Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
O pão faz mal ás tartarugas? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
O pão faz mal ás tartarugas? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
O pão faz mal ás tartarugas? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
O pão faz mal ás tartarugas? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
O pão faz mal ás tartarugas? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
O pão faz mal ás tartarugas? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
O pão faz mal ás tartarugas? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
O pão faz mal ás tartarugas? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 O pão faz mal ás tartarugas?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySex 20 maio 2011 - 13:30

A minha mãe no outro dia veio me dizer que tinha dado pão ás tartarugas. E eu não sei se lhes faz mal. Eu detesto quando a minha mãe se põe a dar de comer aos animais, porque é uma coisa que eu gosto de tratar pessoalmente e de controlar, e quando alguem chega e põe-se a dar coisas sem eu saber, até lhes pode fazer mal e eu depois nem sei porquê. Em suma, o pão pode lhes fazer mal? Calculo que pelo menos benéfico não seja.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySex 20 maio 2011 - 13:45

Faz. Na natureza nunca comem pão nem cereais!...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySex 20 maio 2011 - 14:38

Pois. Já calculava. Entretanto já tinha dito á minha mãe para não o fazer -.-'

Obrigado pela resposta =)
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySex 20 maio 2011 - 18:09

Eu até acho que o PROBLEMA MAIOR nem fosse pelos cereais mas sim pelo sal que o pão português tem.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySex 20 maio 2011 - 22:39

concordo com tankado
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySex 20 maio 2011 - 22:52

Na minha modesta opinião talvez não faça muito bem, precisamente como disse o tankado, por causa do sal. O que é facto é que na natureza também não há sticks de qualquer tipo...
Nestas coisas penso que não se deve ir nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

Creio que não seja, de facto, o melhor para se dar mas acredito que uma vez ou duas não trará consequências.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 9:35

Quando as coisas não fazem bem, prefiro não dar, mesmo que seja só uma vez, não há necessidade nenhuma de o fazer.

Em relação ao sal, o pão tambem leva farinha, coisa que para tartarugas não faz muito sentido.

João azevedo na natureza não há sticks, mas os sticks são feitos com o que as tartarugas encontram na natureza, por isso de certa forma os sticks "existem" na natureza, simplesmente não é com esta forma.

De qualquer das maneiras eu na alimentação das tartarugas resumo-me aos sticks, legumes e vegetais e muito ocasionalmente carne/peixe. Nunca iria dar pão, mesmo sem saber se fazia mal ou não, não teria motivos para o fazer, só vim questionar porque a minha mãe deu, e queria ter certeza do que isso significava para a saude das meninas.

Neste momento a minha mãe já está avisada e espero que não experimente dar mais nada. É que a minha mãe dá ao meu cão e as tartarugas começam a olhar e a "pedir" -.- .. Mas já lhe disse que não é por elas quererem que deve dar.

Obrigado pelas respostas =)
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 10:01

Eu faço exactamente o mesmo que tu Very Happy

A questão é que uma vez, por si só não lhes ia fazer mal... Não é adequado isso não, mas uma vez não as vai afectar.

lol as minhas também são umas pedinchonas lol! deixa um tomatito para a mãe lhes dar Razz

Sobre os sticks, sim, são feitos com produtos naturais, mas na composição deles também se encontram coisas que numa dieta constante de sticks não é bom. Por exemplo o reptomin: subprodutos de origem vegetal, peixes e subprodutos de peixes, extractos de proteínas vegetais, leveduras, substâncias minerais, moluscos e crustáceos, óleos, gorduras e algas.

A minha curiosidade maior vai para as leveduras, que são fungos (como os cogumelos Razz), ora leveduras são usadas no fermento do pão, álcool e até na produção de etanol.

Os moluscos e crustáceos, compreendo, e apesar de saber que as quantidades são muito reduzidas é sempre estar a induzir na alimentação excesso de ácido úrico, o que a médio prazo pode provocar gota.

O truque está na diversidade e esta sim é a coisa certa Very Happy

E tu alimentas bem as verdinhas, portanto tudo tranquilo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 10:23

E por falar em boa alimentação, as minhas agora andam a deliciar-se com as nabiças e couves que plantei no lago. E realmente, isto não tem muito a ver, mas é de aconselhar a quem poder ter lago a faze-lo, não é que elas me "digam" lol mas nota-se que andam todas contentes com o espaço, sempre a apanhar solinho, e acorrer o espaço de um lado para o outro e até á presença do cão já se habituaram, a maior até gosta de andar atras dele lol Agora só falta a mais nova passar mais um inverno em casa e depois vai para lá tambem. Pronto deixo aqui este pequeno á parte lol
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 10:30

Que bom Smile

Andam contentinhas pois. Plantar couves e nabiças no lago é giro Razz

Pelas fotos que vi, a zona de água está mesmo junto ao gradeamento, não corres o risco que te levem as pequeninas? Elas mordem mas mesmo assim Razz
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 10:32

AH! lol um à parte também, gostei do vídeo o cãozinho a olhar para elas com curiosidade e olhar de "lanche" Razz
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 10:44

Em relação a roubarem, isso em principio vai ser vedado porque eu vou por o filtro com repuxo e tudo e chama muito a atenção e podem roubar... infelizmente não se pode ter nada á vontade. E ainda por cima quem fez esta casa, fez os muros mesmo baixinhos, o que torna fácil saltar e vir cá dentro. Para roubarem as tartarugas acho que não, porque só conseguiriam entrando mesmo cá dentro e acho que não iriam correr esse risco por tartarugas, ainda se fossem umas tartarugas raras, mas assim acho que não, quando tiver o filtro é que, como já disse, torna a coisa mais perigosa.

O cão fica "esterico" com elas, ás vezes ando com elas no quintal e ele anda ao pé delas e nem lhes faz mal, só que é muito curioso, e ás vezes na brincadeira pode magoar, mas como tou sempre atenta não o deixo aproximar, felizmente é bastante obdiente e basta um "pára" e ele não se aproxima mais. Ás vezes meto é a tartaruga na minha mão e deixo-o cheirar, e ele fica com um ar bué admirado, a meter a cabeça de lado do tipo "o que é isto?" LOL Mas ele também já tem um longo historial de convivio com vários animais e dá-se sempre bem com eles, mesmo sem saber o que são lol
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 10:54

Imagino o filme Razz

Ele a pensar: "hum... aroma curioso o desta lata de comida estranha com pernas (lol), uma deliciosa mistura de crustáceos e rebentos de nabiça, envoltos num leve perfume a folhas de couve... hum... se calhar marcha Razz " brincadeirinha.... Razz

Sobre a questão de roubarem não sei não... Neutral algum miúdo mal formado que lhes ache piada e se lembre... Ou mesmo um chico esperto qualquer... Sei lá, não quero ser dramático, nada disso, mas como as coisas andam... Acho que me entendes... Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 11:04

Pois, eu entendo, até porque apesar de achar que isso seria despropositado, tenho receio á mesma de que aconteça, afinal á malucos para tudo e é por isso que cá em casa já se tem falado em por chapa pelo menos no lado do lago para não chamar tanto a atenção, do lado do cão tambem já tem chapa, porque quando ainda era pequeno ficou doente porcausa das pessoas passarem e darem-lhe comida, provavelmente devem ter dado alguma coisa que lhe fez mal e por isso tapamos o muro que dava para o espaço dele. Agora temos de fazer o mesmo para as tartarugas, ainda por cima nao sendo só por roubarem tambem podem dar alguma coisa de comer como fizeram com o cão. Meter placas a dizer "não alimentar" não resulta.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? EmptySáb 21 maio 2011 - 11:07

Sim exactamente... Talvez seja, de facto, a melhor solução... Assim evitam-se chatisses e tristezas...

E as bichas andam mais descansadas no atarefado mundo delas Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O pão faz mal ás tartarugas? Empty
MensagemAssunto: Re: O pão faz mal ás tartarugas?   O pão faz mal ás tartarugas? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O pão faz mal ás tartarugas?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» tartarugas e mais tartarugas
» 2 Tartarugas
» o que sao as tartarugas
» Tartarugas com rãs
» Pão as tartarugas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: