Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...

Ir para baixo 
+3
Fernando77
Tankado
João Azevedo
7 participantes
AutorMensagem
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyDom 1 maio 2011 - 17:56

Boa tarde!

Este é o meu primeiro tópico aqui no fórum, por isso, aproveito para cumprimentar todos os utilizadores. Smile

Bom, adquiri recentemente um aquário de 60L devidamente adaptado e 2 pequenas Pseudemys concinna hieroglyphica.
Tenho acompanhado atento o seu crescimento e toda esta nova fase de adaptação, porém, à cerca de dois dias, especialmente uma delas tem apresentado uma espécie de goma na carapaça, que se pode sentir ao toque, visualmente incolor, e que, todavia, quando observada dentro de água é muito evidente.

Sendo uma pessoa atenta, estando a ler guias e livros na matéria e sabendo que as tartarugas mudam regularmente (se não constantemente) de pele e também renovam as placas da carapaça, pergunto-me se o sintoma que apresentam poderá ser de facto fungos, ou terá algo que ver com a estrutura normal dos animais.
Por precaução, tenho escovado e limpo com cotonete, cuidadosamente, a carapaça. Mas, passado pouco tempo essa camada viscosa volta a surgir.

Toda e qualquer ajuda relativa a cuidados e tratamento será muito bem vinda.

O meu muito obrigado.

Com os meus melhores cumprimentos.

João Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyDom 1 maio 2011 - 19:16

Boas, tenta colocar uma foto da zona afectada para te podermos dizer com certezas.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyDom 1 maio 2011 - 20:03

Hum... Vou tentar mas a coisa é difícil lol se as meter fora de água não se vê, se me aproximar do aquaterrário elas escondem-se Very Happy ...

Já agora, aqueles pequenos farrapos brancos que se encontram nas mucosas das patitas e que se vão libertando são pele mortas, ou serão hipoteticamente fungos? Acredito que, eventualmente, a dita viscosidade que identifiquei na carapaça possa ter que ver algo com isso...

Em função disto, que me recomendam fazer?

Um abraço e muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptySeg 2 maio 2011 - 18:11

Olha eu vou colocar uma foto da minha tartaruga.

Ela já teve fungos nas patas uma vez, nesta foto dá para ver.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Se for um "tufo branco deve ser fungos, mas, só mesmo vendo.


Para tratar o que fiz foi o seguinte.

1-Tirei a tartaruga do aquario
2-Sequei-a bem
3-Coloquei-lhe betadine (é um bom antifungico e desinfecta) na zona afectada e arredores.
4-Deixava-a ao sol directo durante algum tempo 15/30 minutos (com possibilidade de ir para a sombra)

Fiz isto durante algum tempo, o problema solucionou-e bastante rápido.

Convém descobrir a causa (a minha era por não conseguir secar bem as patas, a plataforma já estava pequena).
Os factores mais comuns são, excesso de humidade e má qualidade de água.


Cumps, Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptySeg 2 maio 2011 - 18:53

Viva Rafael,

De facto, é essa a ideia que eu tenho... Os fungos apresentam-se mais como tufos concentrados numa ou mais zonas. Todavia, aquilo que identifico nas minhas é mais uma libertação de pequenos farrapos de cor branco/transparente, que ao serem escovados com uma cotonete vão se libertando.

Estou a fazer o tratamento de betadine e da referida secagem, coloco sal marinho naágua para reforçar, já fiz trocas de água, tenho 2 filtros em funcionamento, uso acondicionador, tenho lâmpada uvb, enfim em teoria no que diz respeito a condições elas existem.

Como ainda são pequenitas passam muito tempo na água, diria 99% do tempo, ainda manifestam muito receio em se dirigir para a plataforma, isto faz-me, precisamente, duvidar se se trata de fungos ou apenas um processo de renovação da pele em fase de crescimento.
Vou continuar com o tratamento de betadine, penso que mal não fará...

Um valente abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyTer 10 maio 2011 - 1:33

João evite deixar o aquarios tampado, isso aumenta consideravelmente a humidade e o risco de fungos. É muito importante tambem a filtragem seja adequada e os banhos de sol.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyDom 26 Jun 2011 - 0:35

primeira mensagem lol! como passa rápido
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyDom 26 Jun 2011 - 0:40

affraid não passa assim tão rapido ainda demorauns meses Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyDom 26 Jun 2011 - 0:46

eu acho rápido!estou registrado a 2 meses e pra mim nem parece Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyTer 12 Jul 2011 - 0:28

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui estão os fungos
Ir para o topo Ir para baixo
smsf11
Iniciante
Iniciante
smsf11


Masculino Mensagens : 96
Idade : 25
Localização : saint-sorlin de morestel . frança

Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... EmptyDom 17 Jul 2011 - 19:24

tankado essa foto da tua turtle tá mt fixe


parabêns a tua tarta é uma modelo Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.iwantstore.com.pt
Conteúdo patrocinado





Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...   Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Muda das Placas da carapaça e da pele !
» Restos de pele no aquario?É normal as tartarugas mudarem de pele?
» Pele Branca!!! Muda de pele?
» Mudança efectuada e como prometido aki esta a nova casa!
» Como distinguir hieroglifica de pseudemys concinna concinna?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: