Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Identificação de especie ( Raça "pura")

Ir para baixo 
+2
ALves
cirilob
6 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
cirilob
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 160
Localização : FAFE

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyTer 28 Jun 2011 - 23:42

tao quer dizer que essa minha tarta está pronta para acasalar sem quaisquer problemas certo?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 0:02

N~AO, quer dizer que Pseudemys concinna reparte parte do patrimonio gentico especifico das Trachemys scripta, ao ponto de uma forma ou de outra, aparecerem caracteristicas cromaticas tipicas de uma especie em outra (embora em termos gerais possa ser considerada uma taxa de hibridizaç~~ao normalmente muito baixa).
As tuas tartarugas s~ao extremamente jovens, em particular as Pseudemys podem estar a 15-20 anos de se tornarem ferteis, se forem femeas.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 0:22

cirilob escreveu:

Ja agora se das 2 Pseudemys concinna tiver um casal, estes acasalam certo?
Tive a dar uma olhadela nas tuas Pseudemys, arricarme-ia a dizer que de facto podem ambas ser Pseudemys concinna concinna. Uma delas tem um padr~ao algo mais reticulado mas esta dentro dos padr~oes desta subspecie e mais importante ambas t^em uma tonalidade verde amarelada que n~ao tenho ideia de ver nas hieroglifas. hummm.... Agora quanto a mancha atras do olho ´e interessante porque as tuas s~ao identicas a da Beatriz nesse aspecto. Agora n~ao tenho ideia dessa caracteristica estar mais ou menos associada a hieroglifica ou a concinna, apenas sei que n~ao ´e vulgar nas Pseudemys... No entanto por exemplo a concinna concinna ocorre em partes da zona de distribuiç~ao da Trachemys scripta troosti, que tem essa forma e cor de mancha. Vou perguntar amanh~a e depois v^e-se. Uma coisa que daria uma ajuda seria se a Beatriz tivesse photos da dela quando era pequenina.

Quanto a procriar Pseudemys, ´e uma tartaruga mais dificil de reproduzir em cativeiro do que Trachemys ou Graptemys, um recinto ao ar livre ´e absolutamente crucial para conseguir posturas consistentes e t^em de ser animais maduros e bem aclimatados, o que basicamente significa esperar muitos anos como ja te tinha dito.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 58
Idade : 42
Localização : Vila do Conde

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 0:27

Penso que existe um equívoco.
Tratando-se de géneros diferentes a reprodução trona-se imposível pois já estão bastante diferenciadas. Neste caso não existe híbridos.
O termo raça significa na verdade diferentes variedades/tipos que existem dentro de uma espécie, ou seja, apesar de apresentarem características diferentes podem cruzar-se e dar descendentes férteis (condição fundamental!). Se os descendentes são inférteis, já teremos espécies diferentes.
Se uma determinada espécie de tartaruga apresentar característica(s) que até existe(m) noutra espécie é porque simplesmente é uma coincidência.
No caso das tartarugas como quase todas são espécies que já se formaram à bastante tempo já têm muitas diferenças entre os genomas e daí não se puderem cruzar.

Abraço.


Última edição por Marcos em Qua 29 Jun 2011 - 0:41, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 0:36

Fartei-me de esperar por amanh~a...uma busca de alguns instantes no google e de uma fonte credivel [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Uma tartaruga identificada como Pseudemys concinna concinna e com a tal mancha. Creio que a semelhança com as tartarugas que estamos a analisar ´´e notoria. Mas tambem mostra caracteristicas diferentes nomeadamente as zonas escuras em cada escudo lateral. Tambem n~ao mostra grandemente o padr~ao das costas que me esplicaram estar ligado a concinna concinna, no entanto vi exemplares que condiziam perfeitamente.
A resposta mais plausivel ´e que deve existir uma grande variedade cromatica nos animais tando de entre populaç~oes como nas quintas de origem dos animais comercializados. E l´a eles n~ao separam tipos, ´e tudo ao molhe. Agora tem de existir algum standart da coloraç~ao da concinna concinna Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 0:51

Marcos escreveu:
Penso que existe um equívoco.
Tratando-se de géneros diferentes a reprodução trona-se imposível pois já estão bastante diferenciadas. Neste caso não existe híbridos.
O termo raça significa na verdade diferentes variedades/tipos que existem dentro de uma espécie, ou seja, apesar de apresentarem características diferentes podem cruzar-se e dar descendentes férteis (condição fundamental!). Se os descendentes são inférteis, já teremos espécies diferentes.
Se auma determinada espécie de tartaruga apresentar característica(s) que até existe(m) noutra espécie é porque simplesmente é uma coincidência.
No caso das tartarugas como quase todas são espécies que já se formaram à bastante tempo já têm muitas diferenças entre os genomas e daí não se puderem cruzar.

Abraço.
Como estas enganado meu amigo Cool N~ao so hibridizam normalmente como os hibridos s~ao frequentemente ferteis. O hibrido mais longincuo filogeneticamente que tenho conhecimento e´entre Caretta caretta e Chelodina mydas, cujas linhagens est~ao separadas a 50 milh~oes de anos no entanto aparentemente o seu genotipo n~ao divergiu muito. Ate existe registo de um exemplar nidificante que era Chelodina mydas X (Caretta caretta X Chelodina mydas), ou seja um hibrido de um hibrido fertil e a nidificar numa praia tropical. Depois a coisas engraçadas como a "Mauremys pricharidi"e a "Mauremys iversoni" que s~ao hibridos, que ocorrem naturalmente em pequena quantidade mas que agora s~ao fabricados em massa em quintas chinesas, ferteis entre Mauremys mutica, Cuora trifasciata e Ocadia sinensis, que cujas femeas resultantes s~ao sempre ferteis mas os machos a partir da 2º geraç~ao s~ao esterieis e ai as femeas acasalam com uma das especies parentais. Existem MUITOS hibridos, aparentemente qualquer combinaç~ao entre Trachemys, Pseudemys, Graptemys e Malaclemys ´e possivel. Tens de consultar um topico de ha um tempo atras no qual eu falei mais sobre isso. A hibridizaç~ao ´e tambem muito frequente nas restantes linhagens de vertebrados, talvez n~ao ao ponto das tartarugas mas anda por ai. N´´os proprios temos uma linhagem de hibridizaç~ao entre o Homo sapiens, o Homo neandartalensis e outros. O genetic fingerprinting esta a revelar muitas coisas interessantes. Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 58
Idade : 42
Localização : Vila do Conde

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 0:52

Olá.

No conceito biológico de espécie indivíduos de espécies diferentes não se cruzam ou se cruzam os indivíduos da 1ª geração são inférteis (caso da mula por exemplo). Tratando-se de animais (que em plantas a história é outra) a não ser que dupliquem o genoma (dupliquem o nº de cromossomas) nunca haverá formação de gâmetas correctamente, mas repito eu não conheço o arranjo cromossómica destes répteis, mas não será diferente concerteza.


Essa espécie de tartaruga não conheço, mas pelo que encontrei dentro deste género Pseudemys tem 8 espécies e Pseudemys concinna que por sua vez tem 4 suesbpécies reconhecidas actualmente:
Pseudemys concinna concinna
Pseudemys concinna floridana
Pseudemys concinna hieroglyphica
Pseudemys concinna mobilensis


Fonte : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Por isso a tua deve ser uma subespécie!

Mais uma vez não te esqueças que existem um número pequeno de características chave para identificar uma espécie e não é obrigatório que todas estejam presentes num indivíduo dessa espécie. É como nós. Somos todos da mesma espécie mas em relação ao tom da pele há brancos, pretos e amarelos (para ser mais fácil)

Por isso tu tens um exemplar único dessa espécie que pertence a uma dessas 4 subespécies e agora sim que se podem cruzar e dar ainda mais variedade.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 1:12

As tartarugas e muitos peixes, muitos macacos, muitos anfibios, muitas serpentes, etc, s~ao diferentes de mamiferos como o que citaste. O conceito tradicional de especie n~ao se aplica a elas. E ent~ao que tal uma das linhagens de Cuora trifasciata que recentemente se descobriu que ´e um hibrido natural ja independente do ponto de vista reprodutor, entre a Cuora galbinifrons e a Cuora aurocapitata? A primeira ´e uma tartaruga mariotariamente terrestre e a segunda ´e uma especie aquatica.... com cerca de 20 milh~oes de anos de evoluç~ao divergente entre si? Se hoje alguem tenta-se esse cruzamente chamavam-no de maluco no entanto a natureza n~ao se deixa compadecer pela falta de imaginaç~ao do ser humano.
Tens a tartaruga leopardo sul africana que ´e a maior das tartarugas leopardo devido a hibridizaç~ao natural com a tartaruga de espor~oes africana. Tens um caso registado do cruzamento entre Chelonoidis carbonaria e Astrochelys radiata que ocorreu varias vezes num zoo, salvo erro nas Mauricias. Emydura subglobosa X Chelodina longicollis num Zoo europeu. Etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 58
Idade : 42
Localização : Vila do Conde

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 1:25

Olá.

Se nas tartarugas for como tu dizes (eu sou leigo à cerca deste grupo) então os híbridos são todos férteis e naturalmente as tartarugas são um caso à parte.

Sabes se existe descendência destes híbridos?

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 16:30

Bem o que eu "perdi" deste tópico por ter ido dormir lol

Pictus, em relação á tartaruga que aparece no site que mostraste, pelo menos a nivel da carapaça é igualzinha á minha, a cabeça é que difere um pouco, mas aquela mancha na cabeça está lá, o que normalmente vejo nas pseudemys é que na cabeça têm muitas riscas finas, não aquele tipo de mancha, mas pelos vistos se aparece uma foto de uma concinna concinna com essa mancha é porque é considerada da espécie. Em relação ás da/o (peço desculpa não sei lol) cirilob eu acho que tambem devem ser pseudemys concinna concinna, pelo menos pelos desenhos das carapaças.

Aquilo de uma foto da minha em pequena, não tenho porque ela não era minha, quando a resgatei já tinha 1 ano, e na altura tambem nao tirei foto, a foto mais antiga já ela estava muito diferente de quando veio para minha casa.

E não posso deixar de dizer que é sempre bom poder presenciar discussões com um bom nivel de inteligencia/cultura geral cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 16:35

BeatrizL escreveu:
Bem o que eu "perdi" deste tópico por ter ido dormir lol

Pictus, em relação á tartaruga que aparece no site que mostraste, pelo menos a nivel da carapaça é igualzinha á minha, a cabeça é que difere um pouco, mas aquela mancha na cabeça está lá, o que normalmente vejo nas pseudemys é que na cabeça têm muitas riscas finas, não aquele tipo de mancha, mas pelos vistos se aparece uma foto de uma concinna concinna com essa mancha é porque é considerada da espécie. Em relação ás da/o (peço desculpa não sei lol) cirilob eu acho que tambem devem ser pseudemys concinna concinna, pelo menos pelos desenhos das carapaças.
Ora bem, exactamente. Tambem ja vi aparecer ocasionalmente nas Pseudemys nelsoni e Pseudemys texana (como eu me arrependo de não ter comprado quando vi a venda Rolling Eyes )
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 16:50

Marcos escreveu:
Olá.

Se nas tartarugas for como tu dizes (eu sou leigo à cerca deste grupo) então os híbridos são todos férteis e naturalmente as tartarugas são um caso à parte.

Sabes se existe descendência destes híbridos?

Os hibridos não são todos ferteis, alguns são estereis, outros são ferteis continuamente (podendo então formar-se uma nova especie no futuro imediato) e outros são ferteis até a 2º ou 3º geração a partir da qual os machos são estereis e as femeas acasalam com uma macho das especies parentais (exemplo Mauremys iversoni e Mauremys prichardi). 2 tartarugas da mesma familia mas de generos diferentes, têm boas hipoteses de produzirem descendencia e esta ser fertil. Por exemplo Ocadia sinensis e Heosemys grandis, ou a "Cuora serrata" (Cuora galbinifrons X Pyxidea mouhoni). Tudo tambem depende da "plasticidade" das especies. Os machos de Cuora, Mauremys, Ocadia e Chinemys são notoriamente agressivos na reprodução, e aceitam facilmente uma femea de outra especie. E aparentemente pelo que se vê nas quintas chinesas qualquer combinação entre estes generos de Bataguridae é possivel e fertil.
Em relação a outros hibridos realmente com muitos não temos grande informação porque muitas vezes apenas alguns animais são produzidos e actualmente com muitas especies de tartarugas em perigo de extinção a prioridade é a conservação das especies puras, sendo qualquer hibridização desencorajada.
Isto esta longe de ser algo apenas das tartarugas. Como ja te tinha dito muitas aves, macacos, peixes, antilopes, serpentes, lagartos, insectos,...têm linhagens repletas de hibridização e integração, tanto em cativeiro como em estado selvagem.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 17:05

Pictus escreveu:
BeatrizL escreveu:
Bem o que eu "perdi" deste tópico por ter ido dormir lol

Pictus, em relação á tartaruga que aparece no site que mostraste, pelo menos a nivel da carapaça é igualzinha á minha, a cabeça é que difere um pouco, mas aquela mancha na cabeça está lá, o que normalmente vejo nas pseudemys é que na cabeça têm muitas riscas finas, não aquele tipo de mancha, mas pelos vistos se aparece uma foto de uma concinna concinna com essa mancha é porque é considerada da espécie. Em relação ás da/o (peço desculpa não sei lol) cirilob eu acho que tambem devem ser pseudemys concinna concinna, pelo menos pelos desenhos das carapaças.
Ora bem, exactamente. Tambem ja vi aparecer ocasionalmente nas Pseudemys nelsoni e Pseudemys texana (como eu me arrependo de não ter comprado quando vi a venda Rolling Eyes )

Viste uma pseudemys texana á venda? Eu nunca vi, tambem gosto! Essa questão da mancha pode ser então uma mistura com as trachemys como já se falou que entretanto se foi "espalhando" e começando a fazer parte das pseudmeys, não?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 17:29

Marcos escreveu:
Olá.

No conceito biológico de espécie indivíduos de espécies diferentes não se cruzam ou se cruzam os indivíduos da 1ª geração são inférteis (caso da mula por exemplo). Tratando-se de animais (que em plantas a história é outra) a não ser que dupliquem o genoma (dupliquem o nº de cromossomas) nunca haverá formação de gâmetas correctamente, mas repito eu não conheço o arranjo cromossómica destes répteis, mas não será diferente concerteza.


Essa espécie de tartaruga não conheço, mas pelo que encontrei dentro deste género Pseudemys tem 8 espécies e Pseudemys concinna que por sua vez tem 4 suesbpécies reconhecidas actualmente:
Pseudemys concinna concinna
Pseudemys concinna floridana
Pseudemys concinna hieroglyphica
Pseudemys concinna mobilensis

.
Ja agora, ja não existe a Pseudemys concinna floridana, esta foi elevada a categoria de especie e têm as suas proprias subspecies. Além das outras formas existe a Pseudemys concinna swaniensis (acho que se escreve assim...).
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 EmptyQua 29 Jun 2011 - 17:32

BeatrizL escreveu:
Pictus escreveu:
BeatrizL escreveu:
Bem o que eu "perdi" deste tópico por ter ido dormir lol

Pictus, em relação á tartaruga que aparece no site que mostraste, pelo menos a nivel da carapaça é igualzinha á minha, a cabeça é que difere um pouco, mas aquela mancha na cabeça está lá, o que normalmente vejo nas pseudemys é que na cabeça têm muitas riscas finas, não aquele tipo de mancha, mas pelos vistos se aparece uma foto de uma concinna concinna com essa mancha é porque é considerada da espécie. Em relação ás da/o (peço desculpa não sei lol) cirilob eu acho que tambem devem ser pseudemys concinna concinna, pelo menos pelos desenhos das carapaças.
Ora bem, exactamente. Tambem ja vi aparecer ocasionalmente nas Pseudemys nelsoni e Pseudemys texana (como eu me arrependo de não ter comprado quando vi a venda Rolling Eyes )

Viste uma pseudemys texana á venda? Eu nunca vi, tambem gosto! Essa questão da mancha pode ser então uma mistura com as trachemys como já se falou que entretanto se foi "espalhando" e começando a fazer parte das pseudmeys, não?
É essa a teoria. E sim vejo Pseudemys texana de vez em quando a venda. Então e a Pseudemys gorzoui, a Pseudemys rubriventris e a Pseudemys alabamensis Cool ? Those are some sweet turtles.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Identificação de especie ( Raça "pura")   Identificação de especie ( Raça "pura") - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Identificação de especie ( Raça "pura")
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda na Identificação da espécie e da sub-espécie
» Identificação de espécie
» Identificação da espécie
» Identificação Especie
» Identificação de espécie

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: