoliu a pobre coitada que ainda tava viva.
tem algum mal? devo as passar por agua?

obrigado pela resposta
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptySáb 2 Jul 2011 - 13:26

Acho que não tem mal nenhum se for de vez enquanto secalhar pode fazer mal se tu usares muitos pesticidas na tua casa mas isso não tenho a certeza Rolling Eyes



Até já Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
ctmartinez
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 3
Idade : 31
Localização : Vila Nova de Gaia

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyTer 5 Jul 2011 - 9:22

sim, nem uma vez por uma semana que lhe dou, e não, não uso pesticidas vai tudo À chapada.

já agora quanto às doses, tenho umas quantas perguntas:

Quantas doses por dia?

é normal elas terem muita mas muita fome?

é normal elas comerem a bosta que fazem?

ela fez isto msm de manha fui ver como ela estava, ela reparou no poio e comeu-o, e fiquei um bocado preocupado.

eu dou-lhe ao almoço e ao jantar, uns 4/5 sticks, e depois ou fruta oucarne ou peixe (uns pedaçinhos) e ocasionalmente dou-lhe 2/3 camarões.

estou a fazer bem?

desde já muito obrigado por todas a srpostas, têem me ajudado muito Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyTer 5 Jul 2011 - 10:15

Doses dá antes uma por dia, se elas tem assim tanta fome é porque não lhe das comida suficiente acho eu, secalhar estam a comer a propria bosta porque podem estar com fome e aindam a porcura de restos de comida acho eu Laughing e a comida nãosei mas podes por fotos dela e dizer qual é o tamanho dela e o peso se for possivel ouvi dizer que se deve de dar comida porporcionalmente a cabeça que a tartaruga que ela tem mas não sei se esta certo Rolling Eyes .


Até já Cool
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 21 Jul 2011 - 12:12

M. escreveu:
A base da alimentação devem ser os sticks, ração própria para tartarugas. É um alimento equilibrado e que contém os elementos essências para o crescimento saudável da tartaruga. Mas isto não basta para uma correcta alimentação da tartaruga, esta tem que ser alimentada com alimentos frescos.

Entre os alimentos de origem animal:
- peixe de rio (nunca deve ser dado peixe de água salgada), como o salmão, truta, carpa…;
- delicias do mar
- ração própria para gato, deve ser dada ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura;
- insectos, como caracóis, gafanhotos e grilos (apenas devem ser dados deste animais comprados em lojas ou preferencialmente criados pelo dono, os selvagens, contém parasitas prejudiciais à saúde da tartaruga);
- carne branca, como o peru ou frango (deve ser dado também ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura);
- gammarus (camarões preparados próprios para tartarugas), ao contrário do que se pensa este alimento não deve ser a base da alimentação, mas sim usado como guloseima, pois o seu valor nutricional é muito reduzido.

Como alimentos de origem vegetal:
- fruta, como a maçã, bana, morango, melão, manga, uvas…;
- vegetais, como cenoura, ervilha, agrião, abóbora, bróculos…

Nunca devem ser dadas frutas cítricas, como a laranja, tangerina…
Também não deve ser dada alface, para além do seu pouco valor nutricional, pode causar problemas nos intestinos destes animais.

Isto deve ser complementado com Vitaminas, à venda nas petshops.


Existe problema em as tartarugas comerem insectos selvagens? a tao elas em meio ambiente comem insectos selvagens, certo?!
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 21 Jul 2011 - 12:23

Acho que não tem mal nenhum se for eu pequenas doses pode fazer mal porque não sabes se levaram pesticidas ou se tem alguma bacteria ou doença isso é que pode fazer mal e pode não fazer muito bem aos indestinos delas por essas coisas acho eu Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 21 Jul 2011 - 12:38

pois eu dei uma lesma, minhocas da terra e um bicho da seda, e um bicho de conta , apnhei-os no meu quintal...elas ficaram malucas a lutar entre si pela comida ficaram mais malucas do que comer peixe...pelo o que vi os vermes na pior das hipoteses caso nao sejamos criadores devemos dar descongelados de modo a matar parasitas, mas assim não é tao natural elas comerem alimento vivo =(... encontrei a seguinte lista na internet de alimento que elas podem comer....

Safe Feeding List
Commercial Foods (This is just a few of them on the market)

• Tetra Reptomin
• Zoo Med’s Aquatic Turtle Food
• Exo Terra
• Wardley's Reptile Premium Sticks
• HBH Turtle Bites

Frozen/Canned (For treats)
• Spirulina-enriched Brine Shrimp
• Bloodworms
• Plankton
• Krill
• Zoo Med’s Can O'Crickets, Grasshoppers, or Meal Worms

Live Foods (Carnivorous)
• Aquatic Snails/Apple Snails/Water Snails
• Crickets (Gut-Loaded)
• Earthworms, Night Crawlers
• Ghost Shrimp
• Guppies or Rosey (no goldfish they are too fatty and have very little nutritional value)
• Mealworms
• Pinhead Crickets (for smaller turtles)
• Slugs
• Wax Worms, Super Worms

**be careful about Wild-Caught foods, they can carry parasites that can be transferred to your turtle. Freezing Wild-Caught foods for a month will help to kill off some parasites.

Fruits (small amounts for treats only)
• Apples
• Bananas
• Cantaloupe/Common Melon
• Figs
• Grapes (remove skin so it’s easier for them to pick at)
• Mango
• Melon
• Papaya
• Pear
• Tomato
• Strawberries
• Water Melon (Feed rarely)

**should be cut up in small, bite-size or match-like sticks that will be easy for the turtle to bite into and not choke on.

Vegetables
• Beans
• Beetroot
• Carrots
• Squash
• Sweet Potato [cooked - boiled/ steamed/baked]
• Peas
• Pumpkin
• Zucchini


Greens & Other Leafy Products
• Collards Greens
• Dandelion Greens
• Kale
• Mustard leaves
• Radish leaves
• Red Leaf Lettuce
• Romaine Lettuce
• Turnip Greens


**Stay away from Spinach. Make sure to cut the veggies in bite-size or match-like sticks so your turtle can eat them easily. Iceberg lettuce is good filler, but contains little/no nutritional value!

Aquatic Plants
• Anacharis
• Duckweed
• Hornwort
• Water Hyacinth
• Water Lettuce
• Water Lily
Ir para o topo Ir para baixo
Rita Campeão
Iniciante
Iniciante
Rita Campeão


Feminino Mensagens : 150
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyDom 11 Set 2011 - 11:17

Ontem estive com uma pessoa que dá salsa à tartaruga...pode-se dar? Faz bem?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyDom 11 Set 2011 - 11:44

Rita Campeão escreveu:
Ontem estive com uma pessoa que dá salsa à tartaruga...pode-se dar? Faz bem?
Não, tem oxalados mais do que seria conveniente. Nabiça, couve, agrião, rucula e canonigos é o que interessa.
Ir para o topo Ir para baixo
patimenegassi
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 18
Idade : 39
Localização : Araçatuba-SP

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 13 Out 2011 - 9:48

Acabei de ler o tópico todo, entendi que a alimentação deve ser variada, e a quantidade é muito relativa. Ok.
Mas, claro.... como uma iniciante, estou preocupada quanto a quantidade de ração a oferecer. Não quero dar de menos, nem demais.
Minha tarta é uma trachemys, detestava sticks, mas agora se desespera por eles. A embalagem fala pra oferecer a vontade, mas será?
Dou a versão baby da Tetra. A última vez que medi a tarta, estava com 7 cm, e aindanão tem 1 anos. Ela aceita os sticks há poucas semanas, antes só comia peixes.

Eu estava oferecendo 15 sticks baby por dia, fracionados em 3 refeições de 5 sticks, e já achava que era muito. Hoje experimentei dar a vontade, e ela comeu 24 de uma vez!!!!
Eu realmente não sei o que fazer. Ela agora só quer saber de sticks, e o agrião que sempre ofereci a vontade.

Alguém me sugere uma quantidade? Fico preocupada, porque entendi que tanto comer demais como de menos podem faze-la adoecer.

agradeço desde já....
Ir para o topo Ir para baixo
nunoalp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : Barreiro

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 13 Out 2011 - 11:03

Uma duvida, a minha khoni tem 4 meses posso já ir variando a alimentação ou posso mante-la pelos sticks?

Já agora os sticks parecem um pouco rijos para a tarta, por isso decidi mete-los dentro de água para ser mais fácil para ela "morder", pode ser assim ou tenho que pôr na parte seca do aquário?

Obrigado desde já
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 EmptyQui 13 Out 2011 - 11:21

nunoalp escreveu:
Uma duvida, a minha khoni tem 4 meses posso já ir variando a alimentação ou posso mante-la pelos sticks?

Já agora os sticks parecem um pouco rijos para a tarta, por isso decidi mete-los dentro de água para ser mais fácil para ela "morder", pode ser assim ou tenho que pôr na parte seca do aquário?

Obrigado desde já

Tartarugas aquáticas alimentam-se na água, nunca na parte seca. E sim, podes variar na alimentação, sticks, verduras, carne/peixe.


Última edição por BeatrizL em Qui 13 Out 2011 - 11:28, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alimentação - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alimentação
Ir para o topo 
Página 4 de 15Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 15  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» alimentação
» alimentaçao
» Alimentaçao!!!!!1
» Alimentação
» alimentaçao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: