Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Duvidas de iniciante EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Duvidas de iniciante EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Duvidas de iniciante EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Duvidas de iniciante EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Duvidas de iniciante EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Duvidas de iniciante EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Duvidas de iniciante EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Duvidas de iniciante EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Duvidas de iniciante EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Duvidas de iniciante

Ir para baixo 
+2
Renato
MiguelMateus
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
MiguelMateus
Iniciante
Iniciante
MiguelMateus


Masculino Mensagens : 68
Idade : 29
Localização : Minde

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 19:25

Boas!!!
Eu tenho andado para comprar uma tartaruga mas tenho algumas duvidas...
Gostava de ter um aquario com +/- 40l, mas nao sei se será grande que chegue para quando a tartaruga for maior, e tambem nao sei ao certo onde comprar um bom mas que nao seja muito caro Smile .
Também tenho duvidas em relação aos filtros e à temperatura da água, é mesmo preciso os filtros ou é possível mudar de agua de vez em quando, e será também preciso um aquecedor, e se sim, quanto e que isto tudo fica +/- ? Question
Quanto à tartaruga, ainda não sei que espécie irei comprar, mas primeiro quero arranjar um aquário para depois ter sitio onde a por.
Gostava de saber as vossas opiniões e de ter os vossos conselhos! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 20:10

Boas Very Happy existem várias espécies de tartarugas disponíveis, e há tartarugas que ficam de 15-20 cm e até que ficam com 30cm... Podes escolher dependendo de sua condição, sempre lembrando... Elas são pequenas no momento em que as compramos, mas crescem... Lol
40 litros? Acho que suporta uma tartaruga juvenil, mas para adultas é indicada litragem de 100 litros em diante.
A temperatura do termostato varia, no verão podes manter a 22-23 graus, no inverno podes manter 25-26 graus. O melhor filtro que há é o externo, deves escolher a litragem mais ou menos de 5 a 10 vezes a do aquaterrario. Além disso é necessária lampada uvb caso nao a possa colocar no sol sem obstaculos (vidros, plasticos...) e uma parte seca (plataforma).
Quanto aos preços, não poderei ajudar por ser do brasil... Mas espera membros portugueses que de certeza te dizem.
Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 21:13

boas! em relação a aquários , dependo do que queres. de vidro é mais caro . sempre podes optar por uma daquelas caixas de arrumos que anda a volta dos 8 , 9 euros e arranjas facilmente em lojas como continente jumbo pingo-doce. aquários também , mas um já +- bom mas que não dá para toda a vida da tartaruga já dás uns 40euros. em relação aos termo e filtro há imensas variedades e preços, é uma questão de ires a hiper-mercados lojas de animais e comparas preços.
mas sem dúvida que fazes muito bem montar primeiro o aqua-terrário todo para quando a tartaruga chegar a casa já estar tudo pronto.
o preço dos termo andam a volta de 15 , 25 euros.
os filtros externos não sei bem porque o que tenho não é externo e é fraquinho é só de 260l/h mas dei uns 12 euros. a lampada uvb 5.0 de 13wts da exoterra dei uns 16 euros, acho eu :X nem me lembro bem.
mas secalhar o ideal é comprares primeiro o aquario ou caixa e de acordo com os litros que leva comprares o resto.
eu por exemplo comprei um termo da exoterra dei 26 euros , 25wats , mas ja tem proteção em aço inoxidavel é pequenino e dá até aos 100lts. a desvantagem é nao dar para regular a temperatura , está sempre nos 25,5ºC,
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 21:18

Um aquario de 40 L é demasiado pequeno para todas as especies de tartarugas. Aumenta para um de 60 L e ja podes ter um macho de tartaruga almiscarada, um macho de uma tartaruga de lodo das especies mais pequenas (Kinosternon spp.) ou um macho de tartaruga mapa (Graptemys).
Ir para o topo Ir para baixo
MiguelMateus
Iniciante
Iniciante
MiguelMateus


Masculino Mensagens : 68
Idade : 29
Localização : Minde

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 21:24

Renato escreveu:
Boas Very Happy existem várias espécies de tartarugas disponíveis, e há tartarugas que ficam de 15-20 cm e até que ficam com 30cm... Podes escolher dependendo de sua condição, sempre lembrando... Elas são pequenas no momento em que as compramos, mas crescem... Lol
40 litros? Acho que suporta uma tartaruga juvenil, mas para adultas é indicada litragem de 100 litros em diante.
A temperatura do termostato varia, no verão podes manter a 22-23 graus, no inverno podes manter 25-26 graus. O melhor filtro que há é o externo, deves escolher a litragem mais ou menos de 5 a 10 vezes a do aquaterrario. Além disso é necessária lampada uvb caso nao a possa colocar no sol sem obstaculos (vidros, plasticos...) e uma parte seca (plataforma).
Quanto aos preços, não poderei ajudar por ser do brasil... Mas espera membros portugueses que de certeza te dizem.
Cumps

Qual e +/- o horário para a luz estar ligada? O meu aquário vai ficar dentro de casa, por isso não sei se vai ter luz que chegue.
Ir para o topo Ir para baixo
MiguelMateus
Iniciante
Iniciante
MiguelMateus


Masculino Mensagens : 68
Idade : 29
Localização : Minde

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 21:29

marijaneeee escreveu:
boas! em relação a aquários , dependo do que queres. de vidro é mais caro . sempre podes optar por uma daquelas caixas de arrumos que anda a volta dos 8 , 9 euros e arranjas facilmente em lojas como continente jumbo pingo-doce. aquários também , mas um já +- bom mas que não dá para toda a vida da tartaruga já dás uns 40euros. em relação aos termo e filtro há imensas variedades e preços, é uma questão de ires a hiper-mercados lojas de animais e comparas preços.
mas sem dúvida que fazes muito bem montar primeiro o aqua-terrário todo para quando a tartaruga chegar a casa já estar tudo pronto.
o preço dos termo andam a volta de 15 , 25 euros.
os filtros externos não sei bem porque o que tenho não é externo e é fraquinho é só de 260l/h mas dei uns 12 euros. a lampada uvb 5.0 de 13wts da exoterra dei uns 16 euros, acho eu :X nem me lembro bem.
mas secalhar o ideal é comprares primeiro o aquario ou caixa e de acordo com os litros que leva comprares o resto.
eu por exemplo comprei um termo da exoterra dei 26 euros , 25wats , mas ja tem proteção em aço inoxidavel é pequenino e dá até aos 100lts. a desvantagem é nao dar para regular a temperatura , está sempre nos 25,5ºC,

Os termos mantêm o aquário a mesma temperatura certo?
E em relação as caixas de arrumos, eu já tinha pensado nisso, mas as caixas não serão um pouco frágeis?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 21:29

Ciclos diarios de 12 horas são Ok.
Ir para o topo Ir para baixo
MiguelMateus
Iniciante
Iniciante
MiguelMateus


Masculino Mensagens : 68
Idade : 29
Localização : Minde

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 21:41

Pictus escreveu:
Um aquario de 40 L é demasiado pequeno para todas as especies de tartarugas. Aumenta para um de 60 L e ja podes ter um macho de tartaruga almiscarada, um macho de uma tartaruga de lodo das especies mais pequenas (Kinosternon spp.) ou um macho de tartaruga mapa (Graptemys).

Estive a ver imagens de Graptemys e era uma como essas que eu queria. Elas crescem ate +/- quantos cm?
Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 21:57

sim os termostatos aquecem a agua a temperatura que tu quiseres(no caso dos que têm regulador) e mantém sempre essa temperatura. desligam automaticamente quando a agua ja esta a temperatura e voltam a ligar quando arrefece. mas mantém sempre a mesma temperatura.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 22:38

MiguelMateus escreveu:
Pictus escreveu:
Um aquario de 40 L é demasiado pequeno para todas as especies de tartarugas. Aumenta para um de 60 L e ja podes ter um macho de tartaruga almiscarada, um macho de uma tartaruga de lodo das especies mais pequenas (Kinosternon spp.) ou um macho de tartaruga mapa (Graptemys).

Estive a ver imagens de Graptemys e era uma como essas que eu queria. Elas crescem ate +/- quantos cm?
Machos 12 cm, femeas até 26-27 no maximo, a maioria nem chega aos 22.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 22:57

marijaneeee escreveu:
boas! em relação a aquários , dependo do que queres. de vidro é mais caro . sempre podes optar por uma daquelas caixas de arrumos que anda a volta dos 8 , 9 euros e arranjas facilmente em lojas como continente jumbo pingo-doce. aquários também , mas um já +- bom mas que não dá para toda a vida da tartaruga já dás uns 40euros. em relação aos termo e filtro há imensas variedades e preços, é uma questão de ires a hiper-mercados lojas de animais e comparas preços.
mas sem dúvida que fazes muito bem montar primeiro o aqua-terrário todo para quando a tartaruga chegar a casa já estar tudo pronto.
o preço dos termo andam a volta de 15 , 25 euros.
os filtros externos não sei bem porque o que tenho não é externo e é fraquinho é só de 260l/h mas dei uns 12 euros. a lampada uvb 5.0 de 13wts da exoterra dei uns 16 euros, acho eu :X nem me lembro bem.
mas secalhar o ideal é comprares primeiro o aquario ou caixa e de acordo com os litros que leva comprares o resto.
eu por exemplo comprei um termo da exoterra dei 26 euros , 25wats , mas ja tem proteção em aço inoxidavel é pequenino e dá até aos 100lts. a desvantagem é nao dar para regular a temperatura , está sempre nos 25,5ºC,
Boas um termostato de 25w dá para no maximo uns 30 litros, para chegar aos 100l é preciso um de 100w, a regra geral é 1w por litro. O resto Pictus já disse, pessoalmente adoro (depois das Trachemys que são as minhas mas são ilegais em Portugal) as Graptemys, são muito giras
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 23:23

Trachemys fora as Trachemys scripta são legais. Portanto em Portugal é legal ter Trachemys dorbigni, Trachemys venusta, Trachemys decorata,...
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptyDom 4 Set 2011 - 23:43

Esqueci de especificar sorry, my mistake
Ir para o topo Ir para baixo
MiguelMateus
Iniciante
Iniciante
MiguelMateus


Masculino Mensagens : 68
Idade : 29
Localização : Minde

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 12:06

Tenho uma outra duvida em relação ao local, estava e pensar no meu quarto mas não sei se é boa ideia por causa da iluminação e também do barulho (musica alta xD), e alem disso no inverno tenho aquecedores ligados de noite e isso pode aquecer a água!?!
Não sei se isto são problemas ou se estou a ser ignorante mas gostava de saber as vossas opiniões! =D
Ir para o topo Ir para baixo
Antoonio Santos
Iniciante
Iniciante
Antoonio Santos


Masculino Mensagens : 141
Idade : 29
Localização : Torres Vedras

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 12:47

No quarto se tiveres filtro pode te incomodar apesar de ser silencioso durante a noite normalmente ouves sempre um pouco. E ao aquecedor é sempre recomendado comprar termostato porque elas hibernam e por vezes com menos de 1 ano podem nao resistir e morrem. Quanto ao filtro e mesmo melhor comprares eu tenho um aquário a dois dias vou hoje comprar um filtro e a agua já esta meio turva.

Fica bem
Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 13:22

Boas um termostato de 25w dá para no maximo uns 30 litros, para chegar aos 100l é preciso um de 100w, a regra geral é 1w por litro. O resto Pictus já disse, pessoalmente adoro (depois das Trachemys que são as minhas mas são ilegais em Portugal) as Graptemys, são muito giras




renato lamento informar-te mas isso não é bem assim. se o meu de 25w diz que dá até 100lts é porque dá para 100litros. tanto que já experimentei e dá . demora mais a aquecer do que um mais forte ? sim claro que demora. mas vai lá e depois da água estar a temperatura é só manter.
o meu tem aproximadamente 70litros e funciona perfeitamente Wink
ups
Ir para o topo Ir para baixo
MiguelMateus
Iniciante
Iniciante
MiguelMateus


Masculino Mensagens : 68
Idade : 29
Localização : Minde

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 14:30

E em relação a barulho, será que vai assustar a tartaruga, e que problemas pode trazer a falta de luz?
Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 15:03

não é uma luz qualquer. tem que ser uma lâmpada própria.(uvb 5.0)
todos os seres , uns mais que os outros , precisam do sol directo . segundo sei , o factor mais importante nas tartarugas é o facto de a absorção de cálcio ser feita melhor.
normalmente usa-se em terrários porque dentro de casa torna-se muito difícil a tartaruga ,neste caso em concreto, apanhar sol directo.
se podes abrir uma janela para apanhar sol directo? podes mas a tartaruga fica exposta a correntes de ar, o que torna a lâmpada uvb mais segura e aconselhável.
Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 15:07

barulho ? o termo não faz barulho nenhum. o filtro , se for externo nao sei porque não tenho , interno se estiver submersível não faz barulho nenhum nem assusta a tartaruga , aliás a minha as vezes põe-se mesmo em frente á saída da água tipo jacuzzi. mas já li que as vibrações que o motor interno faz pode incomodar , verdade ou não , não sei.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 15:33

marijaneeee escreveu:
Boas um termostato de 25w dá para no maximo uns 30 litros, para chegar aos 100l é preciso um de 100w, a regra geral é 1w por litro. O resto Pictus já disse, pessoalmente adoro (depois das Trachemys que são as minhas mas são ilegais em Portugal) as Graptemys, são muito giras




renato lamento informar-te mas isso não é bem assim. se o meu de 25w diz que dá até 100lts é porque dá para 100litros. tanto que já experimentei e dá . demora mais a aquecer do que um mais forte ? sim claro que demora. mas vai lá e depois da água estar a temperatura é só manter.
o meu tem aproximadamente 70litros e funciona perfeitamente Wink
ups

Até pode dar para 200 ou 300l é só coloca-lo lá.

A relaçao potencia/volume aconselhada é de 1w/1l, como o Renato sugeriu.
Ir para o topo Ir para baixo
MiguelMateus
Iniciante
Iniciante
MiguelMateus


Masculino Mensagens : 68
Idade : 29
Localização : Minde

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 15:38

marijaneeee escreveu:
barulho ? o termo não faz barulho nenhum. o filtro , se for externo nao sei porque não tenho , interno se estiver submersível não faz barulho nenhum nem assusta a tartaruga , aliás a minha as vezes põe-se mesmo em frente á saída da água tipo jacuzzi. mas já li que as vibrações que o motor interno faz pode incomodar , verdade ou não , não sei.

Eu estava a falar de outros barulhos como musica alta ou assim, ouvi disser que a pode assustar...
Ir para o topo Ir para baixo
marijaneeee
Iniciante
Iniciante
marijaneeee


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Aveiro

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 15:54

não faço a menor ideia miguel :S mas surdas elas não são , no meio ambiente delas não á dj's nem cantores reggea's nem coisa do género xD mas até pode ser que gostem.

norby , mas qual é a razão dessa relação? o objectivo é ter a temperatura que queremos certo? secalhar o meu de 25wats demora meia hora a aquecer um de 100litros enquanto um de 50wats demora menos , supunhamos. Mas o importante penso que seja apenas aquecer. agora secalhar o meu de 25 wats tem que ligar mais vez e acabe por gastar tanta luz como um de 50 , mas isso já nem faço a mínima ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 16:04

Boas marijaneeee,

A razao desta 'formula' é encontrar um relaçao 'optima' entre as duas variaveis.

Tudo o que referes esta relacionado, potencia, volume de agua, tempo que demora a aquecer o volume de agua, tempo que esta ligado, custo da electricidade, etc, etc, etc,...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 16:23

MiguelMateus escreveu:
E em relação a barulho, será que vai assustar a tartaruga, e que problemas pode trazer a falta de luz?
Não convém barulho nenhum! É importante ter luz de uma fonte natural ou artificial. Para saberes qual é o problema de não ter luz basta fechares-te em casa apenas com a luz ambiente sem abrir janelas durante um par de dias, ficas desorientado, irrequieto, etc. É importante para a noção de tempo e de ciclos diarios. É por isso que muitas vezes é preferivel ter os animais no exterior.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante EmptySeg 12 Set 2011 - 16:29

norby escreveu:
Boas marijaneeee,

A razao desta 'formula' é encontrar um relaçao 'optima' entre as duas variaveis.

Tudo o que referes esta relacionado, potencia, volume de agua, tempo que demora a aquecer o volume de agua, tempo que esta ligado, custo da electricidade, etc, etc, etc,...
X2 Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de iniciante   Duvidas de iniciante Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvidas de iniciante
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» duvidas iniciante
» dúvidas de iniciante
» Dúvidas de Iniciante
» DUvidas de Iniciante
» Duvidas de iniciante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: