Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Compostor home-made EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Compostor home-made EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Compostor home-made EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Compostor home-made EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Compostor home-made EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Compostor home-made EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Compostor home-made EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Compostor home-made EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Compostor home-made EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Compostor home-made

Ir para baixo 
+4
DARKasNIGHT
Apalone
Renato
Hugo Abreu
8 participantes
AutorMensagem
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyTer 20 Set 2011 - 22:10

aqui vai o que se pode fazer numa tarde de domingo sem nada para fazer e com umas ripas do ikea ali à mão de semear.

Compostor home-made 20110904192003

Compostor home-made 20110904192019
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyTer 20 Set 2011 - 22:11

Muito bom Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyTer 20 Set 2011 - 22:36

Ficou bonito. Quanto tempo demora a compostagem? Eu limito-me a colocar ao monte e já vi que não resulta muito.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyTer 20 Set 2011 - 22:41

Apalone escreveu:
Ficou bonito. Quanto tempo demora a compostagem? Eu limito-me a colocar ao monte e já vi que não resulta muito.

era o que fazia antes e demorava um bons 3/4 meses. este compostor tem duas semanas, mas já noto diferença. e agora quando apanho bichinhos de conta no jardim já sei onde os colocar.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyTer 20 Set 2011 - 22:43

e já vi (mas não me lembro onde) um activador de compostagem... (talvez tenha sido na agriloja) que deve ajudar a transformar os materiais mais rapidamente. o ano passado, com um grande monte de «lixo do jardim» fiz uns bons kilos de composto. ficou tal e qual o que se compra ensacado.
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyTer 20 Set 2011 - 22:57

gostei Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyTer 20 Set 2011 - 22:58

Com isso ja dava para uma criação de minhocas lol ouvi dizer que dá dinheiro, não? Ou já garantias a isca para pesca Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Carolina A.
Iniciante
Iniciante
Carolina A.


Feminino Mensagens : 351
Idade : 26
Localização : Coimbra

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyQua 21 Set 2011 - 10:39

Isso também não é utilizado para as tartarugas terrestres hibernarem?
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyQua 21 Set 2011 - 10:54

eu tenho mas em monte, em monte em 5 meses fica fixe, nisso demora menos
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyQua 21 Set 2011 - 12:43

Carolina A. escreveu:
Isso também não é utilizado para as tartarugas terrestres hibernarem?
É de algum modo compreensível a tua dúvida Carolina, uma vez que também se apela a uma caixa com respiração, fechada, com folhas, com humidade, ... etc para as tartarugas hibernarem, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aqui estamos a falar em decomposição orgânica...
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyQua 21 Set 2011 - 12:44

Excelente Hugo Abreu, PARABÉNS!
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyDom 30 Out 2011 - 9:58

Ficou muito porreiro. Eu também junto tudo numa pilha, e já devia ter feito uma coisa dessas pois estando fechado acelera todo o processo. E depois o composto resultante (terra) é ótima para diversos fins, desde fertilizar árvores, envasar plantas, etc etc.
Ainda por cima eu que estou a precisar de terra para o jardim vai-me dar jeito, aliás sempre que os meus vizinhos cortam a relva é vê-los metâ-la em carros de mão e irem deitá-la no monte baldio ao lado de minha casa... acho que quando os vir fazer isso vou mas é pedir-lhes para deitarem à entrada de minha casa e depois meto no meu monte de compostagem!! Relva cortada é do melhor porque tem imenso azoto e apodrece muito rapidamente.

Carolina A. escreveu:
Isso também não é utilizado para as tartarugas terrestres hibernarem?

Vê aqui para tu e outras pessoas saberem mais.

Em tempos um ex-colega de trabalho tinha-me dito que a LIPOR estava a oferecer compostores a quem fizesse um curso de 3h(gratuito) e depois nunca mais me lembrei disso. Mas também podemos fazê-los facilmente como o Hugo fez. Até com 4 paletes de madeira e umas tábuas dá para fazer!!

Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyDom 30 Out 2011 - 11:13

Bem, estive agora a pesquisar e parece que o projeto ainda está em vigor, basta mesmo fazer a formação e a pessoa compromete-se em usar o compostor corretamente e fazer compustagem caseira durante um ano.

Todas as pessoas de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde podem inscrever-se, fazer a formação e depois recebem o compostor.

http://www.hortadaformiga.com/conteudos.cfm?ss=8

Parece-me interessante, vou-me inscrever.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyDom 30 Out 2011 - 18:16

Konigvs escreveu:
Bem,... Todas as pessoas de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde podem inscrever-se, fazer a formação e depois recebem o compostor.

http://www.hortadaformiga.com/conteudos.cfm?ss=8

....

E o pessoal mais para o sul, é discriminado não é ?! Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptyDom 30 Out 2011 - 19:02

RP escreveu:
E o pessoal mais para o sul, é discriminado não é ?! Twisted Evil

A LIPOR é uma entidade regional que faz a gestão e o tratamento dos resíduos sólidos urbanos da área metropolitana do Porto. Daí que todas as campanhas de sensibilização são feitas para os cidadãos que moram nesses municípios.
Eu não vejo qualquer descriminação nisto. Quanto muito a Lipor prestará um melhor serviço que outras empresas do país, mas isso já são outras discussões.



Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptySeg 31 Out 2011 - 11:40

Konigvs escreveu:
RP escreveu:
E o pessoal mais para o sul, é discriminado não é ?! Twisted Evil

A LIPOR é uma entidade regional que faz a gestão e o tratamento dos resíduos sólidos urbanos da área metropolitana do Porto. Daí que todas as campanhas de sensibilização são feitas para os cidadãos que moram nesses municípios.
Eu não vejo qualquer descriminação nisto. Quanto muito a Lipor prestará um melhor serviço que outras empresas do país, mas isso já são outras discussões.




estava só a brincar... também temos no sul muitas e boas empresas de tratamento de resíduos sólidos (e líquidos), só não estão é a oferecer compostores... por agora ... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptySeg 31 Out 2011 - 13:01

RP escreveu:
estava só a brincar... também temos no sul muitas e boas empresas de tratamento de resíduos sólidos (e líquidos), só não estão é a oferecer compostores... por agora ... Laughing

Ah ok!! Very Happy
A oferta do compostor servirá de incentivo e habituação para as pessoas tratarem os resíduos orgânicos, e por certo depois de um ano a fazê-lo por certo não vão abandonar a ideia! Eu vou-me inscrever para fazer a formação e depois se calhar conto a experiência.

E já alguém usou as minhocas?

Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made EmptySeg 31 Out 2011 - 14:31

eu uso lumbricus terrestris porque as uso como alimento, mas fora isso são optimas para os compostos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Compostor home-made Empty
MensagemAssunto: Re: Compostor home-made   Compostor home-made Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Compostor home-made
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O meu projeto made @ home!!!
» Monster you made - Turtle Care Help Video
» VIDEOS DON´T TRY THIS AT HOME.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: OFF-TOPIC-
Ir para: