Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Deixar de comer em pleno verão, porquê?

Ir para baixo 
+4
Hugo Abreu
Pictus
RP
BeatrizL
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 13:47

Bem estou um pouco preocupada com as minhas meninas (Brownie - P.C.Concinna e Chipmix - G. P. Pseudogeographica). Sempre foram de comer como se o mundo fosse acabar amanha, isto no aquaterrário dentro de casa. Entretanto construi o lago e coloquei-as nele por volta de finais de primavera, inicio de verão. Continuaram a comer super bem, vinham ter comigo quando me aproximava com comida e a pseudemys até saía da água para ir buscar umas folhitas de couve e comer. Entretanto á coisa de uns 2 meses que simplesmente deixaram de comer. Os sticks sobram na água (e eu penso que comem alguns, mas sobram, coisa que nunca acontecia), a pseudemys era louca por verduras e agora nem cheira-las, a graptemys era louca por carne e agora fica a apodrecer na água, até os caracois ela não deixava escapar. Tenho-as medido e pesado, infelizmente perdi algumas medições, mas deixo aqui uma tabela, para verem, (não liguem á parte da Óreo, essa está perfeita):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Na tabela pode-se ver que a pseudemys emagreceu ali entre novembro e janeiro, mas isso é normal, foi na altura do inverno em que comeu menos. As pesagens seguintes é que preocupam.

Hoje retirei-as do lago, meti num recipiente com um banquete que á uns tempos atrás elas não resistiriam, e até roubariam comer uma a outra, e simplesmente não tocaram em nada. Tinham verduras, carne, peixe, fruta, e nada.

Elas estão activas e fazem a sua vidinha tudo perfeitamente normal como antes, saiem da água vão apanhar sol, esticam-se todas, depois vão até á água até voltarem a sair. mas a questão do comer é para esquecer. Não têm sinais de estar doentes ou com algum problema. Até em termos de "aspecto" desde que foram para o lago que ficaram mais bonitas.

Em termos de peso, não perderam muito, mas preocupa-me o facto de não comerem, porque assim só vão emagrecer mais, e vem aí o inverno e a hibernação =/

Já pensei em coloca-las em casa com a água aquecida, como antigamente e ver como reagiam, mas não sei se isso será bom, estar a trocar-lhes o ambiente e temperaturas.

Tambem já me lembrei de leva-las ao veterinário para fazer um check up só para descargo de consciencia e ter certeza de que está tudo bem. Mas calculo que o veterinário só me vá dizer o que já sei, que estão bem. E tendo em conta que a pseudemys até cresceu.. não sei mesmo o que se passa. O tempo ainda nem está assim tão frio para deixarem de comer, e tendo em conta que isto já começou á uns 2 meses, não estava frio de certeza nessa altura.

Bahh alguem me pode dar uma mãozinha? Nunca tive nenhum problema destes e sinceramente nem estava á espera disto. E não sei o porquê de da noite para o dia terem ficado assim. É que foi mesmo de um dia para o outro.

editado: correcção da data de outubro para setembro (desculpa lá a confusão RP =P)


Última edição por BeatrizL em Qua 21 Set 2011 - 14:13, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 14:00

Oh "Maria Beatriz" !!!
Vamos lá a ver uma coisa, eu sei que és jovem, cheia de sangue a fervilhar, activa, etc, etc, etc,... mas daí a já estares em Outubro de 2011 (!!!), também é demais , pá!
Tu não aceleres tanto! lol!

Até me baralhaste as cartilagens todas, tive que ir olhar pro calendário! lol!

Olha, o peso dessa Brownie descer cerca de 12 gramas em 2 meses, penso que não é significativo de nada, se ela não te der mais chatices ou mostrar outros sinais, isso representa perder uns 5% do seu peso, eu só me preocupo quando elas perdem 10% do peso que têm (ou mais), aí sim, começo a avaliar bem e a ver oq que se estará a passar... Wink

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 14:05

LOOOL foi um pequeno engano, é setembro.

Eu tambem acho que o que perderam não é muito significativo, e no lago têm mais actividade que em casa no aquaterrário por isso tambem é normal que percam algum peso, mas o facto de simplesmente não comerem, acho estranho, sempre comeram super bem, e de um momento para o outro não comem praticamente nada =/
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:18

Talvez seja do facto de o inverno se estar a aproximar e o metabolismo delas já está a desacelerar, elas hibernam ou não deixas elas hibernarem?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:26

Uma pergunta, sera que elas não andam a satisfazer as suas necessidades com comida que aparece pelo tanque? Algas, insectos aquaticos e assim? Qual é a temperatura da água do tanque neste momento?
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:38

uma coisa é certa, à noite já fica fresquinho e, de certeza, a temperatura da água do lago já deve ter baixado significativamente. será certamente essa a justificação. ou isso ou estão enjoadas, já que tu antes as «empaturravas» com guloseimas!!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:38

Noma: elas começaram a fazer isto em julho mais ou menos, acho que de frio não deveria ser. E este ano seria o primeiro a hibernaram. Tirando a pseudemys que hibernou no primeiro ano de vida no antigo dono, mas isso é outra historia.

Pictus: realmente falta-me saber a temperatura do tanque. Em relação ao resto até poderia ser, mas não há muito que possam comer, só alguns bicharocos que lá aparecem, mas são realmente muito pequenos, depois há aquelas larvinhas minusculas, de resto não estou a ver mais nada no lago para comerem. Mas é uma hipotese sim.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:40

Hugo abreu: eu não as empaturrava, antes pelo contrário, sou apologista de não dar comer em demasia para que cresçam como deve ser e não de repente, com montes de proteinas em cima lool Por isso dessa parte não haveria de ser lol
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:42

claro, estava a brincar. agora a sério. o meu lago está consideravelmente mais frio do que há umas semanas atrás. e mesmo a temperatura no exterior, pelo menos noturna, já começa a fazer-se notar. eu costumo regar depois do jantar e há dias que já preciso de levar um casaco vestido. é natural que as tartarugas se estejam a adaptar a esta mudança de temperatura. ainda mais se é o primeiro outono que passam no exterior.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:45

Hugo Abreu escreveu:
claro, estava a brincar. agora a sério. o meu lago está consideravelmente mais frio do que há umas semanas atrás. e mesmo a temperatura no exterior, pelo menos noturna, já começa a fazer-se notar. eu costumo regar depois do jantar e há dias que já preciso de levar um casaco vestido. é natural que as tartarugas se estejam a adaptar a esta mudança de temperatura. ainda mais se é o primeiro outono que passam no exterior.

Concordo absolutamente, as temperaturas já descem mais e mais cedo! Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:46

Sim, as noites já vão bem mais frias, e mesmo durante o dia a água do lago está bem fria, porque ainda hoje fui lá mexer e quase congelei lol Mas como já tinha dito elas começaram a fazer isto em julho, ainda estava bem quente. Por isso é que fico com a duvida de ser por causa disso.
Ir para o topo Ir para baixo
Carolina A.
Iniciante
Iniciante
Carolina A.


Feminino Mensagens : 351
Idade : 26
Localização : Coimbra

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:48

Um aparte: elas não ficam doentes de estar tanto frio? (constipações, pneumonias..)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:48

Bem vou estar de olho nelas, acho que é a melhor coisa que posso fazer, vou continuar a medir e pesar, pa estar a par da situação, e se vir que estão mesmo a emagrecer muito provavelmente levo ao vet para ver se está tudo bem. Se continuarem mais ou menos a este nivel, fico só por observa-las e no caso de se estarem a adaptar ás condições externas pode ser que para o ano já se alimentem mais.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:49

Carolina A. escreveu:
Um aparte: elas não ficam doentes de estar tanto frio? (constipações, pneumonias..)

Se forem muito pequenas o frio pode fazer isso, quando já são mais crescidas o frio só em si não, mas as correntes de ar, por exemplo, ja sao outra conversa.
Ir para o topo Ir para baixo
Carolina A.
Iniciante
Iniciante
Carolina A.


Feminino Mensagens : 351
Idade : 26
Localização : Coimbra

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 15:55

Ah, muito obrigada pela informação.
A e hoje dei couve á minha menina e ela A-D-O-R-O-U! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 21:33

é beatriz , tambem concordo com o hugo , as noites já têm estado bem mais frias !
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 21:36

Sim marijane, e se elas só estivessem a fazer isto agora eu pensaria logo nisso, mas elas passaram praticamente o verão todo assim, como já referi, isto já vai para 2 meses.

Vou fazer o que já disse, observar e controlar. E ver como isto evolui.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 21:40

Não estão a aceitar nem carne?
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 21:42

Não, nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 23:02

BeatrizL escreveu:
Carolina A. escreveu:
Um aparte: elas não ficam doentes de estar tanto frio? (constipações, pneumonias..)

Se forem muito pequenas o frio pode fazer isso, quando já são mais crescidas o frio só em si não, mas as correntes de ar, por exemplo, ja sao outra conversa.
Em cativeiro nós cortamos os primeiros invernos para aumentar as hipoteses de sobrevivencia, mas tecnicamente desde que saudaveis e bem alimentadas durante o periodo quente, elas estão mais do que feitas para sobreviver a hibernação. A coisa das correntes de ar aplica-se mais a animais mantidos dentro de casa de forma incorrecta, como sabes na rua elas apanham sem qualquer problema tudo e mais alguma coisa Smile
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 23:08

Quando me referia a correntes de ar, era mesmo para as tartarugas "caseiras" lol o pessoal que gosta de abrir as janelas e portas abertas e as tartarugas lá pelo meio. Isso e ter animais em casa com ar condicionado, aquecedores, ventoinhas.. Nunca tenho os meus animais em contacto com isso, não acho que seja correcto.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQua 21 Set 2011 - 23:42

Exactamente Cool
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQui 22 Set 2011 - 11:47

Pictus escreveu:
BeatrizL escreveu:
Carolina A. escreveu:
Um aparte: elas não ficam doentes de estar tanto frio? (constipações, pneumonias..)

Se forem muito pequenas o frio pode fazer isso, quando já são mais crescidas o frio só em si não, mas as correntes de ar, por exemplo, ja sao outra conversa.
Em cativeiro nós cortamos os primeiros invernos para aumentar as hipoteses de sobrevivencia, mas tecnicamente desde que saudaveis e bem alimentadas durante o periodo quente, elas estão mais do que feitas para sobreviver a hibernação. A coisa das correntes de ar aplica-se mais a animais mantidos dentro de casa de forma incorrecta, como sabes na rua elas apanham sem qualquer problema tudo e mais alguma coisa Smile

Concordo perfeitamente!

Se fossem tao florzinhas de estufa como as pintam, nao seriam recordistas de longevidade como o sao.

Há especies que vêm e outras que vam, e elas por aqui continuam...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQui 22 Set 2011 - 15:42

Oh norby deixa lá pensarem que são florzinhas de estufa.. Mesmo sem serem aparecem doentes -.- pode ser que achando que são flores de estufa as tratem melhor Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? EmptyQui 22 Set 2011 - 16:55

olha lá, e em julho não foi quando as temperaturas estiveram baixas e com chuvas e tal? é que o verão deste ano foi um bocado estranho (já estamos no outono)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty
MensagemAssunto: Re: Deixar de comer em pleno verão, porquê?   Deixar de comer em pleno verão, porquê? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Deixar de comer em pleno verão, porquê?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Como habituar a tartaruga a comer na minha mao e a comer na parte seca ??
» Devo deixar hibernar ou não?
» Eu posso deixar o meu jabuti "nadar"?
» Viajar e deixar a tigre d'agua sozinha
» Posso deixar as minhas tartas cá fora???

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: