Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» aquecimento da minha tartarugo do missisipi
Hoje à(s) 16:47 por norby

» Juntar peixe a tartarugas
Sex 15 Mar 2019 - 17:46 por norby

» Tartarugas do Missisipi
Sex 15 Mar 2019 - 2:31 por 1claire

» Anda a morder a outra tartaruga
Ter 12 Mar 2019 - 0:41 por 1claire

» Apresentações (Topico Unico) part-2
Qui 7 Mar 2019 - 23:52 por 1claire

» Jabuti com verme?
Qui 7 Mar 2019 - 18:29 por norby

» Tartaruga 24 anos fora da água ????
Sex 1 Mar 2019 - 18:29 por norby

» Adoção de tartaruga
Sex 1 Mar 2019 - 17:52 por RaquelMarta

» Corpo estranho saindo da tartaruga
Qua 27 Fev 2019 - 18:32 por rafanunes

Compartilhe | 

As minhas Geochelone elegans

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Masculino Mensagens : 2492

MensagemAssunto: As minhas Geochelone elegans   Seg 19 Set 2011 - 21:50

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Seg 19 Set 2011 - 21:51

5? poça tens mãos para isso tudo? eu tenho as minhas 2 semi aquáticas e já é um trabalho fazxabor....
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Seg 19 Set 2011 - 21:56

Noma escreveu:
5? poça tens mãos para isso tudo? eu tenho as minhas 2 semi aquáticas e já é um trabalho fazxabor....
As minhas 22 tartarugas ocupam-me cerca de 1 hora por dia e ao fim de semana tem que haver pelo menos um dia em que são umas 2/3 horas... ESTOU ESGOTADO!
Mas é compensador!
( E consigo ir para fora nas férias, Ih Ih Ih )
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone

Masculino Mensagens : 1430

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Seg 19 Set 2011 - 22:19

Lindas cheers
Até que enfim um tópico com as minhas preferidas, são na verdade a espécie mais bonita. Se eu fosse a Barcelona ainda perdia a cabeça. Rolling Eyes
Queremos mais info para ler que isso assim sabe a pouco. Por ex:
- A mais pequena é mais nova ou está a crescer menos?
- Já se nota dimorfismo? Com que idade se reproduzem?
- Qual é o substrato?
- Qual a temp minima a que deve estar o terrário?
- É importante a questão da humidade?
- Qual o tipo de alimentação base? No Zoo vi que davam fruta.
- E têm assim algum cuidado especial ou são acessíveis a quem tem pouca experiência?
Boa sorte com elas e vai atualizando. Very Happy
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato

Masculino Mensagens : 2727

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Seg 19 Set 2011 - 22:39

E o grande Rui vai nos mostrando da sua criação cheers
Parabéns não é pra qualquer um Wink
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Seg 19 Set 2011 - 22:40

Apalone escreveu:
Lindas cheers
Até que enfim um tópico com as minhas preferidas, são na verdade a espécie mais bonita. Se eu fosse a Barcelona ainda perdia a cabeça. Rolling Eyes

Diria que algum dimorfismo ja deve começar a ver-se por volta dos 5-7 anos. Um macho precoce deve começar a reproduzir-se por volta dos 11-12 anos. Uma femea em principio creio que leva pelo menos até aos 14-15 anos até fazer a sua primeira postura.

- Qual é o substrato?

Se fosse eu, usaria uma mistura leve de fibra de coco, turfa e areia seca.

24 C durante a noite. Durante o dia 32 C debaixo dos focos, 26-27 o restante terrario.

Convém manter uma humidade ambiental baixa.

É uma tartaruga esclusivamente herbivora, no maximo recomendaria dar figo de pita. Aos tipos do zoo por essas e outras dizia-lhes umas quantas...

- E têm assim algum cuidado especial ou são acessíveis a quem tem pouca experiência?

É uma tartaruga relativamente facil de ter uma vez establecida e se for mantida longe de especies que possam ter problemas de saude como o herpes quanto ao qual não tem defesa. Mas não recomendaria a um principiante.
Amigo RP por favor corrige se vires algo mal e adiciona a info que falta Wink Numca tive uma Geochelone elegans, o meu foco nas tartarugas terrestres é a Indotestudo elongata e talvez um dia a Manouria emys.
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Seg 19 Set 2011 - 22:59

Obrigadão. Wink
Pictus escreveu:
Numca tive uma Geochelone elegans.
Ora bem, para mim, no verdadeiro entusiasta fica sempre bem ter pelo menos uma G. elegans, é como ter uma peça de ourivesaria. A menos que tal como eu esteja com falta de verba e à espera que passe a p* da crise.Crying or Very sad Crying or Very sad
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 8:07

Pictus escreveu:
Apalone escreveu:
Lindas cheers

Diria que algum dimorfismo ja deve começar a ver-se por volta dos 5-7 anos. Um macho precoce deve começar a reproduzir-se por volta dos 11-12 anos. Uma femea em principio creio que leva pelo menos até aos 14-15 anos até fazer a sua primeira postura.

- Qual é o substrato?

24 C durante a noite. Durante o dia 32 C debaixo dos focos, 26-27 o restante terrario.

É uma tartaruga esclusivamente herbivora, no maximo recomendaria dar figo de pita. Aos tipos do zoo por essas e outras dizia-lhes umas quantas...

É uma tartaruga relativamente facil de ter uma vez establecida e se for mantida longe de especies que possam ter problemas de saude como o herpes quanto ao qual não tem defesa. Mas não recomendaria a um principiante.
Amigo RP por favor corrige se vires algo mal e adiciona a info que falta Wink Numca tive uma Geochelone elegans, o meu foco nas tartarugas terrestres é a Indotestudo elongata e talvez um dia a Manouria emys.

Pictus, o que disseste está basicamente tudo correcto (como habitual!), nota-se mais uma vez o conhecimento profundo que tens destes animais, até mesmo no pormenor do herpes, em cheio com esta espécie!

Acrescentaria o seguinte:
O substrato deve ter uma parte com terra (não poeirenta, não aguentam poeiras) mas nos EUA há quem tenha apenas palha (mesmo criadores). Eu tenho palha, pedras chatas na zona de água e comida, e terra misturada com bark.

As temperaturas que o Pictus referiu são ideais, eu tenho à noite 25/26 porque andei a curar uma constipação de uma, não sei bem como se chama em Portugal, não podemos chamar rinite e acho que também não podemos chamar constipação... scratch é aquele problema do nariz com umas gotas transparentes que às vezes demora a restabelecer, só utilizei vaporizações diárias e aumento genérico da temperatura em 2 graus em todas as zonas do terrário.

A alimentação deve (PARA QUALQUER TARTARUGA, não me canso de referir!) ser VARIADA, dentro sobretudo de ervas e legumes, de preferência mais secas. Dou dente de leão, cacto Opuntia, serralha, beldroega raramente, endívia sem abusar, hibiscus folhas e flores(abuso!), trevo, couve portuguesa e roxa (poucas vezes), nabiça, ... não me lembro agora de mais... e também aparecem nas fezes palha que está no substrato, mas não faz mal nenhum, é fibra e ajuda aos cocós. Fruta não sei se chego a dar uma vez por mês, só mesmo ocasionalmente morango, banana, manga e papaia... é raro (diarreias, açucar a mais, ajuda a eventuais parasitas, etc...)

Precisam de banhos em água tépida, que comecei a dar mais assiduamente (quase todos os dias) porque apareceu-me uma a deitar um monte de uratos (a tal pasta branca) já em estado de pedra, e maior que a cloaca! Asustei-me muito na altura.

A ver se depois tenho tempo para fazer uma fichazinha...

Esta tartaruga é muito cara (não tanto como as radiatas, claro lol! ) e não aconselhável a quem não tenha experiência com terrestres ainda (esta é a minha opinião).
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 8:13

Ah... é verdade, nas minhas, a pequenina está no tal estado ESTRANHO de ter uns 6 cms e não crescer, tem todos os comportamentos maravilhosos (incluindo comer bem) mas pura e simplesmente não cresce quase nada, vou doá-la a uma laboratório científico para experiências... lol!

As outras não passam os 10 cms, mas já se afirmaram 2 machos e penso até que haverá um terceiro, mas são muito novas ainda (entre 3 a 5 anos no máximo). Wink
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 8:15

Apalone escreveu:
Obrigadão. Wink
Pictus escreveu:
Ora bem, para mim, no verdadeiro entusiasta fica sempre bem ter pelo menos uma G. elegans, é como ter uma peça de ourivesaria. A menos que tal como eu esteja com falta de verba e à espera que passe a p* da crise.Crying or Very sad Crying or Very sad

lol! lol! lol! lol!
Com esta deixaste-me mesmo a rir desgarradamente...
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 8:48

Apalone escreveu:
Obrigadão. Wink
Pictus escreveu:
Nem é por isso, gosto de G. elegans, é impossivel gostar, mas as duas especies que mencionei antes são de facto aquilo que quero desenvolver com as terrestres, ambas são criaturas interessantes e mal compreendidas e ambas estão desesperadamente a presisar de esforços consistentes de reprodução em cativeiro. Por outro lado são orignarias do mesmo local, pelo que nenhuma tem patogenos alloctones a outra (excepto se tiverem sido mantidas com outras especies) e bastante faceis de manter dentro de casa uma vez adaptadas.
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 8:53

RP escreveu:
Pictus escreveu:
Apalone escreveu:
Lindas cheers

- Qual é o substrato?

Pictus, o que disseste está basicamente tudo correcto (como habitual!), nota-se mais uma vez o conhecimento profundo que tens destes animais, até mesmo no pormenor do herpes, em cheio com esta espécie!

Acrescentaria o seguinte:
O substrato deve ter uma parte com terra (não poeirenta, não aguentam poeiras) mas nos EUA há quem tenha apenas palha (mesmo criadores). Eu tenho palha, pedras chatas na zona de água e comida, e terra misturada com bark.

As temperaturas que o Pictus referiu são ideais, eu tenho à noite 25/26 porque andei a curar uma constipação de uma, não sei bem como se chama em Portugal, não podemos chamar rinite e acho que também não podemos chamar constipação... scratch é aquele problema do nariz com umas gotas transparentes que às vezes demora a restabelecer, só utilizei vaporizações diárias e aumento genérico da temperatura em 2 graus em todas as zonas do terrário.

A alimentação deve (PARA QUALQUER TARTARUGA, não me canso de referir!) ser VARIADA, dentro sobretudo de ervas e legumes, de preferência mais secas. Dou dente de leão, cacto Opuntia, serralha, beldroega raramente, endívia sem abusar, hibiscus folhas e flores(abuso!), trevo, couve portuguesa e roxa (poucas vezes), nabiça, ... não me lembro agora de mais... e também aparecem nas fezes palha que está no substrato, mas não faz mal nenhum, é fibra e ajuda aos cocós. Fruta não sei se chego a dar uma vez por mês, só mesmo ocasionalmente morango, banana, manga e papaia... é raro (diarreias, açucar a mais, ajuda a eventuais parasitas, etc...)

Precisam de banhos em água tépida, que comecei a dar mais assiduamente (quase todos os dias) porque apareceu-me uma a deitar um monte de uratos (a tal pasta branca) já em estado de pedra, e maior que a cloaca! Asustei-me muito na altura.

A ver se depois tenho tempo para fazer uma fichazinha...

Esta tartaruga é muito cara (não tanto como as radiatas, claro lol! ) e não aconselhável a quem não tenha experiência com terrestres ainda (esta é a minha opinião).
Aquilo do que falas é o runny nouse sindrome. A alimentação que usas é a ideal, so o que falta ai é as folhas de videira e de amoreira. Ja agora qual é a Opuntia que usas? Tenho uma variedade sem espinhos que é muito pratica.
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 8:57

Agora as A. radiata, por isso é que sou capaz de perder a cabeça um dia.
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 9:59

Pictus escreveu:
Aquilo do que falas é o runny nouse sindrome. A alimentação que usas é a ideal, so o que falta ai é as folhas de videira e de amoreira. Ja agora qual é a Opuntia que usas? Tenho uma variedade sem espinhos que é muito pratica.

Sim, sim, eu sei que é o RNS, o que eu dizia é que em português acho que não há nenhum termo próprio, porque não podemos considerar que é uma rinite nem uma constipação...

Opuntia ficus indica e similares.
Eh pa, essa de opuntia sem espinhos é uma maravilha, tens que me dizer onde arranjar.

Quanto às folhas de videira e amoreira foi bem visto e foi lapso meu, apanhaste-me mesmo "na mouche"!!! As de amoreira até costumo gamar numas grandes amoreiras que há nas Amoreiras, trabalho lá ao pé (mas qq dia vou gamá-las ao apalone lol! ). Secam depressa têm que ser logo usadas.
As de videira trago de Castelo Branco, sem fosfatos nem quimicos nenhuns, também uso e então agora que estão a ficar mais murchinhas/sequinhas, é uma maravilha! Wink
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 10:08

Pá olha por exemplo agora tenho umas quantas videiras pequeninas, uma amoreira pequenina e 2 vasos de Opuntia sem espinhos. Se quiseres um dia que vá a Lisboa combinamos e arranjo-te uns vasos Smile
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 10:08

Tambem cultivo Plantago major e dente de leão.
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL

Feminino Mensagens : 5305

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 10:43

E digamos que este tópico veio mesmo a calhar, uma vez que ando a dar umas voltas pelas informações de algumas tartarugas terrestres. Por acaso esta não é das espécies que mais gosto, mas são bem bonitas Smile Parabens cheers
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 10:47

BeatrizL escreveu:
E digamos que este tópico veio mesmo a calhar, uma vez que ando a dar umas voltas pelas informações de algumas tartarugas terrestres. Por acaso esta não é das espécies que mais gosto, mas são bem bonitas Smile Parabens cheers

Não gostas de Geochelone elegans ??!! affraid
Oh mulher,... compro já o teu caixote do lixo! lol!
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL

Feminino Mensagens : 5305

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 11:24

Hahahah já vi que é "obrigatório" gostar desta espécie Laughing Mas vá eu não disse que não gostava, simplesmente não é a que mais goste. Tendo em conta que só as vejo em fotografias e nunca vi ao vivo, secalhar mudava de opinião. Mas do que tenho andado a ver fiquei mais "conquistada" pelas G. Pardalis silent
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 12:47

Todos os anos tenho cortado e colocado troncos de amoreira em vaso e depois aparecem muitos rebentos mas murcham sempre ao fim de uns meses, ainda não descobri onde erro. scratch
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 13:43

Murchar significa fungos ou bacterias que apodrecem a raiz. Procura usar um antifungico e um bom pó de enraizamento. Tambem ajuda colocares os rebentos em mini-estufas.
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 13:51

Pictus, dente de leão tenho bastante e até sementes para plantar se alguém quiser (mandei vir de Espanha há pouco tempo), mas o Plantago major e o Opuntia sem espinhos era mesmo fixe! Se por acaso tiveres oportunidade e não for muita maçada... Rolling Eyes
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 13:57

A vontade, até meados de Outubro não posso ir a lado nenhum mas depois tenho tempo de dar umas voltinhas Cool
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme

Masculino Mensagens : 3394

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 14:29

RP escreveu:
Ah... é verdade, nas minhas, a pequenina está no tal estado ESTRANHO de ter uns 6 cms e não crescer, tem todos os comportamentos maravilhosos (incluindo comer bem) mas pura e simplesmente não cresce quase nada, vou doá-la a uma laboratório científico para experiências... lol!

As outras não passam os 10 cms, mas já se afirmaram 2 machos e penso até que haverá um terceiro, mas são muito novas ainda (entre 3 a 5 anos no máximo). Wink

se te lembras isso aconteceu com a minha sulcata
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   Ter 20 Set 2011 - 14:51

Guilherme escreveu:
RP escreveu:

se te lembras isso aconteceu com a minha sulcata

Lembro-me perfeitamente, amigo, aliás quando estava a escrever, estava mesmo a pensar na tua sulcata e na malaclemys do Apalone... são coisas estranhas, tartarugas saudáveis e a alimentar-se bem, mas que não "arrancam" para o desenvolvimento... Rolling Eyes
A minha de qq modo tem crescido e pesado mais, mas numa percentagem inferior às outras... é a preferida das minhas filhas, chamam-lhe a "bolinha", e digo-te mais: o que a "bolinha " corre quando vê o dono a chegar com verduras! Laughing
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: As minhas Geochelone elegans   

As minhas Geochelone elegans
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Fotografias e Vídeos-
Ir para: