Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico

Ir para baixo 
+5
Renato
Tankado
SofiaM
Pictus
João Azevedo
9 participantes
AutorMensagem
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySex 13 maio 2011 - 23:41

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico

Introdução/Contextualização:

Existe um grande conjunto de factores que poderão dar origem a deformidades no bico das tartarugas. O conjunto de manifestações mais usuais neste domínio será uma deficiência no programa nutricional da tartaruga, manifestado através de doença óssea metabólica (em inglês MBD - Metabolic Bone Disease). Porém, importa enumerar as principais causas desta anomalia, das quais se destacam:

- Carência de substrato abrasivo;
- Lesão ou trauma localizado;
- Crescimento em excesso (excessiva dosagem de proteínas);
- Doença óssea metabólica (em inglês MBD - Metabolic Bone Disease);
- Hipovitaminose A (deficiência em vitamina A) e outras patologias metabólicas;
- Infecção localizada;
- Osteomielite (infecção óssea) secundária, que poderá dar origem a uma estomatite crónica (inflamação na cavidade bucal que poderá ter origem viral, bacteriológica ou fúngica);


Seguem-se algumas imagens referentes à patologia em causa:

Imagem 1
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Imagem 2
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Imagem 3
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Sinais Clínicos:

- Lesões no bico que compreendem quebra total ou parcial, deterioração parcial da estrutura córnea da mandíbula superior ou inferior;
- A MBD decorre, usualmente, associada a distúrbios alimentares;
- A ranfoteca (revestimento córneo do bico) é excessivamente proeminente;
- As mandíbulas podem ainda apresentar sinais de hiperparatireoidismo (excessivo aumento de cálcio no sangue, urina, ossos e rins), de doenças ósseas do foro nutricional e osteomielite com lesões líticas (infecção óssea com lesões destrutivas);
- Os músculos das mandíbulas geralmente deformam o bico se a MBD resultar da incorrecta calcificação durante as fases de crescimento. Assim manifesta-se através de uma mandíbula inferior curta;


Diagnóstico Médico:

- Será necessário efectuar um estudo que compreenda a história clínica da tartaruga, os seus parâmetros de alimentação, habitat e recorrer a uma análise hematológica (estudo do sangue) e dos seus registos bioquímicos;


Tratamento:

- Em primeiro lugar procede-se à correcção das causas da patologia sistémica e em relação aos desajustes decorrentes do habitat;
- Tratamento, por via medicamentosa, de acordo com os organismos patológicos identificados e os seus padrões de sensibilidade aos fármacos antibióticos/antifúngicos/ antivirais;
- Aparagem da proeminência do bico, em excesso, com berbequim de alta velocidade e com disco de corte de diamante. Em casos regulares não é necessária a aplicação de anestesia;
- Poderão ser usados materiais de recuperação e manutenção do bico, usados em aves. O uso de resina epoxy para reconstrução da anatomia facial, estabilização de fracturas e de fendas é usual;
- O recurso a fixadores externos pode resolver situações de fracturas mandibulares;


Cuidados a considerar no sentido de se evitar este tipo de anomalias:

- Manutenção de uma dieta rica em cálcio, uso dos conhecidos blocos de cálcio na água das tartarugas e uso regular (8 a 12H diárias de exposição a lâmpada UVB) ou exposição directa ao sol por períodos de tempo devidamente controlados.

Com os meus melhores cumprimentos.

João


Última edição por João Azevedo em Sáb 14 maio 2011 - 9:46, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 14 maio 2011 - 9:22

Boas,

Estas fotografias chocam um bocado... mas esta 'doença' é mesmo assim... Neutral

A ve-las so penso que fico contente por tentar proporcionar ao meu animal todos os cuidados, de higiene, habitat, manutençao, alimentaçao, etc, etc... e por achar que dessa forma este cenario pode ser de todo evitado.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 14 maio 2011 - 9:44

Caro Norby,

De facto chocam sim, mas é precisamente porque este tipo de situações podem e devem ser evitadas que eu as exponho.

Isto é tudo aquilo que não deve acontecer e, por isso, as pessoas devem estar alertadas para este tipo de ocorrências, atempadamente e de forma responsável, garantindo que nem tão pouco se iniciem.

Um abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 14 maio 2011 - 11:22

Boas,
os blocos de calcio para tartarugas normalmente disponiveis não são recomendaveis. Em vez disso ha quem use osso de choco após terem sido completamente secos e possteriormente expostos a temperaturas muito elevadas num microondas. Requer ainda que se retire a parte dura que pode ser perigosa. No entanto tal apenas é recomendavel para certas tartarugas, nomeadamente algumas tartarugas semiaquaticas como as Terrapene que mostras-te ou Rhinoclemmys. Não é apropriado a Pseudemys, Trachemys, etc.
De uma forma ou de outra se uma tartaruga tiver uma dieta apropriada não presisa de qualquer tipo de bloco de calcio, é preferivel administra-lhe alimentos naturalmente ricos em calcio.
O caso das terrapene é especial porque a partir de uma idade elevada a formação de ceratina nas maxilas sofre mudanças o que faz com que este problema seja mais facil de ocorrer. Isto corresponde a expectativa normal de vida do animal em estado selvagem. Em cativeiro pode ser necessario aparar o bico ocasionalmente, sem que haja qualquer patologia associada.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 14 maio 2011 - 11:28

Outra coisa o substrado NÃO deve ser abrasivo. Tal não tem nada a ver com o crescimento excessivo do bico. Além disso esqueceste-te de enumerar as especies no qual pode ocorrer. Isto é um problema normalmente associado a tartarugas terrestres e semi aquaticas mantidas inadequadamente. Quem tem Trachemys, Graptemys, Pseudemys, etc, não tem normalmente de se preocupar com este sintoma.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 14 maio 2011 - 11:34

Eu reformularia completamente estas duas frases:

A MBD decorre, usualmente, associada a distúrbios alimentares;

- As mandíbulas podem ainda apresentar sinais de hiperparatireoidismo (excessivo aumento de cálcio no sangue, urina, ossos e rins), de doenças ósseas do foro nutricional e osteomielite com lesões líticas (infecção óssea com lesões destrutivas);

Estas a repetir-te 2 vezes, fazendo a referencia ao mesmo problema de saude numa sequencia que não apresenta logica. Além disso estas a apresentar termos medicos que muitas pessoas que visitam o forum podem não entender. E o calcio não aumenta nos ossos, diminui. E não aumenta necessariamente nos rins no caso da MBD.
Estas ainda a fazer um excessiva enfase na doença metabolica do osso, isto é um problema que pode ou não ser associada a este disturbio.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 14 maio 2011 - 11:52

Caro Pictus,

Mais uma vez gostaria de saber em que te baseias para as tuas afirmações.
Como poderás consultar no CITES, no dicionário de répteis da Elsevier, no Grzimek, no livro Box Turtle da Drª. Lynn Stone, etc... as Terrapenes são classificadas de terrestres e não de semiaquáticas.

Por outro lado, visto que mostras tanto conhecimento sobre tartarugas, aconselho-te vivamente a questionares os Drs:

- Stuart McArthur;
- Roger Wilkinson;
- Jean Meyer;
- Douglas Mader;
- Elliott Jacobson;
- Lynn Stone;
- Bairbre O'Malley;
- Anthony Russell;
- Aaron Bauer;
- Susan Gardner;
- Eva Oberdorster;
- Steve Zuppa;

Entre muitos outros e perguntar-lhes porque é que os livros deles estão tão incorrectos...

Presumo que no teu conhecimento estes nomes não te pareçam estranhos.

Agora vamos lá, eu disse quem li para escrever o que escrevi agora certamente que poderias fazer o mesmo...

Obrigado

Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 14 maio 2011 - 12:27

João Azevedo escreveu:
Caro Pictus,

Mais uma vez gostaria de saber em que te baseias para as tuas afirmações.
Como poderás consultar no CITES, no dicionário de répteis da Elsevier, no Grzimek, no livro Box Turtle da Drª. Lynn Stone, etc... as Terrapenes são classificadas de terrestres e não de semiaquáticas.

Por outro lado, visto que mostras tanto conhecimento sobre tartarugas, aconselho-te vivamente a questionares os Drs:

- Stuart McArthur;
- Roger Wilkinson;
- Jean Meyer;
- Douglas Mader;
- Elliott Jacobson;
- Lynn Stone;
- Bairbre O'Malley;
- Anthony Russell;
- Aaron Bauer;
- Susan Gardner;
- Eva Oberdorster;
- Steve Zuppa;

Entre muitos outros e perguntar-lhes porque é que os livros deles estão tão incorrectos...

Presumo que no teu conhecimento estes nomes não te pareçam estranhos.

Agora vamos lá, eu disse quem li para escrever o que escrevi agora certamente que poderias fazer o mesmo...

Obrigado

Ok, queres brincar então vamos brincar Twisted Evil Primeiro estas a por grandes nomes na minha frente e eu não tenho tempo nem paciencia para ir ver que refencias são e agora te digo, eu NÃO ESTOU A LER NADA! Tudo o que escrevi tirei da minha cabeça! E se são de facto grandes escritores tambem te digo:
A) tu não pusses-te a referencia no local de escrita da mesma, o que é em parte pelagiarismo,
B) se essas pessoas têm assim tanta experiencia como dizes então tu não sobeste colocar correctamente o texto do autor.
C) Se soubeste colocar mesmo então esses livros não são assim tão bons quanto isso...COFF COFF...São livros sugeitos a um escrutinio cientifico por parte de um arbitro multidisciplinar como num paper? É que se fossem, não passavam...
D)Lê lá com atenção AQUILO que eu escrevi...é que me da a sensação que não o fizes-te com pés e cabeça, muitas das coisas pelo menos na minha opinião não requerem qualquer tipo de referencia cientifica, são apenas senso comum. Por exemplo tu sabes como é que se fazem blocos de calcio para tartarugas e o que podem eles fazer sob certas circunstanceas?
Ou nas outras 2 frases referes-te 2 vezes de uma forma não logica ao MBD, então?!
E ja agora outra coisa, gostaria de te dizer que os manuais CITES não são de forma alguma a fonte de informação mais consolidada que por ai anda, o seu objectivo é serem uma referencia imediata sobre os habitos de animais com o objectivo de se regular o trafico internacional. As Terrapene são Emydae mariotariamente terrestres mas pertencem ao grupo das tartarugas semi-aquaticas, Terrapene carolina, Terrapene ornata, Terrapene mexicana, etc são animais que gostam de tomar banho e procurar alimento em poças de água e Terrapene cohauila (acho que é assim que se escreve...) a tartaruga de caixa das 4 cienagas é um verdadeiro animal aquatico, poderia ser comparada em termos de habitos a uma Strenotherus, uma tartaruga almiscarada.
A base é a seguinte: tu desidiste escrever "artigos" sobre tartarugas baseados unicamente naquilo que OUTRAS pessoas escreveram e que tu assumiste como sendo grandes autores, sem teres qualquer experiencia profunda com tartarugas, e como tal acreditas-te em tudo o que te disseram. E não digas que não leste o livro "Guia das Tartarugas Domesticas" Twisted Evil Aquela frase "substrato pouco abrasivo" É COMPLETAMENTE RETIRADA DESSE LIVRO e um perfeito disparate! Achas que faz sentido colocar substrato abrasivo num terrario? Abrasivo como? Para além de desgastar o bico tanbem causar chagas na cara e patas do bicho? Se uma tartaruga tiver a alimentação certa pouco importa o substrato.
E creio que com 20 anos de experiencia ja tenho alguma credibilidade não?!
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 14 maio 2011 - 12:48

Caro Pictus,

Não vou continuar com esta discussão porque não faz qualquer sentido para mim. Os nomes estão referidos, quando quiseres investiga.
Nada do que eu fiz foi plágio (e não "pelagiarismo"). Os autores dos livros estão referidos portanto não é difícil adquirir as obras deles.

Os textos dos autores não poderiam ser colocados por razões lógicas. Ainda para mais é um fórum de partilha de ideias e não uma biblioteca ou revista.

Estando tu a questionar os conhecimentos presentes no texto estás a questionar o conhecimento desses autores e não o meu. Apenas fiz um exercício que, aparentemente, te incomodou.

Eu não possuo qualquer manual "Guia das Tartarugas Domésticas" lamento.

Não questiono a tua experiência, apenas me preocupa o facto de contestares informação médica veterinária. Não é comigo.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyDom 15 maio 2011 - 10:49

João Azevedo escreveu:
Caro Pictus,

Não vou continuar com esta discussão porque não faz qualquer sentido para mim. Os nomes estão referidos, quando quiseres investiga.
Nada do que eu fiz foi plágio (e não "pelagiarismo"). Os autores dos livros estão referidos portanto não é difícil adquirir as obras deles.

Os textos dos autores não poderiam ser colocados por razões lógicas. Ainda para mais é um fórum de partilha de ideias e não uma biblioteca ou revista.

Estando tu a questionar os conhecimentos presentes no texto estás a questionar o conhecimento desses autores e não o meu. Apenas fiz um exercício que, aparentemente, te incomodou.

Eu não possuo qualquer manual "Guia das Tartarugas Domésticas" lamento.

Não questiono a tua experiência, apenas me preocupa o facto de contestares informação médica veterinária. Não é comigo.

Cumprimentos
Caro João,
Podes postar o que desejares, simplesmente não esperes colocar informação incorrecta e toda a gente a receber de braços abertos. E esta incorrecta, o meu concelho para ti é não leres algo e assumires automaticamente que é verdade, tens sempre de ter uma visão critica e vou dar-te ja um exemplo. Eu tenho 2 livros sobre tartarugas que são as minhas bibliazinhas, o "Turtles of the World" que é a compilação de todas as especies conhecidas de tartarugas por parte de uma equipa cientifica internacional, e o "Tortugas Terrestres e Aquaticas en el Terrario" por um autor Alemão que é um hobbista e criador de uma multitude de especies. ADORO LER ambos os livros no entanto encontro erros em ambos. O primeiro pode ser uma excelente biblioteca fotografica e ecologica das tartarugas, mas tem uma visão notoriamente contra as pessoas terem tartarugas e francamente enfatisa "dificuldades de manutenção" para desencorajar o leitor. Em alguns casos pode mesmo dizer-se que esta a transmitir factos muito pouco veridicos. Por exemplo afirma que a tartaruga Callagur borneoensis (acho que é assim que se escreve) é "um animal extremamente dificil de manter vivo em cativeiro"...Que perfeito disparate! Na Florida e na California existem pessoas a produzir esta especie asiatica aos baldes cheios de filhotes, são tartarugas cheias de personalidade e sacos sem fundo quando se trata de alimento. Sim é verdade, são tambem enormes mas não é por ai. No segundo livro o autor descreve regimes alimentares para as tartarugas mediterranicas Testudo que sabemos hoje que são completamente desadequadas. Tens de saber fazer a triajem da informação e isso é algo que so surge com a experiencia Smile
Ir para o topo Ir para baixo
SofiaM
Iniciante
Iniciante
SofiaM


Feminino Mensagens : 292
Idade : 39
Localização : Portugal - Vila Real

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyDom 15 maio 2011 - 17:07

Olá.

João, eu gostei muito do teu artigo e na minha opinião deverias continuar, se poderes, na elaboração dos mesmos.

Claro que existirá sempre criticas, mas estas deverão ser complementares e construtivas. Estamos aqui para trocar informação não numa disputa para saber quem é que sabe mais.

Sejamos solidarios Wink

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyDom 15 maio 2011 - 19:37

Boas.

Passando a frente esta confusão que houve.


É com medo destas doenças que tento dar o melhor tratamento á minha tartaruga, dando-lhe uma alimentação base uma boa qualidade de sticks com bom teor de cálcio (3.3%), mantendo sempre o espaço limpo e com lâmpada UV...

Ainda por cima aqui na zona de Leiria não conheço nenhum veterinário que fosse capaz de cuidar de uma tartaruga, com uma doença mais complicada.
Portanto todo o cuidado é pouco.


Cumprimentos, Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyDom 15 maio 2011 - 19:42

Aqui no Brasil também, não há quase veterinários competentes que cuidem de répteis, e o mais próximo fica a 3 horas daqui de Bauru, então realmente todo cuidado é pouco bounce
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyQua 18 maio 2011 - 12:05

Infelizmente, já esperava que este "despique" acontecesse.
Se não fosse Pictus/João Azevedo poderia ser RP/João Azevedo, ou mais alguns foristas, mas muito poucos.
Porque muito poucos levam um conhecimento avançado em tartarugas. E com avançado quero dizer em LEITURA (1) e em EXPERIÊNCIA prática (2). Muito poucos.

Como já disse, tenho quase 30 livros sobre tartarugas (mas tenho mesmo!). E posso confirmar-vos que se não mantivesse tartarugas há quase 20 anos, de NADA me servia ter os livros. De NADA!
Assim, como devem compreender, estou a inclinar-me para a experiência -Pictus, e a afastar-me da leitura(conhecimento empírico) -João Azevedo.

Eu já detectei várias outras inconsistências no texto, mas não me vou referir a elas (nem que seja ofendido directamente Laughing ). Nem me vou referir aos autores ( a maior parte não conheço nem quero conhecer...)

O que importa neste tema em concreto é que para além dos muitos termos médicos, o hobbysta comum pouco ganha, porque apenas se refere um cuidado concreto a ter (na última linha) e ele é parco, pouco diz e pouco ajuda. Fornecer cálcio já todos sabemos (!), o modo como se deve fornecer até nem está claro (como já avançou o Pictus), nem a todas deve ser fornecido, nem todas têm problemas no "bico"... etc.

Por outro lado, as imagens, precisamente por serem brutais não ajudam nada, muito pelo contrário, as suaves alterações/crescimento na mandíbula é que devem ser diagnosticadas e curadas, e não quando as tartarugas chegam a esse estado. E ninguém sabe como se aperceber se já há necessidade de intervir, porque as imagens não são explicitas.
Por outro lado ainda, a mandíbula cresce também por falta de alimentação minimamente sólida quando tal faz falta à tartaruga (consoante a espécie) ou seja, gastar o "bico".

...........................

Folgo MUITO em ver aqui um forista como o Pictus, porque como já devem ter reparado tenho uma necessidade/desejo enorme de que isto AVANÇE em Portugal!
cheers

E a triste realidade, que volto a referir com muita pena, de muitos dos que têm paciência para me ler, é que estamos a um nível muito simplório, em 4 patamares eu diria que não passamos do patamar 2 (os cuidados básicos, a luz, o nível da água, a quantidade de alimento, é sempre a mesma ladaínha...) quando em meu entender já podiamos estar era a trocar ideias de hibridismo, nanismo, recolocação na Natureza, diapausa, etc, etc, etc...

Boas tartaruguices para todos! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyQua 18 maio 2011 - 12:50

Caro RP,

Isto não é de forma alguma qualquer tipo de contestação!

Mas, conhecimento empírico e passo a citar é: "adj. Que se apoia exclusivamente na experiência e na observação, e não em uma teoria: medicina empírica.
S.m. Aquele que cura doenças, ou trata doentes, sem noções científicas"

Aquilo que eu faço não é com base na experiência! Isso e conforme dizes: "Assim, como devem compreender, estou a inclinar-me para a experiência -Pictus, e a afastar-me da leitura(conhecimento empírico) -João Azevedo." é o que tu e o Pictus fazem e muito bem!

Eu estou mais ligado ao conhecimento cientifico presente nos livros, não manuais da tartarugas, mas sim livros de medicina.

Hoje, pela manhã, muito cedo, estive com o pai de um amigo meu e levei-lhe as minhas verdinhas. Ele é Médico Veterinário e Herpetologista desde 1977 ou 78 acho eu, pelo que me lembro. O que para mim significa conhecimento cientifico e empírico. Estive a mostrar-lhe o fórum. Ele leu os meus posts, sorriu, falou-me da eventual possibilidade de ele próprio se inscrever no fórum, o que me animou. E comentou algo que vou tentar transcrever da melhor forma:

"O que eles têm aqui escrito revela muita experiência e nota-se que têm interesse e muito conhecimento na área. Mas posso-te dizer que quando eles levarem tartarugas para nós resolvermos algum problema, o que vai na nossa cabeça e aquilo que seguimos para identificar e tratar é o que escreveste. Ainda assim não há verdade absolutas. Eles têm a razão deles e tu tens a tua..."

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyQua 18 maio 2011 - 13:08

João Azevedo, estás muito atento, muito encrispado, muito sabedor... e a qualquer momento acabas por te chatear e ir embora (não é claramente o que queremos) ou até por ser expulso. Tenho já uma idade No e já vi este filme vezes demais...
Leva as coisas com mais calma e aceita mais de quem anda nisto há muitos anos. O que diz esse veterinário não me interessa porque o que eu te posso confirmar é que não há em Portugal nenhum veterinário especialista em tartarugas nem sequer nenhum veterinário BOM em tartarugas, de norte a sul. NÃO HÁ !

Quanto ao conhecimento empírico escusavas de te cansar, claramente qq pessoa vê que eu queria dizer "conhecimento não empírico" em vez de "conhecimento empírico". Peço desculpa a todos pelo lapso (que me parece simples e justificável).

Por outro lado, escusas de continuar a pôr nomes e a falar em LIVROS DE MEDICINA porque contam-se pelos dedos das mãos os livros específicos de medicina que há EXCLUSIVAMENTE relativos a tartarugas. Em qualquer língua! É que as tartarugas têm muito pouco a ver com com os restantes répteis (é por aí que se enganam a maioria dos vets em Portugal que pensam que sabem de tartas).

A tua iniciativa é óptima, já o disse, ficar quieto sem fazer nada é uma coisa ABOMINÁVEL para mim.
Por isso, embora sem concordar com "várias" coisas, dou-te mais uma vez os parabéns pela iniciativa.

Gostava era que pudesses dizer ou alterar alguma coisa quanto ao conteúdo essencial do meu outro post - críticas concretas ao que está no post inicial.

Volto a dizer: não há nada como a experiência ao vivo, sobretudo em répteis ainda "misteriosos" e de conheciemnto pouco aprofundado e pouco escrito como as tartarugas. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyQua 18 maio 2011 - 13:46

Caro Rp,

Eu não estou encrespado de forma alguma Very Happy
Sou um tipo muito tranquilo. Como acredito que a vida é feita de troca de informações e dos pequenos bocados que vamos juntando aqui e ali, promovo assuntos que façam as pessoas questionar-se investigar e aprender mais. É apenas isso!

Eu também não gosto de ficar calado Laughing e falo que me farto. Eu sou um fixe não fiques com ideia errada a meu propósito.

Sobre o teu outro post (presumo que tenha sido o anterior!?) reforço a ideia que tinha dito. Tu tens razão quando dizes que há imensos livros que são muuuuito limitados. É absolutamente fundamental juntar a teoria com a prática. Mas eu sou da opinião que as duas devem viver juntas, certamente que irás concordar comigo quando digo que o divórcio entre a prática e a teoria por vezes é demasiado grande.

Os termos técnicos neste caso para mim são normais. É a forma como eu falo e fui instruído, talvez seja falha minha não simplificar e admito-o. Mas é uma questão pessoal nada mais.

Sobre os conteúdos, o que eu escrevo tem que ser muito generalista e deve servir para identificar simplesmente do que se fala. Não consigo especificar todos os grupos e características especificas percebes? para isso devia contar convosco e vocês faziam uma lavagem final ao texto e ele ia para o ar...

As imagens foram um problema, porque sinceramente são as únicas relativas ao tema que consegui encontrar. Na altura em que escrevi o post pensei se as poria ou não, precisamente por serem já um estado muito avançado por um lado ocorreu-me que assim talvez os utilizadores percebessem melhor o extremo da doença. Por outro lado, sem imagens, mesmo sendo estas, algumas pessoas podiam não idealizar o que me queria referir no post.

Estou certo que compreendes como valorizo a tua e todas as opiniões fundamentadas que surgem ao longo desta minha participação. Este exercício dos textos que faço, é tanto mais pessoal como o é comunitário. Assim, os vossos contributos são fundamentais e enriquecedores para o bolo final...

Ah Razz o médico não é português ele é de nacionalidade Alemã. Tem um pé cá outro pé lá.

Já agora, ele falou-me de uma espécie que ainda não tinha investigado: Podocnemis Erythrocephala. Ao que parece faz parte de um programa de preservação destas tartarugas. São assim tão raras? Elas exigem, de facto, muita atenção?

Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyDom 26 Jun 2011 - 18:37

Shocked estão parecendo dinossauros
Ir para o topo Ir para baixo
fabifecchio
Iniciante
Iniciante
fabifecchio


Feminino Mensagens : 17
Idade : 52
Localização : Cotia-São Paulo - Brasil

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Alterações no Bico córneo   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptySáb 11 Fev 2017 - 2:59

Boa noite, meu cágado esta com alterações no bico córneo. alguém ja viu assim ?
:-( não consegui anexar a foto
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico EmptyTer 14 Fev 2017 - 12:04

Boas

Ver umas fotos era importante para ver ao que te referes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty
MensagemAssunto: Re: Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico   Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Patologias nas Tartarugas - Tema 2 - Deformações no Bico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Patologias nas Tartarugas - Tema 1 - Abcessos
» Patologias nas Tartarugas – Tema 3 – Diarreia
» Patologias nas Tartarugas – Tema 4 – Lesões cutâneas e subcutâneas
» Tartaruga com deformação no bico!
» Duvidas sobre tartarugas (Piramidismo / bico estranho na boca / alimentação)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: